Humberto Costa: “O Brasil vai viver um período de estagnação econômica muito forte”

(Foto: Internet)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, participou por telefone do programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na rádio Jornal, na manhã desta terça-feira (17). O senador comentou sobre o futuro da economia brasileira e seu posicionamento diante dos dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que revelam que o número de desempregados no País ultrapassará a casa de 13 milhões de pessoas.

De acordo com o senador, a crise econômica existia no governo Dilma de maneira branda e contornável, entretanto com o desdobramento até a posse de Michel Temer a crise agravou.

LEIA MAIS

Lula dá aval para PT negociar cargos com Maia

Lula considera ser mais importante o partido não ficar de fora do comando da Casa nos próximos dois anos, como aconteceu na eleição do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em 2015

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval ao PT na Câmara para negociar cargos na Mesa Diretora em troca de apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. Segundo interlocutores, Lula considera ser mais importante o partido não ficar de fora do comando da Casa nos próximos dois anos, como aconteceu na eleição do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em 2015, quando a sigla lançou Arlindo Chinaglia (PT-SP) e ficou sem cargo.

De acordo com interlocutores do deputado do DEM, ele vai propor um “acordo de cavalheiros” a Lula em troca do apoio. Além da Segunda-Secretaria da Casa, Maia vai prometer compensar a sigla na divisão das comissões especiais da Câmara.

Hoje, entretanto, deputados do PT reúnem-se para iniciar as discussões sobre quem vão apoiar. Eles já consideram também apoio a Jovair Arantes (PTB-GO), cuja candidatura começou a ganhar musculatura com o apoio de deputados do baixo clero, estratégia que deu certo quando adotada por Severino Cavalcanti (PP-PE) em 2005 e por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em 2015.

Com informações do Diário de Pernambuco.

PT busca apoio para lançar Lula candidato em abril

(Foto: Internet)

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou em artigo publicado no site da legenda nesta segunda-feira (16) que os militantes petistas devem opinar publicamente sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser novamente candidato à Presidência da República. A expectativa é que com as manifestações públicas de apoio ao ex-presidente, Lula possa ser lançado candidato no Congresso Nacional do PT, programado para ocorrer de 7 a 9 de abril, afirmou Falcão.

“Acho que chegou a hora de a militância começar a opinar publicamente. Quem sabe, assim, possamos, durante o 6º Congresso, torná-lo nosso candidato”, disse Falcão.

Na semana passada, Lula participou de duas agendas públicas, em Salvador e Brasília, para reiterar que vai andar pelo País em 2017 e que está preparado para ser candidato. Rui Falcão, que acompanhou Lula durante os atos, reforçou que o partido ainda não tomou uma decisão oficial de lançar o ex-presidente como candidato, mas que o PT não cogita “plano B” para a “aspiração nacional”, que seria a volta de Lula ao comando do País.

Com informações do IstoÉ

A campanha salarial da Hortifuticultura 2017 segue para a segunda rodada de negociação nesta terça-feira

Diretora política salarial Simone Paim (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os trabalhadores rurais hortifruticultura do Vale São Francisco (BA e PE) seguem para mais uma rodada de negociação da Campanha Salarial 2016, nesta terça-feira (17), no Petrolina Palace Hotel.

A campanha iniciada no dia 10 de janeiro busca reajuste salarial, saúde e trabalho decente para os trabalhadores rurais de Petrolina e Juazeiro. O movimento conta com o apoio do CTB, CUT, Contag, Fetag-BA e Fetape.

Entre as principais reivindicações estão a proibição do “roço” aéreo, realização de exame de Colinesterase e alimentação no local de trabalho.  A negociação salarial está abaixo da inflação e os representantes do sindicato alegam que o patronato alega que o ajuste é inviável devido as dificuldades na produção.

“Nosso pedido inicial foi de R$ 1.032,00 e a proposta da classe patronal foi de R$ 965,00 e depois R$ 968,00. Baixamos para R$ 1.000,00 e ainda não conseguimos atingir nem a inflação”, afirma a diretora política salarial Simone Paim, “Eles alegam que o Vale do São Francisco vem passando por um período de estiagem muito grande e que o clima não favorece. Sabemos que o Vale do São Francisco depende do rio para produzir, que são projetos irrigados, então a produção não depende de chuva e sim da água que vem do Rio São Francisco”, completa.

Nesta terça-feira a negociação será no Petrolina Palace Hotel, às 14h30.

Guilherme Coelho chama vereador Ronaldo Silva de “meu deputado”

Deputado Guilherme Coelho e vereador Ronaldo Silva, ambos do PSDB/PE

O fato ocorreu durante a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da Vila Massangano, em Petrolina, na última sexta-feira (13). Ao cumprimentar as autoridades presentes o deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), se dirigiu ao vereador Ronaldo Silva (PSDB), tratado-o como “meu deputado estadual”.

Como para um bom entendedor meia palavra basta, muitos acreditam que essa foi uma sinalização de apoio ao amigo já visando as eleições de 2018.

Presidente da Câmara convoca vereadores para sessão extraordinária

(Foto: arquivo)

Na próxima quinta-feira (19) a Câmara de Vereadores de Petrolina promoverá a 2ª Sessão Extraordinária, segundo informações divulgadas pelo o presidente da Mesa Diretora, Osório Siqueira (PSB).

Nesta edição o Poder Executivo pretende concluir o projeto de reforma administrativa do município, que envolve a Agência Municipal do Empreendedor (AGE), Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Secretaria Municipal de Saúde, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e Agência de Regulação do Município de Petrolina (ARMUP).

A sessão acontecerá às 9h30 na Casa Plínio Amorim.

Deputado Guilherme Coelho cobra celeridade do BB na renegociação de dívidas rurais

(Foto: ASCOM)

O Deputado Federal Guilherme Coelho (PSDB/PE) esteve reunido, nesta quinta-feira (12), com o colega parlamentar Júlio César (PSD/PI) para convocar um encontro com a diretoria do Banco do Brasil. O deputado deseja cobrar mais celeridade no processo de renegociação de dívidas rurais.

A Lei, sancionada em setembro do ano passado, já foi regulamentada pela Fazenda Nacional, e está normatizada pelo Banco do Nordeste, que já iniciou as renegociações com os produtores da região. Porém, o Banco do Brasil ainda não está oferecendo os descontos.

LEIA MAIS

Pernambuco: vice-governador assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Paulo Câmara confirma Raul Henry na secretaria de Desenvolvimento Econômico. (Foto: Instagram)

O vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, assumiu na tarde desta sexta-feirar (13) a pasta da Secretaria de Desenvolvimento econômico. A posse deve acontecer ainda neste mês de janeiro.

“Raul tem experiência, dimensão, capacidade de gestão, nossa confiança política e a interlocução necessária em Pernambuco e no Brasil para os desafios do mundo globalizado. Pré-requisitos fundamentais a uma secretaria como a de Desenvolvimento Econômico. Sem esquecer da sua reconhecida capacidade de diálogo”, elogiou Paulo Câmara ao fazer o anúncio.

Raul assume o lugar de Tiago Norões, que pediu demissão em dezembro do ano passado alegando motivos pessoais. Segundo a Secretaria de imprensa do Estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico não irá mais acumular o cargo de presidente da Suape, como acontecia até o fim do ano passado.

História

Formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Raul Henry já ocupou os cargos de vice-prefeito do Recife, secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes. No âmbito estadual, ele já atuou como secretário de Educação e Cultura e como secretário de Planejamento. Entre 2007 e 2014, exerceu um mandato de deputado estadual e dois de deputado federal.

Anatel diz que não pretende reabrir debate sobre limite na banda larga fixa, contrariando a declaração do Ministro

(Foto: Internet)

Nove meses depois de proibir as operadoras de limitarem o acesso de seus clientes ao sinal de banda larga fixa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) diz não ter intenção de reabrir o debate sobre a chamada franquia nos planos de internet. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (13) pelo presidente da agência, Juarez Quadros.

“Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão”, disse Quadros.

Ele destacou que a decisão cautelar que impediu o limite de acesso à banda larga fixa, tomada em abril e que continua em vigor, não tem prazo de validade. O presidente disse ainda que a agência reguladora não pensa em alterá-la.

Quadros fez as afirmações um dia depois de o site “Poder 360” publicar uma entrevista com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab. Na entrevista, Kassab afirmou que a Anatel e o governo deveriam tomar uma decisão sobre a franquia nos planos de internet até o segundo semestre de 2017 e que os pacotes de acesso limitado voltariam a ser liberados.

Após a decisão de impedir o limite da banda larga fixa, a Anatel abriu uma consulta pública para tratar do assunto. A partir dela, deve definir uma regulamentação para a prestação do serviço.

O presidente da Anatel disse que Kassab afirmou a ele ter cometido um “equívoco” na declaração feita ao site.

Com informações do G1

Ministro anuncia que banda larga pode ter limite de dados até o fim do ano

(Foto: Internet)

O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou, na última quinta-feira (12), que a banda larga fixa pode ter limite de dados até o fim deste ano.

“Nós não vamos cometer nenhuma violência com as empresas nem com o consumidor. É por isso que é algo que está sendo estudado com muito cuidado”, afirmou em entrevista.

O Ministro não sugeriu números sobre limites de franquia nem como serão os planos oferecidos pelas operadoras. Ele disse que a prioridade será melhorar o serviço. “Na condição de Ministro, tenho que dar prioridade à melhoria dos serviços e ao que é melhor para o consumidor. Essa questão está sendo analisada com muito cuidado. Precisamos ter um ponto de equilíbrio”.

Desde o ano passado, quando algumas operadoras que oferecem internet fixa começaram a anunciar que poderiam adotar o sistema de franquia para a comercialização dos novos planos de banda larga fixa, o assunto tem se tornado polêmico. Com a mudança em vez de ter internet contratada apenas para velocidade de navegação, poderá haver também um limite para o uso de dados. Quando essa franquia acabar, o acesso à internet poderá ser contado, ou a velocidade reduzida, como acontece na internet móvel.

A mudança fere o Maro Civil da Internet, já que a lei determina que a conexão só pode ser bloqueada em caso de inadimplência.

Com informações do JC

Geddel e Cunha formaram quadrilha na Caixa, diz MPF

A principal prova da atuação da quadrilha está em mensagens enviadas do celular de Cunha para Geddel.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a operação “Cui Bono?”, expressão em latim que significa “a quem interessa?”, que deixou o Planalto de cabelo em pé. Na mira dos investigadores, está o ex-ministro Geddel Vieira Lima, responsável, até pouco tempo atrás, por fazer a articulação política entre o governo de Michel Temer e o Congresso. O peemedebista baiano é suspeito de ter participado de uma quadrilha que arrecadava propinas na Caixa Econômica Federal entre 2011 e 2013, período em que ocupou o cargo de vice-presidente de pessoa jurídica do banco estatal. Também são apontados como integrantes do esquema criminoso: o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o doleiro Lúcio Funaro, ambos presos na Operação Lava Jato, e o vice-presidente da instituição financeira pública Fábio Cleto, além de empresários interessados em receber recursos do banco estatal.

“Os elementos de prova colhidos até o presente momento apontam para a existência de uma organização criminosa integrada por empresários brasileiros e agentes públicos que, ocupando altos cargos na Caixa Econômica Federal e no Parlamento brasileiro, desviavam de forma reiterada recursos públicos a fim de beneficiarem a si mesmos, por meio do recebimento de vantagens ilícitas, e a empresas e empresários brasileiros, por meio da liberação de créditos e/ou investimentos autorizados pela Caixa Econômica Federal em favor desses particulares”, escreveu o procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, em sua representação.

LEIA MAIS

Família de cada preso morto no Amazonas deve receber uma indenização de R$ 50 mil

(Foto: Internet)

A Defensoria Pública do Amazonas deverá pedir que o governo do Estado pague R$ 50 mil a cada uma das 64 famílias de detentos mortos em unidades prisionais na última semana. O pagamento, que deverá somar R$ 3,2 milhões, já foi defendido pelo próprio Executivo diante do entendimento de que a segurança das vítimas deveria ter sido garantida pela administração estadual.

Ao Estado, nesta quinta-feira (12), o defensor Carlos Alberto Almeida disse que o valor foi estipulado com base em decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF) em análise de casos similares.

Com informações do JC

Prefeitura de Salgueiro convoca servidores para recadastramento

(Foto: Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (13) e segue até o dia 23 deste mês o período de recadastramento de servidores públicos da Prefeitura de Salgueiro.

A determinação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios em caráter de urgência. Para iniciar o processo cada servidor deve comparecer à secretaria ao qual está vinculado, no horário das 8h às 13h, com foto 3×4 e cópias do documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de inscrição no PIS ou PASEP e último contracheque.

Os servidores que não se recadastrarem terão seus pagamentos suspensos.

Nova formação das comissões permanentes da Casa Plínio Amorim será definida dia 30

Foto: Arquivo Blog Waldiney Passos

A presidência da Câmara Municipal de Petrolina divulgou a portaria que estabelece as normas para escolha dos membros das comissões permanentes para o biênio 2017/2018.

As eleições serão realizadas, às 10  horas da manhã, do dia 30/01, na sala das comissões, na sede da Câmara Municipal.

As comissões permanentes da Casa são oito e tem as seguintes denominações:

I – JUSTIÇA, REDAÇÃO E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA; II – FINANÇAS E ORÇAMENTO; III – OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E NEGÓCIOS MUNICIPAIS; IV – EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE; V – AGRICULTURA, INTERIOR E MEIO AMBIENTE; VI – SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL; VII – DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA; VIII – DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

A Câmara Municipal de Petrolina é composta por 12 partidos e as vagas nas comissões estão assim divididas:

PSB – 03 vereadores; PTB – 03 vereadores; PMDB – 03 vereadores; PSL – 02 vereadores; PT – 02 vereadores; PRTB – 02 vereadores; PR – 02 vereadores; PSC –02 vereadores; PRB – 01 vereador; PRP – 01 vereador; PSDB – 01 vereador; PHS – 01 vereador.

Os partidos PRB, PRP, PSDB e PHS, poderão formar bloco parlamentar e indicar as 05 vagas restantes.

Para cada Comissão Permanente, será indicado um suplente, para efeito de substituição eventual de qualquer membro efetivo em suas faltas, licenças e impedimentos.

Após a constituição das comissões serão eleitos os respectivos presidentes, relatores e secretários. Os membros das comissões serão destituídos se não comparecerem a três reuniões ordinárias consecutivas.

Justiça suspende reajustes dados por câmaras municipais

Para exigir maior moralidade do poder público, população protestou contra reajuste proposto em Juazeiro do Norte. O MP impediu a ação/Foto: Arquivo

O juiz da 2ª Vara da comarca de Santa Quitéria-CE, Elison Pacheco Oliveira Teixeira, suspendeu a majoração, em torno de 32%, dos subsídios do prefeito, dos secretários municipais e dos membros do Poder Legislativo daquele Município, divulgou ontem (12) o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Outras tentativas de aumento dos próprios salários, que causaram protestos da população, foram impedidas pelo Ministério Público logo após as eleições municipais do ano passado.

A determinação judicial atendeu a uma Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência, ajuizada pelo MPCE, por meio do promotor de Justiça de Santa Quitéria, Déric Funck Leite. Segundo o representante do Ministério Público, o referido aumento salarial dos vereadores, prefeito e secretários, impactaria em R$ 2,5 milhões aos cofres públicos. Déric Funck Leite argumentou que a aprovação e sanção da Lei aconteceram fora do período previsto em Lei, além de haver a ausência de justificativa nos moldes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Quase no apagar das luzes de 2016, não foi incomum câmaras municipais se reunirem para aprovar aumento de vencimentos dos seus integrantes. Como houve uma reação imediata do Ministério Público, as ações foram inibidas na maioria das cidades, embora houvesse como defesa, por parte dos legisladores, o argumento de que se ganha pouco e o aumento é estabelecido para o período dos próximos quatro anos.