Com diárias de até R$ 864, Inep seleciona certificadores do Enem 2026; veja como participar

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital para a composição da equipe para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) de 2026.

A equipe será responsável por fiscalizar a aplicação e a logística do Enem, da Prova Nacional Docente (PND) e do Enamed em todo o país.

edital prevê diárias de R$ 510, podendo chegar a R$ 864 nos casos em que o profissional precise se deslocar por mais de 150 quilômetros.

Para concorrer, é necessário ser servidor público federal do Poder Executivo ou professor concursado (efetivo) das redes estaduais ou municipais de ensino. O órgão reforça que profissionais temporários, terceirizados ou contratados via regime CLT não podem participar da seleção.

LEIA MAIS

‘Caí desacordado’, diz homem que levou socos de guarda ao reclamar de som alto em igreja

Morador denuncia agressão de Guarda Municipal em frente de igreja em Balneário Camboriú — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Tiago Alves disse conviver há anos com o barulho excessivo no local, em Balneário Camboriú. Ele é pai de uma criança autista de 9 anos e diz que situação afeta diretamente o bem-estar do filho.

O homem agredido com socos por um guarda municipal de folga em frente a uma igreja evangélica em Balneário Camboriú (SC) contou que ficou desacordado e precisou levar seis pontos na boca após as agressões. O caso, registrado em vídeo, teria começado após Tiago Alves reclamar do volume do som no local (assista). A Polícia Civil investiga.

Pai de uma criança autista de 9 anos, ele diz conviver há cerca de 4 anos com o problema e afirma já ter registrado mais de 17 boletins de ocorrência relacionados ao barulho excessivo, que afeta diretamente o bem-estar do filho. O nome do suspeito não foi divulgado.

LEIA MAIS

Divisão de bens, pensão e guarda: Casais sem casamento no civil possuem direitos previstos em lei

Assistência Judiciária Municipal realiza atendimentos, orientações e encaminhamentos sobre o direito das famílias

Muitos casais vivem juntos durante anos, constroem patrimônio, têm filhos e compartilham responsabilidades familiares sem oficializar a relação em cartório, por meio do casamento civil. Porém, em casos de separação ou falecimento de uma das partes, existem direitos importantes que podem ser reivindicados mesmo sem certidão de casamento, desde que exista convivência pública, contínua e com intenção de constituir família. A Prefeitura de Petrolina, através da Assistência Judiciária Municipal, oferece assistência nesse segmento.

Entre os direitos garantidos estão: possibilidade de divisão dos bens adquiridos durante a relação; pedido de pensão alimentícia; pensão por morte; inclusão em plano de saúde; e questões relacionadas à guarda dos filhos. Em muitos casos, mulheres que dedicaram anos aos cuidados da casa e da família acabam enfrentando dificuldades financeiras por desconhecerem que a união estável possui respaldo jurídico.

LEIA MAIS

Fla aciona ‘cavalaria’ no fim e fica perto do 1º lugar geral

Flamengo 3 x 0 Cusco | 6ª rodada | CONMEBOL Libertadores 2026

O Flamengo resolveu em 10 minutos a vitória por 3 a 0 sobre o Cusco, na terça-feira, no encerramento da fase de grupos da Libertadores. O dever de casa foi entregue com sucesso, e a pontuação somada ao saldo de gols deixa o clube perto da liderança geral da primeira fase. Mas o time procrastinou o resultado no Maracanã.

Leonardo Jardim mandou a campo nove reservas, e a escalação foi pensada já de olho no jogo contra o Coritiba, no sábado, quando o treinador não terá nove jogadores convocados para a Copa do Mundo. As mudanças afetaram a produtividade do Flamengo. Com Evertton Araújo, Saúl e De la Cruz, o time teve um meio-campo menos criativo, mas ainda assim se deu bem pela passividade do Cusco, que já entrou no Maracanã eliminado.

LEIA MAIS

Seleção se apresenta, e CBF tenta medir a real situação de Neymar

Carlo Ancelotti prepara a convocação final da Seleção — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Começa oficialmente nesta quarta-feira a Copa do Mundo para a seleção brasileira.

O elenco comandado por Carlo Ancelotti se apresenta na Granja Comary para exames médicos e primeiros treinamentos já preparativos para o amistoso com o Panamá, domingo. Gabriel Magalhães, Martinelli e Marquinhos, finalistas da Champions, são as a ausências, enquanto há expectativa para avaliação médica de Neymar.

O jogador do Santos é o único convocado que se apresenta sem estar em atividade, e a CBF esperou a apresentação para dar um diagnóstico mais preciso sobre suas condições físicas. Neymar sofreu uma lesão na panturrilha em partida diante do Coritiba, no último dia 17, e desde então está em tratamento no clube paulista.

Na ocasião, ainda antes da convocação para o Mundial, a CBF recebeu um documento do Santos atestando que Neymar estaria liberado para atividades com bola já na apresentação. Nos bastidores, porém, a informação é de que o atacante precisará seguir tratamento na Granja Comary com risco de ficar fora dos amistosos contra Panamá, dia 31, no Maracanã, e Egito, dia 6, em Cleveland.

LEIA MAIS

Ouvidoria Municipal fortalece atendimento à população em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Controladoria-Geral do Município, reforça a importância da utilização dos canais oficiais da Ouvidoria Municipal para o registro de demandas relacionadas aos serviços públicos oferecidos à população. O órgão é o principal canal de comunicação entre o cidadão e a gestão municipal, garantindo que cada manifestação seja recebida, protocolada e encaminhada corretamente para análise e solução.

A Ouvidoria tem um papel fundamental no fortalecimento da transparência e na melhoria contínua dos serviços públicos. Por meio dela, a população pode registrar reclamações, solicitações, denúncias, sugestões, elogios e demais demandas de forma segura e organizada.

LEIA MAIS

Suspeito de jogar a ex em penhasco grava confissão do crime e detalha fuga em MG

Homem suspeito de jogar ex-mulher de penhasco em MG grava vídeo confessando crime. — Foto: Redes sociais

Silvanildo Amâncio de Araújo, de 52 anos, suspeito de jogar a ex-mulher de um penhasco na Serra do Rola Moça, em Belo Horizonte, teve um vídeo gravado pela polícia, ao ser preso em Várzea da Palma, no Norte de Minas. Na gravação, ele confessa o crime.

Na gravação, ele afirma que não planejou o crime, mas relata o que o motivou a agredir a ex-mulher, Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza, de 41 anos. Silvanildo também descreve como abordou a vítima quando ela chegava ao trabalho e detalha a fuga após o crime. Ana Cláudia foi encontrada com vida nesta terça-feira (26).

“Segunda-feira eu peguei ela mesmo (…) lá no serviço dela. Eu peguei ela descendo do ônibus, abracei ela e falei pra ela entrar no carro. Ela falou, você vai me matar? (…) Levei ela lá pro Jardim Canadá e joguei ela lá do penhasco”, confessou Silvanildo.

Segundo a enteada de Silvanildo, o casal teve um relacionamento de 12 anos e uma filha de 9 anos. Eles estavam separados desde fevereiro deste ano. Desde então, Ana Cláudia vinha sendo perseguida pelo ex-companheiro.

Ainda de acordo com familiares da vítima, Ana Cláudia havia denunciado ameaças feitas por Silvanildo dias antes do desaparecimento.
O boletim de ocorrência foi registrado na noite de 20 de maio, às 19h40. Com medo e se sentindo ameaçada, Ana Cláudia pediu uma medida protetiva de urgência.

LEIA MAIS

De R$ 100 mil para R$ 35,1 mil: Buzzi perde penduricalhos

Ministro do STJ Marco Buzzi — Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Três meses após o afastamento do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi, alvo de inquérito que apura denúncias de assédio sexual, o tribunal suspendeu os penduricalhos que continuavam sendo pagos ao magistrado. Com o corte das verbas extras, a remuneração líquida de Buzzi em maio caiu de aproximadamente R$ 100 mil para R$ 35,1 mil.

Em abril, o g1 revelou que Buzzi seguia recebendo o mesmo valor pago quando estava em atividade, apesar de uma regra do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em vigor desde 2024, determinar a suspensão de verbas indenizatórias, temporárias ou extraordinárias para magistrados afastados durante sindicâncias ou processos administrativos disciplinares. A defesa do juiz diz que ele é inocente.

Questionado à época, o STJ informou que os valores excedentes seriam suspensos nos contracheques seguintes e que o ministro passaria a receber apenas a parcela remuneratória de seus vencimentos.

A mudança foi implementada no contracheque de maio, referente ao salário de abril. O valor pago a Buzzi a título de “indenizações” caiu para R$ 654,25. Nos meses anteriores, essa quantia variava entre R$ 66 mil e R$ 72 mil. Somadas ao salário e a outros adicionais, as verbas faziam a remuneração líquida do magistrado afastado superar o teto constitucional, hoje fixado em R$ 46.366,19.

LEIA MAIS

Operação contra fraudes no INSS cumpre mandados em Pernambuco e outros estados

Polícia Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram, na manhã desta quarta-feira (27), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga descontos indevidos no pagamento de aposentadorias e pensões do INSS.

Ao todo, são cumpridos 31 mandados de busca e apreensão, oito cautelares de monitoramento eletrônico e e outras medidas constritivas nos estados de Pernambuco, São Paulo e Paraíba, além do Distrito Federal. As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante a operação, a Polícia apreendeu uma mala com dinheiro em espécie.

Imagens gravadas mostram o momento em que os agentes abrem a bagagem e encontram diversas embalagens plásticas contendo pelo menos cinco malotes com cédulas de R$ 200. A quantia apreendida ainda não foi divulgada oficialmente pela corporação.

Em nota, a PF afirmou que a operação visa aprofundar as investigações sobre crimes contra a administração pública, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

LEIA MAIS

Homem é morto a tiros na manhã desta quarta-feira no bairro Vila Vitória, em Petrolina.

Um crime de morte foi registrado pelas autoridades policiais nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27), no bairro Vila Vitória, na zona norte de Petrolina, Sertão de Pernambuco.

De acordo com as informações preliminares, a vítima, um homem cuja identidade ainda não foi oficialmente divulgada pelos órgãos de segurança, foi atingida por diversos disparos de arma de fogo em via pública. Moradores da localidade acionaram as forças de segurança após ouvirem os estampidos.

Equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram deslocadas até o endereço para realizar o isolamento da área e garantir a preservação da cena do crime. O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML) também foram acionados para a realização da perícia técnica e a remoção do corpo.

Até o momento, não há informações sobre a autoria ou as motivações do crime. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Pernambuco.

Com nome de craque e exemplo de superação, Davi Luiz inspira inclusão nas escolinhas esportivas de Petrolina

O esporte é para todos. E em Petrolina, a inclusão vem ganhando espaço dentro das quadras através das escolinhas esportivas gratuitas promovidas pela Prefeitura Municipal. Entre os jovens atendidos pelo projeto está Davi Luiz, de 10 anos, que encontrou no futsal uma oportunidade de desenvolvimento, amizade e superação. Cadeirante, o menino participa das atividades com os demais colegas no bairro Vila Marcela e mostra, a cada treino, que determinação e vontade de aprender são mais fortes que qualquer limitação.

Com nome de jogador famoso e coragem de campeão, Davi rapidamente conquistou professores e colegas pela dedicação durante as aulas. Segundo o professor Marcone Barros, responsável pelas atividades, a adaptação aconteceu de forma natural e emocionante. “Pra mim, como professor, foi tranquilo porque eu já tinha experiência com alunos deficientes no esporte. A surpresa foi ver ele jogando na cadeira, defendendo a bola usando a cadeira”, destacou.

LEIA MAIS

Ministério manda recolher lote de azeite impróprio para o consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou irregularidades no lote 260289 do azeite de oliva extravirgem da marca San Paolo, considerado desclassificado e impróprio para consumo humano.

As análise das amostras coletadas confirmou a presença de mistura de outros óleos vegetais na composição do produto, caracterizando fraude. Com base no resultado laboratorial, a fiscalização determinou o recolhimento imediato do lote irregular.

Também foram identificadas irregularidades relacionadas à empresa responsável pela importação e comercialização do produto. O endereço e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) informados nos rótulos e nos documentos fiscais não foram localizados ou confirmados.

A empresa foi notificada pela Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo, mas não apresentou manifestação dentro do prazo e será autuada administrativamente.

LEIA MAIS

Senado aprova piso salarial de R$ 5.130 para professores

Valor proposto pelo governo garante ganho real com aumento de 5,4%

O Senado aprovou nesta terça-feira (26) a Medida Provisória (MP) 1.334/2026, que reajusta o piso salarial dos professores da educação básica para R$ 5.130,63 em 2026. O texto vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A medida representa um aumento de 5,4% sobre o valor anterior, de R$ 4.867,77, com um ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação.

A MP foi editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro, quando as regras entraram em vigor. Pelo texto, o novo cálculo será a soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 50% da média de crescimento real das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo o governo, a fórmula anterior teria resultado em recomposição de apenas 0,37% — a nova garante 5,4%.

LEIA MAIS

Sem assistência, mulher que foi resgatada de trabalho escravo pede para voltar à casa dos patrões no Recife

Mulher tinha pés com muitos calos. Ela fazia o mesmo trajeto de 1,2 km várias vezes ao dia. (Foto: Reprodução)

Na manhã do último 10 de maio, Inês*, de 54 anos, estava de novo diante daquela casa de muro e fachada todos revestidos de pequenos azulejos de cerâmica. Não foi falta de aviso. Em 28 de abril, ela esteve no Ministério Público do Trabalho (MPT), no Recife, para dizer que queria voltar ao convívio dos antigos empregadores.

Durante aquela visita ao MPT, relatou não estar sendo acompanhada pelo poder público estadual ou municipal, apesar das promessas ouvidas quando foi resgatada em situação de trabalho escravo doméstico naquela mesma casa que agora ela voltava a bater à porta.

O resgate de Inês ocorreu em 7 de novembro de 2025 no bairro de Porto da Madeira, Zona Norte do Recife. Na inspeção, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) constatou “gravíssimas violações de direitos fundamentais”, entre elas ausência de pagamento de salários, jornada exaustiva, restrição de liberdade, tratamento discriminatório, violência física e moral e exploração de trabalhadora analfabeta em situação de hipervulnerabilidade social.

O GEFM identificou que Inês trabalhava para quatro pessoas, sendo uma mulher e seus três filhos. A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito e poderá indiciá-los pelo crime de reduzir alguém à condição análoga à de escravo.

LEIA MAIS

Náutico segue em viés de alta e se consolida no G6 da Série B

Jogadores do Náutico em comemoração de gol nos Aflitos (Rafael Vieira / CNC)

Vindo de três vitórias consecutivas e cinco jogos de invencibilidade, o Náutico segue em viés de alta na Série B do Campeonato Brasileiro. O Timbu se consolidou na parte de cima da tabela, na 2ª posição, e abriu vantagem de duas rodadas dentro do G6, grupo classificatório para os playoffs.

Com 19 pontos conquistados após 10 rodadas, o clube alvirrubro não pode ser ultrapassado pelo 7º colocado Novorizontino, que precisaria de duas rodadas para superar o Náutico por ter três pontos e duas vitórias a menos.

Já possuindo uma das melhores campanhas como visitante e um dos melhores ataques da competição, o Timbu agora também figura entre os melhores mandantes. Com a vitória sobre o Cuiabá na última sexta-feira (22), a equipe pernambucana chegou ao terceiro triunfo em cinco jogos em casa, alcançando 60% de aproveitamento, o 5º melhor da Série B.

LEIA MAIS