SUS vai oferecer nova vacina contra doença pneumocócica a partir de junho

Guia preliminar com orientações foi divulgado pelo Ministério da Saúde – Tomaz Silva/Agência Brasil

A partir de junho, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer um imunizante mais abrangente contra a doença pneumocócica. A vacina pneumocócica conjugada 20-valente (VPC20 ou Pneumo 20) vai substituir a 10-valente, dobrando os sorotipos prevenidos.

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (27) um guia técnico preliminar com orientações sobre a mudança para profissionais de saúde. Os municípios poderão começar a aplicar a vacina assim que receberem o imunizante.

A doença pneumocócica é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, ou pneumococo, que pode ocasionar quadros leves, como inflamação no ouvido ou sinusite, ou graves, como pneumonia bacteriana, meningite e sepse.

Estima-se que o pneumococo seja responsável por até 50% de todos os casos de meningite bacteriana em crianças. A mortalidade nesses casos é de cerca de 30%. Além das crianças pequenas, idosos e indivíduos com comorbidades ou imunossupressão também são mais vulneráveis.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Juazeiro vai continuar aplicando segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira

As pessoas que foram vacinas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e chegaram na data de tomar a segunda dose, podem procurar um dos quatro postos de vacinação nesta quinta-feira (29) para tomar a segunda dose do imunizante.

As pessoas habilitadas devem se dirigir aos seguintes locais:

  • Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio)
  • Univasf
  • Juá Garden Shopping
  • Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo).

O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

O município aguarda a chegada de nova remessa de imunizantes para avançar na vacinação do público de primeira dose.

Secretaria de Saúde de Petrolina vai aplicar segunda dose da vacina CoronaVac neste final de semana

(Foto: Ascom)

Quem já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 do imunizante CoronaVac e já está na data de tomar a segunda dose pode tomar o imunizante neste final de semana. Neste sábado (24) e domingo (25) as pessoas poderão procurar um dos quatros polos espalhados pela cidade para completar o esquema vacinal.

Não será necessário o agendamento na plataforma. Para ser vacinado é preciso levar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Em caso de perda, além de um documento com foto, é necessário levar o comprovante de residência e o Boletim de Ocorrência (B.O). A imunização acontecerá das 8h às 17h.

Vale ressaltar que mesmo completando o esquema vacinal, a rotina de cuidados precisa ser mantida para evitar a transmissão da doença, como o uso da máscara, do álcool em gel e o distanciamento social.

Pontos de vacinação:

SESI, na Vila Moco;

Escola 21 de Setembro, no José e Maria;

Centro do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar.

Por meio de drive-thru, as equipes estarão na Avenida principal da Vila Eulália.