Três ex-prefeitos de Carpina criticam descaso do PSB com a Mata Norte e apontam Miguel como futuro para Pernambuco

Três nomes históricos da política de Carpina fizeram duras críticas ao Governo do Estado neste sábado. Os ex-prefeitos Joaquim Lapa, Carlos Lapa e Carlinhos do Moinho elencaram uma série de dificuldades que a Mata Norte enfrenta como a violência, falta de perspectiva econômica e descaso na saúde. As três lideranças estiveram juntas numa agenda em Carpina para apresentar Miguel Coelho como melhor opção para o futuro de Pernambuco.

O ex-prefeito Carlos Lapa citou a UPA de Carpina como uma das muitas obras não concluídas pelo governo. O atendimento de saúde é feito em uma unidade mista, insuficiente para a demanda, obrigando a população a se deslocar para Paudalho ou Limoeiro. “A nossa região foi totalmente esquecida, abandonada. Carpina precisa recuperar o seu protagonismo. A situação da UPA é uma vergonha, um descaso com a população. Temos uma unidade mista, que conseguimos municipalizar quando fui deputado, mas não temos hospital. É necessário um hospital regional”, afirmou.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota parabeniza Serra Talhada e Belém do São Francisco pelo aniversário de emancipação política

Em discurso, nesta terça-feira (10), na Câmara dos Deputados, Gonzaga Patriota (PSB)  parabenizou os municípios de Belém do São Francisco e Serra Talhada pelas comemorações de aniversário de emancipação política dessas localidades.

“Quero registrar o aniversário de duas maravilhosas cidades de Pernambuco: Belém do São Francisco e Serra Talhada. A Serra Talhada do Lampião, da Capital do Xaxado e a Serra Talhada da minha mulher, Rocksana Patriota. Então, presidente, eu quero deixar um grande abraço para os belemitas e para o povo de Serra Talhada que me recebeu com o governador no dia das comemorações da sua emancipação política.

Serra Talhada comemorou  171 anos de emancipação política no último dia 06 de maio. Já Belém do São Francisco comemorou seus 119 anos no dia 07 de maio.

Miguel recebe apoio de vice-prefeitos e vereadores do Sertão do Itaparica

Em visita nesta sexta a Belém do São Francisco, o pré-candidato a governador Miguel Coelho recebeu apoio de diversas lideranças políticas do Sertão do Itaparica. O palanque de Miguel foi reforçado com a chegada dos vice-prefeitos de Itacuruba, Júnior Cantarelli (Solidariedade), e de Petrolândia, Rogério Novaes (PSD). Também se somaram ao grupo da oposição 14 vereadores dos municípios de Belém, Jatobá, Carnaubeira da Penha, Petrolândia, Itacuruba e Floresta.

Em Belém do São Francisco, Miguel já tinha como aliados de primeira hora o prefeito Gustavo Caribé (MDB), o vice Doutor Batista e o ex-prefeito Manoel Caribé. O pré-candidato a governador visitou a cidade para participar de uma solenidade de inauguração do Memorial de Zé Pereira e Vitalina, um espaço de preservação da história dos bonecos gigantes.

LEIA MAIS

Assim como Lula, Marília destaca combate à fome e à miséria como objetivos de seu programa de governo

Alinhada com as prioridades nacionais apontadas pelo ex-presidente Lula, a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, destacou, em entrevista à Rádio CBN, que o combate a miséria e a fome será uma prioridade. “Essa é uma questão sobre a qual vamos trabalhar dia e noite. Assim como no plano nacional o presidente Lula vai dar prioridade total às ações de combate à fome e a miséria, aqui, a gente vai cuidar disso com o mesmo afinco. Um dos primeiros passou será a melhoria do ambiente de negócios em nosso Estado. Hoje temos problemas de sobra em todas as áreas. Falta segurança, água, uma malha viária eficiente e infraestrutura de modo geral”, comentou Marília.

“Pernambuco hoje não atrai investimentos privados como poderia. Falta esforço do governo para que isso aconteça. Não há um diálogo eficaz com o setor empresarial. Em 2019, o estado atraiu cerca de R$ 762,3 milhões em investimentos privados. Em 2021 esse total caiu para R$ 669,2 milhões. Somos os campeões em desemprego, com mais de 19% de nossa população economicamente ativa sem emprego. Desta forma não se avança, muito menos se alcança um desenvolvimento com justiça social”, avaliou.

LEIA MAIS

“Pernambuco continua remando para trás, precisamos agir”, diz Miguel sobre novo dado de desemprego no estado

O pré-candidato ao governo do estado Miguel Coelho lamentou o resultado do Caged, que coloca Pernambuco entre os estados que menos geram emprego no país. Enquanto o Brasil acumula alta de 1,51%, com o saldo positivo de 615 mil postos de trabalho, Pernambuco registrou queda de 0,37% e o fechamento de 4.798 vagas em 2022.

Em março, o estado registrou saldo negativo de 6 mil postos de trabalho – o segundo pior resultado do país. “Isso mostra que, enquanto o Brasil está voltando a crescer, gerando saldo positivo, Pernambuco continua remando para trás. Uma política ultrapassada, um governo vencido, que não tem mais nenhuma oportunidade ou esperança para dar para o povo de Pernambuco. Precisamos agir, precisamos mudar, precisamos transformar Pernambuco num grande canteiro de obras, para devolver a dignidade, o respeito e as oportunidades para todos os pernambucanos”, disse Miguel.

LEIA MAIS

Curaçá: Família pede ajuda para localizar criança que desapareceu após mergulhar no rio São Francisco

 Imagem ilustrativa.

Uma criança desapareceu após mergulhar no rio São Francisco. O fato aconteceu no último domingo no Projeto Pedra Branca em Curaçá, no Norte da Bahia. Em contato com a redação do Blog Waldiney Passos, os familiares disseram que as buscas já foram iniciadas, mas que até o momento o garoto não foi encontrado.

Nesta sexta-feira (29), a equipes do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9° GBM/Juazeiro) informou que estão no quinto dia de buscas ao menino e que já realizaram varredura em toda área das margens tanto no estado da Bahia quanto em Pernambuco, mas ainda não localizaram o garoto.

LEIA MAIS

Miguel Coelho se encontra com ACM Neto em Petrolina

Pré-candidatos a governador de Pernambuco e da Bahia, Miguel Coelho e ACM Neto se reuniram, na manhã desta sexta (29), em Petrolina. Os dois são colegas de partido e principais apostas do União Brasil para as eleições majoritárias no Nordeste em 2022.

Os dois políticos nordestinos conversaram sobre o cenário nacional e as pré-campanhas estaduais. Miguel e ACM Neto foram prefeitos recentemente com alta aprovação e lideram projetos para renovação e ruptura de ciclos de poder em seus estados. Em Pernambuco, o PSB está há 16 anos na condução política. Já na Bahia, o PT é quem governa pelo mesmo período de tempo.

“Temos muitas convergências e nos aproximamos muito desde 2016. Fomos prefeitos de grandes cidades, passamos a ser colegas no Democratas e estamos juntos no União Brasil. Agora, o destino fez com que estejamos buscando mudar nossos estados, apresentando projetos que tragam esperança para os pernambucanos e os baianos”, resumiu Miguel após o encontro com ACM.

LEIA MAIS

Raul Henry abre as portas do seu gabinete e recebe as demandas de Lagoa Grande das mãos do prefeito Vilmar Cappellaro

O deputado federal Raul Henry (MDB), recebeu em seu gabinete o prefeito Vilmar Cappellaro (MDB) e sua comitiva de secretários. O parlamentar recebeu das mãos do Chefe do Executivo lagoagrandense as demandas e as expectativas do município para os próximos anos. Cappellaro e Henry possuem uma antiga conexão política que vem beneficiando os munícipes ao longo dos anos. O parlamentar possui um histórico com várias alocações de recursos para Lagoa Grande e através de suas emendas e articulações políticas já são mais de R$ 20 milhões para o município.

O deputado Raul Henry possui ações em quase todas as secretarias da prefeitura de Lagoa Grande. No setor da saúde, por exemplo, foram custeados mais de R$ 6 milhões. Outras ações como a construção da sede da prefeitura (em andamento), saneamento dos bairros, pavimentação de ruas, recuperação de estradas, educação e infraestrutura urbana somam mais de 20 milhões de reais.

Desde a última segunda-feira, o prefeito Vilmar Cappellaro e sua comitiva participam da 23ª Marcha dos Prefeitos. “Trouxemos uma parte da nossa equipe para Brasília, mas deixamos outro grupo de secretários e colaboradores tomando conta de Lagoa Grande, afinal, a cidade não pode parar. A equipe que veio à Brasília trabalha incansavelmente, se reunindo com deputados e ministros, precisamos destravar as ações, precisamos apresentar as demandas e levar investimentos para nosso povo”, destacou o prefeito.

Justiça dá ganho de causa à Câmara de Petrolina e mantém reajuste da cota de combustível

(Foto: Ascom PMP)

Em junho de 2021 a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou um projeto que gerou polêmica. A proposta tratava da cota de combustível destinada a cada parlamentar e passou no Plenário de forma unânime. Contudo, num contexto de pandemia, a recepção da população foi negativa e o projeto foi parar na justiça.

LEIA TAMBÉM

MPPE recomenda veto ao aumento da cota de combustível, aprovado pelos vereadores de Petrolina

Nesta semana, a justiça pernambucana determinou que a matéria é legal e o aumento de R$ 2 mil para R$ 3 mil pode vigorar. O presidente da Casa Plínio Amorim, Aero Cruz (MDB) comentou sobre a decisão em entrevista ao programa Repercutindo, na Rádio Jornal Petrolina, nesta quinta-feira (28).

“Teve aquela situação de que foi levado de uma forma diferente do que estava sendo colocado [no projeto]. Agora saiu a decisão judicial dando ganho de causa à Câmara de Vereadores“, disse o presidente.

LEIA MAIS

Condenado pelo STF, Daniel Silveira é escolhido como membro titular da CCJ da Câmara

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado, o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) foi escolhido nesta quarta-feira como membro titular de cinco comissões da Câmara, entre elas a de Constituição e Justiça (CCJ). A indicação, que cabe ao partido, foi criticada por parlamentares da oposição, que trataram a presença do deputado no principal colegiado da Casa como “escárnio” e uma “afronta” à Corte.

Além da vaga na CCJ, Silveira foi indicado para outras quatro comissões: Cultura, Educação, Esporte e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. No último caso, ele ainda foi eleito vice-presidente. A votação foi secreta entre os integrantes do grupo.

O deputado está no centro de uma disputa entre o Supremo e o Palácio do Planalto. Condenado na quarta-feira passada por ameaças de agressões físicas a ministros da Corte e por incitar ataques a instituições democráticas, Silveira recebeu um indulto individual (graça), o perdão da pena, do presidente Jair Bolsonaro no dia seguinte.

LEIA MAIS

Projeto do deputado Antonio Coelho prevê multa para atos discriminatórios cometidos contra pessoa com deficiência

Qualquer conduta discriminatória, vexatória ou ofensiva cometida contra a pessoa com deficiência poderá se tornar passível de multa no estado de Pernambuco. As sanções estão previstas no Projeto de Lei Ordinária N.º 3302/2022 apresentado pelo deputado estadual Antonio Coelho à Assembleia Legislativa. A instituição da penalidade ao infrator, segundo o parlamentar, não é apenas financeira, mas possui um fim educativo, de se tornar mais um dispositivo em defesa da cidadania da sociedade pernambucana. A matéria, agora, segue para apreciação nas comissões temáticas da Casa.

Na proposta apresentada pelo parlamentar, é considerado ato discriminatório qualquer manifestação ou ação constrangedora, intimidatória ou vexatória de ordem moral, ética ou psicológica. Todas as formas de assédio ou de preconceito contra a pessoa com deficiência, seus acompanhantes ou familiares também entram nesse rol. Será considerada infração administrativa qualquer prática, seja no cotidiano presencial ou em ambiente virtual.

LEIA MAIS

Comitê da ONU conclui que Moro foi parcial e dá vitória para Lula

O Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) concluiu que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial em seu julgamento dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão é o primeiro golpe internacional contra o ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro. O órgão também concluiu que os direitos políticos de Lula foram violados em 2018, quando ele foi impedido de disputar as eleições.

Depois de seis anos de análise em Genebra, a decisão é legalmente vinculante e, com o Brasil tendo ratificado os tratados internacionais, o estado tem a obrigação de seguir a recomendação. Mas sem uma forma de obrigar os países a adotar as medidas ou penas contra os governos, o comitê sabe que muitas de suas decisões correm o risco de serem ignoradas.

No caso brasileiro, o STF (Supremo Tribunal Federal) já o considerou Moro como tendo agido de forma parcial e anulou as condenações. Mas recomendações ainda serão publicadas pelo comitê da ONU nos próximos dias e podem pedir medidas para reparar o dano sofrido por Lula.

LEIA MAIS

Vereador Renato Brandão se reúne com moradores do Rio Jordão para debater sobre ação de despejo

Na manhã desta terça-feira (26), após a sessão ordinária, o vereador Renato Brandão (PL) participou de uma reunião com os moradores da comunidade Rio Jordão, em Juazeiro, para debater sobre uma ação de despejo recebida pelos moradores da comunidade.

Os Moradores da comunidade que fica próxima da Rodovia Salitre, receberam um Mandado de Reintegração de Posse expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Os comunitários que vivem no local há mais de 11 anos, informaram que o Mandado estabelece um prazo de cinco dias para que deixem suas residências sob pena de multa diária de R$ 100,00 se descumprirem a ação.

O primeiro encontro aconteceu no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores, Berg da Carnaíba, onde os moradores apresentaram a situação aos edis presentes. Já na parte da tarde, foi montada uma comissão para que fosse realizada uma reunião com a Prefeita Suzana Ramos. O encontro contou com a presença do Procurador do Município, Thiago Cordeiro, onde ficou decidido que o município irá entrar em contato com os responsáveis pela localidade e analisar com os órgãos competentes a melhor maneira de sanar o problema, sem prejudicar a população.

LEIA MAIS

Em Pernambuco, Lula lidera corrida presidencial, enquanto Bolsonaro é o mais rejeitado

A pesquisa eleitoral da Conectar Pesquisas e Inteligência de abril, divulgada com exclusividade pela coluna, mostra a intenção de voto do eleitorado pernambucano com relação à eleição presidencial de 2022. Além disso, mede-se a avaliação do Governo Bolsonaro, assim como a rejeição do presidente em Pernambuco.

Além da corrida pela presidência em Pernambuco, a pesquisa já mostrou a avaliação do governador Paulo Câmara (PSB). Em tempo, ainda nesta quarta-feira (27), será divulgada a intenção de voto para o Governo e Senado na eleição deste ano.

De acordo com o levantamento, Lula (PT) lidera a intenção de voto do eleitorado pernambucano, com 64%. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 17%. Ciro Gomes (PDT) tem 4%, enquanto André Janones (Avante) e João Doria (PSDB) estão empatados, com 1%.

Augusto Tenório
Intenção de voto em Pernambuco na disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa Conectar – Augusto Tenório

Em quesito de avaliação de governo, 75% dos pernambucanos reprovam a administração do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os que aprovam são 22% e 3% não soube ou não quis responder.

LEIA MAIS

Solução para a falta d’água: Miguel afirma que novo modelo para a Compesa vai gerar o maior investimento em abastecimento da história de Pernambuco

O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, afirmou nesta terça-feira (26) que pretende manter a Compesa como responsável pela captação e o tratamento de água, mas os serviços de distribuição e de saneamento funcionarão através de parcerias público-privadas. Segundo ele, esse modelo vai garantir os investimentos necessários para a universalização dos serviços de água e esgoto em Pernambuco até 2033, como prevê o Marco Legal do Saneamento.
“A Compesa vai continuar existindo, mas se dedicará exclusivamente à captação, à produção e ao tratamento de água. Toda a parte de distribuição da água tratada, coleta e tratamento de esgoto nós vamos conceder para a iniciativa privada, porque é como a gente vai conseguir capitanear os investimentos. Com esse modelo, vamos garantir mais de R$ 8 bilhões em investimentos. Vamos pegar uma parte do serviço que não está funcionando e passar para o privado, que vai investir o dinheiro sem criar imposto para o povo pernambucano pagar”, explicou o pré-candidato do União Brasil ao governo do estado em uma live nas redes sociais nesta terça.
LEIA MAIS