AMMPLA alerta condutores sobre infrações frequentes e penalidades no trânsito de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), emitiu um comunicado orientando os condutores sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito. O objetivo da ação é reduzir o índice de acidentes e melhorar a fluidez nas vias urbanas, alertando para as sanções administrativas e financeiras previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Prioridade para veículos de emergência e uso de luz alta

Entre as condutas monitoradas pela fiscalização está o não descumprimento da prioridade de passagem para veículos de emergência, como ambulâncias, viaturas policiais e carros do Corpo de Bombeiros em serviço. De acordo com o CTB, impedir ou dificultar o deslocamento desses veículos é considerado uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Outro ponto destacado pela autarquia é o uso incorreto da luz alta em vias urbanas iluminadas, prática que pode ofuscar a visão de condutores no sentido oposto e aumentar o risco de colisões noturnas.

Estacionamento irregular e descarte de resíduos

A AMMPLA também reforça a fiscalização sobre o estacionamento em locais proibidos:

  • Guias de calçada (garagens): Estacionar em frente a saídas de veículos impede o livre fluxo e sujeita o infrator a multa e remoção do veículo por guincho.
  • Vagas exclusivas: A ocupação de vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência (PCD) sem a credencial visível no painel constitui infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira.Atitudes que impactam a zeladoria urbana e o convívio social também estão sujeitas a penalidades. Arremessar lixo para fora do veículo ou utilizar o automóvel para molhar pedestres ao passar por poças d’água em períodos chuvosos são classificadas como infrações médias, gerando multas e pontuação na CNH do motorista.

De acordo com a gestão municipal, o cumprimento das normas de trânsito por parte dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres é o principal fator para a construção de uma mobilidade urbana segura e organizada.

Deixe um comentário