Bancada de oposição da Alepe quer criar CPI da saúde pública

Com 15 votos assegurados, a bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco vai trabalhar para conquistar as outras duas assinaturas necessárias à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Casa com o objetivo de aprofundar as investigações sobre o colapso instalado na saúde pública pernambucana. Os oposicionistas afirmam que a situação caótica em que se encontra o Hospital da Restauração não é um caso isolado, mas se repete nos demais hospitais da rede estadual, em todas as regiões do estado.

Autor da proposta de criação da CPI, o deputado Alberto Feitosa ressaltou a necessidade e a importância da Alepe colaborar com a população, indo em busca das respostas para essa situação. “Saúde é vida. E nós precisamos dar um diagnóstico aos pernambucanos, fazendo uma CPI para apurar a verdade sobre o que está acontecendo no nosso sistema público de saúde, ouvindo os profissionais pernambucanos e os representantes da área”, destacou o parlamentar.

Líder da bancada, o deputado Antonio Coelho enfatizou que o cenário exposto no Hospital da Restauração na tarde de ontem não é pontual, mas um padrão que vem se repetindo em todo o estado, principalmente nos grandes hospitais públicos.

LEIA MAIS

Paulo Câmara empossa novos secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e de Cultura

O governador Paulo Câmara empossou, nesta terça-feira (03.02), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, os novos secretários estaduais de Cultura, Oscar Barreto, e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilázio Wanderley. Na solenidade, ele destacou a importância das duas pastas para o Governo de Pernambuco e pontuou os desafios para os próximos meses.

“Toda a nossa equipe está à disposição, e vocês vão ter condições de fazer o que precisa ser feito para Pernambuco avançar. Quero ressaltar que essas duas áreas foram muito negligenciadas pelo governo federal, mas aqui no Estado não permitimos que isso acontecesse. Vocês vão fazer a diferença para que a gente possa mostrar ao Brasil que é olhando para as pautas estratégicas e ampliando as políticas sociais que a gente vai entregar o que a população precisa”, afirmou Paulo Câmara.

Substituindo Joelson Rodrigues, que volta a responder pela secretaria executiva de Assistência Social, Edilázio Wanderley ressaltou que, apesar do tempo curto, há muito trabalho a ser realizado. “Precisamos aperfeiçoar os programas e ações que já estavam em andamento na secretaria, para que possamos contribuir para o desenvolvimento social do Estado”, frisou o novo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

“Nós vamos integrar a equipe do governador, integrar as ações do mandato e trazer essa identidade popular, em conjunto com os trabalhadores. Vamos colocar o governo mais perto da cultura popular”, disse o secretário de Cultura, Oscar Paes Barreto. Ele substitui Gilberto Freyre Neto, que assume a secretaria-executiva de Relações Internacionais da Assessoria Especial do Governo.

LEIA MAIS

Lula desinforma ao falar sobre semipresidencialismo, diz Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), rebateu críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a gestão do Orçamento da União.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), rebateu, nesta 3ª feira (3.mai.2022), críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado afirmou que o petista desinforma ao tratar a discussão sobre semipresidencialismo “como golpe” e demonstra desconhecimento sobre política mundial ao compará-lo com o imperador do Japão.

“Falar sobre semipresidencialismo é uma grosseria, é desinformação. Ele não pode querer pautar antes de ser eleito ou não o que esse Congresso vai debater”, afirmou.

“Lula vem cometendo atos falhos o tempo todo, não é só comigo não. Ao me comparar com o imperador do Japão dizendo que eu sou poderoso, comete ato falho da política mundial muito grave. Ele bateu no 1º ministro do Japão, porque o imperador lá não manda em nada”, declarou.

LEIA MAIS

Juiz arquiva ação contra indulto de Bolsonaro a Silveira

Deputado Daniel Silveira. (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O juiz substituto Carlos Ferreira de Aguiar, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro, extinguiu uma ação popular que pedia a anulação do decreto de indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

O magistrado decidiu encerrar o caso sem analisar o mérito da questão, por já haver processos sobre o mesmo tema no STF (Supremo Tribunal Federal). Leia a íntegra da decisão (406 KB), publicada no final da tarde desta 2ª feira (2.mai.2022). A ação foi ingressada pelos advogados André Luiz Figueira Cardoso e Rodolfo Roberto Prado, pedindo a anulação do decreto de indulto.

Silveira foi condenado em 20 de abril pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão por agressão verbal a ministros da Corte e por tentar impedir o livre exercício dos Poderes. No dia seguinte, o político recebeu a graça constitucional de Bolsonaro. O perdão faz com que o deputado não precise cumprir pena.

No processo agora extinto, a AGU (Advocacia Geral da União) havia se manifestado dizendo que outro Poder não pode revisar o indulto. De acordo com o órgão, a “interferência” do Judiciário no mérito da decisão de Bolsonaro em conceder o perdão a Silveira “representaria, em última instância, a desnaturação do instituto de indulto e claro atentado à harmonia e a independência entre os Poderes”.

Lucas Ramos e Fernandha Batista anunciam investimentos para recuperação de estradas em Petrolina

Novos investimentos e mais avanços em infraestrutura viária nos perímetros irrigados de Petrolina. O deputado Lucas Ramos, pré-candidato ao Congresso Nacional, conquistou, nesta terça-feira (03), a inclusão da PE-638, a Estrada do Burrinho, no pacote de rodovias que serão restauradas pelo Governo do Estado. O projeto executivo está pronto e o processo licitatório para a rodovia será lançado em breve, juntamente com as licitações para recuperação da PE-639 e PE-636, outras vias de acesso importantes ao núcleo de moradores do perímetro irrigado Nilo Coelho.

Na reunião realizada com a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, Lucas conquistou também a requalificação da PE-626, a Estrada de Pedrinhas, e a realização de serviços de conserva no acesso à Nova Descoberta, a partir da BR-428. Outra boa notícia foi o anúncio do início das obras na PE-655, a Estrada da Tapera. O conjunto de investimentos é fruto da luta conjunta de Lucas Ramos com os vereadores Marquinhos do N4 e Samara da Visão, para melhoria na qualidade das estradas do Nilo Coelho, e com o vereador Elismar Gonçalves, sempre na batalha por novos aportes para a população de Nova Descoberta.

LEIA MAIS

Miguel Coelho fala sobre problemas na rede de saúde pernambucana 

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho, falou sobre a rede de saúde do estado. Para ele, a dificuldade da rede de saúde de pernambucana é  reflexo da omissão e descaso do governo estadual na gestão da saúde, a população do Agreste, Mata e Sertão sofrem com estruturas precárias e falta de atendimento, o que obriga o deslocamento de pacientes para hospitais em cidades vizinhas ou na capital.

Com quase 1,8 milhão de habitantes, o Sertão tem apenas seis hospitais de referência, e a maioria das unidades, ainda de acordo com Miguel, possui estrutura física sucateada, superlotação, equipes sobrecarregadas e falta de insumos básicos e de equipamentos para exames e tratamentos.

LEIA MAIS

Marília Arraes e Lula aparecem juntos em evento do Solidariedade em São Paulo

Foto: Ricardo Stuckert

“Lula representa um projeto de país diferente, um projeto de sociedade em que todas as regiões são menos desiguais. Que a gente possa juntos mudar o Brasil e Pernambuco a partir do ano que vem, presidente Lula”, disse Marília Arraes, no início do seu discurso no evento do Solidariedade em apoio à pré-candidatura de Lula à Presidência da República, realizado em São Paulo, nesta manhã.

Comprometida com o combate à miséria, um dos temas centrais de seu programa de Governo e do próprio Lula, Marília sugeriu ao petista a implementação do programa “Chapéu de Palha Brasil”, uma nova leitura do Chapéu de Palha criado por Miguel Arraes, na década de 1980, em Pernambuco. Nesta nova versão o programa atenderia além das mulheres e do homem do campo, trabalhadores urbanos, inclusive empreendedores de médio e pequeno porte.

LEIA MAIS

“Bandido não pode ter vida boa e achar que vai passar impune em Pernambuco”, afirma Miguel sobre crescimento da violência

A crise de segurança em Pernambuco foi um dos temas mais abordados pelo pré-candidato ao governo Miguel Coelho em entrevista, nesta segunda (02), à TV Bandnews. Ele anunciou que pretende investir R$ 200 milhões por ano na modernização das forças policiais do estado. Os recursos, que não incluem salários e outras despesas com pessoal, serão aplicados em equipamentos e inteligência.

Segundo Miguel, a falta de liderança do governo do estado transformou Pernambuco num dos estados mais violentos do Brasil, e com o maior crescimento do número de assassinatos. “Bandido não pode ter vida boa e não pode achar que vai passar impune aqui em Pernambuco. Hoje, temos uma polícia desvalorizada, desmotivada, que não tem liderança no comando para empoderar e mostrar que tanto a Polícia Militar quanto a Civil terão condições de trabalho para garantir a proteção do cidadão”, disse Miguel na entrevista.

LEIA MAIS

Farra dos combustíveis em Petrolina e Pernambuco, o povo que se dane

Presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Vereador Aero Cruz

Pelo andar da carruagem parece que não tem jeito mesmo, ou o povo acorda ou vamos servir de bucha de canhão para sempre. Assim como o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, vereador Aero Cruz, que desafiou a tudo a todos para provar que tem poder e que não está nem aí para o povo, sequer para seus eleitores, ao envidar todos os esforços para aumentar a cota de combustíveis dos vereadores, que já ganham 15 mil reais por mês (exceção dele Aero Cruz que ganha 30 mil reais por mês), de R$ 2.000,00 para  R$ 3.000,00 (mais de dois salários mínimos), sem alarde, a Assembleia Legislativa de Pernambuco contratou uma empresa para operar o serviço de cartão-combustível para atender os veículos dos deputados estaduais e de parte dos servidores do Poder Legislativo.

Segundo o edital da licitação, o objetivo da contratação era “prestação de serviços de administração e gerenciamento na forma de documentos de legitimação eletrônicos com chip (cartões combustível) dotados de tecnologia apropriada, disponibilizados pela contratada, para serem utilizados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, junto à rede de estabelecimentos comerciais”.

O custo dos combustíveis, pasmem os senhores,  ficou em R$ 7.017.067,12.

A vigência do contrato irá até 31 de março de 2023.

A Assembleia tem atualmente 49 deputados e um orçamento de R$ 650 milhões previsto para 2022.

Enquanto isso você trabalhador honesto tem que pagar pelo seu transporte para ir e voltar do trabalho, muitas vezes tirando até mesmo da boca das crianças, porque  não tem nenhuma ajuda de político nenhum.

Miguel Coelho afirma que priorizará geração de empregos e programa de renda básica para pernambucanos

O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, disse nesta segunda-feira (02) que pretende lançar um grande programa de investimentos para alavancar a geração de emprego em Pernambuco. Segundo o IBGE, o índice de desemprego no estado é de 19,9%. Para mudar esse cenário, além da ampliação dos investimentos públicos, Miguel defende o modelo de concessões e parcerias público-privadas para solucionar problemas estruturais do estado, como o abastecimento de água e o saneamento básico. Ele lembra que mais de 7 milhões de pernambucanos não têm acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, e a água não chega na torneira em metade dos domicílios do estado.

“Nosso programa de governo vai ter uma diretriz muito clara. Queremos gerar emprego e dar renda para as pessoas através de programas sociais, mas acima de tudo através do emprego”, afirmou o pré-candidato em entrevista à Bandnews TV. “A gente precisa cuidar de Pernambuco, fazendo os investimentos com muito foco em saúde, educação, segurança e infraestrutura, o que inclui água, saneamento e estradas”, acrescentou.

LEIA MAIS

Antonio Coelho entrega retroescavadeira e inaugura poço artesiano no Distrito de Cruzes, em Panelas

O Agreste pernambucano foi o destino do deputado estadual Antonio Coelho (DEM) no fim de semana. A primeira parada foi a cidade de Panelas, onde o parlamentar entregou uma máquina retroescavadeira à Associação dos Agricultores de Cruzes, distrito da cidade de Panelas. Durante a visita, que ocorreu no Sítio Olho D’água Seca, o líder da oposição ainda participou da inauguração de um poço artesiano com energia solar instalado na comunidade. As ações são fruto da articulação do parlamentar, que contou com a companhia do presidente da Câmara Municipal, vereador Denival Melo, ao longo da agenda, bem como do vereador Welinton Filho, da ex-vereadora Tita, lideranças das associações beneficiadas e da comunidade.

“Os equipamentos entregues aos moradores do Sítio Olho D’Água são ferramentas que chegam para proporcionar o desenvolvimento econômico dessa região. A gente faz a doação para o homem do campo garantir o seu sustento e, através do seu suor e do seu trabalho, conseguir a dignidade da sua família. A agricultura é uma importante porta para gerar oportunidades à nossa gente”, ressaltou o parlamentar.

LEIA MAIS

Em evento para seu grupo, Coronel Anselmo Bispo apresenta seu candidato a deputado federal

Em um encontro realizado na manhã deste sábado (30), em um espaço de festas em Juazeiro, o Coronel Anselmo Bispo apresentou seu candidato a deputado federal ao seu grupo e a várias lideranças da região. Nestas eleições, o Coronel irá apoiar o pré-candidato, Cláudio Cajado (PP) para buscar mais um mandato de deputado federal. Cajado é o presidente nacional do PP e está no congresso desde 95, onde cumpre atualmente o seu sétimo mandato.

“Eu conheci Cajado quando estava na Codevasf, fizemos algumas viagens juntos em missões  administrativas e ficamos próximos. O que eu posso dizer sobre ele  é que é um deputado bastante atuante, de muito prestígio, com grande sensibilidade e bastante atencioso com as questões da Bahia, muita gente nem sabe, mas ele tem muitos serviços prestados à região, só para Juazeiro destinou quase 1 milhão de reais para a saúde”, declarou Coronel Anselmo.

Após o evento a comitiva seguiu para o Distrito de Maniçoba para conversar com produtores rurais. Cláudio Cajado está viabilizando a construção de uma usina solar, via empréstimo da Caixa Econômica, para  de reduzir os custos de produção. “Apos a implantação da usina os produtores do Projeto Maniçoba  deverão gastar menos com o financiamento do que com  o atual custo de energia, isso é um grande avanço para os produtores” afirmou o deputado.

Lula diz que Bolsonaro ‘não gosta de gente, gosta é de policial’, se arrepende e pede desculpas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no último sábado (30/04) que o presidente Jair Bolsonaro ‘não gosta de gente. Gosta é de policial. Ele não gosta de livros. Gosta é de armas, de escola de tiro ao alvo, de facilitar o consumo de pistola. Quando na verdade o povo brasileiro está precisando é de paz, de livros, de escolas e de viver em clima de amor, de harmonia e de afeto”.

Em discurso realizado pela comemoração do 1º de maio , o pré-candidato do PT à presidência , Luiz Inácio Lula da Silva, pediu desculpa para os policiais por causa de sua fala.

“Quando eu estava fazendo o discurso, eu queria dizer que o Bolsonaro só gosta de milícia, ele não gosta de gente. E eu falei que ele ‘só gosta de polícia, não gosta de gente’. Eu quero aproveitar e pedir desculpas aos policiais desse país, porque muitas vezes cometem erros, mas muitas vezes salvam muita gente do povo trabalhador . Nós temos que tratá-los como trabalhadores”, afirmou.

Casa Nova (BA): Em nota, prefeito vê perseguição política da oposição em caso de denúncia no TJ-BA

Prefeito Wilker Torres.

Após o Tribunal de Justiça (TJ-BA) aceitar uma denúncia contra o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres (PSB), a prefeitura do município afirmou que há uma perseguição política por parte de oposicionistas, que estariam “requentando” informações contra a gestão municipal.

Para a prefeitura de Casa Nova, a denúncia, aceita pelo TJ-BA, sobre prováveis irregularidades na venda de um terreno que era do município, desqualifica a Câmara de Vereadores, que teria aprovado a venda por unanimidade.

“Em nenhum momento a administração de Casa Nova, reeleita pelo excelente trabalho realizado, interferiu, opinou ou dificultou, a negociação e a aquisição. Ao prefeito coube receber e aplicar os recursos de acordo com a Lei e prestar contas. O que foi feito e aprovado primeiramente pela população e depois pelo Tribunal de Contas dos Municípios”, se defendeu a gestão.

Ainda segundo a prefeitura, a oposição de Casa Nova é composta “por uma família que se celebrizou por denúncias de perseguição, fraude e opressão”, tendo sido derrotada em todas as eleições recentes em que participou.

“Nada a estranhar da parte deles. O estranho é haver alguém, de qualquer instância, que ainda se deixe levar por provas forjadas, por insinuações e ilações, tão distantes da realidade que seriam visíveis, não fossem prejudiciais à imagem e à vida de toda a comunidade”, diz a nota da prefeitura.

A administração de Casa Nova ainda afirmou que deseja a rápida apuração dos fatos, com direito a ampla defesa para os acusados na denúncia.

“Voltamos a insistir na celeridade da apuração das denúncias, que todos os interessados e todos que participaram do processo tenham assegurado o direito de defesa e tenhamos, enfim, a punição para os que fizeram da vida apenas um rosário de mentiras e fraudes”, garantiu.

O prefeito Wilker Torres também se manifestou sobre o caso, defendendo a venda do terreno em questão e dizendo que aguarda o posicionamento do Poder Judiciário sobre o caso.

“Mais que qualquer um, aguardo que a Justiça dê seu parecer sobre o ocorrido e falo isso com a tranquilidade de quem é cumpridor e defensor da lei. Criamos as condições, com o apoio de todos os vereadores da Casa, inclusive os de oposição, para que um imóvel inservível gerasse recursos à municipalidade, permitindo a execução de uma importante obra no distrito de Santana de Sobrado”, afirmou o gestor.

Sem as escrituras dos lotes, colonos do Pontal Sul pedem apoio a Guilherme Coelho

Cansados de esperar pela emissão das escrituras de seus lotes, os colonos do Projeto Pontal Sul pediram apoio ao pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, para intervir junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e agilizar o processo. Os produtores recorreram ao  pré-candidato, na tarde deste sábado (30), durante encontro promovido para eleição da nova diretoria da associação que representa a categoria.
Segundo o colono Ednaldo Ferreira, os produtores aguardam a regularização dos lotes há mais de três anos. Ele explica que não se trata apenas de uma formalidade burocrática, mas que a ausência do documento acarreta outros problemas. “Sem a escritura, não temos acesso a crédito bancário para poder plantar. Muitos já pensam em desistir”, lamentou.

LEIA MAIS