“Ninguém respeita lambe-botas”, diz Lula sobre reunião com Trump

Presidente afirmou que não há temas vetados na relação bilateral e cobrou respeito mútuo entre as nações.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta sexta-feira (8), os detalhes da reunião bilateral mantida com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrida na véspera na Casa Branca. Durante evento de renovação de contratos de energia elétrica, Lula enfatizou que a postura do Brasil no diálogo com Washington é de total abertura temática, desde que preservada a autonomia nacional.

LEIA MAIS

Renda em Pernambuco foi de R$ 2.827, abaixo da média nacional em 2025

Em Pernambuco, o rendimento médio ficou R$ 949 abaixo da média nacional no período (R$ 3.776) (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A renda média em Pernambuco foi de R$ 2.827 em 2025, abaixo do rendimento recorde registrado no país, que foi de R$ 3.776, mas acima do registrado no Nordeste (R$ 2.605). Os dados foram divulgados ontem pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, esse padrão também se repete em outros recortes. Em relação ao valor médio mensal (rendimento de aposentadoria e pensão), Pernambuco chegou a R$ 2.374, ficando R$ 113 acima da média regional (R$ 2.261), mas ainda abaixo do valor nacional, estimado em R$ 2.697.

LEIA MAIS

Canal do Antônio Cassimiro recebe ação de limpeza para evitar acúmulo de água e lixo

A Prefeitura de Petrolina segue com o cronograma de manutenção de serviços em diversos pontos da cidade. Esta semana, a Defesa Civil realizou uma ação integrada com a equipe de limpeza e zeladoria na Rua Nossa Senhora do Rosário, no bairro Antônio Cassimiro. A iniciativa teve como objetivo melhorar o escoamento da água e reduzir os riscos de alagamentos, especialmente durante o período chuvoso. A atividade também contou com o apoio da Guarda Civil Municipal.

Durante a intervenção, as equipes fizeram a reabertura de um dreno que estava comprometido, dificultando a passagem da água e favorecendo o acúmulo em alguns trechos da via. Além disso, foram removidas quatro cercas que obstruíam o canal, impedindo o fluxo adequado e contribuindo para o acúmulo de lixo no local.

LEIA MAIS

Lei da Dosimetria começa a valer; entenda o que muda para Bolsonaro e condenados por golpe

A Lei da Dosimetria começou a valer nesta sexta-feira (8) ao ser promulgada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A medida prevê redução de penas para condenados por atentados golpistas no país e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O projeto de lei permite a redução de penas de condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, incluindo a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão no julgamento da trama golpista, e aliados dele.

Apesar de já estar em vigor, a redução de penas não é automática. Conforme a lei, ainda cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) recalcular as punições aos condenados, conforme as novas regras que o projeto determina.

LEIA MAIS

Real acelera retorno de Mourinho, e Benfica já procura substituto

Jornais da Espanha e de Portugal apontam avanço nas conversas neste sábado entre o treinador português e o clube merengue; Benfica já avalia nomes para assumir o comando da equipe.

O Real Madrid acelerou os movimentos para tentar o retorno de José Mourinho ao Santiago Bernabéu. Em meio à crise interna vivida pelo clube espanhol, jornais da Espanha e de Portugal afirmam que o treinador do Benfica ganhou força nos bastidores e é tratado como principal favorito para assumir a equipe na próxima temporada.

LEIA MAIS

Polícia Civil de Pernambuco implementa plataforma digital para atendimento a vítimas de violência doméstica

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) oficializou o lançamento do 197 Mulher, uma plataforma virtual destinada a ampliar o suporte a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Coordenada pelo Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), a ferramenta permite o atendimento inicial remoto, eliminando a obrigatoriedade do deslocamento imediato a uma delegacia física.

O sistema foi desenvolvido em parceria entre a startup Super Nina, a Diretoria de Tecnologia da Informação da PCPE e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O objetivo central é reduzir barreiras geográficas e sociais que dificultam a denúncia, como o controle exercido por agressores ou a falta de mobilidade das vítimas.

LEIA MAIS

Policiais Militares do 5°BPM recuperam veículos roubados e apreendem entorpecentes na Vila Eduardo

Na tarde da última quinta-feira (7), por volta das 15h30, uma ação conjunta do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou na apreensão de drogas e na recuperação de veículos com queixa de roubo. A intervenção ocorreu no âmbito da Operação Impacto Integrado, após levantamento de informações realizado pelas equipes do Malhas da Lei e do Núcleo de Inteligência.

A operação teve como ponto de partida a investigação sobre a localização de veículos supostamente utilizados em um homicídio registrado no último dia 2 de maio, no bairro Parque São Gonçalo.

Ao chegarem ao local indicado, as equipes do Tático e do Grupo Tático de Rondas (GTR) localizaram e apreenderam os seguintes itens:

Duas motocicletas com registro de roubo/furto;
262 gramas de crack;
36 gramas de cocaína;

Diversos pinos plásticos utilizados para o acondicionamento de entorpecentes.

O proprietário do imóvel e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência e a adoção das medidas legais cabíveis.

Dia Nacional do Turismo: Petrolina reforça potencial turístico com ações estratégicas e novos investimentos

Petrolina comemora os avanços e investimentos que vêm consolidando o município como um dos principais destinos turísticos e de eventos do Nordeste. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, tem intensificado ações estratégicas de promoção do “Destino Petrolina” em eventos nacionais e internacionais.

Entre os destaques estão a participação na ação do Ministério do Turismo em Buenos Aires, promovendo o São João de Petrolina no mercado internacional, e na WTM Latin America, ampliando conexões com operadores e agentes de viagens. Petrolina também marcou presença na Fruit Attraction São Paulo, fortalecendo a fruticultura irrigada e ampliando oportunidades de negócios para produtores do Vale do São Francisco.

LEIA MAIS

Filho denuncia troca de corpos e descobre que mãe foi enterrada em cemitério errado em Pernambuco

Ao abrir o caixão pouco antes do sepultamento, o empresário André Malafaia percebeu que o corpo velado não era o de sua mãe, Railda Mendes Malafaia, de 77 anos. A idosa havia sido enterrada por engano em Carpina, após uma suposta falha na identificação realizada pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO)

O que deveria ser um momento de despedida e recolhimento para a família de Railda Mendes Malafaia, de 77 anos, transformou-se em um verdadeiro pesadelo. A idosa, encontrada sem vida em sua residência no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, acabou sendo enterrada por engano em outro município após uma suposta troca de corpos.

O caso foi relatado pelo filho da vítima, o empresário André Malafaia, que definiu a situação como uma “odisseia”.

Railda foi encontrada morta no último sábado, 3 de maio, sentada no sofá de casa, com a televisão ligada. Segundo André, ele costumava visitar a mãe regularmente para ajudá-la e cuidar dos dois cães que ela mantinha. Ao perceber o falecimento, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que orientou o encaminhamento do corpo ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

LEIA MAIS

Monumentos de Petrolina ganham iluminação para reforçar alerta do Maio Amarelo

Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Petrolina reforça sua participação na Campanha Nacional Maio Amarelo, movimento de conscientização para a prevenção de acidentes de trânsito, promovido em todo o Brasil. Como parte das ações de mobilização da campanha que este ano chega com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, os principais monumentos e equipamentos públicos da cidade receberam iluminação especial na cor amarela, símbolo da conscientização sobre segurança viária.

Todas as noites, locais como o Viaduto dos Barranqueiros, Ponte Presidente Dutra, Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, sede da Prefeitura de Petrolina e o Monumento do Centenário brilham em amarelo, chamando a atenção da população para a urgência de prevenir acidentes no trânsito. A troca da iluminação é executada pela Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, como forma de ampliar a visibilidade da campanha e promover o engajamento da comunidade.

Com a iluminação especial, a Prefeitura reforça seu compromisso com a educação no trânsito, sensibilizando moradores e visitantes para a importância da atenção, respeito e responsabilidade de todos nas vias públicas.

Guarda Civil Municipal de Petrolina celebra 32 anos com homenagens e reconhecimento

Solenidade reuniu autoridades e servidores para celebrar a trajetória da corporação criada em 1994.

A Guarda Civil Municipal de Petrolina celebrou nesta sexta-feira (8) seus 32 anos de atuação com uma solenidade marcada por homenagens, reconhecimento e valorização da história da corporação.

O evento promovido pela Prefeitura de Petrolina reuniu autoridades, servidores e convidados para destacar o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal ao longo de mais de três décadas na proteção do patrimônio público e apoio à segurança da população.

Durante a cerimônia, foi apresentado um histórico da instituição, criada em 1994 e fortalecida ao longo dos anos através de concursos públicos, aquisição de equipamentos e capacitações.

LEIA MAIS

Ciro Nogueira diz ser alvo de perseguição política após operação da PF

Senador do Piauí afirmou que investigação da PF tenta desgastar sua imagem em meio ao cenário eleitoral de 2026

O senador Ciro Nogueira afirmou nesta sexta-feira (8) estar sendo alvo de perseguição política após a deflagração da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga supostas fraudes ligadas ao Banco Master.

Em publicação nas redes sociais, o parlamentar disse estar indignado com as tentativas de “manchar sua honra pessoal” e relacionou a investigação ao período pré-eleitoral.

“Isso aconteceu comigo em 2018, faltando 15 dias para a eleição. Mas o povo do Piauí sentiu a perseguição política e o efeito foi contrário”, declarou o senador, que busca a reeleição em 2026.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para contratação de Analista de Recursos humanos

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abriu nesta sexta-feira (08), o processo seletivo para o cargo de Analista de Recursos humanos. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço de e-mail curriculo.hrj@irmadulce.org.br, até o dia 10 de maio (Domingo). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga.

Podem participar da seleção para Analista de Recursos Humanos candidatos com Ensino Superior em Psicologia. Além disso, é desejável 6 meses de experiência na função. Também é desejável registro no CRP/BA ativo, especialização em Psicologia Organizacional ou Gestão de Pessoas, conhecimento em Recrutamento e Seleção, avaliação por competência, treinamento e análise de indicadores.

As funções também estão disponíveis para Pessoas com Deficiência (PCD).

Caso o candidato tenha alguma dúvida sobre o processo seletivo, entrar em contato com o HRJ pelo número de telefone: (74) 2102-2867.

Raquel Lyra rebate críticas sobre entregas em ano eleitoral e alfineta adversários políticos

Raquel Lyra participou de solenidade no Recife Antigo nesta sexta-feira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, rebateu nesta sexta-feira (8) as críticas sobre a intensificação de entregas e anúncios de obras em período pré-eleitoral.

A declaração foi feita durante solenidade de autorização das obras de requalificação do Armazém 11, localizado no Marco Zero, no Recife Antigo.

Durante o discurso, Raquel afirmou que as ações do governo não começaram agora e destacou as dificuldades burocráticas enfrentadas pela gestão estadual.

“Tem gente que fala que isso é por conta do ano de eleição, mas vocês sabem que desde o primeiro dia estamos buscando construir esse momento. O tempo que a gente tem é muito curto em um mandato e a burocracia é gigantesca”, declarou.

LEIA MAIS

Alcolumbre promulga Lei da Dosimetria, que pode beneficiar Bolsonaro

Nova legislação altera cálculo das penas e pode beneficiar condenados pelos atos antidemocráticos, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, promulgou nesta sexta-feira (8) a chamada Lei da Dosimetria, legislação que reduz penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A nova lei altera o entendimento sobre os crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, determinando que as penas não sejam somadas, prevalecendo apenas a punição do crime mais grave.

Com isso, segundo informações divulgadas, Bolsonaro poderá antecipar a progressão de regime. Condenado a 27 anos e três meses de prisão, o ex-presidente poderá ter redução significativa no tempo de reclusão.

LEIA MAIS