Gonzaga Patriota apresenta projeto que transfere execução de grandes obras para Exército

O Projeto de Lei Complementar de número 453/2017 apresentado pelo deputado federal Gonzaga Patriota quer transferir a responsabilidade de executar grandes obras para o Exército. A Força Armada assumiria obras sem licitação no valor de R$ 15 milhões, paralisadas, abandonadas ou com atraso superior a um ano.

A matéria prevê a responsabilidade de o Exército assumir obras de infraestrutura de transportes e de geração e transmissão de energia acima de R$ 15 milhões e obras públicas em geral acima de R$ 150 milhões.

De acordo com o projeto, o Exército treinaria os soldados especialistas para a execução desses serviços. A matéria será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, porém sem data para votação.

Conheça os candidatos ao governo de Pernambuco

(Foto: Montagem/Blog Waldiney Passos)

O cenário eleitoral em Pernambuco está traçado para o cargo de governador. Após as convenções partidárias neste final de semana, os nomes de Armando Monteiro, Danielle Portela, Júlio Lossio, Maurício Rands, Paulo Câmara e Simone Fontana foram confirmados.

Conheça um pouco mais sobre os candidatos

  • Armando Monteiro (PTB)

O senador é candidato à governador de Pernambuco pela segunda vez consecutiva e tem Fred Ferreira (PSC), vereador do Recife, como vice. Completam sua chapa os ex-ministros e candidatos ao Senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB). A frente de oposição Pernambuco Vai Mudar possui treze partidos: PTB, PSDB, DEM, PSC, PPS, PRB, Podemos, PV, PSL, PRTB, PHS, PSDC E PMB.

  • Danielle Portela (PSOL)

O PSOL de Pernambuco concorre ao governo em 2018 com uma chapa majoritária composta exclusivamente por mulheres. A pré-candidata ao governo do Estado será a advogada e historiadora Daniella Portela, tendo como vice Gerlane Simões. Já as vagas para o Senado Federal serão postuladas por Albanise Pires e Eugênia Lima. A chapa fechou aliança com o PCB.

  • Júlio Lossio (REDE)

O ex-prefeito de Petrolina busca o governo de Pernambuco sem ainda ter um nome para ocupar o posto de vice em sua chapa. Para o Senado, Pastor Jairinho (Rede) é o primeiro evangélico a concorrer ao cargo. A segunda vaga ao Senado também está em aberto. Partido não fechou alianças.

LEIA MAIS

PT reforça pedido para que Lula participe de debates

O pedido ainda será apresentado pela defesa. (Foto: AFP/Nelson Almeida)

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve reforçar o  pedido no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) para que o ex-presidente possa participar do primeiro debate entre presidenciáveis, que acontece na noite da próxima quinta-feira (9), na TV Bandeirantes.

Na primeira instância, a juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela questão, já negou o pedido em 17 de julho. Desde a última quarta-feira (1º), a questão tramita no TRF-4, ainda sem manifestação do relator, o desembargador João Pedro Gebran Neto.

Humberto Costa sobe no palanque de Paulo Câmara e garante luta em prol de Lula

Humberto esteve no mesmo palanque que Paulo Câmara.

O senador Humberto Costa (PT) esteve no palanque da Frente Popular após o PT de Pernambuco aprovar a aliança com o PSB. O parlamentar, que disputará a reeleição na chapa do governador Paulo Câmara (PSB), afirmou que a chapa majoritária estará unida em torno da candidatura ao Planalto do ex-presidente Lula (PT).

No entanto, vale ressaltar que a Executiva do PSB anunciou que não apoiará candidatura alguma à presidência da República.

Humberto criticou o governo Michel Temer (MDB) e explicou que acredita na candidatura de Lula. “Nesse palanque que apoia Lula, vai junto conosco a possibilidade de superar esse momento difícil para o Brasil, com esse governo incompetente de Michel Temer”, disse.

PSB decide não apoiar nenhum candidato a presidente

Por aclamação e sem abstenções, o PSB decidiu neste domingo (5), em convenção nacional, não apoiar formalmente presidenciáveis na disputa eleitoral de outubro ou fazer coligações com outros partidos.

A aposta é que, com esse formato, o partido consiga emplacar os dez nomes do PSB que disputam governos estaduais, além dos 11 candidatos ao Senado pela legenda. Com essa decisão, a legenda pretende formar alianças de centro-esquerda com orientação para uma agenda progressista nas disputas regionais.

O partido chegou a analisar a proposta apoiar Ciro Gomes, que teve nome aprovado pelo PDT no primeiro dia de convenções (20 de julho), mas a iniciativa foi derrotada. 

LEIA MAIS

Presidente do SINPOL critica PT por retirada da candidatura de Marília

Para Áureo, retirada da candidatura de Marília mostra falta de compromisso dos caciques do PT com o povo.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE), Áureo Cisneiros, emitiu uma nota criticando a decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de retirar a candidatura da vereadora do Recife, Marília Arraes, ao governo do estado., em prol de uma aliança com o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Segundo Áureo, “essa aliança enoja o pernambucano, desrespeita a militância do PT e mostra ser uma verdadeira pocilga eleitoreira”. Ainda de acordo com o presidente do SINPOL, “em nenhum momento o PT e o PSB discutiram melhorar a vida da população”.

Confira a nota na íntegra

NOTA: Aliança do PT com PSB

O PT mais uma vez faz alianças pensando no umbigo dos seus caciques.

A retirada da candidatura de Marília Arraes para beneficiar o pior governador da história de Pernambuco mostra a falta de compromisso dos caciques petistas com o povo sofrido do nosso estado.

LEIA MAIS

Após ter candidatura a governadora rifada, Marília será candidata a deputada federal

Após ter confirmada a retirada de sua candidatura ao governo de Pernambuco, Marília Arraes (PT) será candidata a deputada federal, segundo o site do jornalista Edmar Lyra.

LEIA TAMBÉM

Decisão do diretório nacional prevalece e Marília é vetada pelo PT

A petista poderia entrar com uma ação judicial, contudo, a neta de Arraes decidiu não confrontar a decisão do partido anunciada na convenção nacional do PT nesse sábado (04).

Com a consolidação do seu nome no estado, Marília tem muita chance de se eleger e ocupar uma vaga na Câmara do Deputados.

Lucinha Mota é confirmada como candidata a deputada estadual pelo PSOL

Antes de discursar, o público presente respeitou um minuto de silêncio em homenagem a Beatriz.

Nesse sábado (04), o PSOL confirmou a candidatura de Lucinha Mota, mãe da garota Beatriz, para deputada estadual. O anunciou aconteceu durante a convenção do partido.

No seu discurso, Lucinha falou sobre sua luta em defesa dos direitos de Beatriz após o crime que chocou toda a região do Vale do São Francisco. A mãe da garota destacou as dificuldades da Polícia Civil para dar andamento às investigações devido à falta de estrutura.

LEIA TAMBÉM

Convenção do PSOL vai confirmar Lucinha Mota como candidata a deputada estadual

“A primeira vez que eu fui em uma delegacia foi para prestar depoimento. Eu me deparei com uma estrutura precária, profissionais sem qualificação técnica, agentes tendo que dividir um computador para trabalhar. Eu perguntei a meu marido: ‘Essa polícia que vai resolver o caso de Beatriz?”, disse Lucinha.

Lucinha afirmou ter escolhido o PSOL após ter feito um estudo sobre o perfil de cada político do partido. “É esse perfil de político que o nosso Brasil precisa para a gente mudar esse cenário de corrupção”, disse.

Guilherme Coelho abre mão de candidatura a federal e será suplente ao senado

(Foto: ASCOM)

O ex-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho (PSDB) abriu mão da sua candidatura como deputado federal durante convenção da coligação “Pernambuco quer Mudar”. Guilherme vai assumir a primeira suplência do candidato ao Senado, Bruno Araújo.

Por meio de nota, ele confirmou a decisão e o apoio ao grupo liderado por Armando Monteiro. “Tenho orgulho da minha trajetória política e da contribuição que pude dar no desenvolvimento regional. Mantenho o foco. Continuarei atuando para mostrar a todos que Geraldo Alckmin é a melhor alternativa para o desenvolvimento do nosso país. Para o estado de Pernambuco, defendo o projeto de governo de Armando Monteiro, aliado aos candidatos ao Senado, Mendonça Filho e Bruno Araújo – este último a quem agradeço a confiança pela escolha como seu primeiro suplente”, disse.

FBC tem inquérito enviado à primeira instância

(Foto: Divulgação)

O senador Fernando Bezerra Coelho teve um inquérito enviado à primeira instância pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A acusação é baseada em delações premiadas de ex-executivos da construtora Odebrecht em desdobramento da Lava Jato.

As investigações devem continuar na 4ª Vara Federal Criminal de Pernambuco, de acordo com a decisão do ministro – que levou em conta decisão do STF que restringiu o foro privilegiado para casos envolvendo crimes cometidos durante o mandato e em razão do cargo.

LEIA TAMBÉM

Defesa de FBC se pronuncia após denúncia contra senador ir para Sérgio Moro

No caso de FBC, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que o parlamentar teria recebido propina quando era secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Ainda segundo o MPF, as irregularidades foram cometidas na licitação das obras do Cais V e do Pier Petroleiro do Porto de Suape.

Defesa

Após a decisão, a assessoria do senador divulgou uma nota afirmando que “em 35 anos de vida pública de Fernando Bezerra não existe qualquer decisão judicial definitiva em desfavor do parlamentar”.

Confira a íntegra da nota

“A defesa de Fernando Bezerra Coelho, representada pelo advogado André Luiz Callegari, reforça que as investigações são baseadas em ilações e que o senador continua, como sempre esteve, à disposição das autoridades para comprovar a verdade dos fatos, prestando todos os esclarecimentos e informações que lhe forem solicitados, independentemente da instância judicial. Callegari destaca, ainda, que em 35 anos de vida pública de Fernando Bezerra não existe qualquer decisão judicial definitiva em desfavor do parlamentar.”

Marília Arraes tem candidatura rifada novamente pelo Diretório Nacional do PT

Mesmo após mostrar força em convenção, PT nacional decide rifar candidatura de Marília

Um dia após convenção que decidiu manter a candidatura de Marília Arraes (PT) ao governo estadual – com 230 votas a favor e 20 contra –, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) rifou novamente a candidatura da vereadora do Recife nessa sexta-feira (03). Marília já havia tido sua candidatura indeferida na quarta-feira (1º).

LEIA TAMBÉM

Marília Arraes reafirma sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco

Contrariando diretório nacional, PT-PE mantém candidatura de Marília Arraes

O partido mantém a aliança com o governador Paulo Câmara (PSB) nas eleições em Pernambuco. A decisão coloca o senador Humberto Costa (PT) em busca da reeleição na chapa do Chefe do Executivo Estadual.

Marília, que não deve acatar a decisão, poderá recorrer à Convenção Nacional do PT que acontece neste sábado (04). Há, ainda, a possibilidade da vereadora recorrer à justiça sobre o caso.

Temer vai a Salgueiro nesta sexta para cerimônia de ativamento de Projeto de Integração do Rio São Francisco

(Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República)

O presidente da República, Michel Temer, faz visita a Salgueiro (PE) nesta sexta-feira (03), por volta das 11h. O chefe do Executivo Nacional estará acompanhado do ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua.

A vinda do presidente à região acontece para o acionamento da da 3ª Estação de Bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A estrutura faz parte da Meta 1N do Eixo Norte do empreendimento, que compreende o perímetro entre a captação da água em Cabrobó-PE até o reservatório de Jati-CE.

Após ir a Salgueiro, Temer seguirá para Parnaíba do Piauí, onde participará da Cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço da 2ª Etapa do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos.

Contrariando diretório nacional, PT-PE mantém candidatura de Marília Arraes

Marília Arraes (PT-PE)

O diretório do Partido do Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) decidiu manter a candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes (PT) ao governo estadual. A decisão foi formalizada em convenção realizada nesta quinta-feira (2), no Praia Hotel, Zona Norte da capital. Dos 251 delegados presentes na plenária, 230 foram a favor, 20 contra e houve apenas uma abstenção.

“Finalmente, nós tivemos a oportunidade de mostrar o que é que a base de Pernambuco quer. São 300 delegados que representam todos os liados do PT, mostra que quando se constrói uma ideia, seja ela uma candidatura, seja ela um projeto, da base, a gente tem muito mais consolidação. Mostra efetivamente qual é a melhor tática, a melhor aliança, que é com o povo”, disse Marília no discurso.

LEIA MAIS

Armando critica PSB por forçar retirada de candidatura de Marília Arraes

A convenção que vai oficializar a candidatura do petebista ocorre neste sábado (4), no Classic Hall, em Olinda, a partir das 9h. (Foto: Internet)

O pré-candidato ao governo do Estado pela frente de oposição “Pernambuco Vai Mudar”, senador Armando Monteiro (PTB), criticou a postura do PSB de forçar a retirada da pré-candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes em troca do apoio dos petistas à reeleição do governador Paulo Câmara.

“Lamento que o PSB atue dessa forma, querendo atropelar, querendo ganhar no tapetão. É lamentável, mas o pernambucano vai avaliar isso, se é uma postura correta, se é democrático querer abafar as candidaturas, excluí-las”, disse Armando.

“Eu lamento que o governo atue para tirar candidatos.  Isso não é uma postura democrática. O que o pernambucano queria era ter mais opções para fazer a melhor escolha”, afirmou, completando: “Querem ganhar por WO, querem ganhar tirando os concorrentes do campo”.

LEIA MAIS

Bolsonaro é candidato com maior número de eleitores convictos que não mudaram de voto

Eleitores de Bolsonaro se mostraram fiéis ao pré-candidato.

Nessa quinta-feira (02), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o estudo “Retratos da Sociedade Brasileira – Eleições 2018”. A pesquisa, que foi realizada no fim de julho e ouviu 2.000 pessoas em todo o país, apontou um dado que chamou a atenção.

O levantamento mostrou que o deputado federal e candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, é que tem o maior índice de eleitores convictos de que não mudarão de voto.

Dentre que vão manifestaram a intenção de voto em Bolsonaro, 34% disseram que a decisão é definitiva e que não mudará de jeito nenhum. Outros 29% afirmaram que a posição é firme, mas poderá mudar ao longo da campanha.

Já para 19% tratava-se de “uma escolha do atual momento”, passível de mudança. E os 18% restantes disseram que era apenas uma preferência inicial. Ninguém deixou de responder ou não sabia.