Prefeito Miguel Coelho anuncia programa Nova Semente gratuito

Nesta quinta-feira (26), a partir das 15h, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, vai anunciar, em entrevista coletiva no seu gabinete, os detalhes da reformulação que vai garantir o programa de educação infantil “Nova Semente” gratuito.

Na última segunda-feira (23), Miguel já havia afirmado que a gratuidade do programa seria garantida a partir desse ano. “Vamos respeitar o calendário, que foi feito ainda em dezembro, que estipulava que as aulas da nova semente começassem no dia 20 de fevereiro. Vamos também continuar a reformulação do programa, para que ele possa atender as mesmas 10 mil pessoas. Ano passado fechou com 10 mil alunos cadastrados, mas nem todos foram atendidos. Foram um pouco mais de 8.500″, disse.

 

“Pernambuco perdeu completamente o rumo”, diz senador Humberto Costa sobre segurança pública

(Foto: Internet)

Pernambuco tem vivido tempos de grande preocupação com a crescente violência que assola o estado. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), falou sobre a situação caótica da segurança pública pernambucana. “O estado está vivendo um dos seus momentos mais violentos e com maior nível de insegurança. As autoridades precisam urgentemente tomar providências”, afirmou o senador.

Nos últimos três anos os homicídio tiveram um aumento de 44%. Para o senador, o estado não tem conseguido se encontrar e aplicar corretamente as políticas na área de segurança.

“Pernambuco perdeu completamente o rumo e está sem política nenhuma na área da segurança pública. O que vemos são as pessoas com medo de sair de casa porque se sentem inseguras nas ruas. Isso sem falar nos diversos casos de estupros e de violência contra as mulheres ”, disse.

O governo de Paulo Câmara tem apontado a crise que o país enfrente como a principal causa do aumento da violência. Entretanto, Humberto afirma que essa curva ascendente da violência já vem desde o final de 2013.

“A verdade é que não se investiu em políticas públicas para a segurança. E hoje estamos vivendo um grande caos com essa quebra de braço entre a polícia militar e o governo de Pernambuco, onde quem perde é a população que fica completamente desprotegida”, criticou o senador Humberto.

Sintcope promove eleição para escolha de gestores

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (26), começa o processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope). A votação conta com urnas itinerantes e chapa única intitulada de: “Chapa Comerciário Cidadão”.

Os trabalhadores do comércio de Petrolina estão convocados a participar do processo eleitoral do Sincope. A votação poderá ser feita na sede do sindicato das 7h às 19h ou em uma das urnas itinerantes que estarão circulando pela cidade das 6h30 às 19h, entre os dias 26 e 27.

A votação é exclusiva para os trabalhadores que estão sindicalizados e em sem débitos com o Sintcope. A chapa única conta com Dilma Gomes dos Reis e Sergio Gomes Lacerda, candidatos à reeleição, respectivamente para as funções de presidente e vice, além de Simônica Dias Neres Fontes, Maria José Gomes de Alencar, Amanda Emanuele Rufino de Araújo, Laiane do Nascimento Costa, Geovane Xavier de Moura, Fancisco de Assis, Pereira, Clesio Estevan da Silva, Gerlom José Andrade dos Reis, Pedro da Cruz Rodrigues, Maycon Jefersson dos Santos, José Luiz Alves Cardoso, Cildarte Maria da Silva Souza, Nilo Nunes Coelho, Eliene Barbosa Guimarães, Josimar José da Silva, Francilene Araujo Oliveira e Arinilson da Cruz Rosa.

PGR prorroga por seis meses grupo de trabalho da Lava Jato

Uma portaria da Procuradoria-Geral da República (PGR) prorroga por mais seis meses o grupo de trabalho que auxilia o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na parte da Operação Lava Jato que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

A equipe é composta por oito procuradores da República e dois promotores de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPFDT). Entre as atribuições do grupo está a de firmar colaborações premiadas com possíveis delatores, produzir provas para a Lava Jato e participar de audiências judiciais relativas à operação no STF.

LEIA MAIS

Solenidade marca a chegada do novo comandante da Aeronáutica em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a manhã desta quarta-feira (25), uma solenidade no Hotel de Trânsito da Aeronáutica recebeu o novo comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Petrolina, o 1º Tenente Paulo Augusto Lacerda de Almeida Pinto.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, Militares, Políticos de outras regiões, representantes de instituições educacionais, amigos e familiares dos militares.

O Capitão Lício Santos de Jesus deixou o cargo com um discurso pautado na gratidão e agora deixa Petrolina e segue para São José dos Campos (SP).

José Múcio Monteiro, ministro do TCU, é sondado para ser candidato a governador de Pernambuco

Ministro José Múcio disputou o governo em 1986/Foto: Internet

José Múcio Monteiro, ministro do Tribunal de Contas da União, está sendo, mais uma vez, sondado para ser candidato ao governo do estado, numa chapa que reuniria pesos-pesados da oposição. Esse seria o primeiro passo na formação de uma aliança para enfrentar a candidatura à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB). No último fim de semana, por exemplo, um grupo procurou José Múcio para uma conversa.

Na verdade, a oposição vinha apostando em duas possibilidades para encabeçar a chapa em 2018 – o senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) – mas entre idas e vindas José Múcio passou a ser cogitado. À coluna, o ministro disse que seu projeto é exercer a vice-presidência do TCU e, depois, a presidência, o que ocorrerá logo após as eleições de 2018.

“Como eu concorri ao governo de Pernambuco em 1986 contra um político de 70 anos de idade, pode ser que lá pra frente alguém queira disputar comigo”, completou bem-humorado.

José Mucio era muito próximo de Eduardo e mantém uma estreita ligação com Ana Arraes (mãe de Eduardo), também ministra do TCU. José Múcio tem uma trajetória rica. Após perder a eleição para Arraes, foi eleito em 1990 deputado federal, sendo reeleito para quatro mandatos consecutivos. Líder do governo Lula, foi depois para o Ministério das Relações Institucionais, saindo em 2009 para o TCU.

Apesar do não a um projeto político para 2018, muitos acreditam que ele pode abrir mão da presidência do TCU.

Com informações de Marisa Gibson, na sua coluna Diário Político desta quarta-feira.

Janot pede ao Supremo urgência para definir novo relator da Lava Jato

(Foto: Internet)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu hoje (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF) urgência na decisão sobre a escolha do relator das ações da Operação Lava Jato. Com a morte do ministro Teori Zavascki, a Corte busca internamente uma solução para o impasse. Não há data para que uma decisão seja tomada. O STF está em recesso e os trabalhos devem ser retomados na semana que vem.

Ontem (23), a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, começou a fazer consultas informais em busca de uma solução consensual. Além de procurar alguns ministros informalmente, Cármen foi ao gabinete de Teori conversar com servidores e os juízes auxiliares do ministro sobre o andamento do processo de homologação das delações de executivos da empreiteira Odebrecht.

LEIA MAIS

Ex-primeira dama Marisa Letícia sofre AVC e é internada, em SP

(Foto: Internet)

A ex-primeira dama Marisa Letícia, de 66 anos, companheira de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e foi internada nesta terça-feira (24) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo.

De acordo com o centro médico, ela deu entrada às 15h30. A ex-primeira dama chegou consciente e foi levada diretamente para a sala de cateterismo, onde os médicos tentarão estancar a hemorragia.

O cateterismo é procedimento utilizado para detectar a existência, localização e gravidade de obstruções em artérias. Por meio dele é possível acessar áreas difíceis do corpo sem a necessidade de procedimentos mais invasivos.

Em sua conta oficial no Twitter, o ex-presidente comentou a internação da mulher. “Dona Marisa Letícia foi hospitalizada nesta terça-feira. Estamos torcendo muito para que ela se recupere logo. #ForçaDonaMarisa”, disse no microblog.

Com informações do G1

Peritos conseguiram acessar 30 minutos de gravação do avião que caiu com Teori

(Foto: Agência Força Aérea / Cabo Feitosa)

A análise do gravador de voz da caixa-preta do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), aponta que o piloto da aeronave fez duas tentativas de pouso no aeroporto de Paraty (RJ) antes de cair no mar. A gravação também demonstra que não houve pânico, pedido de socorro ou alarme sonoro dentro da aeronave antes da queda.

Peritos identificaram na caixa-preta que o piloto fez comentários sobre o tempo (estava chovendo na região de Paraty no momento do acidente) e falou na gravação que iria esperar a chuva passar para pousar.

Segundo investigadores ao longo da gravação é possível ouvir nitidamente apenas a voz do piloto. A gravação captou outras vozes ao fundo, mas são inaudíveis, provavelmente, dos quatro passageiros da aeronave.

A caixa-preta mostra que Osmar Rodrigues conversou sobre assuntos técnicos durante o voo com outros pilotos que estavam voando pela região do litoral sul do Rio de Janeiro. Não há torre de controle no aeroporto de Paraty.

Ao tentar pousar pela segunda vez, o piloto não relatou nenhuma alteração na aeronave. “Tô na final”, disse antes da queda, seguindo o procedimento padrão de aterrissagem.

A gravação registra apenas um forte barulho do impacto do avião com o mar. A aeronave bateu primeiro com uma asa na água e depois capotou e começou a submergir.

Com informações do G1

Empresário dono de jato de Eduardo Campos assina acordo de delação premiada com MPF

(Foto: Internet)

O empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, conhecido como João Lyra, acusado de entregar propina de empreiteiras ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que faleceu em um acidente de avião, comprado por Lyra, em 2014, assinou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Turbulência.

O acordo ainda não foi homologado pela justiça, mas a previsão é que o empresário preste depoimento já nas próximas semanas. Além de Lyra, outros dois empresário optaram pela delação: Eduardo Freire Bezerra Leite e Apolo Santana Vieira. Estes foram investigado pela Operação Turbulência com possíveis arrendatários da aeronave que caiu com o ex-governador.

LEIA MAIS

ID Jovem oferece descontos para jovens de baixa renda

(Foto: Internet)

O Programa ID Jovem está disponível para jovens com idade entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (o CadÚnico).

ID Jovem garante o benefício da meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. O documento é emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para fazer o cadastro é necessário comparecer à Secretaria Executiva de Direitos Humanos e apresentar CPF, RG, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS).

Os portadores da ID Jovem poderão ter acesso a passagens interestaduais gratuitas ou no mínimo com 50% de desconto, além do benefício da meia-entrada em locais como cinema e teatro.

Para fazer o cadastro o atendimento é feito das 8h às 13h, no Parque Municipal Josepha Coelho. Para incluir ou atualizar os dados o jovem pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Caixa-preta do avião que caiu com Teori está danificada, mas a gravação foi protegida, diz FAB

(Foto: Globocop)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, informou nesta segunda-feira (23) que a caixa-preta do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem danos. A Força Aérea Brasileira (FAB), no entanto, ressaltou que a caixa-preta é dividida em duas partes, e a que contém o gravador de voz é “altamente protegida”.

Ainda de acordo com a FAB, é a parte chamada de base – que contém cabos e circuitos que fazem a ligação com os dados armazenados – que foi danificada no contato com a água do mar.

A caixa-preta, que contém o gravador de voz, está em Brasília desde o último sábado (21). Como ficou debaixo da água, o aparelho deve passar, num primeiro momento, por uma espécie de forno, para ser seco.

Os destroços da aeronave, que foram içados do mar, serão levados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Aeroporto Galeão) no Rio de Janeiro, onde vão passar por uma perícia, feita pela Aeronáutica.

Com informações do G1

Miguel Coelho garante ‘Nova Semente’ gratuita a partir deste ano

Miguel Coelho falou sobre o investimento financeiro que é feito para que o programa funcione nos conformes. (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (23), durante participação no lançamento do programa Chapéu de Palha 2017, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, conversou com a imprensa e falou sobre o futuro do programa Nova Semente.

Como já foi anunciado durante a campanha eleitoral, Miguel Coelho reforçou que o projeto Nova Semente será gratuito a partir do início das aulas deste ano, no dia 20 de fevereiro. Além da gratuidade, o programa contará com novas vagas e a extinção de atividades voltadas para a arrecadação de fundos para o programa.

“Vamos respeitar o calendário, que foi feito ainda em dezembro, que estipulava que as aulas da nova semente começassem no dia 20 de fevereiro. Vamos também continuar a reformulação do programa, para que ele possa atender as mesmas 10 mil pessoas. Ano passado fechou com 10 mil alunos cadastrados, mas nem todos foram atendidos. Foram um pouco mais de 8.500″.

Miguel garantiu o aumento das vagas oferecidas pelo programa e afirmou que vai coibir que as famílias tenham que fazer rifas, feijoadas. “Então, esse ano vamos aumentar o número de vagas oferecidas pela Nova Semente e com uma diferença significativa de que vai ser de graça. Além de ser de graça, é importante dizer que a gestão vai proibir, em acordo com o Petrape, que as famílias tenham que fazer rifa, feijoada, bingo. Eu digo e reafirmo: isso é uma obrigação da prefeitura (arrecadar fundos)”.

Ainda sobre as novidades para este ano, Miguel Coelho falou sobre o investimento financeiro que é feito para que o programa funcione nos conformes, sobre a infraestrutura de algumas unidades.

“Estava previsto para ser gasto na nova semente este ano cerca de R$ 78 milhões, se não fosse refeita essa reformulação, só com o déficit da educação com a Nova Semente, seria de mais de R$ 35 milhões, ou seja, não teria dinheiro para mais nada na educação. Só iriamos fazer nova semente e não iriamos cuidar do ensino fundamental, das escolas e de todas as obrigações com os professores que o nosso município precisa.

O prefeito tratou ainda da redução no quadro das sementeiras. Segundo Miguel, as unidades educacionais têm mais funcionárias do que realmente é necessário para funcionar.

“Sobre as sementeiras, é evidente que vai ter que ter redução, não dá para ter um programa com 3 mil funcionárias, onde você tem uma média de 16 profissionais por unidade, essa conta está estourada. Então nós vamos ter uma redução de quadro, sim, mas a nossa prioridade não é a manutenção do emprego, a nossa prioridade é a manutenção do serviço prestado da educação infantil para as crianças. Não vamos fazer nenhuma perseguição política, vamos realocar, vamos reduzir, priorizando o atendimento a todas as crianças”, concluiu o prefeito.

Deputado Rodrigo Maia pode concorrer à reeleição na Câmara

(Foto: Internet)

Foi suspensa nesta segunda-feira (23) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Hilton Queiroz a decisão que impedia o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de concorrer a um novo mandato à frente da Casa.

Com a decisão, o deputado torna-se novamente apto para disputar o cargo. Ainda tramita, porém, no Supremo Tribunal Federal (STF), outro pedido para impedir sua reeleição, ainda sem decisão.

Na última sexta, o juiz federal substituto Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal de Brasília, de primeira instância, atendeu ao pedido de um advogado para barrar a candidatura de Maia. O argumento é que ele seria privilegiado na disputa, já que, como presidente da Câmara, também conduzirá a eleição.

A eleição que escolherá o novo presidente está marcada para o próximo dia 2.

Com informações do G1

Carnaval: Petrolina será um dos polos oficiais do Estado e prefeitura busca patrocinadores

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito Miguel Coelho confirmou, nesta segunda-feira (23), que Petrolina será um dos polos de carnaval do estado de Pernambuco neste ano 2017. Ainda sem data definida, a prefeitura busca patrocinadores para a festa de Momo.

Com lançamento previsto para a próxima quarta-feira (25), o Carnaval de Petrolina contará com a investimentos da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) com cerca de R$ 500 mil. Além disso, a prefeitura de Petrolina participará com a parte estrutural e com o compromisso de investir em artistas locais. O prefeito reforçou que a festa vai respeitar a legislação e que conta com patrocinadores.

“O carnaval de Petrolina vai acontecer com o apoio do Governo do Estado e o que for gasto com produção cultural, será com artistas locais. O carnaval vai contar com o apoio da Empetur com cerca de 500 mil reais, eles vão chegar com atrações e a prefeitura vai entrar com a parte de estrutural no local respeitando a nossa legislação. Estamos atrás de patrocinadores, a Ambev já demostrou interesse e a Pitú também”, afirmou Miguel Coelho durante evento no Centro de Convenções de Petrolina.