Júlio Lossio pretende regulamentar serviços de mototáxis no estado

O candidato ao governo de Pernambuco pela Rede e ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, esteve reunido com representantes de mototáxis para definir uma pauta que contemple questões como isenção de Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para mototaxistas e motoboys.

Para Lossio, a regulamentação do serviço é necessária para mudar o modelo de política que trata do transporte de motocicletas.

“A culpa dos acidentes não é das motos, mas do modelo. Ou, melhor dizendo, do não modelo de política voltado para transporte sob duas rodas. Na Holanda, por exemplo, temos muita gente usando bicicletas, mobilete, motos e, por ter uma política voltada para esse meio de transporte, não temos esse quadro desastroso que vivenciamos no Brasil”, disse.

Armando Monteiro é eleito um dos cinco melhores senadores de 2018

Concorrem parlamentares que não respondem a acusações criminais. (Foto: Internet)

O senador Armando Monteiro (PTB-PE), candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar a governador de Pernambuco, foi eleito nesta segunda (13), em Brasília, um dos cinco melhores senadores de 2018 pelo site Congresso Em Foco, especializado na cobertura jornalística do Congresso Nacional.

Armando foi escolhido por um júri de cinco integrantes, entre analistas políticos e professores, ao lado de Simone Tebet (MDB-MS), Ana Amélia (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS) e Regina Souza (PT-PI).  “A escolha, que muito me honra, é um reconhecimento ao trabalho incansável em defesa dos brasileiros e, em especial, dos pernambucanos”, destacou.

Concedida anualmente, a premiação tem por objetivo principal “reconhecer o trabalho de deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato”. Concorrem parlamentares que não respondem a acusações criminais e exerceram o mandato ao menos 60 dias por ano. A avaliação é feita em três frentes – votação pela internet, dos jornalistas e por júri especializado – e em seis categorias.

Na atual legislatura, Armando é relator de 70 projetos de lei, dos quais 21 foram aprovados nas comissões em que atua ou no plenário do Senado. Um deles, criando a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, sediada em Garanhuns, foi transformado em lei.

LEIA MAIS

Pastor da igreja Verbo da Vida recebe homenagem na Câmara de Vereadores nesta terça

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta terça-feira (14), às 19h, o pastor Edilson de Lira, que é pastor-presidente da Igreja Verbo da Vida, em Petrolina (PE), recebe o Título de Cidadão Petrolinense na Câmara de Vereadores.

A homenagem é o reconhecimento da Casa Legislativa pelos relevantes serviços prestados à comunidade evangélica na cidade. O pastor estendeu o convite aos irmãos em Cristo para prestigiarem a cerimônia.

Campanha de Tum a deputado estadual ganha corpo no sul e extremo-sul da Bahia

(Foto: ASCOM)

A candidatura de Walisson Torres, o Tum, a deputado estadual, começa a ganhar corpo também no Sul e extremo Sul da Bahaia. Liderança forjada no norte da Bahia, Tum já amarrou apoios em cidades como Ilhéus, Itabuna, Coaraci, Porto Seguro, e foi recebido, nessa semana, em Itamaraju, pelo ex-vice-prefeito do município, Luiz Mário, que foi também o segundo colocado na disputa pela prefeitura do município em 2016.

A visita a Itamaraju selou o apoio de Luiz Mário à candidatura de Tum. Pela manhã, visitaram a região central e de comércio da cidade, à tarde, estiveram em diferentes comunidades, quando ouviram demandas de moradores.

À noite, em uma reunião ampliada, Luiz Mário apresentou Tum a um grupo composto por mais de 400 lideranças, além de blogueiros, radialistas e outros formadores de opinião da cidade.

LEIA MAIS

Armando garante apoio de grupos políticos de Santa Cruz do Capibaribe

(Foto: ASCOM)

Armando Monteiro (PTB), que é candidato a governador pela coligação “Pernambuco Vai Mudar”, comemorou a união de forças políticas de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado.

“Se eu passei no teste de Santa Cruz, terei condições de juntar todas as torcidas de Pernambuco”, afirmou Armando durante o lançamento de Alessandra Vieira (PSDB) como candidata a deputada estadual, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste.

Alessandra é esposa do prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira (PSDB), que lidera um dos dois grupos locais que apoiam Armando. O outro grupo é encabeçado pelo ex-prefeito José Augusto Maia (Avante).

LEIA MAIS

Projeto de Lei prevê mais transparência sobre arrecadação de multas em Pernambuco

Em 2017, foram arrecadados R$ 90,57 milhões em multas no estado.

Essa semana, um Projeto de Lei foi protocolado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela deputada Priscila Krause (DEM) com o objetivo de dar mais transparência à arrecadação de multas no estado, oferecendo clareza a ao tipo de utilização do dinheiro obtido com as notificações dos motoristas.

O projeto determina que os órgãos de trânsito integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) situados no estado divulguem, mensalmente, além da arrecadação financeira, os gastos feitos com esse dinheiro para que a população tenha acesso.

“Não estamos aqui defendendo esse discurso de indústria de multas. Não é isso. O que queremos é clareza sobre a utilização desses recursos porque eles precisam ser investidos de volta no trânsito, na circulação das cidades. Com a alteração do CTB, eles não podem mais se perder numa conta única do Estado ou dos municípios e ter outras destinações. Agora são recursos carimbados”, argumenta a parlamentar.

Projeto de Lei que reajusta salário de servidores da Câmara de Vereadores é aprovado em Casa Nova

Nessa semana, a Câmara Municipal de Casa Nova (BA) aprovou o Projeto de Lei 297/2018, que prevê o reajuste salarial dos servidores efetivos do Poder Legislativo do município. Esse reajuste não se aplica aos vereadores.

Foram contemplados os cargos de auxiliar de secretaria e de serviços gerais, mensageiro, motorista, secretaria do legislativo, técnico de som, telefonista, tesoureira e vigilante.

Além disso, ficou determinado, conforme disposição do projeto, que maio será o mês base para negociação do reajuste salarial do servidor efetivo da Casa Legislativa.

“Todo ano, se for possível e tiver recursos, já está assegurado na lei a data para se negociar com as categorias dos servidores e o sindicato que os representa. É uma conquista para os funcionários da Câmara Municipal de Casa Nova”, disse o presidente da Casa, Paulo Sérgio.

Segundo Júlio Lossio, “Marília seria a governadora de Pernambuco”

(Foto: Arquivo)

Durante entrevista à Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru (PE), o ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao governo estadual, Júlio Lossio (REDE), afirmou que o PT errou em retirar o nome da vereadora Marília Arraes (PT) da disputa ao Palácio do Campo das Princesas.

“Marília seria a governadora de Pernambuco. Estávamos, inclusive, conversando para ter uma chapa com ela e eu e seria o vice, mas eu estava tentando convencer a Rede no âmbito nacional”, comentou Lóssio.

A vereadora foi rifada pelo PT em troca de neutralidade do PSB na corrida presidencial. ” A mulher que estava encantando o Estado de Pernambuco, é retirada de maneira abrupta, não é fácil. Acho que o PT errou. O PT é o partido da esculhambação”, disse.

Nessa quarta-feira (8), Júlio Lóssio apresentou o empresário Luciano Bezerra como candidato a vice-governador de Pernambuco e a advogada Adriana Rocha e o Pastor Jairinho como candidatos ao Senado

Vereadores de Orocó declaram apoio a Odacy Amorim para deputado federal

Odacy busca vaga na Câmara dos Deputados.

O deputado Odacy Amorim recebeu, nessa sexta-feira (10), mais apoios na campanha pela sua eleição a deputado federal. Na manhã desta sexta-feira, ele recebeu os vereadores de Orocó, João de Demar (PP) e Tiago Vasconcelos (PT). João apoiará também a candidatura de Dulcicleide Amorim para deputada estadual.

“O nosso compromisso com Orocó aumenta ainda mais com a chegada desses importantes apoios. Iremos honrar esse voto de confiança e trabalhar cada vez mais pela região”, afirmou Odacy.

Odacy é ex-prefeito de Petrolina, exerce o segundo mandato de deputado estadual e nesta eleição é candidato a deputado federal. Em Petrolina e outros municípios dos Sertão ele fará dobradinha com Dulcicleide Amorim, como candidata a deputada estadual.

Preso, Lula diz que Haddad será sua voz e suas pernas

(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Por meio do presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado aos setores do PT que querem limitar a exposição do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, escolhido para ser o vice na chapa do petista.

Ao sair da superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso desde o dia 7 de abril, Freitas disse que o ex-presidente indicou Haddad como “seu representante, sua voz e suas pernas”, em debates e demais compromissos de campanha enquanto ele estiver na cadeia.

LEIA MAIS

STJ volta a negar recurso da defesa pela liberdade de Lula

(Foto: Mauro Pimentel/AFP)

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou por unanimidade um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que tivesse garantido o direito de recorrer em liberdade contra sua condenação no caso do triplex em Guarujá (SP).

O pedido já havia sido negado pelo relator, ministro Felix Fischer, em 11 de junho. Em sessão realizada no início do mês, os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik o acompanharam. O acórdão (decisão colegiada) do julgamento está previsto para ser publicado amanhã (10).

Na solicitação ao STJ, a defesa de Lula destacou 17 pontos que teriam sido violados no processo que resultou na prisão do ex-presidente ou que atestam a ilegalidade da medida. Os advogados argumentaram ainda que os direitos de Lula estão sendo seriamente cerceados por ele estar impedido de participar do processo eleitoral.

LEIA MAIS

FBC é condenado pelo TCE a devolver R$ 5 milhões ao Estado

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) foi condenado, na manhã desta quarta-feira (8), pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) a pagar R$ 5,1 milhões aos cofres do governo estadual.

A decisão foi baseada no prejuízo que o Porto de Suape obteve quando o parlamentar era o presidente da instituição. De acordo com o TCE, entre 2007 e 2008, FBC teria realizado doações de areia a empresas que faziam o serviço de aterro na área do porto, sem cobrar por isso.

O processo foi originado a partir de um pedido de rescisão do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), assinado pela procuradora geral Germana Laureano e pelo procurador Cristiano Pimentel. A relatora do processo no TCE foi a conselheira Alda Magalhães, auditoria concursada do TCE.

LEIA MAIS

Fé e tradição: Tum participa de festejos nos distritos de Casa Nova

Tum falou sobre a importância do evento para o município. (Foto: ASCOM)

No último final de semana, os distritos de Lagoa dos Negros e do Lago, zona rural de Casa Nova (BA), celebraram Bom Jesus, o padroeiro das respectivas localidades. Além da programação religiosa, as comunidades também festejaram com uma vasta programação cultural e com shows de bandas regionais.

Valorizando a cultura e a identidade do povo, o Tum, candidato homologado em convenção do PSC a deputado estadual, participou dos festejos. “É uma tradição muito grande das comunidades celebrarem seus padroeiros, pois é o momento em que muitas famílias se reúnem. Além, claro, de ser uma questão cultural, de pertencimento”, ressaltou.

Tum acredita que a cultura é um forte instrumento de transformação social. “Estamos propondo renovar as práticas políticas, mas sem esquecer as nossas raízes. Incentivar a cultura e as manifestações do povo é fundamental”, pontuou.

Defesa de Lula abre mãe de pedido de liberdade no STF

(Foto: Ricardo Stuckert)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta segunda-feira (6) desistência do recurso no qual pedia que ele aguarde em liberdade o julgamento de recursos contra sua condenação na Operação Lava Jato. O caso poderia ser julgado nesta semana pela Corte.

Na petição, a defesa alegou que pediu que somente a suspensão da condenação fosse julgada, e não a questão sobre a inelegibilidade de Lula. A desistência precisa ser homologada pelo relator, ministro Edson Fachin.

LEIA MAIS

Marília Arraes se pronuncia e afirma que não sobe no palanque de Paulo Câmara

Após ter sua candidatura ao governo de Pernambuco rifada em prol de uma aliança nacional entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), a vereadora do Recife e agora candidata a deputada federal, Marília Arraes, se pronunciou por meio de um vídeo em suas redes sociais.

Na gravação, Marília fala sobre a inviabilização da sua candidatura ao governo e sobre o motivo que levou ao lançamento de sua candidatura à Câmara dos Deputados.

“O nosso campo segue firme na defesa de Lula, dos avanços sociais e dos nossos direitos. Esse campo entendeu que é preciso não dispersar. Por isso, a decisão foi lançar nossa candidatura a deputada federal”, disse.

Além disso, Marília deixou claro que não subirá no palanque de Paulo Câmara (PSB), que é o candidato escolhido pela aliança para disputar a reeleição ao governo do estado, e falou em uma chapa exclusiva do PT.

“Sigo ao lado dos nossos candidatos a deputados numa chapa exclusiva do PT, sem coligação. Ou seja, votando em mim ou em qualquer outro candidato da nossa chapa, seu voto não vai eleger deputados de outros partidos. Não subiremos no palanque desse governo [de Paulo Câmara], do qual somos e continuaremos na oposição”.