Segundo Fernando Bezerra Coelho, reforma da Previdência pode gerar 8 milhões de empregos

Para Fernando, nova previdência é mais justa.

Durante discurso no plenário do Senado Federal, nessa quarta-feira (20), o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), garantiu que a Reforma da Previdência tem potencial para gerar 8 milhões de empregos e aumentar para R$ 5,8 mil o PIB per capita até 2023.

De acordo com o Senador, os dados foram extraídos de um estudo feito pela equipe econômica do governo, que aponta ainda um gasto 9,5 vezes maior em previdência e assistência social do que em educação, por exemplo.

Para Fernando, a proposta acaba com privilégios e promove um sistema mais justo e igualitário. “Com a Nova Previdência, não importará mais se o trabalhador é rico ou pobre. Todos poderão se aposentar com as mesmas regras de idade e tempo de contribuição, garantindo-se regras de transição”, explicou.

Aprovado projeto que garante às gestantes o direito de remarcar testes de aptidão física dos concursos públicos

(Foto: Ascom)

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (20) o Projeto de Lei 83/2018, que garante às gestantes inscritas em concursos públicos o direito de fazer as provas de aptidão física em data diferente da estabelecida em edital. A proposta, de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi aprovada em caráter terminativo e segue para análise da Câmara.

O projeto estabelece que a remarcação do teste físico será concedida independentemente do período da gravidez; da condição física e clínica da candidata gestante; ou do grau de esforço do exame físico e do local de sua realização.
Para o senador, as candidatas gestantes não podem ser prejudicadas na disputa por um cargo público.

“Quando existem provas de aptidão física nos concursos públicos, as gestantes acabam perdendo a oportunidade de acessar o serviço público por não ter como atender os requisitos das provas físicas. Com essa iniciativa, aprovada por unanimidade na CCJ do Senado, estamos dando um grande passo para ter reconhecido mais um direito da mulher”, afirmou Fernando Bezerra Coelho.

PLS 88/2015

FBC lembra que o Senado aprovou outro projeto de sua autoria em defesa dos direitos das mulheres. O PLS 88/2015 combate a discriminação salarial no mercado de trabalho ao endurecer a punição das empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres que desempenham a mesma função. A proposta foi aprovada pelo plenário do Senado na semana passada e será analisada pela Câmara dos Deputados.

O texto prevê pagamento de multa pela empresa que descumprir o dispositivo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que proíbe considerar o gênero como variável determinante para remuneração, formação profissional e oportunidades de ascensão profissional.

Segundo o senador Fernando Bezerra Coelho, nas pequenas empresas, a diferença salarial entre homens e mulheres é de 20%. Nas médias e grandes empresas, essa diferença pode chegar a 40%. “Não podemos aceitar que as mulheres tenham salários menores quando fazem o mesmo tipo de trabalho. A CLT já prevê pagamento de multa, mas essa triste realidade continua existindo”, disse.

Se for constatada a ilegalidade por meio de ação judicial, a empresa terá que pagar multa que corresponde ao dobro da diferença salarial verificada mês a mês. “Se o homem ganha R$ 100,00 e a mulher ganha R$ 80,00, a multa será de R$ 40,00 e será aplicada em favor da funcionária prejudicada. Isso endurece a legislação para proteger o direito da mulher brasileira”, explicou.

Flagrado em foto ao lado de Odacy Amorim, Gaturiano garante: “Estou muito bem no grupo do prefeito”

Vereador recebeu apoio de colegas, que criticam boatos (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ausente nas últimas sessões por motivos familiares, o vereador Gaturiano Cigano precisou ir a Tribuna Livre de ontem (19) para fazer um esclarecimento. Uma foto do edil onde ele aparece ao lado do ex-deputado estadual Odacy Amorim (PT) circulou em vários grupos de WhatsApp da região e para evitar boatos, ele se pronunciou oficialmente.

Segundo Gaturiano, ele não mudou de lado e segue firme no grupo Coelho. “Algumas pessoas perguntaram se eu pulei [de lado]? Não, nem no carnaval eu pulei, imagina nesse momento. Realmente me encontrei com o ex-deputado Odacy Amorim, lá também estava sua esposa e tratamos sobre vários assuntos, como o [Hospital] Dom Tomás. Estou muito bem no grupo do prefeito Miguel Coelho”, justificou o edil.

Vereadores apoiam colega

Enquanto discursava, Gaturiano foi aparteado por Aero Cruz (PSB). O líder do Governo na Câmara lembrou uma polêmica criada em situação semelhante, mas com Gabriel Menezes (PSL), opositor do grupo Coelho. “Uma certa vez o vereador Gabriel Menezes estava num evento e Miguel foi falar com ele e aproveitaram para tirar uma foto. A gente não apoia esse tipo de ação. Suas atitudes mostram isso [que é fiel ao governo], não precisa se preocupar com isso. A gente que sabe que tem a parte boa da imprensa e a parte ruim”, destacou Aero.

Ronaldo Silva (PSDB) viu a atitude do colega como “gesto de humildade”. “Vossa Excelência está tendo coragem de ir pra Tribuna e dizer, diferente de outros que ficam na calada da noite negociando com pré-candidatos a prefeito”, disparou.

Preocupados com a possibilidade de poluição do rio São Francisco, vereadores vão até Brumadinho e alertam para os impactos ambientais

Seguindo o exemplo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), que criou uma Frente em Defesa do São Francisco para discutir os riscos de contaminação das águas do Velho Chico, a Câmara Municipal de Petrolina criou uma comissão formada pelos vereadores Ronaldo Souza (PTB) e Cristina Costa (PT) para ir até Minas Gerais averiguar “in loco” a dimensão da tragédia e o impacto ambiental causado pela enxurrada de lama após o rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte.

Além das mortes contabilizadas, que subiu para 206 com a identificação de mais 3 corpos no último domingo (17), ainda há 102 desaparecidos. Ao todo, 395 pessoas foram localizadas pelas equipes de resgate.

LEIA TAMBÉM:

Ronaldo Silva rebate críticas sobre ida de vereadores a Brumadinho: “Nossos companheiros foram trabalhar”

A lama alcançou o Rio Paraopeba e chegou ao reservatório da Usina do Retiro Baixo. Segundo a ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF-Brasil), o impacto ambiental “será sentido por anos”.

De acordo com especialistas, deve alcançar a Represa de Três Marias e contaminar as águas do Rio São Francisco, risco admitido até mesmo pelo Ministério do Meio Ambiente, o que ocasionaria enormes prejuízos.

LEIA MAIS

Ronaldo Silva rebate críticas sobre ida de vereadores a Brumadinho: “Nossos companheiros foram trabalhar”

Cancão e Costa ficarão na cidade mineira até sexta-feira (Foto: Ascom/Cristina Costa)

Ronaldo Souza (PTB) e Cristina Costa (PT) estão em Brumadinho (MG). Os vereadores de Petrolina compõem a Comissão Especial criada há poucos dias, após sugestão de Gabriel Menezes (PSL), cujo objetivo e acompanhar de perto a situação da barragem e a chegada dos rejeitos ao rio São Francisco.

LEIA TAMBÉM:

Vereadores de Petrolina vão a Brumadinho em busca de informações sobre poluição do Rio São Francisco

Gabriel Menezes pede criação de Comissão Especial da Câmara para visitar Brumadinho

Presidente do CBHSF faz alerta sobre rejeitos de Brumadinho no rio São Francisco: “Sem dúvida alguma haverá um impacto”

Contudo, a visita dos edis chegou a repercutir de forma negativa em uma pequena parcela da sociedade, mas os colegas de Casa Plínio Amorim saíram em defesa. Para o vereador Ronaldo Silva (PSDB), a visita dos vereadores não é viagem de férias.

LEIA MAIS

Para Gilmar Santos, Justiça Eleitoral é responsável por apurar suposta campanha antecipada de Odacy Amorim

Vereador afirmou ainda que Odacy precisa prestar esclarecimentos ao partido (Foto: Blog Waldiney Passos)

A polêmica envolvendo Odacy Amorim (PT), atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) ainda repercute na Câmara de Vereadores de Petrolina. Para quem não lembra, na quinta-feira (14) os vereadores José Batista da Gama (PSB) e Ronaldo Silva (PSDB) fizeram críticas ao ex-deputado estadual e denunciaram uma suposta campanha antecipada por parte de Odacy.

LEIA TAMBÉM:

Vereadores de Petrolina acusam Odacy Amorim de usar cargo para fazer campanha antecipada, presidente do IPA rebate críticas

Na sessão de ontem (19) Gilmar Santos (PT), companheiro de partido e líder do PT na Casa Plínio Amorim comentou o assunto e foi enfático: cabe à Justiça Eleitoral investigar possíveis crimes praticados por quaisquer políticos da cidade.

Confira no vídeo a seguir o comentário de Gilmar sobre o tema:

LEIA MAIS

Cumprindo agenda em Salvador prefeito Paulo Bomfim garante investimentos para Juazeiro

(Foto: Ascom)

Com a missão de buscar os apoios e investimentos necessários para a realização de mais obras e melhorias dos serviços prestados à população de Juazeiro (BA), o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) esteve em Salvador (BA), na segunda-feira (18), e garantiu recursos e novos parceiros para Juazeiro (BA).

A primeira reunião aconteceu na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano/Sedur, pasta comandada pelo deputado federal licenciado Sérgio Brito (PSD).  Na pauta de reivindicações, a liberação dos recursos da segunda etapa das obras de recuperação da Avenida Adolfo Viana e da Avenida Miguel Silva Souza, esta última que liga a Penha e o Country Clube à Pedra do Lorde.

De acordo com o prefeito Paulo Bomfim, o secretário Sérgio Brito foi sensível aos pleitos, se colocando à disposição como mais um importante parceiro do desenvolvimento do município. “Agradeço ao gestor da Sedur, deputado Sérgio Brito, por nos receber de forma calorosa e ser bastante  solícito, atendendo aos nossos pedidos. Além dos recursos necessários à continuidade das obras das avenidas que estão sendo recuperadas, o secretário também sinalizou com novos  investimentos para que possamos ampliar o número de obras no município”, ressaltou Paulo Bomfim.

LEIA MAIS

Após ameaças de ataque em escolas da região, Gilmar Santos chama atenção para saúde mental dos jovens

Para vereador é importante ampliar debate sobre saúde mental entre jovens (Foto: Blog Waldiney Passos)

Desde o ataque sofrido pela Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP) na semana passada especialistas chamam atenção para a necessidade de se discutir a saúde mental entre jovens. O tema ganhou mais um adepto na Casa Plínio Amorim na sessão de hoje (19), quando Gilmar Santos (PT) tocou no assunto.

LEIA TAMBÉM:

Polícia Civil instaura TCO contra suspeito de planejar ataque em colégio de Juazeiro

Petrolina: rondas da Polícia Militar são intensificadas no entorno da Escola Humberto Soares; Polícia Civil investiga suposto ataque

Polícia Militar mantém policiais fardados e à paisana no Colégio Modelo, Civil já identificou responsáveis por ameaças

O edil, que também é professor, citou as ameaças que circularam no WhatsApp durante o final de semana simulando ataques ao Colégio Modelo, em Juazeiro (BA) e na Escola Estadual Humberto Soares, no bairro Cohab Massangano, em Petrolina.

LEIA MAIS

Projetos esportivos serão votados na Câmara de Vereadores na sessão de hoje

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão dessa terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Petrolina tem seis projetos de Lei em votação, todos do Poder Legislativo. Entre as matérias que serão analisadas pelos edis estão duas matérias que podem impulsionar o esporte na região.

Propostos pelo vereador Cícero Freire (PR), o PL nº 002/2019 institui no calendário oficial a Meia Maratona de Petrolina e o PL nº 003/2019 cria a Competição Esportiva Municipal Triatlo. As matérias serão analisadas após a leitura e justificativa das 19 Indicações e dois Requerimentos.

A sessão foi aberta há poucos minutos e na Ordem do Dia ainda consta o uso da Tribuna Livre pelos líderes de partido e das bancadas.

Se governo seguir como está, acaba em seis meses, diz Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho é considerado o guro do governo Bolsonaro.

Em Washington, durante um evento em sua homenagem, Olavo de Carvalho afirmou que se o governo de Jair Bolsonaro continuar como está pode não chegar até o final de 2019.

“O presidente está de mãos amarradas. Não sou capaz de prever [até onde vai] mas, se tudo continuar como está, já está mal. Não precisa mudar nada para ficar mal, é só continuar isso mais seis meses e acabou”, afirmou.

Além disso, Olavo afirmou que não sabe quais são as ideias políticas do Presidente da República, mas que o apoia por ele ser “um homem honesto e não ser ladrão”.

LEIA MAIS

Lava Jato: manifestantes fazem ato contra decisão do STF

Foto:: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Uma faixa chamando o Supremo Tribunal Federal (STF) de “vergonha” é um dos exemplos dos protestos que aconteceram pelo país na manhã deste domingo (17). Os protestos são contra a decisão do tribunal, na semana passada, que ordenou que todas as investigações da Lava Jato e outras operações que mencionassem dinheiro para campanhas eleitorais fossem enviadas a tribunais eleitorais em vez da justiça comum.

Hoje, a Lava Jato completa cinco anos de deflagração. A operação denunciou 426 pessoas em cinco anos. Fechou 183 colaborações premiadas com investigados. Mas viu algumas delas darem problemas e falta de condenações.

O Movimento Brasil Livre anunciou que haveria protestos hoje em mais de 40 cidades. Em Brasília, uma faixa diz: “STF, quem mandou matar a Lava Jato?”.

LEIA MAIS

Prefeitura anuncia mudanças no secretariado de Lagoa Grande

O secretariado de Vilmar Capellaro sofreu algumas modificações nessa semana. Valman Rivas Peixoto de Carvalho que exercia a função de secretário de Governo atuará como Chefe de Gabinete do prefeito, função exercida anteriormente por ele de forma interina.

Para o posto deixado, o prefeito anunciou a ida de Italo Ferreira dos Santos, seu vice o qual atuará também de forma interina. Além dessas duas mudanças a Prefeitura anunciou também a chegada do novo Procurador do Município, o advogado Roberto Estevo.

As mudanças foram anunciadas na quinta-feira (14), no site oficial da Prefeitura. Nossa produção buscou as nomeações no Diário Oficial do Município, mas não obteve sucesso.

Em áudio deputado federal afirma estar negociando cargos por apoio à reforma da Previdência

Lemos afirmou que áudio é grampo ilegal (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O jornal O Globo divulgou nesse sábado (16) um áudio do deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) no qual ele afirma que parlamentares, se incluindo, estão exigindo e negociando cargos em troca de votos favoráveis a reforma da Previdência, apresentada por Jair Bolsonaro (PSL).

De acordo com o jornal, o áudio é resultado de uma ligação gravada em fevereiro entre Lemos e o secretário-geral do PSL da Paraíba e também assessor do ministro do Turismo, Fabio Nóbrega. Lemos afirma ter conseguido, junto à Casa Civil, a prerrogativa de indicar nomes para cargos na direção da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) da Paraíba e na sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Na gravação, o deputado ainda diz que outros parlamentares da base governista também estão buscando acordos parecidos. Procurado pelo O Globo Lemos afirmou que acionará a Polícia Federal pois considera a gravação um grampo ilegal.

“O áudio é crime. É uma violação gravíssima, uma agressão, um fato grave. Isso aí vai rolar Polícia Federal. É extremamente absurdo isso. Não tem nada que desabone, única coisa que vejo criminosa é a gravação ilegal. Sou um deputado federal, imagine se os deputados agora têm seu sigilo telefônico quebrado”,  disse. Com informações do JC Online.

Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Orocó acontece hoje

(Foto: Reprodução/Orocó News)

Logo mais às 10h desse sábado (16) os vereadores de Orocó (PE) se reúnem na Câmara para eleger a nova Mesa Diretora. O pleito anterior havia sido anulado pela Justiça no mês passado e foi estipulado o prazo de 30 dias para a nova eleição.

LEIA TAMBÉM:

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Orocó é anulada pela Justiça

Há apenas uma chapa inscrita, formada por João de Demar, Ighor Crateú e Marcus Vasconcelos para os cargos de presidente, vice-presidente e secretário, respectivamente. O grupo é da base do Governo Municipal, que já tem seis apoio dos nove vereadores no Poder Legislativo.

A Justiça havia determinado a anulação da eleição anterior por considerar que o pleito não foi conduzido da forma correta. À época foram eleitos Valkíria de Didi (presidente), Luiz do Projeto (vice) e Igor de Tatá (secretário. Com informações do Blog Didi Galvão.

Vereadores de Petrolina acusam Odacy Amorim de usar cargo para fazer campanha antecipada, presidente do IPA rebate críticas

Odacy (dir.) estaria fazendo campanha visando eleições de 2020, segundo vereadores (Foto: Internet)

José Batista da Gama (PSB) e Ronaldo Silva (PSDB) acusaram o diretor-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim (PT) de utilizar seu cargo no Governo do Estado para fazer promoção pessoal. Segundo os edis, Odacy faz campanha antecipada.

Ronaldo Silva lembrou um atrito que teve recentemente com o presidente do IPA, dando mais caldo a discussão. “Quero dizer ao ex-deputado Odacy Amorim, presidente do IPA que da última vez que falei dele, ele foi no programa de rádio e disse que eu fui mandado pelo senador Fernando Bezerra Coelho. Eu não sou vereador lagartixa, não sou pau mandado. Se não quer ser criticado, não faça o errado”, pontuou.

Justiça eleitoral

Ele foi além e mencionou uma matéria publicada na região do Araripe, na qual Lucas Ramos (PSB) faria uma denúncia na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), denunciando a postura de Odacy. Segundo Ronaldo,  o presidente do IPA trabalha para fortalecer seu nome e o de sua esposa, a deputada estadual Dulcicleide Amorim (PT). “A Justiça Eleitoral abra os olhos, nós vamos estar fiscalizando, nós temos aqui que fiscalizar o presidente do IPA que se diz pré-candidato a prefeito“, destacou.

LEIA MAIS