Temer admite que usou avião particular em janeiro de 2011

(Foto: Internet)

Nota divulgada nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, afirma que em janeiro de 2011, o presidente Michel Temer (PMDB), utilizou um avião particular para levar a família de São Paulo a Comandatuba, na Bahia. Segundo a nota, Temer, à época vice-presidente da República, não pagou pelo serviço e não sabia a quem o avião pertencia.

Segundo o diário de bordo, a ida foi entregue aos investigadores como forma de tentar comprovar a relação de proximidade de Temer com o empresário, o que o presidente nega. A assessoria do Palácio do Planato informou que Temer havia utilizado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em uma viagem para Comandatuba em abril de 2011 e não em janeiro daquele ano.

LEIA MAIS

Nota: “Desalojar é pouco, tem de humilhar!”

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (7) a assessoria do partido Comunista do Brasil (PCdoB) emitiu uma nota sobre o desalojamento de famílias que ocupavam 50 casas construídas pela prefeitura de Remanso. Os desabrigados foram colocados no Ginásio de Esportes de Remanso e condições precárias.

Veja a nota na íntegra:

“Fiel aos seus ‘princípios’ o Prefeito de Remanso, Zé Filho, irritado com a repercussão da arbitrariedade que cometeu contra 50 famílias desalojadas de casas que ocupavam e jogadas no Ginásio de Esportes da cidade, resolveu ir mais longe: Deu entrada no último dia 31 de uma ação de “reintegração de posse” do Ginásio que ele, por sua esposa e Secretária de Ação Social, havia “cedido” para os desalojados.

Quem conta a história é uma das vítimas da intolerância do prefeito Zé Filho: “Dia 25 de Maio fomos surpreendidos com a Polícia, muitos empregados da prefeitura, alguns deles armados, que vieram cumprir a ordem de tirar a gente das casas onde estávamos já há nove meses.

“Ninguém resistiu e a Dona Telma, que tinha ficado no carro, mas depois desceu quando viu que a gente não ia resistir, veio falar com a gente. Prometeu que ia colocar a gente no Ginásio e que ia fazer de tudo para conseguir um salário para cada um enquanto as novas casas não fossem construídas. Prometeu que a gente iria poder ficar no Ginásio e que ia ter assistência e cuidado”.

“Foram os caminhões da prefeitura que nos levaram para o Ginásio. Logo no segundo dia não tinha água e tinha muita sujeira. Dois dias depois já tinha criança doente. Os banheiros estavam quebrados. A gente reclamou, fomos na prefeitura, mas não encontramos Dona Telma. Acho que ele ficou com raiva porque saiu na imprensa. Hoje (dia 05/06), soubemos que ele tinha feito outra ação. Desta vez para nos tirar do Ginásio”.

“A gente só ocupava as casas, que estavam lá abandonadas por três anos, sem ser entregue, porque já não tinha para onde ir. Expulsos das casas, fomos para o Ginásio, não porque a gente gosta, mas porque não temos pra onde ir. E agora? Nem casa, nem ginásio”.

Do outro lado quem conta a história, pede “pelo amor de Deus que ninguém fique sabendo que foi eu”: “O prefeito ficou muito brabo quando viu o nome no blog. Eu mesmo ouvi, porque ele não fez escondido nem nada. Foi aqui, no corredor da casa dele, para todo mundo ouvir: “Esses vagabundos! Dou o ginásio e eles vão para rádio e nos jornais. Não disse? Não tem isso de desalojar e arrumar moradia para vagabundo. Eles têm de aprender! Desalojar é pouco, tem de humilhar! “

A ação, assinada pelo procurador geral do município, Dilermando de Carvalho Gonçalves Neto, reconhece que o Ginásio foi cedido pela prefeitura, mas alega que foi “provisoriamente”. Tão provisoriamente que não pôde passar de cinco dias. Alega ainda que “o município não dispõe de condições estruturais e financeiras para arcar com a despesa oriunda da manutenção dessas famílias”, reconhecendo que houve a oferta de manutenção para que saíssem das casas e ao final pede o “uso de força policial”. Afinal: “Não tem só de desalojar, tem de humilhar ou eles não aprendem”.

O Advogado Marcos Palmeira, assumiu a defesa dos desalojados: “O pedido de reintegração de posse é nulo. Quem colocou as famílias no Ginásio foi o prefeito. Quem lhes garantiu que ficariam lá até ser encontrada uma solução foi o prefeito, por seus prepostos.  Temos dezenas de testemunhas. Zé Filho não tolera ser contrariado”.

Passados 10 dias, as casas continuam desocupadas. Falta água e pelo menos dez crianças foram levadas aos postos de saúde com disenteria e febre depois que foram jogadas no Ginásio”.

ASCOM PC do B Remanso

Reunião discute parcerias entre secretarias municipais de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama se reuniu na tarde desta terça-feira (06) com a secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves e equipes das duas secretarias para discutirem parcerias envolvendo programas similares que atendem a crianças e adolescentes no município.

A ideia é que ações como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvidos pelos CRAS possam atuar de forma integrada aos programas da Seduc para atenderem a um público cada vez maior.

“São programas parecidos que trabalham com o mesmo público, mesma faixa-etária e o entendimento é que eles possam atuar juntos para melhor atender a essa parcela da população que inclui, prioritariamente, crianças e adolescentes. Nós do social acompanhamos as famílias dos alunos através dos CRAS e a Educação está mais perto do aluno”, declarou a secretária Cida Gama.

LEIA MAIS

Fernando Filho defende privatização de setores da Eletrobras e da Petrobras

Nesta terça-feira (6), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB), participou de uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. O evento buscava discutir alternativas para ampliar o fornecimento de energia na região amazônica.

De acordo com o ministro, para levar energia à Amazônia seria necessário privatizar setores da Petrobras e da Eletrobras.“Como está é muito precário o fornecimento de energia para a população. Estamos tocando um plano de privatização sim, estamos fazendo alguns desinvestimentos na Eletrobras sim. Não se trata de privatizar unicamente por privatizar, mas de melhorar nossos processos e melhorar também o fornecimento dos serviços”, afirmou.

O senador e ex-ministro de Minas e Energia Eduardo Braga (PMDB-AM), presidente da comissão, discordou das privatizações neste momento turbulento que o país vive. Para Braga é necessário que os problemas de infraestrutura e dos contratos já firmados sejam resolvidos primeiramente.

LEIA MAIS

Prefeito Paulo Bomfim recebe o jogador Petros e alinham parcerias em futuros projetos

(Foto: ASCOM)

Na tarde desta terça-feira (06), o Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, recebeu, em seu gabinete o juazeirense Petros Araújo, jogador do Real Betis, da Espanha. Os Secretários de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, e o de Governo, Clériston Andrade acompanharam a audiência. O jogador presenteou o prefeito com uma camisa do seu Clube e também falou de sua disponibilidade para uso de sua imagem em projetos da gestão pública.

O secretário de Esportes justificou que em conversa anterior com o jogador, o mesmo falou do desejo de criar uma organização no município para ajudar a retirar as pessoas da região do vício das drogas. “Esse é um projeto dele, porque é um jovem decidido, mas enquanto esse momento não chega nós conversamos sobre a possibilidade dele ceder a sua imagem em projetos para o município. Ele adorou a idéia e se colocou inteiramente à disposição e agora estamos aqui com prefeito para fechar essa parceria”, explicou Sérgio Fernandes.

Conhecedor de todos os desafios para alcançar suas vitórias e do quanto o esporte é fundamental na formação de muitos jovens, Petros acredita que a sua cidade, que além dele tem Daniel Alves, e tantos outros jogadores, ainda pode revelar muitos outros talentos.

LEIA MAIS

TSE retoma hoje julgamento do pedido de cassação da chapa- Dilma-Temer

(Foto: Internet)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma hoje (7) o julgamento da ação na qual o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. A sessão está prevista para começar às 9h.

Na sessão de ontem (5), por unanimidade, os ministros rejeitaram questões preliminares que impediriam o prosseguimento da ação e o julgamento do mérito da cassação, que não foi analisado na última sessão.

Após o voto do relator, ministro Herman Benjamin, deverão votar os ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira, Rosa Weber, Luiz Fux, e o presidente do tribunal, Gilmar Mendes. Um pedido de vista para suspender o julgamento não está descartado.

LEIA MAIS

“Quem estiver errado que pague” diz vereador Ronaldo Silva sobre representação contra a vereadora Cristina Costa

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta terça-feira (6) o vereador Ronaldo Silva (PSDB), fez uma participação por telefone, no programa Super Manhã da Rádio Jornal e contou detalhes sobre a representação que tramita contra a vereadora Cristina Costa (PT) no Comissão de Ética da Câmara, em Petrolina.

Durante a participação o vereador afirmou que foi caluniado pela petista, quando criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A vereadora Cristina Costa me acusou, caluniou e difamou. Eu acusei o ex-presidente e ela me acusou, enquanto pessoa. Em momento nenhum eu acusei a vereadora, nunca agredi fisicamente, verbalmente em nenhum momento” afirmou. Ronaldo Silva espera que a decisão seja tomada esta semana. “Espero que a mesa diretora, de hoje até sexta-feira, tome uma posição procure o relator, faça a comissão e procure punir. Quem estiver errado que pague”.

Quanto a retirar a ação, o peemedebista foi enfático ao afirmar que deseja uma retratação pública e que as negociações, entre os dois, não estão avançando.

“A gente tem conversado, mas não tem avançado muito, sou uma pessoa pacata e nunca gostei desse tipo de confusão. Até o momento não teve entendimento e o processo vai andar normalmente. Eu creio que a pessoa tem que se redimir, eu fui acusado de uma coisa que não sou, de algo que não fiz. Eu fui julgado, nas redes sociais e nos meios de comunicação. O mínimo que deve ser feito é se retratar”, concluiu.

A vereadora Cristina Costa (PT) foi procurada pela produção do programa Super Manhã, mas preferiu não falar sobre o assunto e aguardar o desdobramento do caso.

Termina hoje o prazo para Michel Temer responder as 82 perguntas enviadas pela Polícia Federal

(Foto: Arquivo)

Termina hoje (6) o prazo para o presidente Michel Temer (PMDB) responder os questionamentos enviados pela Polícia Federal. Todas dizem respeito à investigação sobre inquérito em que o presidente é acusado de corrupção, obstrução de justiça e organização criminosa.

As questões foram enviadas na segunda (6) e aumentaram o grau de incerteza política, às vésperas do julgamento em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa a votar, nesta terça (6), pela cassação da chapa Dilma-Temer.

Os advogados avaliam se o presidente vai responder aos questionamentos ou exercer o direito de ficar em silêncio. Cogitam, também, pedir extensão do prazo de resposta.

Leia, abaixo, as 82 perguntas formuladas pela Polícia Federal:

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro investe em premiação para aumentar a arrecadação do município

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim (PC do B) assinou, na manhã desta terça-feira (6) o Projeto de Lei que prevê premiações para quem estiver em dia com o IPTU, num total de R$ 200 mil em prêmios.  O Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação

De acordo com o secretário de Fazenda, Osvaldo Silberchimidt, a arrecadação municipal de Juazeiro é uma das menores do Estado, com uma taxa de inadimplência chegando a 80%.

“Acreditamos que com este atrativo teremos uma maior perspectiva de arrecadar mais impostos, o que implica em mais investimentos com recursos próprios, em construção e reformas de escolas e postos de saúde, pavimentação de ruas, além de diversas ações. Esperamos que haja um retorno bastante satisfatório”, pontuou o titular da Pasta.

O Projeto de Lei prevê que quem estiver com o pagamento em cota única em dia até 17 de junho, vai participar do sorteio no valor de R$60 mil. Quem parcelar o IPTU vai participar dos prêmios de R$10 mil nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Para o mês de dezembro, quem estiver com o IPTU quitado até o dia 17, estará apto para participar no dia 23 do sorteio de dois prêmios no valor de R$50 mil. Os números dos carnês serão sorteados pela loteria federal.

Segundo Paulo Bomfim, esta foi uma das estratégias para aumentar a arrecadação e criar uma cultura de colaboração da população, que irá se sentir mais participante da vida pública da nossa cidade. “Pagar o IPTU é um ato de cidadania. As pessoas irão colaborar com o desenvolvimento de Juazeiro mais diretamente. Além disso, a população pode acompanhar pelo site da Transparência o que arrecadamos e onde aplicamos o recurso arrecadado. Com certeza, a cidade é a mais beneficiada com esta ação”, declarou o prefeito.

Vereador Cícero Freire é nomeado diretor do governo Miguel Coelho

Portaria que nomeia o vereador Cícero Freire como diretor. (Foto: Internet)

O vereador Cícero Freire (PR), que voltaria à Câmara de Vereadores de Petrolina após se licenciar por problemas de saúde, foi nomeado, conforme a portaria 0920/2017 no Diário Oficial de Petrolina, par ao cargo de diretor do governo Miguel Coelho.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

“Quando você é convidado a ajudar, dentro das possibilidades do seu partido e o meu trabalha com avenidas, estradas, e com o projeto que Miguel Coelho com a duplicação da Honorato Viana, da estrada da Banana, nós vamos fazer com que tudo isso aconteça. Estando ao lado do prefeito, trabalhando junto, você tem mais força e pode ajudar ainda mais a cidade”.

O parlamentar ainda não informou qual diretoria irá assumir. Com a decisão, o suplente Júnior Gás (PR) continua como vereador na Casa Legislativa.

Ministro apresenta Projeto de Viabilidade de Revitalização do Rio São Francisco ao deputado Gonzaga Patriota

Deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) e o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, acompanhado de sua equipe técnica, apresentou ontem (05) ao deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), o Projeto de Viabilidade de Revitalização do Rio São Francisco, elaborado pela empresa EngeSoft Engenharia, nos parâmetros do Projeto de Lei nº 6569/88, de autoria do deputado socialista.

O traçado do Projeto exposto pelo ministro Hélder Barbalho, na tarde desta segunda feira, coincide com o apresentado por Patriota, em sua proposta de lei.

Segundo Gonzaga Patriota, autor desse Projeto de Lei, o trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade da construção desses canais e elevatórias, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia. Neste ponto, no Distrito de Garganta – BA, a água é despejada na nascente do Rio Preto, de onde segue por gravidade até desaguar na Barragem de Sobradinho, o maior reservatório artificial do planeta, num percurso de 523 km.

Esse primeiro trecho da integração do Rio Tocantins, com o Rio São Francisco, visa encontrar a menor distância para os canais e, a topografia mais favorável a ser vencida, até chegar aos contrafortes da Serra Geral de Goiás.

O ponto mais adequado para a captação na confluência do Rio Manuel Alves, afluente da margem direita do Rio Tocantins, o qual se encontra, em linha reta, a 61 km, à montante e ao sul, da cidade de Porto Nacional – TO.

A escolha desse local pela equipe do Ministério da Integração Nacional se prende ao fato do Rio Manuel Alves ter sua nascente no flanco oeste da Serra Geral de Goiás, próximo a nascente do Rio Preto, no flanco leste dessa serra. No traçado em linha reta de direção E-W, a distância do ponto de captação, na foz do Rio Manuel Alves, até a nascente do Rio Preto, que é de 220 km e uma altura de 600 metros.

Do ponto de captação até o encontro com as águas da barragem de Sobradinho, o percurso total será de 743 quilômetros, assim distribuídos: 220 km do Rio Tocantins até o distrito de Garganta – BA; daí segue por gravidade no leito do Rio Preto, até a confluência com o Rio Grande, por 315 km; desse ponto, segue por 86 km, até desembocar no Rio São Francisco, na cidade de Barra – BA, desse ponto até a Barragem de Sobradinho, percorre-se 122 km.

Como referenciado anteriormente, apenas no primeiro trecho, correspondendo a 29,6% do percurso total, haverá necessidade de obras de engenharia, ou seja: 220 quilômetros para a adução e elevação da água, a 600m de altura, de modo a transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa Tocantins/Bahia. Daí em diante, a água escoa por gravidade ao longo de 523 km, 70,4% da trajetória, atravessando a Chapada Ocidental da Bahia, geologicamente formada pelos arenitos do Grupo Urucuia, até seu destino final, na Barragem de Sobradinho.

A precipitação média anual na bacia do Rio Tocantins é de 1.600mm, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro, enquanto isso, a região semiárida do Rio São Francisco tem índices pluviométricos inferiores a 600 mm anuais. A vazão média do Rio Tocantins é de 13.600m3/s e a do Rio São Francisco 2.846m3/s, esse, hoje, com menos de 600m3/s.

Gonzaga Patriota está confiante de que, após a aprovação do seu Projeto de Lei que dormia há 20 anos na Câmara dos Deputados e, agora, com estas ações do Ministério da Integração Nacional, na pessoa do seu ministro Hélder Barbalho, que apresentou nesta segunda feira o Projeto de Engenharia e, ainda, com os recursos alocados no OGU – Orçamento Geral da União, no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos milhões de reais), considerando-se, ainda, o estado de emergência porque passa o Rio São Francisco (Sobradinho, o maior lago artificial do mundo, com apenas 20% de sua capacidade), não tem mais como esperar. “Agora, resta-nos ouvir atenciosamente os ambientalistas, bem como, aguardar os estudos ambientais recomendados pelo ministro Hélder Barbalho ao Ministério do Meio Ambiente, para começar as obras”, finalizou feliz, o deputado patriota.

Nove projetos de lei devem ser apreciados nesta terça na da Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina, marcada para as 9h desta terça-feira (6), deve ser bastante movimentada. Os parlamentares irão apreciar nove projetos de lei, além de dois vetos do Poder Executivo.

Os projetos estão distribuídos entre honrarias, criação de Selos Ambientais para empresas que protegem o meio ambiente, instituição da semana de orientação e prevenção da gravidez na adolescência, inserção de eventos no calendário oficial de festas da cidade, dentre outros.

Os vetos tratam sobre a proibição da atribuição de função de cobrança de passagens aos motoristas de ônibus e sobre alteração na lei complementar nº 1241/03, que cria a Agência de Regularização do Município.

A sessão deve marcar ainda a volta do vereador Cícero Freire (PR) à Casa Legislativa após cumprimento de licença.

Vereador Cícero Freire deve assumir uma assessoria especial no governo Miguel Coelho

Vereador Cícero Freire ao participar do programa Super Manhã da Rádio Jornal

Nova articulação na Câmara Municipal de Petrolina deve garantir a permanência no mandato do suplente Júnior Gás. Segundo informações de vereadores o titular Cícero Freire deve mesmo assumir uma assessoria especial no governado do prefeito Miguel Coelho, que já teria garantido esta possibilidade.

Semana passada ao ser questionado sobre o assunto, Freire disse que estaria disposto a se licenciar do mandato para dar lugar ao seu amigo Júnior Gás, caso recebesse o convite para assumir um cargo na prefeitura.

Vereador Gaturiano Cigano pede ampliação no atendimento da Casa Bolsa até os sábados

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Para atender os moradores da Zona Rural de Petrolina e os beneficiários de programas sociais que trabalham durante todo o dia em empresas da cidade, o vereador Gaturiano Cigano (PRB) solicitou à Secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Carvalho, a ampliação do horário de atendimento na Casa Bolsa, que funciona de segunda a sexta-feira, até o sábado.

“A população que é assistida pelos programa sociais, em sua maioria, são trabalhadores rurais e de áreas mais distantes da cidade, além de trabalhar em empresas. Dessa forma, quando tem que se deslocar para fazer cadastro ou renovação tem que perder dia de trabalho. Isso acaba trazendo prejuízos tanto para os trabalhadores quanto para as empresas que necessitam da mão de obra”, comentou o parlamentar.

20 mil alevinos são soltos no rio São Francisco, em Petrolina

(Foto: Jonas Santos​/ Divulgação)

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente e dar sequência as atividades do projeto ‘Nossa Orla’, a prefeitura de Petrolina e a Codevasf promoveram, nesta segunda-feira (05), a soltura de 20 mil peixes da espécie nativa piau “Velho Chico”.

Os peixes foram lançados pelo prefeito Miguel Coelho (PSB), o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e por pescadores da região. “O rio estava doente, com nível crítico de poluição e tomado por baronesas. Hoje, essa realidade está mudando, mas é necessário continuar defendendo o rio, não apenas a prefeitura e os parceiros, mas toda a população, pois é um patrimônio de toda a sociedade e que deve ser preservado todos os dias”, defendeu o prefeito no ato ambiental.

LEIA MAIS