Miguel defende auxílio de R$ 300 para programa de atenção a famílias vulneráveis em Pernambuco

O pré-candidato a governador Miguel Coelho anunciou, há pouco tempo, a proposta de criação de um auxílio social para atender as famílias mais pobres de Pernambuco. Agora, o ex-prefeito de Petrolina definiu que a medida poderá garantir um valor de R$ 300 para cada família.

A ideia é que a ação tenha uma duração mínima de 12 meses e que se completaria com projetos de capacitação profissional para inserção da população de baixa renda no mercado de trabalho.

Vamos criar um programa social que possa garantir R$ 300,00 por mês para todas as famílias que hoje estão nos programas sociais. Mas não queremos que essas famílias fiquem dependentes disso, vamos promover cursos e exigir que os beneficiários participem para que eles possam ganhar um, dois, três salários-mínimos, possam abrir um negócio. Resumindo, queremos que as pessoas tenham dignidade e futuro“, disse.

Paulo Câmara investe R$ 25 milhões para ampliar oferta de água em Serra Talhada 

O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (06), o município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, onde assinou ordem de serviço para obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da região. Orçada em R$ 22 milhões, a intervenção vai possibilitar o fim do esquema de rodízio na zona urbana da cidade e um incremento no abastecimento de municípios atendidos pela Adutora do Pajeú, beneficiando cerca de 130 mil pessoas.

“Estamos voltando a Serra Talhada para anunciar essa obra tão aguardada pela população do município e regiões vizinhas. Com essa ampliação do sistema de abastecimento, vamos acabar com o rodízio e os moradores passarão a ter água nas torneiras todos os dias. Isso é fundamental para o Sertão, e Serra Talhada, uma cidade referência, precisa de todo apoio e parcerias necessárias”, destacou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Marília reforça compromisso e investimentos na Saúde e abastecimento de água em Pernambuco

Em entrevista à Rádio Cidade FM, de Caruaru, nesta sexta-feira (06), a pré-candidata a Governo de Pernambuco, Marília Arraes, voltou a falar sobre o seu compromisso com a Saúde do estado. Uma das principais propostas de Marília será em relação às UPAS e às UPAE’s. “Vamos concluir a construção das duas UPAS que o governo do PSB deixou inacabadas, que são as de Escada e Carpina, e também vamos garantir que a população tenha acesso a marcação de exames laboratoriais e de média complexidades nas UPAE’s. Mais de 50% das pessoas que vão até as UPAE’s não retornam porque não têm acesso aos exames”, afirma Marília.

A pré-candidata também reforçou o seu compromisso com o fim da fila de cirurgias eletivas em Pernambuco. “Eu me comprometo em zerar essa fila no primeiro ano do meu mandato. Para isso acontecer, é preciso valorizar os profissionais, ter uma boa gestão e muito respeito com a população.”

LEIA MAIS

Prefeita Lucielle vai coordenar programa de governo de Miguel Coelho

Importante liderança do Agreste, a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, vai coordenar o programa de governo do pré-candidato Miguel Coelho. Após reunião com a equipe da pré-campanha, ela explicou que, além das lideranças políticas e da população, economistas, especialistas em políticas públicas e membros da Academia foram convidados a contribuir para o programa de governo, que será dividido em quatro pilares.

“Queremos saber que Pernambuco é esse que pretendemos transformar e que seja o melhor lugar para se viver e se empreender. Ninguém transforma nada sozinho. Miguel está fazendo uma série de reuniões com entidades renomadas e parceiros que nos ajudaram em nossos governos em Bezerros e Petrolina e que vão colaborar para a construção do plano definitivo, que traduza o sentimento da população, para ser lançado até julho”, afirmou a prefeita.

LEIA MAIS

Pesquisa XP/Ipespe confirma Lula na liderança contra Bolsonaro

Uma nova pesquisa da XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (6), confirma o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente de Jair Bolsonaro (PL), na disputa para a Presidência da República. Lula tem 44% das intenções e voto, contra 31% de Bolsonaro, atual mandatário.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece em 3º lugar, com 8%. Ele é seguido pelo govenador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, e André Janones (Avante), com 2%. Simone Tebet (MDB) Luiz Felipe D’ávila (Novo) têm 1% cada.

LEIA MAIS

Piso nacional da enfermagem: confira quem votou contra a proposta

(Foto: Ilustração)

O piso nacional da enfermagem foi aprovado nesta semana, na Câmara dos Deputados por 449 votos a favor e 12 contra. A matéria foi promulgada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) na quinta-feira (5).

Os votos pelo “não” vieram de representantes de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Houve inclusive orientação da bancada que representa o Governo Federal para dizer não ao projeto de lei. O Novo também votou em peso pela não aprovação.

No balanço da Câmara dos Deputados, os parlamentares contrários foram:

  • Adriana Ventura (Novo-SP) – Não
  • Alexis Fonteyne (Novo-SP) – Não
  • Eduardo Bolsonaro (PL-SP) – Não
  • Gilson Marques (Novo-SC) – Não
  • José Medeiros (PL-MT) – Não
  • Kim Kataguiri (União-SP) – Não
  • Lucas Gonzalez (Novo-MG) – Não
  • Marcel van Hattem (Novo-RS) – Não
  • Paulo Ganime (Novo-RJ) – Não
  • Ricardo Barros (PP-PR) – Não
  • Tiago Mitraud (Novo-MG) – Não
  • Vinicius Poit (Novo-SP) – Não
LEIA MAIS

Lula só ganha de Jair Bolsonaro em uma região, mostra pesquisa eleitoral

pesquisa eleitoral do Instituto Paraná mostra a intenção de voto por região para a eleição presidencial deste ano. De acordo com o levantamento, divulgado na primeira semana de maio, Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou ou empatou tecnicamente com Lula (PT) em quase todas as regiões, sendo derrotado pelo petista apenas em uma.

Somente no Nordeste, onde possui uma intenção de voto de 55%, Lula vence o atual presidente da República. Bolsonaro, na região, tem seu pior desempenho, marcando 23,7%. Natural da região, Ciro Gomes (PDT) tem 8,6%.

LEIA MAIS

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho anuncia adesão do PSC

Nesta quinta-feira (5), o PSC oficializou seu apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (União) ao Governo de Pernambuco. O apoio ao ex-prefeito de Petrolina, que conta também com a base do Podemos, acontece após rodada de conversas em Brasília.

Miguel já havia discutido a aliança com o PSC no mês passado, durante uma viagem a Brasília. Na ocasião, o pré-candidato se reuniu com o presidente nacional da sigla partidária, o ex-senador paraibano Marcondes Gadelha.

Com a chegada do PSC, Miguel terá maior número de apoios de lideranças políticas, além de ampliação do tempo de propaganda na TV e no rádio durante a campanha eleitoral.

“Agradeço a confiança de toda a direção do PSC por acreditar em nosso projeto de mudança em Pernambuco. O partido irá nos ajudar nessa caminhada, inclusive, na construção do nosso programa de governo. Sem dúvidas, é um reforço importante para nossa pré-campanha”, resume Miguel Coelho.

Eleições 2022: Miguel Coelho lança plataforma para ouvir sugestões de eleitores

Miguel Coelho (União Brasil) lançou uma plataforma para receber contribuições dos eleitores pernambucanos. Pré-candidato ao Governo do Estado, o ex-prefeito de Petrolina tem buscado ouvir as demandas dos votantes para melhorar o diálogo com a população.

Denominada de “Por Pernambuco“, a plataforma é digital. “Há meses estamos visitando as cidades, conversando com setores importantes da sociedade para construir um programa de governo. Esta plataforma digital é mais uma iniciativa para democratizar a construção de projetos e o debate das soluções para os desafios do nosso estado. Queremos de forma coletiva recuperar a esperança da nossa gente e o protagonismo de Pernambuco”, disse Miguel.

Por meio da plataforma o eleitor pode falar dos principais problemas da região e enviar sugestões. As ideias poderão nortear o plano de governo de Miguel, que será elaborado até o início do segundo semestre.

Câmara dos Deputados aprova piso nacional da enfermagem

Foto: Câmara dos Deputados

O piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras agora é realidade no Brasil. Na quarta-feira (4) a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o piso, por 449 votos a favor e 12 contra. Agora a proposta seguirá para sanção presidencial.

“Conforme assumido com a enfermagem brasileira, não será na semana que vem que este projeto seguirá para sanção presidencial, mas sim tão logo garantirmos o respectivo financiamento”, explica a relatora da proposta, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. A categoria esteve presente na votação e celebrou a vitória, depois de uma série de manifestações a nível nacional.

Pesquisa eleitoral mostra menos de 5% de distância entre Lula e Bolsonaro

A pesquisa eleitoral do Instituto Paraná, divulgada nesta quarta-feira (4), mostra que menos de cinco pontos percentuais separam Lula (PT) de Jair Bolsonaro (PL) na intenção de voto para o 1º turno das eleições deste ano.

A pesquisa mostra que Lula se mantém no mesmo patamar desde fevereiro. Desde o segundo mês deste ano, ele variou entre 38,9% a 40,1%, fechando com 40% de intenção de voto no começo de maio. Já o presidente Jair Bolsonaro saiu de 29,1% para 35,2%.

Num cenário sem Luciano Bivar (UB) e sem Ciro Gomes (PDT), Lula consegue aumentar sua vantagem com relação a Jair Bolsonaro, chegando a 42,6%. O atual presidente, nesse cenário, cresce apenas 0,5%, chegando a 35,7%.

A pesquisa eleitoral também indica vitória de Lula num eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro, mas a distância neste momento é de 7,7 pontos percentuais. O petista fica com 46,4% de intenção de voto e o atual presidente tem 38,7%.

LEIA MAIS

Petrolina (PE): Vereadores Ronaldo Silva e Gilmar Santos protagonizam embate de críticas sobre Governo Bolsonaro x PT

Durante sessão na terça-feira (3), na Câmara Municipal de Petrolina (PE), os vereadores repercutiram o caso do desabamento de parte do forro da unidade de trauma do Hospital da Restauração (HR), no Recife. Mas o assunto, acabou gerando um embate acerca da situação política eleitoral no país.

Ao tratarem do tema, Ronaldo Silva (DEM), Diogo Hoffmann (PSC) destacaram os investimentos que o governo Bolsonaro fez em Pernambuco e insinuaram que houve desvios de verba pública federal nas administrações conduzidas pelo PT no Brasil. Do outro lado, Gilmar Santos (PT) não economizou e fez duras críticas do atual governo.

O vereador Ronaldo classificou a situação da saúde pública de Pernambuco como “descaso” e destacou que há cinco anos a estrutura física do Hospital Dom Malan também cedeu, abrindo uma cratera de 3 metros de profundidade por dois de largura.

“Tenho certeza que até a oposição vai fazer o reconhecimento de má administração desse governo incompetente que está aí, há 16 anos, vivendo das mazelas do povo”, alfinetou.

Diogo Hoffmann então comentou sobre a gestão do petista Rui Costa na Bahia. Segundo ele, o governador está sendo acusado de irregularidades na compra de respiradores, orçada em mais de R$ 30 milhões, junto a uma empresa que produz medicamentos a partir da Cannabis (maconha). “Ele disse que contratou porque não sabia inglês, mas se ele colocasse no Google ele ia ver que hemp significa maconha”, ironizou.

Durante sua fala, Gilmar Santos declarou que as críticas precisam ser formuladas, mas pontuou também que os críticos do governo do Estado assumam a responsabilidade sobre seu histórico. “De 2006 a 2017, era o grupo de Fernando Bezerra Coelho que estava apoiando esse governo. Foram aproximadamente 12 anos de relação, e a gente pergunta: por que nesse período as coisas não avançaram?”.

Gilmar também não poupou críticas a Jair Bolsonaro. “Eu gostaria muito que o vereador que faz essa defesa de Bolsonaro saísse na periferia e disse ao povo que esse governo é bom, é decente. Que dissesse ao povo que está na fila do osso, revirando comida no carro do lixo, desesperado com o preço do gás, da gasolina, daqueles que não podem pagar aluguel. Esse, para o povo, é o pior presidente da história e será confirmado pelos historiadores”, falou.

Fonte: Blog Edenevaldo Alves

Zelensky é tão responsável quanto Putin, diz Lula, capa da ‘Time’

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “quis a guerra” com a Rússia e também criticou o líder russo, Vladimir Putin. As declarações foram dadas em entrevista concedida à revista norte-americana “Time” no final de março e divulgada nesta quarta-feira (4).

O petista disse achar “esquisito” o comportamento do presidente ucraniano.

“Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”, afirmou Lula.

Lula declarou ainda ao longo da entrevista à ‘Time’ que Zelensky “quis a guerra”, porque “se não quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais”.

“Ele [Zelensky] aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação”, completou o ex-presidente.

LEIA MAIS

Vereador Dr. Salvador apresenta projetos que promovem a cultura e homenageiam o poeta Manuca Almeida

O vereador Dr. Salvador, apresentou nesta quarta-feira (4), na Câmara de Vereadores de Juazeiro, dois projetos com objetivo de valorizar a cultura local e homenagear um dos artistas mais conhecidos da terra, o poeta Manuca Almeida, em memória.

Um dos projetos cria a Comenda Manuca Almeida, com objetivo de valorizar as iniciativas culturais “que tenham relevante contribuição na difusão da cultura e da arte poética local”, homenageando no legislativo municipal, com uma comenda, pessoas e instituições que tenham relevância na promoção da arte em juazeiro.

O outro Projeto altera o texto da Lei Municipal da Cultura e denomina o dia da poesia, 14 de Março, com o título de “Dia Municipal da Cultura e Poesia Manuca Almeida”. O Projeto preserva a memória do artista Juazeirense como um dos que mais projetou o município no cenário regional e nacional com o tema.

LEIA MAIS

Acusados de assassinar o irmão do deputado federal Gonzaga Patriota vão a júri popular em Petrolina

Dois anos após o crime, acusados pelo assassinato de Ercílio Freire dos Santos, irmão do deputado federal Gonzaga Patriota, vão passar por júri popular nesta quarta-feira, no fórum Doutor Manoel Souza Filho, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O julgamento está sendo presidido pela juíza Elane Brandão Ribeiro.

Familiares e amigos da vítima compareceram ao tribunal do júri vestindo camisas para homenageá-lo. Faixas também foram colocadas em frente ao fórum. A sessão começou às 8h e conta com cinco testemunhas comuns, indicadas tanto pela defesa quanto pelo Ministério Público.

“No turno da manhã serão ouvidas as testemunhas e acredito que a realização do interrogatório dos reús. Dentro de uma perspectiva razoável, no turno serão feitas as sustentações orais tanto Ministério Público quanto da defesa e ao final, o julgamento no início da tarde ou início da noite”, explicou o promotor de justiça, Érico de Oliveira Santos.

LEIA MAIS