Deputados federais querem reajuste similar ao do STF

O reajuste salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda deve dar muito pano pra manga. Isso porque os deputados federais pretendem continuar com a polêmica e querem aumento salarial similar ao do STF.

Nesse ano os ministros conseguiram reajuste de 16,38%, saltando seus salários de R$ 33,7 mil para R$ 39,3 mil. Uma das propostas em tramitação há vários anos na Casa, que voltou ao debate por causa da disputa no Congresso, prevê que o presidente da República, o vice, ministros, senadores e deputados tenham vencimentos idênticos aos dos integrantes do Supremo.

Adversário do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) – que concorre à reeleição –, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) defendeu o reajuste para seus pares. “Há colegas que não dependem do salário, mas outros dependem e passam necessidades que a gente não sabe. É preciso dar ao parlamentar uma melhor qualidade de vida. Não é aumento de salário: é reajuste dentro da lei”, disse.

Atualmente, os salários dos ministros do STF são fixados por lei enviada ao Congresso e dependem de sanção do presidente da República – o valor serve como teto para o funcionalismo público. A remuneração bruta do presidente também é menor, de R$ 30.934,70.

Líderes na Câmara avaliam como injusto o fato de parlamentares ganharem menos do que os ministros do STF. A aposta é que, com o acirramento da disputa pela presidência da Casa, o tema ganhe maior relevância na busca de apoio, inclusive dos novos deputados que estão chegando a Brasília.

Com informações do Estado de São Paulo

2º mandato: Paulo Câmara anuncia nomes que formarão novo secretariado

(Foto: Jornal do Commercio)

Faltando poucos dias para o fim de 2018, o governador reeleito Paulo Câmara (PSB) anunciou na noite de sexta-feira (28) os nomes que formarão o novo secretariado da sua segunda gestão, que iniciará no próximo dia 1° de janeiro. Houveram mudanças de titulares em 17 secretarias, além de quatro órgãos da estrutura de apoio ao governo do socialista.

O novo secretariado terá a marca do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Um dos principais auxiliares do prefeito, o secretário municipal de Planejamento e Gestão de Pessoas, Alexandre Rebelo, comandará a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco. A pasta é uma das principais Estado que concentra funções de gestão fiscal e coordena programas como o Pacto Pela Vida. À frente da gestão dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) da prefeitura, o jornalista Eduardo Machado passará a assumir a Secretaria de Imprensa.

LEIA TAMBÉM:

Paulo Câmara envia reforma administrativa à Alepe

Alepe aprova reforma administrativa de Paulo Câmara

O secretário de Governo do Recife, Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, também é um dos nomes que irá compor a nova equipe de Paulo Câmara. Guedes ficará com a pasta que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Ao todo, apenas cinco secretários foram mantidos: Antônio Carlos Figueira, na Assessoria Especial; Antônio de Pádua, na Secretaria de Defesa Social; Frederico Amâncio, na Secretaria de Educação; Pedro Eurico, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; e Sílvia Cordeiro, na Secretaria da Mulher. Em todas as outras pastas, houve substituição de titulares.

LEIA MAIS

Após candidatura a governador, Lóssio não descarta pleito de 2020 em Petrolina: “Eu vou estar no jogo”

Ele não descartou participar da eleição como candidato em 2020 (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ex-prefeito de Petrolina e candidato a governador de Pernambuco em 2018, Julio Lóssio reuniu a imprensa local e apoiadores numa confraternização na noite de quinta-feira (27). Além de comentar como foi o desafio de disputar uma vaga a nível estadual, Lóssio foi questionado sobre seu futuro político e não descartou ser candidato em 2020.

“Foi um ano extraordinário, tive a oportunidade de rodar o estado inteiro e conhecer a força do Sertão Central, nós temos um sistema viário que é deficitário e precisamos melhorar muito. O objetivo maior foi atingido, que era mostrar a Pernambuco que Pernambuco não é só Recife, é Recife e muito mais do que isso”, disse em coletiva de imprensa.

Eleições 2020

Após outubro o futuro de Lóssio ficou em aberto, já que não conseguiu emplacar seu nome e também viu sua esposa, Andréa Lóssio ficar sem o mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Sobre 2020 ele se colocou no jogo, mas não deixou claro como atuará.

“Nós teremos candidatos em Petrolina, eu estarei ajudando ou participando. Ainda não sei bem qual a posição que eu vou assumir, eu vou tá no jogo, se como técnico, se como goleiro, se como volante, se como gandula, se como zagueiro eu ainda não sei isso. Eu vou estar no jogo, eu não se a posição ainda. A gente vai buscar ser escalado em alguma posição”, destacou.

Deputado Tum defende implantação de unidade da Escola Militar em Casa Nova

(Foto: ASCOM)

O Deputado Estadual Tum, atendendo convite do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão, participou na manhã desta quinta-feira (27) da inauguração da nova sede do Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana (CPM), localizada, no Horto Florestal nas dependências do antigo Colégio Polivalente em Juazeiro (BA).

Na ocasião, Tum falou sobre o trabalho para melhorar a segurança no município de Casa Nova (BA). “O prefeito Wilker Torres tem externado sua preocupação com a melhoria da segurança no município de Casa Nova e aproveito minha presença aqui para levar esta preocupação ao Comandante Geral da PM”, disse.

LEIA MAIS

Alepe aprova reforma administrativa de Paulo Câmara

Os deputados estaduais de Pernambuco aprovaram na tarde de ontem (26) o projeto de lei do Poder Executivo que trata da reforma administrativa. A matéria foi enviada pelo governador reeleito Paulo Câmara (PSB) e não encontrou resistência na Assembleia Legislativa.

Nesta quinta-feira (27), o projeto vai para a redação final antes de ser sancionado pelo governador, que precisará publicar a decisão no Diário Oficial antes de anunciar oficialmente os nomes que ocuparão o primeiro escalão de seu governo.

“Foram cortados 46 cargos comissionados e 700 funções gratificadas, que são exclusivas para os servidores. Teremos redução desses cargos, criação de novas secretarias e otimização de outras, fundindo aquelas que têm atividades semelhantes para melhorar a qualidade do trabalho para a sociedade pernambucana”, destacou o líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento.

Além dessa matéria foram analisados pelos deputados outros quatro PLs encaminhados pelo Executivo, um deles tratava do reajuste a cargos efetivos e comissionados, afetando diretamente as contas do Estado.

Com informações do Diário de Pernambuco

Reforma administrativa será analisada nesta quarta (26) na Alepe

Lei foi aprovada na Alepe.

A quarta-feira (26) pós-Natal na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) será marcada pela votação da reforma administrativa encaminhada pelo governador Paulo Câmara (PSB). A matéria foi encaminhada aos deputados na última sexta-feira (21) e deve ter prioridade na sessão.

Os parlamentares também irão analisar duas propostas encaminhadas pelo Poder Judiciário e uma emenda à Constituição, de autoria do deputado Rodrigos Novaes (PSD). Depois dos trabalhos de quarta, a Alepe entrará em recesso na quinta-feira (27) com a leitura da redação final dos projetos.

Em comum acordo, oposição e situação acertaram a votação das matérias para dois dias, na justificativa de agilizar o debate e análise dos textos. Os projetos e os pareceres serão analisados nas comissões de Justiça, Administração e de Finanças e Tributação pela manhã.

Às 14h30, os deputados irão analisar e discutir as propostas em plenário e encaminhar a primeira votação. Às 16h30 haverá a segunda votação. A quinta-feira será destinada à redação final. O projeto da reforma administrativa deverá ser sancionado pelo governador no mesmo dia.

Com informações do Diário de Pernambuco

Prestes a assumir mandato na Alepe, Antônio Coelho fala em “arrancar dinheiro” do Governo

(Foto: Ascom)

Deputado estadual eleito pelo DEM, Antônio Coelho criticou a postura dos atuais representantes de Petrolina na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo Antônio, o mais novo membro do clã Coelho na política, falta interesse dos políticos em ajudar a cidade.

“No momento, Petrolina está faltando certa voz lá na Assembleia. Se a gente for ver a gestão do prefeito Miguel Coelho, os grandes projetos, os únicos recursos chegaram através da representação lá em Brasília. Meu sonho, o meu projeto é poder representar a nossa terra lá em Recife para poder arrancar dinheiro do Governo do Estado também”.

Segundo Antônio que assume seu mandato em fevereiro de 2019, além da falta de apoio ao município os deputados estaduais de Petrolina apoiaram ações que vão de encontro aos interesses da população.

“Eles poderiam ter feito mais, desde que Miguel assumiu nenhum dos deputados da nossa terra mandou um real de emenda para a nossa região. Pelo contrário, nossos deputados daqui fizeram foi votar pelo fim da delegacia contra a corrupção e votaram pelo tarifaço”, afirmou.

Questionado sobre sua atuação em Recife, ele deixou claro que buscará cumprir suas promessas de campanha. “Estou bastante animado, espero que fevereiro chegue logo para poder levantar as nossas bandeiras, a bandeira de trazer dinheiro para a construção de vários projetos, seja a Casa de Parto, seja a implantação de uma Delegacia da Mulher 24 horas”, finalizou.

“Consciência do dever cumprido”, afirma Temer em pronunciamento

(Foto: Reprodução/Internet)

No tradicional pronunciamento de Natal o presidente Michel Temer (MDB) avaliou seu governo e disse sair com a “consciência do dever cumprido”. O discurso de Temer foi reproduzido em cadeia nacional, no rádio e TV e também na internet.

“Tenham certeza: gostaria de ter dado um Brasil ainda melhor a todos vocês. Mas também podem estar certos de que não poupei esforços nem energia e sei que entrego um Brasil muito melhor do que aquele que recebi. Ficam as reformas e os avanços, que já colocaram o nosso país em um novo tempo. Saio com a alma leve e a consciência do dever cumprido”, afirmou Temer.

Temer está a frente do governo desde 12 de maio de 2016, quando assumiu interinamente a presidência. Ao longo de dois anos e meio de mandato buscou emplacar reformas criticadas pela população, na justificativa de cortar gastos. Em 2017 sofreu um forte desgaste político em maio de 2017, quando vieram a público as delações de executivos da JBS e uma gravação, feita por um dos donos do grupo, Joesley Batista, de uma conversa com Temer.

Ele aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que recebeu. “Agradecer à minha família, por ter me ajudado a vencer os desafios que se apresentaram pelo caminho. Agradecer aos meus ministros, a toda a minha equipe, homens e mulheres de valor, que estiveram em todos os momentos ao meu lado e sempre me ajudaram a dar a volta por cima”, disse o presidente.

Com informações do G1

Aero Cruz discursa na Câmara em tom de despedida: “O futuro a Deus pertence”

Líder da situação desde o primeiro semestre de 2018 o vereador Aero Cruz (PSB) fez um discurso na quinta-feira (20) que chamou a atenção dos colegas de Câmara. A sessão foi a última do ano e o edil falou em tom de despedida, deixando em aberto o seu futuro na Casa Plínio Amorim.

“[Quero] Agradecer primeiramente a Deus por estar aqui nessa Casa como vereador, procurando fazer minha parte. Quero agradecer a confiança do prefeito Miguel Coelho, aonde me entregou a liderança da bancada, agradecer a confiança do senador Fernando Bezerra, do deputado Antônio Coelho, do deputado federal Fernando Filho e a cada um dos vereadores dessa Casa, quero dizer que aprendi muito aqui nos debates”, destacou.

Possível saída

A fala de Aero foi entendida pelos colegas como um até breve, deixando subentendido sua saída da Câmara para assumir alguma secretaria na gestão de Miguel Coelho. “Que o senhor faça um belíssimo trabalho e não esqueça que 2020 vem aí, todos no mesmo caminho e desejo boa sorte”, discursou Ronaldo Silva (PSDB).

LEIA MAIS

Bruno Araújo é o favorito de Doria para assumir PSDB nacional

Candidato ao Senado Federal em 2018 pelo PSDB de Pernambuco, o deputado federal Bruno Araújo é o nome preferido de João Doria (PSDB-SP) para assumir a presidência nacional da sigla. Doria assumirá o Governo de São Paulo em 2019 e vê em Bruno uma postura conservadora para o partido.

Os tucanos realizam em maio uma convenção para definir a presidência. Ex-ministro no governo de Michel Temer (MDB), Araújo defende bandeiras como a garantia de posse de arma nas áreas rurais, sugere a adoção de cotas sociais em substituição às cotas raciais e quer “racionalidade na pauta ambiental”.

“O PSDB não pode ter o receio de fazer inflexões a pautas mais conservadoras, como, por exemplo, a redução da maioridade penal, que tem apoio da maioria da sociedade e que recebeu votos na Câmara da imensa maioria do partido”, disse o deputado.

Doria e Araújo também advogam que o partido vote favoravelmente projetos que Bolsonaro apresente no Congresso e não se opõem aos convites feitos a tucanos para integrar o governo. Eles entram em choque com dois nomes históricos do partido: Fernando Henrique Cardoso e José Serra.

FHC e Serra são contra a essa mudança de discurso e também contra o embarque na administração federal. Em entrevista à revista Veja, FHC declarou que, “se o PSDB virar uma sublegenda do governo, qualquer governo, estou fora”.

Com informações do Estado de São Paulo

Equipe econômica de Paulo Guedes terá nove nomes do governo Temer

(Foto: Arquivo/ Agência Brasil)

O superministério que cuidará da política econômica do Brasil nascerá com diversos nomes do governo atual. Secretários, assessores e até ministros da gestão Michel Temer serão aproveitados na equipe do futuro ministro Paulo Guedes. A maioria em cargos adjuntos, os quadros atuais serão mantidos no futuro governo por causa do conhecimento da máquina pública, segundo informações da equipe de transição.

Até agora, oito nomes da equipe econômica atual serão aproveitados no Ministério da Economia e um na diretoria do Banco Central (BC). O levantamento não leva em conta a situação de Ilan Goldfajn, que continuará à frente do BC até a aprovação, pelo Senado, do nome de Roberto Campos Neto, prevista para ocorrer em março.

Braço direito de Guedes no Ministério da Economia, o secretário executivo Marcelo Guaranys atualmente trabalha no Palácio do Planalto, como subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República. Ele tem experiência em outros governos. De 2011 a 2016, foi diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De 2007 a 2010, ocupou a Diretoria de Regulação Econômica da Anac e foi assessor especial para Infraestrutura na Casa Civil por seis meses, em 2011.

Entre os secretários especiais da pasta, o futuro secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, estava cedido pelo Senado desde 2016, para um cargo de assessor especial no Ministério da Fazenda. Ele também preside o Conselho Fiscal da BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens, subsidiária do Banco do Brasil.

Responsável por diversos órgãos hoje vinculados à Fazenda e ao Ministério do Planejamento, essa secretaria terá dois nomes da atual equipe econômica reaproveitados no novo governo. O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, será o secretário-geral adjunto da Fazenda. O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, foi mantido no cargo.

Receita

Outra secretaria especial que contará com um nome que atuou no governo atual será a da Receita, que vai ser ocupada por Marcos Cintra. Até o fim de novembro, ele era presidente da Financiadora de Estudos e Projetos

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota reafirma papel de oposição do PSB ao novo governo de Bolsonaro

(Foto: Ascom)

Eleito para mais um mandato na Câmara dos Deputados Gonzaga Patriota (PSB) realizou uma confraternização na sexta-feira (21) com a imprensa da região, amigos e apoiadores em um restaurante de Petrolina e destacou que o PSB fará oposição ao novo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Vamos fazer oposição, claro! Mas tudo o que for bom para o cidadão e para o país vamos votar favorável, não podemos prejudicar a sociedade por causa de brigas políticas. Além disso, nós temos que ajudar o novo presidente Jair Bolsonaro no que for possível, pois quem sai ganhando não é ele, é o país, são os brasileiros”, disse.

Cercado por amigos o deputado federal agradeceu o apoio que recebeu na campanha de outubro. “Essa confraternização é uma maneira que nós encontramos para retribuir o trabalho que vocês têm feito ao longo desse ano. Sempre destaco que a imprensa tem um papel fundamental, pois é ela que informa diariamente o cidadão e leva as nossas ações, projetos e opiniões para o eleitor”, afirmou Gonzaga.

Paulo Câmara envia reforma administrativa à Alepe

Prestes a assumir o novo mandato como governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) enviou na sexta-feira (21) a reforma administrativa do Governo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O projeto de lei reestrutura a administração do Poder Executivo em 2019, criando algumas pastas e extinguindo outras.

“O objetivo da reforma é promover ajustes na máquina administrativa, de modo que se permita dar continuidade às ações exitosas e fortalecer políticas e programas estratégicos do Governo do Estado”, justificou Câmara.

Entre as pastas a serem criadas está a secretaria de Políticas de Prevenção às Drogas e secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, que terá como desafio, além de assumir as competências da Secretaria de Transportes, formular e executar as políticas estaduais de recursos hídricos e de saneamento.

Já a pasta da Educação incorporá Esportes; Agricultura e Reforma Agrária passará a se chamar secretaria de Desenvolvimento Agrário. “A nova Secretaria de Desenvolvimento Agrário dará uma atenção ainda maior à agricultura familiar, que desejo que seja um dos nossos pontos fortes nessa gestão à frente dos destinos de Pernambuco”, afirmou o governador.

A reforma, afirma o Governo de Pernambuco, vai reduzir o impacto financeiro no estado. “Renovo, assim, o compromisso do nosso Governo em assegurar serviços públicos de qualidade, com responsabilidade fiscal e equilíbrio das contas públicas, priorizando o atendimento dos anseios e necessidades dos que mais precisam”, finalizou.

Com informações do Diário de Pernambuco

Manoel da Acosap é condenado a pagar 10 salários mínimos para Cristina Costa após confusão

Manoel da Acosap fala à imprensa sobre sentença. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Foi divulgada no início desta semana no Diário de Justiça do Estado de Pernambuco, a sentença em desfavor do vereador Manoel da Acosap (PTB), pelo crime de lesão corporal contra a vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT), Cristina Costa.

Após confusão, durante entrevista no programa “Super Manhã” na Rádio Jornal, com Waldiney Passos, no dia 06 de janeiro de 2017, a Vereadora Cristina Costa entrou com um processo na Justiça acusando o parlamentar de lesão corporal. O episódio polêmico de troca de agressões, aconteceu após uma discussão sobre os atrasos nos salários dos servidores de Petrolina (PE).

LEIA TAMBÉM:

Após discussão, vereadores Cristina Costa e Manoel da Acosap trocam agressões

Ouça áudio da discussão entre Cristina Costa e Manoel da Acosap durante entrevista na Rádio Jornal

Vereadora Cristina Costa registra Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia contra Manoel da Acosap

A sentença foi dada pelo Juiz de Direito Paulo de Tarso Duarte Menezes da 2ª Vara do Juizado Especial Criminal da Comarca de Petrolina. Na decisão o Juiz considerou que o fato, mesmo violento, é de menor potencial ofensivo, e ainda ressaltou que o réu não é reincidente. Nestas circunstância, o Juiz resolveu substituir a pena de três meses de detenção, por uma multa no valor de 10 salários mínimos.

LEIA MAIS

Bebeto e Tum garantem R$ 9 milhões em emendas para a saúde de cidades do norte da Bahia

Através das emendas parlamentares, Casa nova será contemplada com R$ 4 milhões. (Foto: Divulgação/ASCOM)

Cinco cidades do norte da Bahia contarão com recurso extra, de aproximadamente R$9 milhões, para a área da saúde em 2019. Os repasses, que são oriundos da cota de emendas parlamentares do deputado federal Bebeto Galvão (PSB), foram assegurados para as cidades de Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Curaçá e Sento Sé por meio de uma articulação do deputado estadual Tum (PSC).

Foram destinados R$ 1,1 milhão para Sobradinho (BA), R$ 1 milhão para Pilão Arcado (BA), R$ 2 milhões para Curaçá (BA), R$ 991 mil para Sento Sé (BA) e R$ 4 milhões em emendas para financiar o atendimento de saúde em Casa Nova (BA).

O montante assegurado para as cidades demonstra a sensibilidade do deputado federal Bebeto, que sempre olhou com carinho para o povo do sertão, e o bom trânsito que o deputado estadual eleito, Tum, possui, não só na capital baiana, como também em Brasília. “Esse período de fim de ano é quando as emendas são decididas e sabemos da importância desses recursos extras para os municípios. Por isso, articulei com nosso companheiro Bebeto a destinação dessas verbas”, finalizou Tum.