Secretária de Saúde presta contas na Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão desta quinta-feira (1) na Câmara de Vereadores de Petrolina, a secretária de saúde de Petrolina, Magnildes Albuquerque, prestou contas de sua gestão através de um relatório do 1º quadrimestre de 2017.

As despesas com pagamentos, apresentadas pela secretária chegam, a R$ 19.657.734,35 no 1º quadrimestre/2017. Com o acréscimo do INSS e IGPREV o valor sobe para R$ 22.148.318,60. Em comparação a 2016, a redução é de R$ 678.148,39. Os números  revelam um déficit com o total de 3.015.156,99. Outro ponto levado em consideração, foi o sucateamento encontrado pela nova gestão. Segundo o relatório, dos 66 veículos apenas 7 estão em bom funcionamento e todos com manutenção e multas em atraso.

(Foto: Divulgação)

As farmácias nas unidades básicas de saúde estão, segundo o relatório, com o estoque comprometido devido ao armazenamento problemático, sem proteção solar e ar condicionado. Além disso, o espaço é dividido com arquivos das unidades.

A maioria das unidades de saúde apresentadas estavam com a estrutura comprometida e a mobília destruída. Faltando vidro nas janelas, equipamentos com ferrugem, mofo, telhado comprometido, mato e problemas com a higiene.

O setor de endemias também apresentou problemas estruturais e de armazenamento, além dos veículos que estão sem manutenção. No Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o centro cirúrgico  está parado devido à falta de energia elétrica no local.

Muitos medicamentos foram encontrados com o prazo de validade vencido, entre eles anticoncepcional, 234 caixas de esparadrapos e medicamentos de uso controlado.

(Foto: Divulgação)

Foram apresentados também, alguns serviços que foram retomados, como as atividades da Unidade Móvel de Atendimento Médico do Bairro Vivendas e Monsenhor Bernardino que estava sem funcionamento desde novembro de 2016 e das atividades da Unidade Móvel de Saúde Bucal para atender a área rural sem cobertura, segundo o relatório.

Magnilde afirmou ainda, que a sede da Secretaria municipal da Saúde deve retornar ao prédio, que deveria funcionar a maternidade municipal, mas que está sem uso devido à problemas estruturais.

Notificação Oficial de Justiça

Antes de iniciar a apresentação do relatório, a secretária de saúde, Magnildes Albuquerque foi notificada, por um oficial de justiça na Câmara. Segundo informações, a notificação seria devido a um enterro feito no município, sem o atestado de óbito do cadáver. O caso será apurado pela secretaria.

Gaturiano Cigano critica a falta de assistencialismo dos colegas parlamentares

(Foto: Arquivo)

O vereador Gaturiano Cigano (PRP) criticou os colegas pela falta de assistencialismo a população, durante a sessão de hoje (1) na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Gaturiano alfinetou afirmando que durante a campanha, tem vereador que ajuda os eleitores, mas que depois de conseguir o cargo esquece o assistencialismo. “Vereadores no período de campanha pagam exame, caixão, se for possível cava até o buraco para o defunto, vão até chorar também. Hoje quando estão no poder deixam de ajudar”, declarou na tribuna.

Sobre assistencialismo, o vereador afirmou que o salário de um parlamentar é alto e que desta forma é possível ajudar a população tranquilamente. “Não custa nada pegar uma pequena parcela do seu dinheiro, recebemos muito bem é muito dinheiro. Eu faço isso e vou fazer sempre. Se assistencialismo é crime, eu vou continuar nesse crime”.

Para encerrar sua declaração o vereador questionou “Na hora de pedir o voto sabe ajudar, sabe pagar um exame e depois não sabe mais? ”

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de qualificação turística em Petrolina

(Cartaz Divulgação)

Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) em parceria com a Prefeitura de Petrolina abre inscrições para capacitação voltada ao setor turístico em Petrolina. As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Turismo de Petrolina.

Os cursos à distância fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec EAD Voluntário) e tem como objetivo oferecer capacitação no mercado ligado ao turismo. Os interessados podem participar dos cursos de Inglês e Espanhol básicos, introdução a libras, libras básico, mensageiro, recepcionista, locutor/apresentador, fotografia, iluminador cênico, eletricista de áudio visual, sonoplasta, operador de Câmera e produtor de cerveja.

Quem deseja participar pode se dirigir à Diretoria de Turismo de Petrolina, localizada no Centro de Convenções, até o próximo dia 14 de junho. Para se inscrever é preciso apresentar: CPF (original e cópia); RG (original e cópia); comprovante de endereço; e comprovante de escolaridade. Outras informações podem ser obtidas através do número: 3861-5157.

‘Ele poderia fazer o que quisesse’, diz Osório Siqueira sobre vereador Cícero Freire; veja vídeo

(Foto: Arquivo)

Circula nas redes sociais um vídeo do vereador Cícero Freire (PR) dançando forró com sua esposa durante um evento no bairro Gercino Coelho, o que chama atenção no vídeo é que Freire está afastado da Câmara para um tratamento no joelho.

Nesta quinta-feira (1), durante a sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina, o presidente Osório Siqueira (PSB), afirmou que o vereador pediu licença para tratamento de saúde e o que ele fez durante o afastamento não cabe a câmara julgar.

“Ele pediu o afastamento para tratamento de saúde, se ele estava em condições de jogar bola e de participar de dança, compete a ele e a saúde dele, se ele tinha condições ou não. O afastamento foi encima do que ele solicitou” declarou Osório, “Ele poderia fazer o que ele quisesse, ele pediu para tratamento de saúde”, completou.

Sobre o pedido de licença, Osório revelou que recebeu um ofício de Cícero Freire e em seguida entrou em contato com o suplente Júnior Gás (PR). “A justificativa que nós recebemos foi um ofício pedindo para tratar a saúde, seguimos de acordo com a lei, fiz o que compete a mim e a Mesa Diretora que é convocar o suplente que encerra amanhã (a licença) e fica a decisão para o vereador voltar ou não” encerrou Osório.

Veja vídeo:

Fernando Bezerra é citado em delação e PSB não faz defesa do senador

(Foto: Internet)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o ex­-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Aldo Guedes, tiveram o nome envolvido em mais uma denúncia de corrupção. Ontem, foi divulgada a delação premiada de Rodrigo Ferreira Lopes da Silva, ex-executivo da construtora Andrade Gutierrez, que, em depoimento a procuradores do Ministério Público Federal, afirmou ter pago propina aos pernambucanos.

De acordo com Rodrigo Ferreira Lopes, a empresa, que era responsável pela obra de revitalização do píer de graneis líquidos do Porto de Suape, pagou 5% do valor recebido pelos serviços a Aldo Guedes e Fernando Bezerra Coelho, então secretário estadual de Desenvolvimento da gestão Eduardo Campos (2007­2014).

Essa não é a primeira vez que Fernando Bezerra Coelho e Aldo Guedes são acusados de receber propina. Recentemente, Ricardo Saud, delator da empresa JBS, disse ter pago propina ao senador pernambucano.

Com informações do NE10.

Nome de FHC para a Presidência ganha força

Ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ganha força para ocupar a Presidência da República no lugar de Michel Temer (PMDB), via eleição indireta. A costura envolve ainda estender o foro privilegiado a ex-presidentes: a medida cairia como luva para que Temer aceite deixar o caminho livre e beneficiaria, além do próprio FHC, os petistas Lula e Dilma.

Por outro lado, o Congresso aprovaria texto que restringe o foro privilegiado, para deputados e senadores, a crimes cometidos no exercício do mandato.

Mudou de ideia

Fernando Henrique, que foi cotado para a Presidência logo depois de a delação da JBS se tornar pública, chegou a dizer a amigos que, aos 85 anos, não teria mais energia para o cargo. Parece ter mudado de ideia. “É um mandato tampão de apenas um ano”, ressalta um aliado.

Vale lembrar

FHC mantém bom diálogo com Lula. FHC e Temer se encontraram anteontem em SP.

Deputado Adalberto Cavalcanti reforça pleito para recuperação dos estragos causados pelas chuvas em Pernambuco

O deputado Adalberto Cavalcanti (PTB), participou ontem (31/5) de uma audiência emergencial com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, juntamente com toda a Bancada Pernambucana, reivindicando ações urgentes para iniciar as atividades de recuperação referente aos estragos causados pelas chuvas no Estado de Pernambuco.

O Ministro se comprometeu prontamente com as ações de urgência, tais como: o repasse de Kits humanitários para as famílias desabrigadas, kits bebês, Kits Idosos, a liberação de máquinas para a limpeza e reconstrução daquilo que foi atingido com as enchentes ocorridas pelas chuvas, bem como de ações necessárias para o restabelecimento do que foi afetado.

Também foi informado por Barbalho, a liberação em breve de recursos na ordem de R$ 600.000.000,00 (Seiscentos milhões de reais), que deverão ser usados para concluir quatro barragens que tiveram as obras anunciadas em 2010, na última cheia que atingiu Pernambuco, mas que foram paralisadas por falta de recursos federais.

Vereador Alex de Jesus desmente acusações de Índio

Vereador de Petrolina, Alex de Jesus (PRB), em entrevista a rádio Jornal/Foto: Waldiney Passos

“Tem gente que chega em nosso gabinete pedindo alguma coisa e quando a gente nega sai falando absurdos pelos corredores”, justificou o vereador Alex de Jesus, sobre as afirmações do Índio Gil Daciano (Gil Índio), que acusou o parlamentar de ter iludido toda sua tribo com promessas durante a campanha política em 2016.
Outra acusação de Gil, foi que o vereador teria prometido também ajudar no velório de um Índio e não cumpriu com a palavra. “Não quero saber de conversa com ele, ele promete, promete, mas não faz nada”, afirmou.
Alex negou ter prometido qualquer tipo de benefícios ao Índio e sua tribo.

Pesquisa presidencial mostra Lula com 25,8% contra 16,1% de Bolsonaro

Rejeição a Lula vai a 46,5%, e Dória (PSDB) já está em 3º, com 12,1%

Levantamento nacional da Paraná Pesquisas mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando as intenções de voto para as eleições do ano que vem com 25,8%. Em segundo aparece o deputado Jair Bolsonaro (PSC) com 16,1% contra 12,1% do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), e 11,1% de Marina Silva (Rede). O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa aparece em quinto lugar com 8,1%, seguido por Ciro Gomes (PDT) com 4,3%, Ronaldo Caiado (DEM) com 1,6% e Luciana Genro (Psol) com 1,5%. Para 14,6% dos entrevistados, nenhum dos nomes merece comandar o Planalto e 4,8% não souberam dizer em quem votariam.

A Paraná Pesquisas colocou um segundo cenário com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB e incluiu o apresentador Luciano Huck. Nesse caso, Lula aparece em primeiro com 25,4%, seguido por Bolsonaro (16,8%), Marina (10,4%) e Barbosa (8,1%). Huck teria 7,3% dos votos, à frente de Alckmin (6,4%), Ciro (4,2%), Caiado (1,6%) e Luciana (1,3%). Para 14% dos eleitores, nenhum dos listados merece o voto e 4,5% não souberam responder.

Rejeição

Perguntados sobre a rejeição aos candidatos, 46,5% dos eleitores responderam que não votariam em Lula “de jeito nenhum”. O segundo mais rejeitado é Bolsonaro com 26,1%, seguido por Alckmin (24,9%), Ciro (22%), Marina (20,4%), Caiado (19,4%), Dória (16,7%) e Barbosa (13,9%). Para 5,4%, o voto poderia ser dado a qualquer um dos citados e 7% não souberam responder.

Sobre o presidente da República, Michel Temer, 84% dos entrevistados desaprovam a administração do peemedebista enquanto 12,2% aprovam e 3,7% não souberam responder. Sobre o futuro, 90,6% dos eleitores disseram que preferem eleições diretas caso seja necessário substituir Temer.

A Paraná Pesquisas ouviu 2.022 eleitores em 164 municípios de 26 Estados e no Distrito Federal entre os dias 25 e 29 de maio, com acompanhamento de 20% das entrevistas. O grau de confiança dos resultados é de 95% e a margem de erro é de 2% para mais ou menos.

Senado aprova fim do foro privilegiado com nova unanimidade

Alguns pontos como a proibição da prisão de parlamentares antes do trânsito em julgado das ações foram mantidos

O plenário do Senado aprovou, em 2º turno, por unanimidade (70 a 0), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado de cerca de 54 mil autoridades. O painel mostrava 69 votos a favor e uma abstenção, mas a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) pediu a correção ao informar no microfone que se atrapalhou e votou “Abstenção” em vez de “Sim”.

O relator, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que foi preciso ceder em alguns pontos para garantir o acordo de aprovação da matéria. “Houve acordo com as lideranças apenas em relação à extinção do foro privilegiado propriamente dito, para as autoridades dos três Poderes, à exceção dos seus respectivos Chefes”, disse.

Alguns pontos como a proibição da prisão de parlamentares antes do trânsito em julgado das ações foram mantidos. A PEC segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

PEC da Eleição Direta é aprovada e encaminhada para votação

(Foto: Ilustração)

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (31), por unanimidade, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/16, que prevê a realização de eleição direta para presidente e vice-presidente da República se os cargos ficarem vagos nos três primeiros anos de mandato.

Com a mudança proposta na PEC, a realização de eleição indireta para presidente e vice-presidente ficará restrita ao último ano do mandato. A PEC será encaminhada para votação no plenário do Senado e, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

O relator da PEC, Lindbergh Faria (PT-RJ), havia apresentado substitutivo à proposta e o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) apresentou hoje voto em separado pela rejeição do texto do relator e pela aprovação do texto original do senador Reguffe (sem partido-DF). Ferraço argumentou que o substitutivo de Lindbergh tem inconstitucionalidades.

Fonte FolhaPE

Cícero Freire confirma retorno à Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Arquivo)

Durante a edição desta quinta-feira (31) do programa Super Manhã, da Rádio Jornal, o vereador Cícero Freire (PR) participou por telefone e revelou quando retorna a Câmara de Vereadores de Petrolina.

No dia 25 de abril, durante uma sessão, o vereador comunicou seu afastamento para realizar uma cirurgia no joelho. Neste período o cargo foi ocupado pelo suplente, Júnior Gás (PR). “Preciso fazer esta cirurgia, mas fico tranquilo, pois durante este tempo vai assumir meu amigo e suplente Júnior Gás” declarou Cícero Freire na época.

Nesta quinta, Cícero Freire afirmou em entrevista, que deve voltar a câmara no próximo dia 2 de junho e que ainda não fez a cirurgia no joelho. A especulação sobre seu retorno começou depois que o vereador, publicou em uma rede social um vídeo dançando forró com a sua esposa.

“Eu dancei porque o próprio ortopedista pediu para que eu faça, todos os dias, um esforço para fortalecer os nervos da perna, porque tem um rompimento. Ele (ortopedista) quer fazer o ligamento, mas eu estou com medo porque não há garantias de que fique realmente bom”, afirmou.

Quando questionado sobre assumir cargo na prefeitura, ele afirmou que não recebeu nenhum convite.

Encontro entre Miguel Coelho e Paulo Bomfim reforça parceria entre Petrolina e Juazeiro

(Foto: Ivaldo Reges)

Durante a manhã desta quinta-feira (31) o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PC do B) recebeu em seu gabinete o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) para reforçar a parceria entre os dois municípios e apresentar a programação junina da cidade.

Em rede social, Miguel Coelho compartilhou o registro do encontro e convidou Paulo Bonfim para as festividades juninas de Petrolina. “Atravessei a ponte e vim aqui em Juazeiro bater um papo com o prefeito Paulo Bonfim, reforçando nosso desejo de manter a proximidade das nossas cidades pra que, juntos, possamos realizar projetos que beneficiem a todos. Aproveitando que tô por aqui, já vendi o peixe e deixei o convite pra ele vir curtir o São João mais retado do Brasil, aqui em Petrolina. Com as bênçãos do Velho Chico, a gente segue trabalhando pelas duas cidades! ” declarou Miguel Coelho.

A proposta para um trabalho em conjunto entre as duas prefeituras prevê o fortalecimento e ampliação da parceria na área da saúde. Alguns projetos de infraestrutura também entram na pauta, a exemplo do Anel Viário de Juazeiro e Petrolina.

LEIA MAIS

Assassino de Bruna e Taiane é condenado a 30 anos de prisão em Petrolina

(Foto: Reprodução)

O assassino Lucas Conceição Santos, foi condenado a 30 anos de reclusão, em regime fechado pelo o homicídio de Bruna Souza Torres e Taiane de Souza Costa, em setembro de 2016.

O juiz responsável pelo veredito, Elder Muniz de Carvalho Souza, da 2ª Vara Criminal da Comarca, levou em consideração os elementos de crueldade e o sofrimento causado aos familiares das vítimas, entre outros itens para manter o réu preso.

Sobre o caso:

As duas jovens de 19 anos foram mortas no dia 05 de setembro de 2016, no Distrito Industrial de Petrolina (PE). As jovens trabalhavam em uma empresa nas redondezas e desapareceram por volta das 06h30.

Os corpos foram encontrados pelo tio de uma das vítimas, com as mãos e os pés amarrados. Além de lesões provocadas por arma branca na altura do pescoço. Segundo a perícia, Taiane foi morta com uma perfuração e Bruna com três, todas no pescoço

Lucas Conceição Santos e Lindolfo Nunes da Silva foram presos na mesma semana do crime, no dia 08 de setembro. De acordo com Lucas, as duas amigas foram mortas porque reconheceram Lindolfo durante uma tentativa de assalto.

Prefeitura de Petrolina lança programa que promete unir população e empresariado na preservação de praças

(Foto: Divulgação)

O programa “Nossa Praça” foi lançado nesta quarta-feira (31), pelo o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB). A iniciativa promete engajar a população na conservação de áreas verdes, ruas, monumentos, canteiros entre outros bens de uso público.

O programa propõe uma parceria entre associações, cooperativas e pessoas, com empresas para manutenção, limpeza, cuidados com jardinagem e outros serviços para manter o logradouro em bom estado. A Prefeitura dará suporte técnico e fiscalizará o cumprimento das obrigações das parceiras.

Durante o ato de lançamento realizado na Praça 21 de Setembro, 12 entidades assinaram junto com o prefeito Miguel Coelho um termo de compromisso para preservar espaços públicos em várias partes da cidade. Durante o ato de lançamento, o prefeito Miguel Coelho destacou a necessidade do envolvimento da sociedade na preservação da cidade e pediu que mais entidades participem do programa.

LEIA MAIS