Michel Temer acredita que o país está começando a sair da recessão

(Foto: Internet)

Durante evento em Ribeirão Preto (SP), nesta quinta-feira (19) Michel Temer enumerou em seu discurso as fases que o país precisar passar para retomar o pleno emprego. A primeira delas, segundo ele, é superar a recessão econômica.

Temer defendeu as ações tomadas pelo governo na economia e disse que um dos sinais de que as medidas estão surtindo efeito é o resultado da inflação em 2016, que ficou abaixo do teto da meta.

“O primeiro passo é superar a recessão. Superada a recessão, vamos para o crescimento e, depois, para o pleno emprego. Essas são as fases que temos que atravessar. Agora, graças a Deus, estamos começando a sair da recessão”, afirmou o presidente.

O presidente voltou a afirmar, como tem feito em discursos recentes, que pretende fazer um governo reformista. Ele citou propostas consideradas essenciais, como a PEC do teto de gastos, a reforma do ensino médio, a reforma da Previdência e a reforma trabalhista. Segundo Temer, o governo agora pretende também levar adiante uma reforma tributária.

“Vamos para outra coisa, que é a simplificação do sistema tributário nacional. Ninguém aguenta mais a rede enorme de tributos, as pessoas querem uma racionalização. Vamos trabalhar isso, logo em seguida”, afirmou Temer.

Com informação do G1

Projetos de Lei de reforma administrativa e organização de agência municipais são aprovados na Câmara de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os Projetos de Lei do Poder Executivo que estavam em discussão na sessão desta quinta-feira (19) da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), que tratavam da reforma administrativa e da organização das agências municipais foram aprovados com 19 votos a favor e três contra.

O vereador Ronaldo Souza (PTB) se absteve do projeto que trata da organização básica da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS). Ele alegou uma questão de ética para justificar a abstenção, já que seu filho é diretor-presidente da agência.

Paulo Valgueiro (PMDB) se absteve do projeto que trata da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). Segundo Paulo, não seria coerente votar a favor ou contra um projeto que discute a organização da agência da qual ele é servidor.

Cristina Costa (PT), Gilmar Santos (PT) e Paulo Valgueiro (PMDB) foram os vereadores de oposição que votaram contra os demais projetos. Agora o projeto segue para a sanção do prefeito Miguel Coelho.

Projetos

No total eram sete projetos sendo apreciados. Seis projetos de lei que tratavam da organização administrativa da prefeitura da cidade e da organização de algumas agências municipais e um projeto que tratava sobre o quantitativo de cargos da Secretaria Municipal da Saúde.

Petrolina: Câmara Municipal aprecia reforma administrativa e organização de agências municipais

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Câmara Municipal de Petrolina (PE) está, neste momento, apreciando, em sessão extraordinária, seis projetos de lei que tratam da organização administrativa da prefeitura da cidade e da organização de algumas agências municipais. Além disso, há em tramitação um projeto que trata sobre o quantitativo de cargos da Secretaria Municipal da Saúde.

As agências que estão passando sob a análise do poder legislativo são: Agência Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Agência Municipal do Empreendedor (AGE), Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e a Agência de Regulação do Município de Petrolina (ARMUP).

O ponto principal das discussões é o enxugamento da máquina pública. Os vereadores estão observando a criação e a extinção dos cargos de cada órgão. A apreciação dos projetos já foi iniciada e em breve os parlamentares vão dar início à votação e decidir se aprovam ou não os projetos que estão na pauta da sessão.

Inspetor Diniz é oficializado no comando da Guarda Municipal de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Após reunião com o prefeito Miguel Coelho, na sede da Prefeitura, o inspetor Diniz foi oficializado, nesta quarta-feira (18), como o novo comandante da Guarda Municipal de Petrolina (PE).

Durante o encontro, que também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, foram discutidas as prioridades para a Guarda Municipal no começo da gestão.

“O inspetor Diniz tem larga experiência e preparo para assumir esse desafio. É uma grande responsabilidade pois a Guarda será essencial em nossa política municipal de segurança pública e ordem pública”, afirmou Miguel.

LEIA MAIS

Líder do prefeito afirma que vai trabalhar em harmonia com a oposição na Câmara

Ruy Wanderley (PSC), líder da situação na Câmara Municipal de Petrolina/Foto: Waldiney Filho

Apesar da oficialização como líder do prefeito Miguel Coelho (PSB), ter acorrido na última terça-feira (17), o vereador Ruy Wanderley (PSC), em visita a este blog, revelou que o convite lhe foi feito ainda no mês de dezembro do ano passado, mas que primeiro eles tinham que trabalhar a recondução do vereador Osório Siqueira (PSB) à presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina.

Ruy disse que este vai ser um grande desafio em sua vida política, porque nunca exerceu esta função anteriormente, mas que pretende trabalhar contando com o respeito dos colegas tanto da situação quanto da oposição. “Me dou bem com todos, não tenho nenhum tipo de aresta, eu vou procurar me aproximar mais da oposição para que a gente possa conversar, interagir, sei que todo início é difícil, mas a gente vai procurar fazer este trabalho plural, com todos vereadores”, ressaltou.

Ele também agradeceu ao prefeito e aos colegas vereadores. “Eu queria agradecer ao prefeito Miguel Coelho pela confiança em ter me convidado para ser o seu líder na Câmara, e agradecer a todos os vereadores, principalmente os que foram consultados em relação ao líder e praticamente o meu nome foi unanimidade”.

Maioria na Casa

Analisando a conjuntura política em que a bancada da situação conta com ampla maioria na Casa Plínio Amorim, Ruy disse acreditar que este fato por si só não vai facilitar o seu trabalho na Câmara. “Pode facilitar mas também pode dificultar, vai depender muito da minha desenvoltura com os vereadores. Não é por que temos a maioria na Câmara tem que passar o rolo compressor, não, tem que ter diálogo, saber o que pode avançar, rever algumas questões, então eu vou ter que ter mais tempo para poder conversar com os vereadores para que a gente possa fazer com que a ação de cada vereador possa efetivamente garantir um resultado mais rápido para a população”, avaliou.

Reforma administrativa

E mal assumiu a liderança, Ruy já tem o primeiro desafio nesta quinta-feira (18), que será a votação do Projeto da Reforma Administrativa, enviado pelo executivo à Câmara Municipal. Por ter sido oficializado apenas na última terça-feira como líder do prefeito na Casa, Ruy salientou não ter tido o tempo suficiente para conversar com todos os vereadores sobre a matéria.

“Então eu não poderia me antecipar em estar conversando com as bancadas, eu posso e devo como vereador, como presidente de partido que sou, mas como líder não, a partir de anteontem, aí sim eu tenho que fazer este trabalho”, afirmou.

Mesmo assim o novo líder da bancada da situação disse acreditar que o projeto seja aprovado nesta quinta-feira (18) pelos vereadores.

MEC inicia consulta pública para que o Enem seja aplicado em apenas um dia

(Foto: Internet)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser aplicado em apenas um dia em 2017. A possibilidade foi levantada pelo Ministério da Educação (MEC) e colocada em consulta pública, aberta hoje (18).

Qualquer pessoa pode participar e tem até o dia 10 de fevereiro para opinar no site do Inep. O edital do Enem 2017 será divulgado, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, após o encerramento da consulta, ainda no mês de fevereiro.

Atualmente, o Enem é aplicado em dois dias – um sábado e um domingo. A redução nos dias de aplicação, segundo Mendonça Filho, reduziria também os custos com as provas. A prova seria menor e teria, no máximo, 100 questões – hoje são 180 divididas em dois dias. A redação, aplicada no segundo dia de prova, seria mantida.

“A avaliação manterá a qualidade, nenhum conteúdo será desprezado. Não vamos sacrificar a qualidade por conta de qualquer que seja a conveniência ou a redução do custo”, disse o ministro nesta quarta-feira, em Brasília. Segundo ele, as equipes técnicas do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram acionadas e avaliarem que a redução é viável.

Além de reduzir custos, o ministro destaca que a aplicação em um único dia beneficiaria os sabatistas, de religiões que guardam o sábado. Atualmente, eles precisam esperar em uma sala o sol se por para começar a fazer a prova do sábado.

A consulta pública está disponível neste link  em formato de quatro questões.

Com informações do EBC

78 aprovados no concurso da prefeitura de Juazeiro serão empossados quinta (19)

(Foto: Internet)

A prefeitura de Juazeiro, anunciou nesta quarta-feira (18) que os 78 aprovados no último concurso de administração munição, serão empossados nesta quinta (19).

O concurso foi realizado em abril de 2016 e contará com uma cerimônia de posse no auditório da Secretaria de Educação e Juventude às 9h, Centro da cidade.

A posse dos novos servidores é imediata. Desde a semana passada os aprovados cumprem a etapa de entrega de documentação, exames médicos e admissional.

Prefeito de Casa Nova denuncia débito de R$ 3 mi deixado por antigo gestor no INSS e PASEP

(Foto: ASCOM)

Após o ex-prefeito de Casa Nova (BA), Wilson Cota, dificultar o processo de transição de governo, o prefeito da cidade, Wilker Torres, está, só agora, tomando ciência da real situação que se encontra o órgão. De acordo com o chefe do executivo municipal, a situação é bem pior do que se esperava.

“A administração anterior não fez a transição e não tínhamos meios legais, antes da posse, para obter informações. Por estas primeiras informações reais, a situação é bem pior do que pensávamos” , disse.

Um relatório preliminar, preparado a pedido do prefeito, aponta para um débito de mais de R$ 2 mi, só de INSS, em seis dos meses de 2016 e uma dívida ativa de quase R$ 900 mil, do PASEP. Os débitos já ocasionaram o bloqueio de R$ 625 mil do repasse no dia 10 de janeiro de 2017.

“Isso são apenas débitos com impostos do ano de 2016, parte deles descontados dos servidores e não repassados ao INSS. Faltam informações sobre as dívidas anteriores e há dezenas de processos referentes a anos anteriores, ainda não negociados”, salientou Wilker.

LEIA MAIS

Deputado estadual Waldemar Borges deixa liderança do Governo na Alepe

“Coloco-me, como sempre, na condição de militante da Frente Popular de Pernambuco”, disse o deputado. (Foto: Internet)

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) anunciou, por meio de nota, na noite desta terça-feira (17), sua saída da liderança do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o deputado, é mais “saudável que haja um rodízio” no cargo que ocupou por seis anos.

Na nota, Waldemar agradeceu a oportunidade de “liderar na Alepe o projeto político iniciado em Pernambuco por Eduardo Campos e hoje comandado por Paulo Câmara”. Por fim, colocou-se à disposição “para contribuir com consolidação e o avanço do projeto político que mais fez por Pernambuco”.

Veja a íntegra da nota

“Fruto de um entendimento amadurecido ao longo dos últimos meses junto ao governador Paulo Câmara, deixo a Liderança do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir desta legislatura. Há seis anos no cargo, acredito ser saudável que haja um rodízio nessa função que tanto me orgulho de ter desempenhado. A oportunidade de liderar na Assembleia o projeto político iniciado em Pernambuco por Eduardo Campos, e hoje comandado por Paulo Câmara, foi verdadeiramente um privilégio que a história me reservou.

LEIA MAIS

Trump toma posse sexta-feira em meio a festas e protestos

(Foto: Internet)

Na próxima sexta-feira (20), Donald Trump se tornará o 45º presidente dos Estados Unidos. A previsão é de que cerca de 1 milhão de pessoas estarão nas ruas de Washington, capital norte-americana, para assistir e participar das celebrações da posse, que começarão no dia anterior, quinta-feira (19), e terminarão no sábado (21). Por causa desse movimento, as autoridades americanas montaram um esquema especial para facilitar o tráfego de veículos, evitar engarramentos e prevenir ataques terroristas.

Um dia depois da posse, no sábado (21), será realizada a Marcha das Mulheres, que deverá reunir cerca de 200 mil pessoas. A multidão vai desfilar pelo centro de Washington para protestar contra as políticas de imigração e as medidas na área de saúde anunciadas por Trump. Centenas de ônibus provenientes de todos os estados norte-americanos deverão chegar a Washington nas próximas horas, levando pessoas para participar dos protestos contra Trump.

Com informações do EBC

SEMAO faz novas apreensões de sons automotivos em Juazeiro

(Foto: Divulgação/PMJ)

Durante o último final de semana a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) registrou a novas apreensões de sons automotivos, em Juazeiro. A ação faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Durante a operação, no bairro Santo Antônio um veículo estava com o som em um volume muito alto, incomodando a vizinhança o que resultou na apreensão do aparelho sonoro que foi levado para a SEMAO. Outro som foi apreendido no bairro João XXIII.

A Policia Militar faz a apreensão, encaminha para a SEMAO, onde tem fiscalização de plantão 24h para recebimento de sons, para que seja lavrado o auto de apreensão e no primeiro dia útil encaminhado para o Ministério Público, ficando sob responsabilidade jurídica a liberação ou destruição dos sons.

Ministro da Educação anuncia Campus da Univasf em Salgueiro

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (16) técnicos do Ministério da Educação e da Univasf estiveram com prefeitos da região, que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central, com o objetivo de identificar prédios para instalação do Campus da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Salgueiro.

A previsão é que ainda este ano um Campus provisório comece a funcionar na cidade com a criação de mais dois cursos. Segundo o Ministro da Educação Mendonça Filho o campus já é uma realidade no município.

 “Estamos trabalhando para oferecer aos pernambucanos, em especial aos jovens do sertão, mais acesso à universidade pública. O campus da Univasf em Salgueiro será realidade. Vamos começar com o campus provisório e seguir trabalhando pata viabilizar a obra definitiva”, explicou o ministro Mendonça Filho.

O campus da UNIVASF de vai oferecer os cursos de Engenharia de Produção e Ciências da Computação, na unidade de Salgueiro.

Ruy Wanderley é o novo líder de Governo da Casa Plínio Amorim

(Foto: Ascom PMP)

Nesta terça-feira (17) o prefeito Miguel Coelho recebeu em seu gabinete o novo líder de Governo da Casa Plínio Amorim, o vereador Ruy Wanderley (PSC).

Ruy Wanderley está em seu quarto mandato na Câmara de Vereadores de Petrolina após receber 1.355 votos, além de ser o Presidente do Partido Social Cristão (PSC), e agora está na posição de líder do Governo, segundo o vereador a relação será de proximidade entre os dois poderes.

“O prefeito Miguel Coelho nos garantiu que vamos ter uma maior interação entre a Câmara e a Prefeitura, colocando-se, inclusive, sempre aberto a ouvir tanto os vereadores como a população que nós representamos”, afirmou Ruy Wanderley.

Sobre a nomeação o prefeito ressaltou a importância da atuação independente, mas responsável da Câmara.
“Para superar os grandes desafios que encontramos em nossa cidade é necessário também a participação dos vereadores e Ruy será fundamental nesse processo de relação harmônica na Casa Plínio Amorim”, ressaltou o prefeito após o encontro.

Vereador defende a implantação de pontos de ônibus climatizados em Petrolina

(Foto: Waldiney Passos)

Pontos de ônibus lotados e muitas vezes sem cobertura, se tornaram uma realidade constante em Petrolina e este tema esteve em pauta no programa Super Manhã, na rádio Jornal, nesta terça-feira (17).

Entre os convidados estavam os vereadores Gilberto Melo, Rodrigo Araújo e Osinaldo Souza, eles foram questionados sobre mobilidade urbana e falaram sobre o valor da passagem de ônibus e pontos de ônibus. O vereador Osinaldo Souza afirmou que os pontos de ônibus, não só deveriam ser melhorados, como deveriam ser climatizados.

“Petrolina precisa que os seus pontos de ônibus sejam climatizados! Em diversas cidades desse país existem pontos de ônibus climatizados. Não é justo o cidadão ficar no sol, ao relento, e simplesmente colocar uma “coberturazinha” de 3 x 1, que quando o sol “bate” não dá nada, não tem nem sombra. Petrolina tem essa estrutura se o prefeito souber economizar” afirmou o vereador que acredita que reduzindo os gastos com a festa de São João, será possível investir dinheiro em pontos de ônibus climatizados, em Petrolina.

“Não é admissível o prefeito andar em carro locado, o vereador andar com carro locado com ar condicionado 24h e o cidadão lá no ponto de ônibus ter que ficar ao relento, no sol quente”, completa afirmando que vai defender esse posicionamento.

2.500 toneladas de lixo são retiradas das ruas de Petrolina

(Foto: Ivaldo Reges/PMP)

A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade divulgou nesta terça-feira (17) um balanço do programa Cidade Mais Limpa, que removeu 2.500 toneladas de lixo.

A ação teve início no dia 8 deste mês e até o momento, percorreu os bairros Vila Eduardo, João de Deus, São Gonçalo, José e Maria e Quati. Nessas locais foram recolhidos 2. 574 toneladas de entulhos, lixo doméstico, restos de poda, móveis abandonados e outros resíduos.

Infelizmente alguns dos locais, já limpos pelo mutirão, estão recebendo lixo novamente devido ao descarte irresponsável de algumas pessoas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, Eduardo Carvalho, em breve esses locais serão fiscalizados.

“Vamos lançar equipes nas ruas para fiscalizar o descarte de lixo nessas áreas. Os pontos de descarte vão ser mantidos por enquanto e por isso pedimos a todos que só joguem entulho nestes locais. O lixo doméstico e outros materiais devem ter destinação adequada e recolhidos pelas equipes de coleta de lixo”, afirma o secretário.