Mães de Pernambuco: governo abre 3.274 vagas para mulheres receberem auxílio mensal de R$ 300

Cartão do programa Mães de Pernambuco — Foto: Vinicius Lins/Divulgação

O governo de Pernambuco abriu mais 3.274 vagas no programa estadual “Mães de Pernambuco“, que oferta auxílio mensal de R$ 300 para mulheres de baixa renda. O novo ciclo vai até 24 de junho, ou enquanto houver disponibilidade de vagas. O pagamento do benefício está previsto para 7 de julho.

O benefício é concedido apenas para mulheres que recebem o Bolsa Família. Além disso, é necessário morar em Pernambuco, estar com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, não possuir emprego ou renda formal e ser responsável familiar, estar gestante ou ser mãe ou responsável de criança de até 6 anos.

Ao todo, segundo o govenro, 146 mil mulheres foram beneficiadas desde o início do programa. As interessadas devem se inscrever pela internet, confirmando a participação no programa assistencial.

LEIA MAIS

Mãe morde e agride professoras de creche e acusa instituição de agredir filho autista

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Judith Maria Brasil da Rocha fica em Camaragibe — Foto: Reprodução/Google Street View

A Polícia Civil investiga um caso de agressão que ocorreu dentro de uma creche em Camaragibe, no Grande Recife. De acordo com o boletim de ocorrência, a mãe de um dos alunos mordeu e agrediu funcionárias no dia 22 de maio. O caso é investigado como desacato e lesão corporal.

As professoras, que prestaram queixa por lesão corporal na 37ª Delegacia de Camaragibe, trabalham no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Judith Maria Brasil da Rocha, no bairro de Tabatinga. Segundo relatos das vítimas, a mulher chegou no local denunciando que o filho, que é autista, teria sido agredido.

Conforme o boletim de ocorrência, as vítimas contam que passaram dias pedindo que a mãe começasse a fazer acompanhamento médico com a criança, pois ele estaria desestabilizando os demais estudantes.

LEIA MAIS

Operação desarticula esquema de monitoramento ilegal e internet clandestina no Recife; grupo usava câmeras para intimidar moradores

Delegados Paulo Dias e Vitor Freitas durante coletiva da Polícia Civil — Foto: Reprodução/WhatsApp

Seis pessoas foram presas durante uma operação que desarticulou um esquema de monitoramento clandestino em comunidades da Zona Oeste do Recife. Segundo a Polícia Civil, o grupo utilizava câmeras de segurança para vigiar moradores e intimidar empresas de telefonia e internet, impedindo a oferta de serviços na região para favorecer o tráfico de drogas.

A “Operação Sinapse” foi deflagrada na quarta-feira (27). Em entrevista coletiva nesta quinta (28), o delegado Vitor Freitas, gestor do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), disse que as investigações começaram em maio de 2025.

De acordo com o delegado, as câmeras de segurança tinham diferentes funções dentro da atuação criminosa do grupo. Os suspeitos são investigados por tráfico de drogas, extorsão, ameaça e lavagem de dinheiro.

“Existiam os equipamentos de internet, que era o serviço monopolizado por esse grupo criminoso nos bairros, e as câmeras de segurança tinham diversas funções. Uma delas era monitorar a própria população, além de viabilizar e fiscalizar a prática do tráfico de drogas na região. Também existia o objetivo de monitorar a atuação policial e impedir a manutenção feita por empresas legais”, informou.

LEIA MAIS

AMMPLA alerta condutores sobre infrações frequentes e penalidades no trânsito de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), emitiu um comunicado orientando os condutores sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito. O objetivo da ação é reduzir o índice de acidentes e melhorar a fluidez nas vias urbanas, alertando para as sanções administrativas e financeiras previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Prioridade para veículos de emergência e uso de luz alta

Entre as condutas monitoradas pela fiscalização está o não descumprimento da prioridade de passagem para veículos de emergência, como ambulâncias, viaturas policiais e carros do Corpo de Bombeiros em serviço. De acordo com o CTB, impedir ou dificultar o deslocamento desses veículos é considerado uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Outro ponto destacado pela autarquia é o uso incorreto da luz alta em vias urbanas iluminadas, prática que pode ofuscar a visão de condutores no sentido oposto e aumentar o risco de colisões noturnas.

LEIA MAIS

Receita paga nesta sexta maior lote de restituição do IR da história

Bruno Peres/Agência Brasil

Quase 9 milhões de contribuintes recebem nesta sexta-feira (29) o maior lote de restituição do Imposto de Renda da história. Ao longo do dia, a Receita Federal pagará R$ 16 bilhões a 8.749.992 pessoas. O pagamento contempla o primeiro lote da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2026 e restituições residuais de anos anteriores.

Em nota, a Receita informou que o lote recorde se deve à agilidade no processamento das declarações e do avanço das ferramentas de modernização e automação adotadas pelo órgão. O primeiro lote de 2026, informou o órgão, representa 40% das restituições previstas para serem pagas este ano, tanto em valores quanto em número de contribuintes.

Dos R$ 16 bilhões desse lote, R$ 8,64 bilhões vão para contribuintes com prioridade legal no reembolso.

LEIA MAIS

Foguete da Blue Origin explode na plataforma de lançamento durante teste

Foguete explodiu na plataforma de lançamento
Foto : Blue Origin / Divulgação CP

O foguete New Glenn, da Blue Origin, explodiu enquanto estava na plataforma de lançamento, durante um teste em Cabo Canaveral, na Flórida, informaram nesta quinta-feira (28) veículos de imprensa dos Estados Unidos. “Registramos uma anomalia durante o teste de acionamento de hoje”, acrescentando que “todo o pessoal foi localizado”.

Um vídeo do incidente mostra fumaça saindo da parte inferior do foguete antes de ele ser envolto por uma enorme bola de fogo. O congressista da Flórida, Mike Haridopolos, cujo distrito inclui Cabo Canaveral, afirmou em um comunicado que esteve em contato com o administrador da NASA, Jared Isaacman.

“Estou grato por não haver relatos de feridos e agradecido pelos serviços de emergência, engenheiros e equipes de lançamento que agiram rapidamente”, destacou.

A explosão é o mais recente revés para a empresa de exploração espacial do bilionário Jeff Bezos. No mês passado, o foguete New Glenn fracassou em uma missão para colocar um satélite de comunicações na órbita correta, o que deu origem a uma investigação.

SUS vai oferecer nova vacina contra doença pneumocócica a partir de junho

Guia preliminar com orientações foi divulgado pelo Ministério da Saúde – Tomaz Silva/Agência Brasil

A partir de junho, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer um imunizante mais abrangente contra a doença pneumocócica. A vacina pneumocócica conjugada 20-valente (VPC20 ou Pneumo 20) vai substituir a 10-valente, dobrando os sorotipos prevenidos.

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (27) um guia técnico preliminar com orientações sobre a mudança para profissionais de saúde. Os municípios poderão começar a aplicar a vacina assim que receberem o imunizante.

A doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, que pode ocasionar quadros leves, como inflamação no ouvido ou sinusite, ou graves, como pneumonia bacteriana, meningite e sepse.

Estima-se que o pneumococo seja responsável por até 50% de todos os casos de meningite bacteriana em crianças. A mortalidade nesses casos é de cerca de 30%. Além das crianças pequenas, idosos e indivíduos com comorbidades ou imunossupressão também são mais vulneráveis.

LEIA MAIS

Neymar mobiliza Seleção, ‘fecha’ clínica para exame e preocupa a CBF

Jogador deixou local deitado em van da confederação no início da noite de quinta-feira. Santista dificilmente vai ser relacionado para amistoso contra o Panamá e segue em observação

O exame de imagem realizado por Neymar na panturrilha tomou conta do primeiro dia da preparação para o Brasil para a Copa do Mundo, em Teresópolis. O clima é de apreensão e de suspense no início dos treinos no centro de treinamento da Granja Comary. A presença do jogador no amistoso contra o Panamá é considerada improvável.

Neymar ficou numa clínica para os exames por volta de 1h. O médico Rodrigo Lasmar, o gerente de seleções, Cícero Souza, e o supervisor Sérgio Dimas, estiveram no local. O jogador deitou o banco ao sair do local, depois de ouvir atentamente o médico Rodrigo Lasmar. Demonstrou preocupação no retorno à Granja.

O caso é cercado de expectativa desde a última partida de Neymar pelo Santos, na véspera da convocação. Antes da apresentação já havia ruído de comunicação da CBF com o Santos. O clube paulista enviou documento a pedido da CBF no dia 18, na própria data da convocação, com espécie de atestado de que o problema sofrido na véspera, contra o Coritiba, não impediria Neymar de trabalhar com o grupo na Granja. Não foi o que aconteceu no primeiro dia.

LEIA MAIS

Fluminense sofre mais que o necessário em todas as frentes, mas cumpre missão na Libertadores

O Fluminense está classificado para as oitavas de final da Conmebol Libertadores após vencer o Deportivo La Guaira por 3 a 1, com gols de Savarino, Hércules e Canobbio. Para isso, contou ainda com a ajuda do Independiente Rivadavia, que derrotou o Bolívar pelo mesmo placar em Santa Cruz de la Sierra.

Se a missão da classificação foi cumprida, não dá para dizer que houve algum encanto nela. Seja no jogo contra os venezuelanos, na torcida pelos argentinos ou de forma geral na campanha da Libertadores até aqui, o time tricolor jogou muito menos do que se esperava e sofreu bem mais do que o necessário.

A equipe de Zubeldía entrou em campo com o senso de urgência de quem queria resolver logo a situação para não dar chance ao azar. A volta de Martinelli ajudou a dar um pouco mais de controle ao meio-campo para um abafa inicial, que foi coroado com um pênalti por toque de mão, convertido por Savarino. Até esse lance foi de sofrimento, com direito a revisão no VAR e confirmação da marcação.

LEIA MAIS

Sport desperdiça vantagem construída e é eliminado pelo Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste

Apático, Rubro-Negro sucumbe por 2 a 0 diante de sua torcida

O Sport acabou eliminado da Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (27). Jogando diante de sua torcida na Ilha do Retiro, o Rubro-Negro, apático, foi derrotado por 2 a 0 pelo Fortaleza, no confronto de volta da semifinal. O revés carimbou a eliminação pernambucana e a vaga do Tricolor do Pici na decisão regional. Algoz recente, o time cearense frustrou mais uma vez o sonho do tetra do Leão da Praça da Bandeira.

O Sport entrou em campo com a vantagem de jogar pelo empate, após ter vencido o duelo de ida por 2 a 1 na Arena Castelão. Nos 90 minutos decisivos na Ilha, porém, o futebol agressivo da primeira partida sumiu. O Fortaleza castigou os donos da casa, abrindo o placar com Miritello no primeiro tempo e fechando a conta com um golaço de Vitinho na etapa final.

No balanço do confronto, a torcida rubro-negra ainda digeriu o peso de um gol incrível desperdiçado por Carlos de Pena no fim do jogo de ida, um lance crucial que acabou fazendo falta para o resultado agregado nesta quarta-feira.

LEIA MAIS

HU-Univasf participa do maior mutirão de saúde pública do país com foco na população idosa

(Foto: Arquivo)

Iniciativa ocorre neste sábado (30) e prevê cerca de 270 atendimentos em Petrolina

Petrolina (PE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vai participar do “Dia E – HU Brasil em Ação”, neste sábado (30/05). Trata-se de uma mobilização nacional que integra os 45 hospitais federais administrados pela Rede HU Brasil em todas as regiões do país. A iniciativa reúne, de forma simultânea, cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, somando mais de 270 atendimentos em Petrolina, ofertados com foco na saúde da pessoa idosa.

Com o objetivo de reduzir filas e ampliar a oferta de atendimento especializado, o mutirão atenderá pacientes que já aguardavam nas listas de espera. Ao todo, serão oferecidos 82 exames de diagnóstico por imagem, como tomografias, ultrassonografias e ecocardiogramas; cerca de 170 consultas médicas especializadas, nas áreas de ortopedia e endocrinologia; além de cirurgias ortopédicas e gerais. Nacionalmente, a expectativa é que esta edição do “Dia E” supere a anterior, realizada em março, que contabilizou mais de 45 mil atendimentos voltados à saúde da mulher em todo o Brasil.

LEIA MAIS

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6 milhões nesta quinta-feira

As seis dezenas do concurso 3.012 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 6 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas casas lotéricas ou pela internet, no portal das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Segurança na Jecana do Capim é tema de reunião entre vereador Ronaldo Cancão e comando do 5º BPM

O vereador Ronaldo Cancão reuniu-se com o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente-Coronel Vieira, para alinhar as estratégias de segurança pública para a próxima edição da Jecana do Capim. O encontro contou também com a participação do presidente da Associação de Moradores do Capim, Reginaldo Batista Nunes.

Durante a reunião, o comando da PM apresentou sugestões e diretrizes para garantir a ordem e a integridade física de turistas, moradores e comerciantes que participam da festividade. O objetivo da articulação é assegurar a tranquilidade do evento, considerado uma das principais tradições culturais da comunidade e um importante vetor de movimentação econômica para a região.

Avenida Transnordestina é alvo de novos furtos de cabos e Prefeitura de Petrolina alerta sobre prejuízos

Ainda em fase de obras, a Avenida Transnordestina, que está sendo duplicada e requalificada pela Prefeitura de Petrolina, voltou a ser alvo de furtos de cabos e fiações elétricas. A ação criminosa tem deixado trechos desta via, às escuras além de avenidas e rotatórias, comprometendo a segurança viária e causando prejuízos ao patrimônio público.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, responsável pela iluminação pública do município, foram furtados recentemente cerca de 75 metros de cabos elétricos. Somente este ano, já foram subtraídos 4.320 metros de fiação na Transnordestina. A secretaria informou ainda que aproximadamente 3 quilômetros da via já haviam recebido iluminação pública antes das ações criminosas.

LEIA MAIS

O que é cardiomiopatia hipertrófica, causa da morte de Gabriel Ganley

Fisiculturista Gabriel Ganley (Foto: Reprodução/Instagram)

No último sábado, 23, o fisiculturista e influenciador Gabriel Ganley foi encontrado morto. O laudo apontou morte súbita por cardiomiopatia hipertrófica, condição que, segundo especialistas tem origem genética, mas pode ser potencializada pelo uso de anabolizantes e pelo excesso de atividade física.

Trata-se da principal causa de morte súbita em atletas jovens, segundo Natália Olivetti, cardiologista do Einstein Hospital Israelita.

A doença é caracterizada pelo espessamento do músculo cardíaco associado à combinação de predisposição genética e fatores ambientais, de acordo com Luiz Augusto Riani Costa, cardiologista e especialista em medicina esportiva da Dasa.

“A cardiomiopatia hipertrófica é a combinação de uma predisposição genética associada a um estímulo ambiental, que pode envolver treinamento de alta intensidade”, explica Costa.

A prevalência é de cerca de um caso a cada 500 pessoas e a condição costuma ocorrer principalmente entre indivíduos de 20 a 40 anos.

LEIA MAIS