Após folga de carnaval, Câmara de Petrolina tem sessão ordinária nessa sexta-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Acabou a folia do carnaval e diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores, quando os vereadores de Petrolina emendaram a folga momesca até a semana seguinte, nessa sexta-feira (8) haverá sessão ordinária normalmente.

A realização da sessão foi discutida no plenário, na sessão do dia 28 de fevereiro. Na pauta de hoje constam dois projetos de lei do Poder Legislativo, para correção de denominação de ruas no bairro Vila Mocó.

Há ainda 22 Indicações e oito Requerimentos, a maior parte deles solicitando a realização de audiências públicas sobre a reforma da Previdência, cobrança de taxa da Compesa e a respeito da saúde em Petrolina.

Reforma da Previdência gera embate entre Osinaldo Souza e Cristina Costa

Edis abordaram reforma na sessão de quinta-feira (28), a última de fevereiro (Foto: Blog Waldiney Passos)

A polarização política vista na campanha de 2018 não acabou e a Câmara de Vereadores de Petrolina foi palco de um leve embate entre o vereador Osinaldo Souza (PTB), claro opositor o Partido dos Trabalhadores (PT) e Cristina Costa (PT) na sessão de quinta-feira (28) passada.

Cristina subiu à Tribuna Livre primeiro e abordou vários temas em sua fala, um deles foi a Previdência. Osinaldo, que é servidor o INSS rebateu os comentários e afirmou que a reforma proposta pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) é crucial para as contas públicas.

“Todos os governos fizeram alguma reforma, inclusive o PT que prejudicou aqueles que mais precisam [de ajuda]. Mas nós temos que observar com que idade os trabalhadores do primeiro mundo estão se aposentando, por que nós vamos pegar todo dinheiro desse país e investir na Previdência?”, questionou o edil.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota tem quadro estável e segue em recuperação

Internado há 15 dias, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) tem quadro de saúde considerado estável apesar de, na sexta-feira (1º) ter retornado à UTI semi-intensiva do Hospital Albert Einstein (SP). O parlamentar tem um hematoma na região abdominal, causada por uma trombose no intestino e complicações no pulmão e fígado, agravados pela chikungunya.

Segundo a assessoria de Comunicação do parlamentar, Gonzaga recebe todo o acompanhamento necessário da equipe médica. Por meio de nota, o deputado agradeceu pelas orações e apoio que tem recebido enquanto está internado.

“Agradeço, primeiramente a Deus, por sempre me proteger e estar ao meu lado; bem como aos meus familiares, principalmente aos meus filhos e minha esposa. Também sou imensamente grato aos profissionais que se dedicam com zelo e afinco pelo meu restabelecimento e pelas inúmeras manifestações de carinho dos amigos e eleitores. Obrigado pelas orações de todos vocês”, escreveu.

Avalição de Bolsonaro junto a investidores apresenta queda

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Uma sondagem realizada pela XP Investimentos, com 122 representantes de investidores institucionais – grupo formado por gestores de recursos, economistas e consultores – apontou que a aprovação do governo de Jair Bolsonaro (PSL) teve queda em fevereiro.

60% dos entrevistados avaliou o governo como bom/ótimo. A nível de comparação, em janeiro, o percentual era de 86%. Outros 27% disseram que o governo é regular. Em janeiro o percentual era de 13%. Os que acreditam que o governo é ruim/péssimo somam 3% dos respondentes em fevereiro, no mês passado, o indicador era de 1%.

Mesmo com a queda na avaliação positiva, os investidores se mantém otimistas em relação ao novo presidente. 86% disseram ter boa expectativa para o restante do mandato. Isso inclui a aprovação da reforma da Previdência, na qual 80% acreditam que a matéria irá passar no Congresso Nacional. Com informações de Exame.

Maria Elena reforça campanha contra o assédio no carnaval 2019

Vereadora destaca campanha nacional sobre assédio (Foto: Blog Waldiney Passos)

O carnaval de Petrolina começa nesse sábado (2) e segue até a terça-feira (5), com diversas atrações no Centro da cidade. E a vereadora Maria Elena de Alencar (PRTB) fez um alerta aos foliões que se excedem: “Não é não”. A campanha nacional busca conscientizar os homens sobre o assédio sofrido pelas mulheres, especialmente durante a folia.

“A campanha do não é não [veio] graças a uma lei federal. É uma lei importantíssima, [sobre] o crime de importunação sexual: qualquer ato ato libidinoso, qualquer tocada, qualquer investida sem a permissão da mulher será tido como crime e será punido”, destacou a edil.

Nesse ano a campanha contra o assédio distribuirá a nível nacional, adesivos a mulheres que vão para a folia. Resultado do financiamento coletivo, as cartelas são gratuitas. Para conhecer mais sobre a inciativa, basta acessar a página do grupo organizador.

Sessão extraordinária discute cassação de mandato do prefeito de Abaré

Tolentino pode ser novamente cassado (Foto: Reprodução/Internet)

A política de Abaré, município baiano localizado a 164 km de Juazeiro ganha nesse sábado (2) mais um capítulo. A Câmara de Vereadores realiza às 10h uma sessão extraordinária para discutir a cassação do prefeito Fernando Tolentino (PT).

LEIA TAMBÉM:

Após Câmara de Vereadores cassar mandato de Fernando Tolentino, vice-prefeito assume Prefeitura de Abaré

Durante a sessão a Câmara votará o parecer definitivo do processo Político Administrativo nº 001/2018, cuja relatoria é do edil Chico Jericó (PSB). Dessa forma, os vereadores poderão aceitar ou rejeitar o pedido de cassação do prefeito.

Tolentino foi cassado no dia 8 de janeiro, sob acusação de usar recursos públicos de forma indevida. Na tarde daquele dia seu vice, Kaká de Eulina tomou posse, mas no dia 9 a Justiça da Bahia garantiu que o prefeito voltasse ao poder.

Fernando Bezerra Coelho pede fim da sobretaxa nas exportações de uva e manga

(Foto: Ascom)

Na última quarta-feira (27) o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu o fim da sobretaxa de 12% cobrada nas exportações brasileiras de uva e manga para a União Europeia. Durante audiência pública com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o senador citou o grande impacto da sobretaxa na produção dessas frutas na região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A região é responsável por mais de 90% da produção de uva e manga exportada pelo Brasil.

“Esse agronegócio tem um volume de mais de US$ 300 milhões por ano e é responsável por mais de 100 mil empregos, especialmente em Petrolina e Juazeiro, na Bahia. Por isso, precisamos acabar com a sobretaxa de uva e manga para União Europeia. A gente paga 12% a mais. Chile e Peru não pagam. Isso está tirando o mercado e o emprego aqui no Brasil. Precisamos agilizar o acordo Mercosul – União Europeia em defesa do interesse nacional”, ressaltou o senador.

LEIA MAIS

Verba pública banca “feriadão” de senadores e deputados no exterior

(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O feriadão de carnaval é aguardado por muitos brasileiros que se programam anualmente para viajar. E pelo menos 10 deputados e senadores vão emendar a folga com viagens ao exterior, porém, com dinheiro público. O destino preferido foi Barcelona, na Espanha.

A cidade recebeu até ontem (28) um congresso sobre tecnologia que contou com a participação de nove parlamentares brasileiros. Entre os turistas na Espanha estão o senador Espiridião Amin (PP-SC) e sua esposa, a deputada federal Ângela Amin (PP-SC).

Custos

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, Senado e Câmara pagaram todos os gastos da viagem do casal. Os valores do ingresso para participar do evento variavam de 799 euros a 4.999 euros. Uma passagem de Brasília a Barcelona não sai por menos de R$ 2,5 mil.

LEIA MAIS

Bancada de situação cobra Governo de Pernambuco sobre repasses ao Hospital Dom Tomás

Para vereadores da situação, Governo do Estado é o responsável por falta de medicamentos no HDT (Foto: Blog Waldiney Passos)

A realidade do Hospital Dom Tomás (HDT), referência no tratamento de pacientes com câncer em Petrolina e Bahia é delicada. Há exatamente um mês o Blog Waldiney Passos mostrou com exclusividade a falta de medicamentos a pacientes de quimioterapia e nada mudou até o momento.

Sem medicamentos os doentes estão com seu tratamento prejudicado e na visão dos vereadores da bancada governista de Petrolina, a culpa é do Governo do Estado. “O Hospital Dom Tomás é de referência, atende não só Petrolina, mas toda região. Da Bahia ao Piauí e chegou a hora dessa Casa chamar atenção dos deputados que estão pertinho do governador Paulo Câmara, pra que eles cobrem uma emenda do senador Fernando Bezerra Coelho que está lá no Estado. [A verba] não é do Estado, é do Governo Federal”, disse Zenildo Nunes (PSB).

LEIA TAMBÉM:

Segundo APAMI, Governo do Estado não fez repasse de recursos liberados em 2016

Secretaria Estadual de Saúde se pronuncia sobre falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás

Pacientes denunciam falta de medicamentos no Hospital Dom Tomás

Presidente em exercício na sessão de quinta-feira (28), Ronaldo Souza (PTB) afirmou que a Comissão de Saúde da Câmara constatou o “colapso” da unidade e em seguida, Manoel da Acosap (PTB) apresentou um breve relatório da análise feita pelos colegas.

LEIA MAIS

Gilberto Melo afirma que PR “está mais forte” com formação de diretório municipal

Vereador elogiou novo presidente do partido (Foto: Blog Waldiney Passos)

O começo de ano do vereador Gilberto Melo (PR) tem sido intenso: o edil deixou a Mesa Diretora para assumir a liderança do partido na Câmara de Vereadores e agora ocupará o cargo de vice-presidente municipal da sigla, que será comandada pelo secretário de Governo e Agricultura de Petrolina, Simão Durando.

LEIA TAMBÉM:

Mesmo com discurso de união do novo presidente do PR municipal, Cícero Freire não descarta deixar partido

Secretário de Governo, Simão Durando assume comando do PR em Petrolina

Durante a sessão de quinta-feira (28) o edil concedeu entrevista ao lado de Simão. E para Gilberto, a escolha do novo líder partidário é uma boa notícia ao PR. “Quero parabenizar nosso amigo Simão, um cara de alta competência e decente. Tem feito política há vários anos, está em boas mãos o PR em Petrolina. O PR tem o diretório hoje, está mais forte e o PR nunca esteve em boas mãos como está dessa vez”, destacou.

LEIA MAIS

Bolsonaro recebe Juan Guaidó no Palácio do Planalto e diz que vai atuar para restabelecer democracia na Venezuela

(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Juan Guaidó chegou ao Palácio do Planalto, onde se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), por volta das 13h50, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e passou pelo tapete vermelho estendido em uma das portarias laterais do edifício principal. Os Dragões da Independência fizeram as honras na entrada.

Depois da reunião no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro manifestou publicamente seu apoio ao presidente autodeclarado interino da Venezuela, Juan Guaidó. Em declaração à imprensa, na tarde de hoje (28), Bolsonaro afirmou que o Brasil vai atuar, dentro da legalidade, para restabelecer a democracia no país vizinho.

“Nós não pouparemos esforços dentro da legalidade, da nossa Constituição e das nossas tradições para que a democracia seja restabelecida na Venezuela. E isso só será possível com eleições limpas e confiáveis. Nos interessa uma Venezuela livre, próspera e economicamente pujante”, disse o presidente.

Bolsonaro criticou governos anteriores do Brasil por terem dado apoio ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro. “Faço uma meia culpa aqui, porque dois ex-presidentes do Brasil fizeram parte do que está acontecendo na Venezuela hoje. Essa esquerda gosta de tanto de pobre que acabou multiplicando-os, e a igualdade buscada por eles foi por baixo. Queremos uma igualdade para cima, na prosperidade”, afirmou.

LEIA MAIS

Mesmo com discurso de união do novo presidente do PR municipal, Cícero Freire não descarta deixar partido

Edil não descarta sair do PR até eleição municipal (Foto: Blog Waldiney Passos)

A notícia que o secretário de Governo e Agricultura da Prefeitura de Petrolina, Simão Durando foi indicado pelo prefeito Miguel Coelho (PSB) para assumir a presidência do Partido da República (PR) no município não pegou o vereador Cícero Freire (PR) de surpresa.

LEIA TAMBÉM:

Secretário de Governo, Simão Durando assume comando do PR em Petrolina

Durante coletiva na sessão dessa quinta-feira (28), o edil afirmou que a determinação partiu de cima e que respeita o novo líder. “É uma decisão que com certeza veio de cima, que veio de Recife, do presidente estadual do PR, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira. A gente respeita essa decisão e estamos ainda filiados, somos do PR e continuo filiado ao PR, nunca fui presidente do partido”, disse Cícero.

LEIA MAIS

Com dois feriados seguidos, vereadores de Petrolina aprovam sessão na sexta-feira pós carnaval

Edis não concordaram com folga extra na quinta (Foto: Blog Waldiney Passos)

O feriado de carnaval modificará o funcionamento da Câmara de Vereadores. Terça-feira (5) é feriado nacional, quarta-feira (6) é comemorada a Data Magna em Pernambuco e também não haverá expediente na Casa Plínio Amorim.

Com dois feriados seguidos, os servidores da Câmara afirmaram que não teria tempo hábil para elaborar a pauta de quinta-feira (7). O comunicado foi feito pelo presidente em exercício, Ronaldo Souza (PTB) e gerou um debate entre os edis para que houvesse pelo menos uma sessão na próxima semana.

Mudança de data

A ideia surgiu com Gabriel Menezes (PSL) que solicitou a mudança da sessão de quinta para sexta-feira (8), com a intenção de dar tempo para o setor legislativo elaborar a pauta. Em seguida Ronaldo abriu a discussão e os edis, por maioria optaram por trabalhar na sexta.

LEIA MAIS

Estado de saúde melhora e Gonzaga é transferido para quarto

Gonzaga Patriota segue internado em tratamento intensivo (Foto: Ascom)

Após ser diagnosticado com dengue, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi transferido para o quarto do Hospital Albert Einstein. O político está em São Paulo e vem apresentando melhora, depois de ficar alguns dias internados na Unidade de Terapia Intensiva.

De acordo com a assessoria de comunicação de Gonzaga, o deputado “terá alta brevemente”. Através de nota “o parlamentar agradeceu a Deus e a todos pelo carinho e as orações  que vem recebendo ao longo desses dias”, finaliza o comunicado.

Secretário de Governo, Simão Durando assume comando do PR em Petrolina

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina)

Homem de confiança de Miguel Coelho (PSB), o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando é o novo presidente do Partido da República (PR) de Petrolina. O anúncio foi feito na quarta-feira (27) e hoje, o novo mandatário da sigla conversou com o Blog sobre a nova missão durante a sessão na Câmara de Vereadores.

LEIA TAMBÉM:

“O partido tem o direito de indicar quem ele quer”, afirma Gilberto Melo

“A gente tem esse compromisso de organizar o PR em Petrolina, recebi o convite do prefeito Miguel Coelho, em alinhamento com o PR estadual e a gente não está montando a comissão provisória e sim o diretório junto com o vereador Gilberto Melo”, disse Simão que terá Gilberto Melo como vice na sigla.

LEIA MAIS