Miguel Coelho propõe hospitais para pessoas com deficiência em Pernambuco

A atenção à saúde das pessoas com deficiência estará entre prioridades do programa de governo do pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil). O ex-prefeito anunciou que pretende implantar cinco hospitais de referência especializados no atendimento às pessoas com deficiência em Pernambuco.

O pré-candidato lamentou o descaso do atual governo com esse público, que precisa peregrinar por diversas unidades de saúde em busca de atendimento especializado. “A nossa proposta é construir no estado de Pernambuco pelo menos cinco hospitais específicos e exclusivos para pessoas com deficiência, para que ninguém mais precise fazer essa peregrinação de uma unidade para outra. A gente vai ter hospitais de referência preparados para cuidar de todos os tipos de deficiência com mais humanidade e sensibilidade”, disse o pré-candidato em entrevista à rádio Cueiras FM, de Igarassu.

Um dos pontos-chave de Miguel para a saúde é descentralizar os serviços, evitando o deslocamento da população para cidades vizinhas ou para o Recife. O pré-candidato já anunciou a construção de um hospital regional de referência no Sertão do São Francisco, além da implantação de oito maternidades para atender as gestantes nas Matas Norte e Sul, Agrestes Meridional e Setentrional e nos Sertões.

Ex-prefeito de Paudalho anuncia apoio à reeleição de Antonio Coelho

O deputado estadual Antonio Coelho somou mais uma importante força à sua campanha à reeleição para a Assembleia Legislativa. O parlamentar consolidou, na tarde desta terça-feira (17), uma aliança com o ex-prefeito de Paudalho, Pereira, e todo o seu grupo político. A parceria amplia a presença do líder da Oposição na Mata Norte pernambucana onde já conta com o apoio do prefeito de Condado, Antonio Cassiano.

Confiante com a nova parceria e animado com a oportunidade de contar com experiência política do ex-prefeito Pereira, o deputado Antonio Coelho reforçou sua disposição de trabalhar em prol do desenvolvimento de Paudalho. “Com a aliança política firmada hoje, assumo um compromisso com Paudalho bem como coloco o meu mandato à disposição da cidade para lutar por novas conquistas para a população e região”, destacou o parlamentar.

O ex-prefeito Pereira sublinhou seu apoio ao líder da Oposição, destacando as conquistas e as ações já realizadas pelo grupo dos Coelhos em prol do município. “O senador Fernando Bezerra Coelho trabalhou muito por Paudalho em vários setores. Estamos certos de que o deputado Antonio Coelho dará sequência a essas ações, pois já tem uma identificação com a cidade”, assinalou o gestor. Entrega de maquinários agrícolas, ações na saúde, educação e infraestrutura estão no rol das ações levadas por FBC ao município, segundo Pereira. O ex-prefeito também já declarou seu apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho ao governo do estado.

Jorge Kajuru propõe PEC para acabar com reeleição aos cargos do Executivo

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) disse que a reeleição proporciona vantagens aos ocupantes de cargos de presidente, governador e prefeito em exercício sobre os demais candidatos

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) informou, em seu pronunciamento desta terça-feira (17), que apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022), que veta a reeleição para cargos do Poder Executivo em nível federal, estadual e municipal e amplia o tempo dos mandatos de quatro para cinco anos.

Ao justificar a proposta, argumentou que, “no caso específico do Poder Executivo”, está mais que provado a cada eleição que a regra em vigor da reeleição proporciona, sim, vantagens aos ocupantes de cargos de presidente, governador e prefeito em exercício sobre os demais candidatos.

“A concorrência entre os mandatários e os demais candidatos é desigual, e a derrota dos candidatos à reeleição ocorre apenas em circunstâncias muito particulares, ou seja, o sujeito tem que ser muito ruim de serviço para perder uma reeleição, tendo toda a máquina em suas mãos, sem ter que deixar o cargo, como acontece hoje, por exemplo, e aconteceu desde os tempos de Fernando Henrique Cardoso”, afirmou.

Para o senador, a proposta, se aprovada pelo Congresso Nacional, proporcionará o “reencontro do País com sua história legislativa”. Kajuru esclareceu que as Constituições brasileiras de 1891, 1934 e 1988, aprovadas “fora de períodos de exceção”, determinavam, em seus textos originais, o impedimento à reeleição em sequência ao mandato original.

O parlamentar lembrou, ainda, que o dispositivo da reeleição para cargos executivos no País “nasceu de forma suspeita”, quando aprovada durante o governo Fernando Henrique Cardoso, em 1997, e que constituíra “um escândalo”, denunciado, à época, pelo jornal Folha de S. Paulo, que noticiou a compra de votos de deputados federais.

Fonte: Agência Senado

Julio Lossio Filho enaltece André de Paula e comemora aliança com Marília Arraes

Há quase dois meses, o pré-candidato a deputado estadual, Julio Lossio Filho filiou-se ao Solidariedade (SD), inaugurando uma nova fase em sua trajetória. A filiação se deu pelo apoio dado pelo advogado à pré -candidata ao governo do estado, Marília Arraes (SD).

Ontem (16), o pré-candidato ao senado André de Paula (PSD), antigo colega de partido e que também é um grande aliado de Julio, formalizou sua aliança com Marília Arraes, com o lema “Juntos Por Pernambuco”, na sede do Solidariedade, na zona norte do Recife. Para Julio, essa notícia só fortalece ainda mais o projeto e acrescenta a vivência de um homem que, segundo ele, é decente, leal, amigo e compromissado com Pernambuco e com os Pernambucanos.

LEIA MAIS

Denise Lima 2022: confirmada a pré -candidatura a deputada estadual pelo PC d B

A pré-candidata a deputada estadual Denise Lima (PC do B) esteve reunida nos últimos dias com a direção estadual do Partido Comunista do Brasil – PC do B e com a Vice-governadora Luciana Santos, Deputado Federal Renildo Calheiros, Marcelino Granja, Presidente Estadual do PC do B e Robério Granja Presidente Municipal da sigla e finalmente sacramentou sua disposição em ser postulante a uma vaga na Assembleia legislativa de Pernambuco – ALEPE.

Denise Lima vinha nos últimos 12 meses construindo uma série de pontes políticas em Petrolina e região e havia sido intensificada suas articulações nos últimos 06 meses. Porém, nesse percurso sofreu uma baixa no seu staff com o falecimento do esposo o advogado e recém-eleito conselheiro da OAB Sauro Morenno, o que fez a mesma precisar reavaliar o cenário e as novas condições tendo em vista que havia sido paralisado sua pré-campanha em 04 meses.

LEIA MAIS

PT aprova chapa majoritária com Teresa Leitao como senadora e Danilo Cabral

O PT em Pernambuco, reunido em um hotel no Pina, acaba de aprovar o nome da deputada estadual Teresa Leitão para o Senado na chapa da Frente Popular, com Danilo Cabral na cabeça de chapa. Depois de resolvida a novela interna, neste domingo, o governador Paulo Câmara e Danilo Cabral estarão presentes no encontro de hoje do PT local. Danilo Cabral cancelou o almoço no Mercado da Encruzilhada e vai ao evento para prestigiar a aliada.

O XVI Encontro Estadual do PT Pernambuco tem a presença de 200 delegados indicados pelos atuais representantes das chapas estaduais. Eles estão reunidos no Recife Praia Hotel (no Pina, Recife) para analisar a conjuntura política atual e a tática eleitoral, conforme definido pela Comissão Executiva do PT Pernambuco.

Quando a guerra interna começou, havia três candidatos, incluindo a deputada federal Marília Arraes e o deputado federal Calos Veras, ligado ao senador  Humberto Costa. Mesmo depois de ter dobrado o PSB, que recuou do veto de seu nome, quando ela ameaçou sair do PT e reforçar a oposição, Marília Arraes acabou partindo para voo solo, como candidata ao governo pelo Solidariedade.

Na Frente Popular, outros partidos almejavam o posto, como o PP e o PSD, com André de Paula. Preterido, nesta segunda-feira ele deve anunciar uma aliança com Marília Arraes, em evento no Recife.

Bolsonaro pretende sancionar novo piso salarial dos enfermeiros

(Foto: Ilustração)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pretende sancionar o novo piso salarial de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, e que aguarda definição sobre qual será a fonte de custeio. As informações são da CNN Brasil.

O Congresso aprovou a matéria sem definir de onde sairiam os mais de 22 bilhões de reais, valor do impacto total no orçamento público.

“Pretendo sancionar. Estou no aguardo da definição sobre qual será a fonte de recursos”, ressaltou.

No início do mês, a Câmara dos Deputados aprovou — por ampla maioria (449 a 12 votos) — o projeto de lei que fixa o salário base de enfermeiros no valor de R$ 4.750.

No entanto, o projeto de lei (PL 2564/2020) ainda não foi encaminhado para sanção do presidente da República, porque os parlamentares não inseriram na proposta a fonte de recursos. Da forma como está, a matéria aprovada no Congresso pode ser judicializada por prefeitos e governadores.

O Senado pretende colocar na pauta de votação da próxima semana a PEC 11/2022, de iniciativa da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que prevê segurança jurídica ao projeto. Entretanto, a fonte de custeio da proposta sobre o piso salarial dos enfermeiros ainda segue sem definição no Congresso.

PT aprova chapa majoritária com Teresa Leitao como senadora e Danilo Cabral

A deputada do PT apareceu em eventos do governador Paulo Câmara nesta semana que passou, sempre ao lado do candidato Danilo Cabral.(Foto: Facebook)

O PT em Pernambuco, reunido em um hotel no Pina, acaba de aprovar o nome da deputada estadual Teresa Leitão para o Senado na chapa da Frente Popular, com Danilo Cabral na cabeça de chapa. Depois de resolvida a novela interna, neste domingo, o governador Paulo Câmara e Danilo Cabral estarão presentes no encontro de hoje do PT local. Danilo Cabral cancelou o almoço no Mercado da Encruzilhada e vai ao evento para prestigiar a aliada.

O XVI Encontro Estadual do PT Pernambuco tem a presença de 200 delegados indicados pelos atuais representantes das chapas estaduais. Eles estão reunidos no Recife Praia Hotel (no Pina, Recife) para analisar a conjuntura política atual e a tática eleitoral, conforme definido pela Comissão Executiva do PT Pernambuco.

LEIA MAIS

Em Lajedo, FBC anuncia pré-candidatura de Renê a deputado federal na chapa de Miguel

O senador Fernando Bezerra Coelho anunciou neste sábado (14), durante visita a Lajedo, no Agreste Meridional, a pré-candidatura do empresário Renê a deputado federal pelo União Brasil. Ao aceitar o convite de FBC, Renê passa a integrar o palanque do pré-candidato ao governo de Pernambuco Miguel Coelho.

Renê se apresenta para Lajedo viabilizar uma representação no Congresso Nacional através da sua postulação à Câmara dos Deputados. A chegada de Renê reforça o time que levará a mensagem não só do trabalho realizado por Miguel em Petrolina, mas, sobretudo, das propostas que ele apresenta para mudar a história e os tristes indicadores que Pernambuco ostenta“, afirmou FBC em entrevista à rádio Asas FM, em Lajedo.

LEIA MAIS

Miguel se reúne com rodoviários e firma compromisso com transporte público

Em agenda no Recife, o pré-candidato a governador Miguel Coelho participou, neste sábado (14), de um encontro com funcionários e ex-trabalhadores de transporte coletivo da região metropolitana.

Na ocasião, o ex-prefeito falou da transformação que promoveu em Petrolina ao enfrentar um monopólio que controlava os ônibus por décadas na cidade sertaneja. Miguel ainda garantiu que apresentará um ousado plano para melhorar o transporte público, a infraestrutura de vias e estradas, além das condições de trabalho para os rodoviários.

Miguel foi acompanhado para o encontro acompanhado de Ellinson da Vera Cruz, que é trabalhador de transporte coletivo e pré-candidato a estadual. Também esteve no evento com os rodoviários o pré-candidato a deputado federal Arnaldo Delmondes. Tanto Miguel quanto os pré-candidatos a deputado falaram da precariedade do transporte público.

LEIA MAIS

Marqueteiro quer PT verde e amarelo na campanha

A campanha do PT nesta eleição pode mudar drasticamente, pelo menos no que diz respeito à cor vermelha, marca do partido. Para impulsionar o ex-presidente Lula, o publicitário Sidônio Palmeira – recém-contratado – quer dar à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sidônio foi escolhido semana passada para assumir a campanha petista ao Planalto, mas não irá abandonar de vez o vermelho, que perderá apenas parte do protagonismo. As cores verde e amarela serão utilizadas junto com o vermelho em evento de lançamento da pré-candidatura de Lula

De acordo com o Estadão, Sidônio é sócio de empreendimentos de cifras milionárias e ligado a políticos de centro-direita do PSDB e do União Brasil. Em um primeiro orçamento apresentado ao PT, Sidônio estimou um preço de R$ 44,5 milhões. O valor ainda não está fechado.

TSE encerra fase de testes das urnas eletrônicas

(Foto: Divulgação/TSE)

Segundo o tribunal, os pontos vulneráveis que foram encontrados pelos investigadores na primeira fase, realizada em novembro do ano passado, foram corrigidos e o sigilo do voto e da totalização da apuração não foram violados.

No teste de segurança, o TSE, órgão responsável pelas eleições, convidou investigadores de diversas instituições para executar 29 planos de ataque aos equipamentos da urna eletrônica.

As tentativas de burlar o sistema de segurança ocorreram por meio da disponibilização do código-fonte, procedimento no qual o tribunal entrega aos participantes a chave da programação das máquinas que compõem a urna, como os componentes que fazem o recebimento e a transmissão e apuração dos votos.

Em novembro do ano passado, dos 29 ataques, cinco obtiveram êxito, mas nenhum deles conseguiu atacar o software responsável pelo funcionamento da urna e o aplicativo referente ao armazenamento do nome dos eleitores e dos candidatos.

LEIA MAIS

Ipespe: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é a menor desde julho de 2021

A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida pelo Planalto caiu para 12 pontos percentuais — a menor diferença desde julho de 2021. É o que mostra a segunda pesquisa Ipespe de maio, divulgada nesta sexta-feira (13). O levantamento foi encomendado pela XP Inc.

No cenário estimulado para o primeiro turno (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador), as intenções de voto em Bolsonaro oscilaram de 31% para 32% em uma semana — desde janeiro, o crescimento soma oito pontos. Lula manteve os 44% do levantamento anterior.

Na sequência, se mantiveram estáveis Ciro Gomes (8%), João Doria (3%), André Janones (2%) e Simone Tebet (1%). Os demais não pontuaram. Ao todo, 7% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos ou não iriam votar ou votariam em branco ou nulo. Outros 3% não souberam ou não responderam.

LEIA MAIS

Vereador solicita curso pré-vestibular gratuito para estudante de escolas públicas de Petrolina

O requerimento foi aprovado com 15 votos dos vereadores presentes

Na manhã desta quinta-feira (12), durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Petrolina, o parlamentar Marquinhos do N-4 solicitou, através de requerimento, a criação de um Projeto de Lei que garanta o curso pré-vestibular gratuito aos estudantes de escolas públicas do município.

Segundo o vereador, o município precisa incluir projetos de incentivo à educação para estudantes de escolas públicas que desejam ingressar na Universidade e não têm condições de custear um curso preparatório após conclusão do ensino médio.

Muitos desses estudantes acabam recorrendo aos cursos pré-vestibulares com o objetivo de se prepararem melhor e, assim, conquistarem resultados mais satisfatórios e o município precisa dar esse suporte educacional aos jovens que planejam seu futuro profissional com base na educação“, disse.

Tramitação

O requerimento foi aprovado com 15 votos dos vereadores presentes na sessão e segue para o Prefeito de Petrolina, Simão Durando.

Fachin diz que “forças desarmadas” são responsáveis por eleições: “Ninguém nem nada vai interferir”

(Foto: EBC)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira que a Justiça Eleitoral está “aberta a ouvir, mas jamais se curvará a quem quer que seja” e disse que “quem trata de eleições são forças desarmadas”. A dura fala do ministro ocorre em um momento de tensão entre a Corte eleitoral e as Forças Armada sobre as urnas eletrônicas.

Após a declaração, Fachin foi cumprimentado pelos demais integrantes da Corte e disse, reservadamente, que subiu o tom, “um pouco”, “mas que era o necessário”. A fala do ministro foi presenciada pelo Globo.

LEIA MAIS