Lula e Bolsonaro deixam Ciro falando sozinho e ampliam isolamento do pedetista

(Foto: Arquivo)

Os ataques do presidenciável Ciro Gomes  (PDT) a Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) e Jair Bolsonaro  (PL) têm ficado sem respostas diretas das campanhas rivais, reforçando o isolamento do ex-ministro  no momento em que ele busca furar a bolha da polarização e dissipar pressões por desistência.

A estratégia de se contrapor a Lula , que levou à debandada de aliados como o deputado federal Túlio Gadêlha (que migrou do PDT para a Rede Sustentabilidade), é vista como ineficaz para a atração de votos até por correligionários, que nos bastidores avaliam que ele tem pesado a mão.

LEIA MAIS

Miguel anuncia diretrizes do Plano de Governo nesta segunda

O pré-candidato Miguel Coelho anuncia nesta segunda-feira (30), às 10h, no Recife, as diretrizes do seu Plano de Governo e as principais ações e investimentos que serão implementados em quatro anos. A entrevista coletiva para a imprensa terá a participação da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, coordenadora do Plano de Governo do pré-candidato do União Brasil.

O documento propõe soluções para superar os desafios do Estado nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e social. Para isso, Miguel quer triplicar os investimentos do Estado em quatro anos, atingindo o total de R$ 12 bilhões.

LEIA MAIS

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros de PE cumpre agenda em Petrolina e lança pré-candidatura a deputada federal

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE), Ludmilla Outtes esteve em Petrolina nesta semana, cumprindo agenda pelo SEEPE e também aproveitou para se reunir com apoiadores para reforçar sua pré-candidatura a deputada federal.

A agenda foi iniciada na quarta-feira (25) e encerrada ontem (26), com entrevistas aos veículos de comunicação da cidade. Em conversa com o Blog, Ludmilla destacou as pautas debatidas com a classe dos enfermeiros e relatou o que observou nas visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“A gente está com uma pauta da enfermagem em Petrolina. Mês passado tivemos uma assembleia e tivemos alguns pontos para apresentar à Prefeitura. Fizemos uma visita em algumas unidades para conversar com a categoria e conversar com os profissionais”, destacou.

Na avaliação de Ludmila, a principal queixa dos enfermeiros é a falta de insumos e estrutura nas UBS e a carga de trabalho em algumas unidades, a exemplo do Gercino Coelho. “Há unidades com mofo, falta de materiais é outra cobrança e tivemos diálogo com os profissionais sobre superlotação, principalmente na próxima da Rodoviária que recebe uma grande demanda. Petrolina não tem um Plano de Cargos e Carreiras, o que é bem absurdo para uma cidade do porte de Petrolina“, pontuou.

LEIA MAIS

Neste sábado, Miguel visita Caruaru ao lado de aliados

Neste sábado (28), o pré-candidato ao Governo de Pernambuco Miguel Coelho (União Brasil) cumprirá agendas em Caruaru, no Agreste, ao lado de lideranças locais. Na ocasião, ele fará uma visita à Feira de Artesanato e Feira Livre de Caruaru no Parque 18 de Maio, ao lado dos pré-candidatos Dilson Oliveira (União Brasil) e de Douglas Cintra (Podemos).

Na agenda, às 8h da manhã, os pré-candidatos farão uma visita aos locais da região. E às 10h da manhã Miguel Coelho, Dilson Oliveira e Douglas Cintra seguirão para a solenidade de lançamento da pré-candidaturas, que acontecerá no espaço Maria José Recepções I.

LEIA MAIS

Presidente sanciona projeto que modifica regras do Pronampe

O presidente Jair Bolsonaro participa do anúncio de novas medidas do Programa Crédito Brasil Empreendedor

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei 3.188/2021, que que mantém recursos para garantir empréstimos a micro e pequenas empresas por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O texto foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no fim de abril.

A norma que agora entra em vigor adia para 2025 a devolução ao Tesouro Nacional de valores não utilizados de um fundo relativo a empréstimos do Pronampe. O programa foi criado em maio de 2020 para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia de covid-19. No ano passado, o Pronampe se tornou uma política pública permanente do governo federal.

A estimativa do governo é garantir pelo menos R$ 50 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas com o programa, através do sistema financeiro. A nova rodada do Pronampe vai abranger também microempreendedores individuais (MEIs), que somam cerca de 13 milhões de pessoas. Somando às mais de 5,5 milhões de micro e pequenas empresas, a nova fase do Pronampe tem o potencial de atender mais de 20 milhões de empresas e microempreendedores, que representam 98% das empresas do país.

Mudanças

A proposta sancionada torna permanente o uso de recursos do Fundo de Garantia de Operações (FGO) em operações não honradas. Uma das alterações aprovadas no Congresso dispensa as empresas de cumprirem cláusula de manutenção de quantitativo de empregados prevista nas contratações até 31 de dezembro de 2021. Essa regra só será restabelecida para empréstimos feitos a partir de 2022.

O texto também acaba com a data limite, estipulada até o fim de 2021, para que o governo aumente o aporte de recursos ao FGO para atender o Pronampe, pois o programa se tornou permanente. Caso esse aumento de participação da União aconteça por meio de créditos extraordinários, os valores recuperados ou não utilizados deverão ser destinados à amortização da dívida. Já outros valores utilizados pelo FGO para honrar prestações não pagas deverão ser direcionados para a cobertura de novas operações contratadas.

O nova lei ainda estabeleceu uma mudança no Programa de Estímulo ao Crédito (PEC) para ampliar o seu acesso a empresas com até R$ 300 milhões de receita bruta anual, consideradas de médio porte.

A legislação que criou o programa destinava o PEC somente a microempreendedores individuais (MEI), a micro e pequenas empresas, a produtores rurais e a cooperativas e associações de pesca e de marisqueiros com receita máxima de R$ 4,8 milhões. Para o público-alvo atual, o texto reserva 70% do valor total que pode ser contratado.

O programa permite aos bancos contarem com créditos presumidos de tributos federais a serem usados para diminuir o valor a pagar em troca de empréstimos feitos sob seu risco. As contratações de operações, cujo prazo de funcionamento tinha acabado em 2021, serão reabertas até dezembro de 2022.

Outra medida incluída na lei é a dispensa de exigência de apresentação de alguns tipos de certidões pelos interessados em obter empréstimo, como as de quitação eleitoral, comprovação do recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para as instituições que emprestarem por meio do PEC.

Veto

Por orientação da área jurídica, segundo o Palácio do Planalto, o presidente da República decidiu vetar os dispositivos da lei que dispensavam apresentação da Certidão Negativa de Débito (CND) relativa à Seguridade Social por meio do PEC.

Na avaliação do governo, a medida viola a Constituição Federal, que veda acesso a crédito e benefícios tributários de pessoa jurídica devedora da Previdência Social.

FONTE: Agência Brasil

Confirmado: vereador Ronaldo Silva também vai para a bancada da oposição

(Foto: Arquivo Blog Waldiney Passos)

Em resposta sucinta a este blogueiro, através do WhatsApp, o vereador Ronaldo Silva, ex-líder da bancada da situação na Casa Plínio Amorim, confirmou o rompimento com o grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra e o ex-prefeito Miguel Coelho, pré-candidato ao governo do Estado.

“100%”, respondeu o edil ao ser questionado sobre sua decisão.

Ronaldo Silva deve se pronunciar oficialmente na sessão desta quinta-feira (26), na Câmara Municipal de Petrolina.

Não é nenhuma novidade que o vereador é ligado ao ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), que recentemente decidiu acompanhar o partido e declarar apoio a pré-candidata a governadora Raquel Lira, ex-prefeita de Caruaru. Resta saber se esse seria o motivo do rompimento ou se existem outras insatisfações que posam justificar sua ida para a oposição.

Bolsonaro sanciona lei que amplia pena para violência contra crianças

O presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado de parlamentares da bancada feminina da Câmara dos Deputados, sanciona o Projeto de Lei 1360/21, denominado Henry Borel

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta terça-feira (24), o projeto de lei que amplia medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou familiar. A norma também passa a considerar crime hediondo o assassinato de menor de 14 anos, com pena de reclusão de 12 a 30 anos.

O texto determina pena de três meses a dois anos para quem descumprir decisão judicial favorável à adoção de medidas protetivas de urgência. Além disso, aumenta de um terço à metade a pena de homicídio contra menor de 14 anos se o crime for cometido por familiar, empregador da vítima, tutor ou curador, ou se a vítima é pessoa com deficiência ou tenha doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade.

A proposta foi batizada de Lei Henry Borel, em homenagem ao menino de 4 anos que foi espancado e morto em março de 2021. Os acusados do crime são a mãe de Henry, Monique Medeiros, e o padrasto do menino, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho. A mãe obteve autorização para responder pelo crime em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica. Já o ex-vereador Jairinho continua preso.

“Um fato lamentável e que marcou a todos nós no Brasil, a violência contra uma criança. O projeto foi feito com o espírito de punir, obviamente, mas também de desestimular ações dessa natureza”, afirmou o presidente Bolsonaro, ao sancionar a lei. A cerimônia contou com a participação de parte da bancada feminina de deputadas federais.

LEIA MAIS

Odacy anuncia pré-candidatura a deputado estadual

Odacy vai em busca de mandato municipal

O ex-deputado estadual Odacy Amorim (PT) confirmou nessa segunda-feira, durante entrevista às rádios de Petrolina (PE), que vai  ser candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. Com isso, o político busca o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Odacy foi deputado estadual entre 2010 e 2018, quando decidiu sair candidato à Câmara Federal. Na oportunidade, ele teve 40.050 votos e não conseguiu se eleger. No entanto, sua esposa, Dulcicleide Amorim, conseguiu se eleger para a Alepe com 22.359 votos.

O ex-deputado aproveitou a oportunidade para reforçar que o partido deverá trabalhar para Dulcicleide disputar uma vaga na Câmara Federal.

Vamos buscar esse fortalecimento e ampliar o trabalho que desenvolvi ao longo de dois mandatos consecutivos na Alepe, sendo que foram duas vitórias históricas, pois saímos com a maior votação que um deputada já teve na histórica política de Petrolina para a Assembleia Legislativa“, disse.

Sergio Moro vira réu em ação do PT

Ex-juiz Sérgio Moro.

O ex-juiz Sergio Moro se tornou réu em uma ação em que deputados do PT pedem que ele seja condenado a ressarcir os cofres públicos por supostos prejuízos causados à Petrobras e à economia brasileira por sua atuação à frente da Operação Lava Jato.

De acordo com a Coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o juiz federal Charles Renaud Frazão de Morais recebeu a inicial, o que significa que dará curso à ação. E determinou: “Cite-se o réu”. O Ministério Público Federal será intimado para ter “ciência da demanda”.

A ação é assinada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos e Marco Antônio Riechel Mann Jr. Eles afirmam que “o ex-juiz Sergio Moro manipulou a maior empresa brasileira, a Petrobras, como mero instrumento útil ao acobertamento dos seus interesses pessoais“.

LEIA MAIS

Vereador Gaturiano oficializa ida ao grupo de oposição na Câmara Municipal

Nesta terça-feira (24), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gaturiano Cigano (UB) oficializou sua ida ao grupo de oposição na Casa Legislativa. Para marcar o momento, o parlamentar registrou uma foto com os outros vereadores da bancada de oposição.

O vereador fez diversas cobranças e falou sobre ser questionado se isso tem a ver com a mudança para a oposição. “Não! Eu estou aqui é para defender o povo. O grupo de oposição está crescendo. Aos pouquinhos a gente vai chegar lá“, disse.

Com isso, a bancada agora será formada por sete vereadores, sendo eles: Gilmar Santos (PT), Samara da Visão (PSD), Júnior Gás (Avante), Marquinhos do N-4 (Podemos), Elismar, Pastor Alex e Gaturiano Cigano.

Bolsonaro quer preços do combustível e gás de cozinha congelados até eleição

O presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em reuniões internas do governo, o presidente Jair Bolsonaro tem dito a auxiliares que não quer novos reajustes no diesel, gasolina e gás de cozinha até a eleição, em outubro.

O governo anunciou nesta segunda-feira (23) a troca na presidência da empresa, indicando o atual secretário do Ministério da Economia Caio Paes de Andrade para comandar a petroleira.

O atual presidente, José Mauro Coelho, está há pouco mais de um mês no cargo. Coelho, escolhido pelo ex-ministro das Minas e Energia Bento Albuquerque, perdeu a sustentação ao não segurar o novo reajuste do diesel.

João Doria desiste de disputar a Presidência da República nas eleições de 2022

Pressionado por partidos da terceira via, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) desistiu de disputar a Presidência da República nas eleições de 2022.

Com embates dentro do próprio partido, Doria fez um pronunciamento no início da tarde desta segunda-feira (23) e confirmou que está fora da disputa presidencial.

Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou o nome da cúpula do PSDB. Aceito essa realidade com a cabeça erguida“, disse Doria. “O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve“, completou.

LEIA MAIS

Evento marca lançamento de Comitês Populares em Petrolina

A sexta-feira (20) foi marcada pelo lançamento de Comitês Populares de Luta em Petrolina. O evento reuniu cerca de 150 pessoas e contou com a participação de diversos setores e movimentos populares. Partidos alinhado à esquerda, como PT, PCdoB, PSOL e também a Rede marcaram presença.

O evento foi marcado por diálogos e apresentações culturais. “Precisaremos de uma grande força-tarefa para reconstruir o Brasil neste momento. Mas nosso povo merece”, destacou Jéssica Albuquerque, do Levante Popular da Juventude, uma das organizadoras do espaço.

De acordo com a organização, os Comitês estão sendo construídos em todo o país e têm por função organizar a luta por conquistas para a classe trabalhadora do Brasil e a defesa dos seus próprios direitos. Novos encontros estão sendo programados em bairros periféricos, como José e Maria e João de Deus.

Em discurso, Gonzaga Patriota lamenta morte dos policiais rodoviários federais em Fortaleza

Em discurso no plenário da Câmara, nesta quarta-feira(18), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) lamentou o assassinato de dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Fortaleza, no trecho da rodovia BR-116. O parlamentar solicitou que o presidente Jair Bolsonaro atenda ao seu pedido de completar o quadro da PRF.

“Senhora presidente, as nossas condolências aos nossos colegas da Polícia Rodoviária Federal. Fiquei muito triste hoje, dois policiais trabalhando e foram covardemente assassinados lá no Ceará.  Quero pedir ao presidente da República que possa atender ao nosso chamamento que é completar o quadro da PRF e da Polícia Federal”, disse Patriota.

Os dois policiais rodoviários federais foram mortos a tiros no km 6 da BR-116, em Fortaleza (CE), por um homem também morto durante o confronto, na manhã desta quarta-feira. Os policiais mortos foram identificados como Márcio Hélio Almeida de Sousa e Raimundo Bonifácio do Nascimento Filho.

Durante o seu discurso, o deputado também parabenizou o município de Bonito que completará 189 anos no dia 20 de maio e o município de Tabira que também estará comemorando 73 anos de emancipação política no dia 27 de maio.

Bolsonaro aciona PGR após Toffoli negar notícia-crime contra Moraes

O presidente da República, Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não desistiu da tentativa de responsabilizar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob o argumento de que o magistrado cometeu abuso de autoridade. Horas após o ministro Dias Toffoli, também do Supremo, rejeitar a notícia-crime do chefe do Executivo contra o colega de toga, Bolsonaro recorreu à Procuradoria-Geral da República (PGR) com uma representação para que Moraes seja investigado.

A representação foi encaminhada pelos advogados do presidente e encontra-se na Central de Relacionamento e Atendimento ao Cidadão (CRAC) da PGR, órgão responsável por fazer a análise preliminar da denúncia e verificar se há elementos suficientes para prosseguir com a investigação. O caso encontra-se temporariamente sob sigilo.

LEIA MAIS