Petrolina poderá contar com uma Central de Comercialização de Produtos Orgânicos em breve

(Foto: Divulgação/Ascom)

Esta semana representantes da Associação de Produtores e Produtoras Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf) estiveram em reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, para apresentar demandas do grupo, que vem crescendo na região do Vale.

O comércio agrícola foi a principal pauta da reunião, além da construção da Central de Comercialização de Produtos Orgânicos para atender aos associados. A obra está em fase de licitação e funcionará no bairro Areia Branca.

“Vejo com muita importância a implantação da unidade de comercialização de alimentos orgânicos em Petrolina. No que compete a Secretaria vamos dar todo apoio logístico nesse processo”, afirmou o secretário José Batista.

A construção do espaço, conta com uma parceria entre Prefeitura Municipal de Petrolina e a Codesvasf, com um investimento de R$ 245 mil e a Prefeitura doará o terreno e mais 5% de contrapartida.

Identificadas passageiras que estavam em avião com o ministro Teori Zavascki

(Foto: Reprodução / Facebook)

Foram identificadas como Maira Lidiane Panas Helatczuk, de 23 anos, e sua mãe, Maria Ilda Panas, de 55, as duas mulheres que estavam no avião que transportava o ministro Teori Zavascki.

Maíra e a mãe iam passar o fim de semana em Paraty à convite do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, fundador do Grupo Emiliano e amigo do ministro. Maíra era massoterapueta, trabalhava no hotel Emiliano que passava por tratamento no ciático. Maria Ilda, que era professora da rede infantil de ensino, era moradora de Juína, no Mato Grosso e visitava a filha.

Em nota, o Grupo Emiliano lamentou a morte das passageiras e prestou condolências às famílias.

Informamos que as duas passageiras do avião que seguia para Paraty (19/01) eram Maira Ilda, 23, e a mãe Maria Ilda, 55. Maira era massoterapeuta e prestava serviço a Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, que passava por tratamento no ciático. Maria Ilda, professora da rede infantil de ensino, veio de Juína, no Mato Grosso, visitar a filha, que morava em São Paulo. Carlos Alberto as convidou para um fim de semana em Paraty. O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos. E informa que está prestando apoio e informações aos familiares“.

Com informações do Extra

‘Não gostaria de ser órfão de um pai assassinado’ diz filho de Teori Zavascki

(Foto: Reprodução/RBS TV)

Relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki vinha demonstrando “preocupação com o que tinha para acontecer” por conta das informações a que teve acesso, diz Francisco Prehn Zavascki, filho do magistrado. Teori, que morreu nesta quinta-feira (19) na queda de um avião em Paraty (RJ), estava prestes a homologar a delação premiada de ex-executivos da empreiteira Odebrecht, envolvida no esquema de corrupção na Petrobras.

“Ele demonstrou bastante preocupação com o que vinha. Ele realmente estava muito preocupado com o que tinha para acontecer. Ele teve acesso a informações que tinham deixado ele bastante preocupado com o futuro das coisas”, afirmou Francisco, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (20).

LEIA MAIS

Isaac Carvalho é condenado e perde os direitos políticos por 3 anos

(Foto: Internet)

Foi publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB). De acordo com informações da publicação Isaac Carvalho terá a suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta e indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

O processo alega que Isaac Carvalho cometeu ilegalidades com recursos públicos. Ainda segundo as informações do processo em 2010, ele remanejou ilegalmente recursos orçamentários, mediante emissão de decretos de abertura ilícita de créditos adicionais suplementares, como também, realizou contratação de funcionários ilegalmente.

Esta denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia e o ex-prefeito pode recorrer

Internautas resgatam áudios comprometedores de Jucá citando Teori

(Foto: Internet)

A morte do ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Lava Jato Teori Zavascki, ocorrida nesta quinta-feira (19), inundou a internet de teorias relacionadas a morte do relator e o futuro da investigação Operação Lava Jato. No Twitter, internautas diziam não acreditar em acidente e levantaram a hipótese de conspiração é resgataram uma notícia de maio de 2016 em que Teori é citado.

A Folha divulgou em março do ano passado um áudio gravado a partir de uma conversa entre o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. No diálogo, a dupla falava que uma “mudança” no governo federal poderia “estancar a sangria” da Operação Lava Jato, na qual os dois eram investigados. A conversa aconteceu antes do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Relembre na transcrição abaixo o trecho onde Teori é citado na conversa:

LEIA MAIS

Denúncia: Leitora reclama da prefeitura de Orocó que não convocou aprovados em seleção simplificada de professores

(imagem ilustrativa)

Uma leitora do Blog enviou uma denúncia sobre a Prefeitura de Orocó. Segundo informações da denunciante, que não quis se identificar, ela foi aprovada no concurso realizado pela prefeitura em 2016, entretanto, até o momento não foi convocada para assumir o cargo.

Veja a denúncia na integra:

Venho reivindicar aqui um direito meu conquistado. Passei no concurso da Prefeitura Municipal de Orocó, mas a mesma AINDA não convocou NENHUM PROFESSOR oficialmente. Ano passado, fizeram uma seleção simplificada de professores, a qual tinha necessidade de suprir 133 vagas para professores. Esse ano o QUADRO DE PROFESSORES está desfalcado, pois tal seleção só era válida por 1 ano. O prazo se esgotou. Agora que a prefeitura perdeu 133 docentes e tendo em vista que o ANO LETIVO ESTÁ PRÓXIMO DE COMEÇAR, seria importante que a Secretaria de Educação CONVOCASSE os aprovados do concurso, uma vez que professores não são funcionários tapa buraco para serem chamados às pressas de última hora, pois precisam ser ALOCADOS NAS ESCOLAS, CONHECER O CURRÍCULO, PREPARAR AULAS, ESTABELECER METAS, CONHECER O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NA QUAL IRÁ TRABALHAR.

Enfim… Petrolina, Petrolândia e Serra Talhada já se mobilizaram na corrida para organização do novo ano letivo. E estão abrindo processos seletivos para PREENCHER O QUADRO FUNCIONAL DA EDUCAÇÃO. Enquanto isso, em Orocó, mesmo não tendo ocorrido problemas de transição, mesmo a secretária de educação sendo a mesma funcionária da gestão anterior, ainda não houve esse entusiasmo em organizar o funcionalismo docente para 2017. Não se sabe quem vai entrar nas escolas, se chamará os concursados ou se fará outra seleção para novos contratados. Pois a Seleção Pública de 2016 não pode mais ser prorrogada. E agora existem MUITAS VAGAS a serem preenchidas”.

A nossa equipe tentou diversas vezes entrar em contato com a Prefeitura de Orocó, sem sucesso. O espaço está aberto para que a prefeitura se posicione em relação a denúncia.

“A oposição não tem nenhum vereador subserviente”, disse Paulo Valgueiro após maioria votar a favor da reforma administrativa

Segundo Paulo Valgueiro, os vereadores de oposição não têm a obrigação de votar de forma igual. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A oposição da Câmara Municipal de Petrolina não conseguiu se entender durante a votação da reforma administrativa, que aconteceu na sessão extraordinária, nesta quinta-feira (19). Somente Paulo Valgueiro (PMDB) e os petistas, Cristina Costa e Gilmar Santos, votaram contra os projetos. De acordo com Valgueiro, o fato da oposição votar de forma diferente mostra a independência de cada vereador.

“Isso demonstra a nossa independência. A oposição não tem nenhum vereador subserviente. A gente tem a nossa forma de cada um analisar o seu processo. Vai haver momentos em que eu vou votar a favor de um projeto e outro vereador da oposição não vai votar, porque nós temos nossa independência. O nosso voto é um voto da consciência de cada um da oposição”.

Quando questionado se esse fato, da grande maioria da oposição votar a favor do projeto enviado pelo Poder Executivo, sinalizaria uma possível aproximação da oposição ao governo de Miguel, o parlamentar foi contundente. “De forma alguma. Cada vereador tem a sua forma de interpretar os projetos. A minha interpretação não tem que ser igual a de um colega. Não há essa obrigação, nós temos a nossa liberdade. Somos 23 membros e não podemos exigir que todos pensem igual”.

O vereador afirmou, ainda, que não houve qualquer pedido de Júlio Lossio para que ele votasse contra o projeto. Segundo Valgueiro, o ex-prefeito dá total liberdade para que seus aliados ajam de acordo com a sua consciência. “O prefeito Júlio Lossio não tem essa prática. Ele é a liderança de nosso grupo, mas ele deixa que cada um pense de forma individual. Ele participa, a gente conversa, para saber das nossas posições, mas todos que participam do grupo são livres para pensar e agir”.

Ministra Cármen Lúcia diz que ainda não analisou como ficará andamento da Lava Jato

(Foto: Internet)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse hoje (19) que ainda não estudou como ficará o andamento dos processos da Operação Lava Jato. O ministro Teori Zavascki, que morreu em acidente de avião na tarde de ontem (19), era o responsável pela condução das investigações na Corte.

“Não estudei nada por enquanto. A minha dor é humana, como eu tenho certeza é a dor de todo brasileiro por perder um juiz como esse”, disse.

Cármen Lúcia recebeu a notícia da morte de Teori em Belo Horizonte e retornou no início noite a Brasília para acompanhar o caso. Aparentemente abatida, a ministra foi diretamente do aeroporto ao Supremo para falar com os jornalistas sobre a morte de Teori, a quem chamou de “um amigo super afetuoso, leal, digno”.

Durante entrevista, Cármen Lúcia confirmou que o velório do ministro será em Porto Alegre, onde mora a família dele, e não no Salão Branco do STF, como é tradicional na Corte. Ela informou estar em contato constante com a família de Teori, de quem partiu o pedido para que o velório fosse realizado na capital gaúcha, onde o ministro morava e onde construiu sua carreira. “O Supremo acata e dará todo o suporte para tudo que for necessário”, disse a presidente do STF. A data ainda não foi definida porque o Corpo de Bombeiros de Paraty (RJ) ainda faz o trabalho de busca dos corpos.

“O Supremo se ressente e vai ressentir sempre da perda de um juiz como esse. Esperamos agora que o desenlace dos acontecimentos aconteça de uma maneira bem humana”, acrescentou.

Regimento Interno

Com a morte de um ministro, o Artigo 38 do Regimento Interno do Supremo prevê que os processos deverão ser herdados pelo juiz que ocupar a vaga. Ou seja, seria necessário aguardar a escolha de um novo ministro pelo presidente da República para substituir Teori e, com isso, assumir todos os processos do magistrado, incluindo os da Lava Jato.

Outro trecho do regimento, no entanto, faz exceção para alguns tipos de processo cujo atraso na apreciação poderia acarretar na falha de garantia de direitos, no caso de ausência ou vacância do ministro-relator. Por exemplo: habeas corpus e mandados de segurança. Nesses casos, as ações podem ser redistribuídas a pedido da parte interessada ou do Ministério Público.

Com informações do EBC

Petrolina: Vereador Ronaldo Silva ataca Gilmar Santos durante sessão extraordinária na Câmara de Vereadores

Ronaldo Silva voltou a lembrar de ato de Gilmar em não cumprimentar a família Coelho durante diplomação. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Petrolina (PE), nesta quinta-feira (19), o vereador Ronaldo Silva (PSDB) atacou o parlamentar Gilmar Santos (PT) após se mostrar solidário com o fato que envolveu Cristina Costa e Manoel da Acosap. Ao tratar do assunto, Ronaldo aproveitou para relembrar o ato de Gilmar em negar o cumprimento à família Coelho durante a diplomação de vereadores e prefeito da cidade.

“Eu quero me solidarizar com minha amiga Cristina Costa pelo que aconteceu e me solidarizar também ao companheiro Manoel da Acosap. E quero dizer que é claro que não podemos aceitar a violência de forma alguma. Mas me admira muito quando o vereador Gilmar Santos vai para essa tribuna ser solidário, dizer que é contra a violência. Mas violência pior, vereador, foi o que Vossa Excelência fez na diplomação, com a sua falta de educação e respeito com o povo. Isso é que é violência”.

Em um tom mais ameno, Gilmar Santos criticou a atitude de Ronaldo em comparar uma agressão à mulher com um protesto político e pacífico. “É equivocado o vereador confundir uma agressão física a uma mulher com um protesto político e pacífico. Não é possível fazer essa comparação. Nosso debate hoje é especial para discutir a reforma administrativa”.

O petista classificou o discurso do vereador como “apelativo” e afirmou que esse tipo de atitude é mais uma oportunidade de aparecer do que aprofundar a discussão de interesse público.

“Esses discursos apelativos acaba sendo uma oportunidade mais de aparecer do que propriamente de aprofundar tecnicamente o debate público. Não interessa ao público o nível da baixaria, não interessa ao público aumentar o tom de voz para agredir o colega. Interessa ao público discutir política pública”.

Veja o legado deixado por Barack Obama

(Foto Internet)

À frente da Casa Branca por oito anos, Barack Obama obteve conquistas importantes, tanto no plano doméstico quanto no internacional. Algumas delas polêmicas internamente, mas consideradas históricas, como a retomada das relações diplomáticas com Cuba, após meio século de distanciamento e uma vitória na Suprema Corte, que autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

1. Retomada das relações com Cuba

Depois de meio século de rompimento, os Estados Unidos (EUA) e Cuba restabeleceram plenamente suas relações diplomáticas. O anúncio da retomada surpreendeu o mundo. Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram, em dezembro de 2014, que ambos os países estavam dialogando para o restabelecimento das relações. Seis meses depois, em julho de 2015, Cuba e EUA reabriram suas respectivas embaixadas em Washington e Havana.

As negociações tiveram apoio do papa Francisco, mas Obama já havia sinalizado o interesse de se reaproximar de Cuba. Antes da reabertura das duas embaixadas, os EUA retiraram Cuba da lista dos países que servem ao terrorismo e também retiraram algumas sanções.  O embargo econômico, entretanto, foi mantido e depende da mudança da lei constitucional.

LEIA MAIS

Saque de contas inativas do FGTS não terá limite, afirma Temer

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer disse hoje (19) que não haverá limitação de valor para saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Temer deu a declaração em resposta a uma informação publicada pela Folha de S. Paulo sobre a possibilidade de retenção de parte do saldo do FGTS, em caso de extratos com “volumes expressivos”.

“Eu quero declarar publicamente que não houve nenhuma modificação. Quem tiver fundo, dinheiro nas contas inativadas, vai sacá-las por inteiro, qualquer valor”, afirmou o presidente durante a cerimônia, em Ribeirão Preto (SP).

Em dezembro do ano passado, o governo anunciou que os trabalhadores poderão sacar os valores das contas inativas até 31 dezembro de 2015. Os saques poderão ser feitos a partir de fevereiro.

O Ministério do Planejamento anunciou um calendário de saque com base na data de nascimento dos trabalhadores. De acordo com o governo, a medida tem potencial para injetar até R$ 30 bilhões na economia e estará disponível para 10,2 milhões de trabalhadores.

Com informações do EBC

Vereador Ronaldo Silva afirma que secretários da gestão Lossio recebiam propinas de empresários

Ronaldo Silva afirma que secretários da gestão Lossio recebiam propinas de empresários. (Foto: Blog waldiney Passos)

Durante a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Petrolina (PE), nesta quinta-feira (19), que discutia a reforma administrativa do governo e tratava sobre extinção, criação de cargos e salários, o vereador Ronaldo Silva (PSDB) afirmou que, durante a gestão de Júlio Lossio, existiam secretários que solicitavam valores para que empresários pudessem estabelecer seus negócios na cidade.

“Vocês tratam aqui da questão salarial, afirmando que Miguel está elevando os valores para beneficiar os amigos, os novos secretários. Mas não é isso, sabe o que é? É para que secretário tenha vergonha na cara, vá trabalhar e não coma propina do povo de Petrolina. Tem que acabar com a mania que tinha na gestão passada [de Júlio Lossio] de secretários que cobravam propinas de empresários. Nós temos que pagar bem para exigir e fiscalizar, e para que eles não se vendam como já aconteceu”.

O parlamentar afirmou ainda que um empresário chegou a dizer que veio para a cidade com o intuito de abrir um posto de combustível, mas não conseguiu devido a cobrança de uma propina no valor de R$ 200 mil para que ele pudesse abrir o negócio.

“Em minhas viagens pelo sertão, eu estava em um restaurante, quando um cidadão procurou saber de onde eu era vareador. Eu disse que era de Petrolina. E ele disse: amigo, a sua cidade precisa de mudança. Eu sou empresário, fui abrir um posto de gasolina na sua cidade e me cobraram uma propina de R$ 200 mil. Isso é que é uma vergonha”.

Ronaldo Cancão

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Souza (PTB) também falou sobre o assunto e seguiu a linha de Ronaldo Silva. Segundo Cancão, teve até um pneu de uma retroescavadeira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que foi furtado. O parlamentar afirmou ainda que tem várias denúncias na justiça contra essa prática que era cometida corriqueiramente no governo de Lossio.

“Quem mais levou denúncia à Polícia Federal de desvio de finalidade foi Ronaldo Cancão. Você não pode dizer que o cidadão tem que ganhar R$ 12 mil para parar de roubar. Tem quem ganha R$ 1 mi e rouba mesmo assim. Agora, recentemente, levaram um pneu de uma retroescavadeira do PAC. Pegaram propina de licença de posto, de loteamento, de tudo. É tanto que eu ofereci diversas denúncias às justiça. Por exemplo, tinham dois odontólogos que recebiam R$ 120 mil no governo passado, isso é justo?”.

Anac diz que avião que caiu em Paraty e causou a morte de Ministro está regular

(Marcos Landim/TV Rio Sul)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o avião da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras que caiu hoje próximo à Ilha Rasa, em Paraty, na região da Costa Verde fluminense, apresentava certificados de inspeção em dia. Segundo a Anac, não havia nenhuma pendência em relação à aeronave. Um dos passageiros do avião, que transportava quatro pessoas, era o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.

A Marinha, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que tomou conhecimento por volta das 13h45 da queda da aeronave. Imediatamente, a Agência da Capitania dos Portos em Paraty enviou ao local do acidente uma equipe, a fim de prestar apoio na busca aos tripulantes da aeronave.

LEIA MAIS

URGENTE: Filho confirma a morte do Ministro relator da Lava Jato Teori Zavascki

Filho confirma a morte do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, nesta quinta-feira (19).  A morte aconteceu após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social.

(Divulgação/Facebook)

No meio da tarde desta quinta, chegou ao STF a informação de que o nome do ministro estava na lista de passageiros da aeronave que caiu no litoral fluminense. A lista foi entregue para a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e também para o presidente da República, Michel Temer.

Ministro do STF estava em avião que caiu no Rio de Janeiro

(Foto: internet)

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu há pouco a informação de que o nome do ministro Teori Zavascki estava na lista de passageiros de um jatinho que caiu na tarde de hoje (19) em Paraty (RJ) com quatro pessoas a bordo. Ainda não há informações sobre sobreviventes. A aeronave ia de São Paulo para Paraty (RJ).

De acordo com assessores da Corte, o presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, já foram avisados e acompanham os trabalhos das equipes de resgate, mas não vão se pronunciar até a confirmação oficial sobre o acidente. Teori é o ministro relator das ações da Operação Lava Jato no Supremo.

Com informações do EBC