Papa pede perdão por legitimação da Igreja na escravidão

Pontífice reconheceu a participação histórica do Vaticano na legitimação da escravidão e afirmou que o tema representa uma “ferida na memória cristã” da Igreja Católica.

O papa Leão XIV fez nesta segunda-feira (25) um pedido histórico de perdão pelo papel da própria Santa Sé na legitimação da escravidão e por ter demorado séculos para condená-la. Ele classificou o passado do Vaticano como uma “ferida na memória cristã”.

Papados anteriores já haviam pedido desculpas pelo envolvimento de cristãos no tráfico transatlântico de escravizados. Mas nenhum papa havia reconhecido publicamente — nem pedido perdão — pelo papel de antigos pontífices em autorizar explicitamente soberanos europeus a subjugar e escravizar “infiéis”.

Primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Leão XIV, cuja história familiar inclui tanto pessoas escravizadas quanto proprietários de escravos, fez o pedido de desculpas em sua primeira encíclica, “Magnifica Humanitas” (“Humanidade Magnífica”), divulgada nesta segunda.

LEIA MAIS

Argentino é detido em MG após tirar foto de criança negra e encaminhar com mensagem racista

Argentino é suspeito de cometer racismo dentro da Maria Fumaça, em Tiradentes — Foto: Reprodução: Arquivo Pessoal

O homem foi flagrado enviando fotos e vídeos de uma criança que estava no trem. Junto com os arquivos, ele fez comentários racistas sobre o menino. A mãe foi alertada por uma passageira sobre o ocorrido e conseguiu tomar o celular do homem.

Um argentino foi detido suspeito de racismo em Tiradentes, no Campo das Vertentes, neste domingo (24). Eduardo Ignacio, de 63 anos, foi flagrado fazendo fotos e vídeos de uma criança dentro da Maria Fumaça. O material foi compartilhado junto com comentários racistas em uma rede social. A mãe do menino foi alertada por uma passageira sobre o ocorrido e conseguiu pegar o aparelho do suspeito.

De acordo com a mulher, eles embarcaram no trem em São João del-Rei, por volta das 10h. Além do filho, de 7 anos, com quem veio do Rio de Janeiro, também estavam presentes a sobrinha, a irmã, a mãe e o padrasto da mulher. Eles saíram para comemorar o aniversário dela, que é neste domingo.

LEIA MAIS

Bora Petrolina realiza quase 15 mil atendimentos no N-4

Foi o maior número de atendimentos no ano de 2026

A Prefeitura de Petrolina realizou, neste sábado (23), mais uma edição do Bora Petrolina, maior programa de serviços da gestão municipal, no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4. A ação superou o número de atendimentos das edições de 2026 e ficou entre as três maiores já realizadas desde a fundação do Programa, consolidando a iniciativa como uma das maiores mobilizações de cidadania do município.

Ao todo, foram registrados 14.743 atendimentos, com a oferta de 114 serviços gratuitos à população. Desta vez, 29 instituições públicas e privadas parceiras participaram da ação.

LEIA MAIS

Castramóvel já ultrapassa 600 castrações e Prefeitura prepara ampliação do atendimento em Petrolina

Marcelo Gama destacou os avanços das ações de castração em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), segue intensificando as ações voltadas ao controle populacional de cães e gatos no município. Durante entrevista concedida à Rádio Rural FM, o diretor-presidente da AMMA, Marcelo Gama, fez um balanço das atividades do Castramóvel e destacou os avanços das políticas públicas voltadas à causa animal na cidade.

Segundo Marcelo Gama, desde o início das atividades, em março deste ano, mais de 600 animais já foram castrados em Petrolina, entre cães e gatos, com prioridade para animais em situação de rua. O serviço acontece atualmente no estacionamento da FACAPE, onde as castrações são realizadas todas as terças, quartas e quintas-feiras.

O gestor explicou que a expectativa inicial era manter o Castramóvel no local por apenas 30 dias, mas, devido à segurança da estrutura e à parceria com protetores independentes, o atendimento foi ampliado e continua funcionando normalmente na instituição.

O agendamento para castração acontece todas as segundas-feiras, das 10h ao meio-dia, na sede da AMMA, localizada na Rua Antônio Madeira, nº 155, em Petrolina.

LEIA MAIS

Prefeito Simão Durando participa da tradicional Missa dos Vaqueiros da Caiçara

A zona rural de Petrolina viveu mais um momento de fé e celebração das tradições sertanejas neste domingo (24), durante a tradicional Missa dos Vaqueiros da Fazenda Caiçara. O evento contou com a presença do prefeito Simão Durando, do deputado estadual Antonio Coelho, do vice-prefeito Ricardo Coelho, além de agricultores, famílias da comunidade e fiéis católicos.

A cerimônia é considerada uma das mais simbólicas manifestações culturais e religiosas da região, reunindo vaqueiros de várias gerações e reforçando a ligação do homem sertanejo com a religiosidade e a vida no campo. O evento também foi marcado por momentos de agradecimento pelas graças alcançadas e pedidos de proteção para os trabalhadores rurais e suas famílias, fortalecendo os laços de união e espiritualidade da comunidade rural de Petrolina.

Simão Durando destacou a importância de preservar manifestações culturais que fazem parte da identidade do povo sertanejo. “Estar na Missa do Vaqueiro do meu amigo Bosquinho da Caiçara nos traz um momento ímpar de agradecer, pedir proteção e celebrar a tradição do vaqueiro, que é a verdadeira alma do nosso Sertão. Essa é uma tradição que atravessa gerações e mantém viva a essência do homem do campo e da cultura nordestina, por isso faço questão de estar presente”, afirmou o prefeito.

Fiocruz terá produção nacional de terapias celulares contra o câncer

Tecnologia vai beneficiar pacientes com leucemia, linfoma e mieloma

O Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou um reforço, neste sábado (23), com o lançamento, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Centro de Desenvolvimento e Produção de Terapias CAR-T, que vai possibilitar a fabricação nacional de terapias celulares a preços reduzidos.

De acordo com a Fiocruz, a terapia CAR-T é considerada um dos maiores avanços recentes na oncologia. A partir da produção na Fundação, o produto de alto valor tecnológico estará acessível à população “em um processo que envolve incorporação de tecnologia combinada ao desenvolvimento de estudo clínico”.

LEIA MAIS

Batida entre ônibus e caminhão deixa mortos e feridos no Norte de Minas Gerais

Acidente seguido de incêndio ocorreu na manhã deste domingo (24) no Norte de MG. O ônibus seguia de São Paulo com destino à Sergipe — Foto: Corpo de Bombeiros Militar

Um grave acidente envolvendo um ônibus e uma carreta deixou pelo menos oito pessoas mortas e outras seis feridas na manhã deste domingo (24), no km 230 da BR-251, em Santa Cruz de Salinas, região Norte de Minas Gerais. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos foram tomados pelas chamas após o impacto. A colisão frontal ocorreu por volta das 4h30 no km 234 da rodovia. O ônibus havia saído de São Bernardo do Campo (SP) com destino a Aracaju (SE), enquanto o veículo de carga, que transportava peças automotivas e sucatas, fazia o trajeto de Fortaleza (CE) para Piracicaba (SP).

LEIA MAIS

MEC abre inscrições para o Sisu+; candidatos poderão usar notas de edições anteriores do Enem

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira, 21 de maio, o edital que regulamenta o Sisu+, uma etapa complementar e inédita do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A iniciativa visa ofertar eventuais vagas disponíveis nas instituições ofertantes para ingresso no segundo semestre deste ano. O prazo de inscrição para os estudantes será de 15 a 19 de junho, por meio do Portal de Acesso Único.

LEIA MAIS

Incêndio atinge estabelecimentos comerciais no Centro do Recife

Equipe técnica estabeleceu uma área de isolamento ao redor dos imóveis afetados

Um incêndio atingiu estabelecimentos comerciais no bairro de São José, na área central do Recife, na madrugada do último sábado (23). De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil do município, pelo menos sete imóveis foram diretamente afetados pelo fogo na Rua de Santa Rita. Não houve registro de vítimas.

LEIA MAIS

Piloto de avião é condenado a 52 anos de prisão por feminicídio de namorada morta amamentando filha bebê

Dinorah Cristina Barbosa da Silva foi morta a tiros enquanto amamentava a filha de 8 meses em Paulista, no Grande Recife

O piloto de avisão Mayky Fernandes dos Santos foi condenado a 52 anos, quatro meses e 24 dias de prisão pelos crimes de tentativa de feminicídio e feminicídio. A vítima foi a comissária de bordo Dinorah Cristina Barbosa da Silva, de 35 anos, com quem ele tinha uma filha bebê de 8 meses. O crime aconteceu em outubro de 2019, em Maranguape II, em Paulista, no Grande Recife.

Dinorah foi morta na frente da mãe, enquanto amamentava a filha em casa, por dois homens encapuzados que invadiram a residência e que, segundo a sentença, foram contratados para praticar o crime. Mayky Fernandes é a sexta pessoa condenada por participação no feminicídio.

LEIA MAIS

Servidora processa prefeitura no Paraná após descobrir que fotos dela eram usadas como figurinhas de WhatsApp

Figurinhas eram compartilhadas com frequência nas redes sociais

A Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, foi condenada a pagar R$ 5 mil em indenização a uma agente da Guarda Municipal após a servidora descobrir que fotos dela estavam sendo usadas em figurinhas de WhatsApp ofensivas dentro do ambiente de trabalho. As imagens circulavam em computadores da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal.

Segundo o processo, as fotos da servidora foram transformadas em “stickers”, como são chamadas as figurinhas do WhatsApp, acompanhadas de palavras consideradas ofensivas e vexatórias.

As imagens estavam salvas nas abas de “usadas com frequência” e “favoritos” dos computadores utilizados pelos agentes.

A servidora, que atua como inspetora da Guarda Municipal desde 2017, afirmou que soube da situação em maio de 2023 e entrou na Justiça pedindo indenização por danos morais.

LEIA MAIS

Ventania derruba placas e danifica telhados durante chuva em São Luís

Ventania derruba placas e danifica telhados durante chuva em São Luís

Uma forte chuva registrada na tarde desta sexta-feira (22) provocou ventania e causou estragos em diferentes pontos de São Luís.

No bairro São Cristóvão, imagens mostram telhados de casas danificados durante a ventania. Também houve registro de danos no telhado da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Na Avenida Guajajaras, no bairro Tirirical, motoristas registraram placas caídas e danos na fachada de um centro comercial. Nas imagens, é possível ver objetos espalhados pela pista e perto da calçada.

Durante o temporal, carros e motocicletas passaram pela via em velocidade reduzida por causa da baixa visibilidade e dos obstáculos na pista. Em alguns trechos, motociclistas aparecem parados ou tentando seguir com cuidado.

LEIA MAIS

Enem 2026: inscrições começam na segunda; provas serão em novembro

Edital do exame foi publicado nesta sexta-feira; confira o cronograma

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (22) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. As inscrições começam na próxima segunda-feira (25) e seguem até 5 de junho, exclusivamente pela internet, no site do Enem.

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro. Para este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do certame, estima aumentar para cerca de 10 mil o número de locais de prova em todo o país.

A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e o pagamento deve ser feito até 10 de junho.

LEIA MAIS

Cinco pesquisadoras da Univasf são agraciadas no primeiro Prêmio Meninas e Mulheres na Ciência

Primeira edição do prêmio homenageou estudantes e professoras que se dedicam à pesquisa na Univasf.

Cinco pesquisadoras que fazem a Ciência acontecer na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram homenageadas no “Prêmio Meninas e Mulheres na Ciência”, na noite da última terça-feira (19), em cerimônia realizada no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). As premiadas nesta primeira edição foram as estudantes de graduação Ingrid Louise Santos de Souza e Selma Rodrigues de Sousa, a estudante de pós-graduação Aline Berto Faustino e as professoras Patrícia Avello Nicola e Larissa Araújo Rolim.

LEIA MAIS