Miguel Coelho visita fábrica de ônibus no Rio de Janeiro e confirma operação da nova frota para dezembro

(Foto: Ascom)

O prefeito Miguel Coelho visitou, nesta quarta (23), no Rio de Janeiro, a fábrica Marcopolo, que está produzindo os 83 novos ônibus destinados ao transporte coletivo de Petrolina (PE). Mais da metade dos veículos está pronta e toda a frota deve chegar na cidade sertaneja no mês de dezembro para atender os petrolinenses.

A vistoria técnica foi acompanhada também pelo diretor-presidente da Ammpla, Edilson Leite, o secretário executivo da Ammpla, José Carlos Alves e representantes da Atlântico, empresa vencedora da licitação e atual responsável pelo transporte coletivo de Petrolina. Na visita, a comitiva verificou a linha de montagem e inspecionou detalhadamente os veículos. Os ônibus são do modelo Torino, têm chassi Volkswagen 17.230, 12 metros de comprimento e capacidade para 32 passageiros sentados em poltronas. Além disso, a frota possui elevadores e espaço exclusivo para cadeirantes e portadores de deficiência. Parte dos ônibus ainda é equipada com sistema de ar-condicionado.

LEIA MAIS

Paulo Câmara anuncia edital de R$ 2,5 milhões para pesquisas sobre toxidade do óleo encontrado no litoral pernambucano

(Foto: Américo Santos/SEI)

Na manhã desta quarta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, o Governo de Pernambuco lançou um edital para estímulo a pesquisas sobre os efeitos das manchas de óleo encontradas no litoral do Estado, estudos oceanográficos e as consequências aos ecossistemas atingidos e à saúde da população. A iniciativa, que contará com um aporte de recursos de R$ 2,5 milhões, foi anunciada pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, logo após a reunião do governador Paulo Câmara e da vice-governadora Luciana Santos com pesquisadores e cientistas.

“O governador resolveu lançar um edital, através da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), para contratar 12 projetos, em várias áreas, como na de Oceanografia, por exemplo, para medir a qualidade da água e saber se está apta para mergulho. Temos ainda a questão dos pescados. Isso tudo é para curto, médio e longo prazos”, explicou Lessa.

Ainda segundo o secretário, em curto prazo deve-se primeiro tratar o que está acontecendo nas praias, avaliando a chegada do volume de óleo. “Não sabemos ainda a característica desse derivado, o grau de toxidade dele, e esse edital vem também com esse objetivo, de identificar se ele vai comprometer a saúde das pessoas que tiveram contato direto”, argumentou.

LEIA MAIS

Chegada do Papai Noel marcará lançamento da programação natalina do River Shopping

(Foto: Arquivo)

O encanto do Natal tomará conta do River Shopping neste domingo (27). A partir das 18h, está marcada a chegada de Papai Noel ao centro de compras. A cerimônia para receber o bom velhinho é aberta ao público e vai ser realizada no estacionamento do River. No dia, crianças e adultos vão se divertir e também se emocionar com a apresentação do espetáculo “A revolta dos brinquedos”. O clássico infantil vai ser seguido pela chegada de Papai Noel, sempre cercada de muita expectativa; e também do aguardado show pirotécnico, que vai iluminar o céu de Petrolina.

Após as apresentações, Noel vai interagir com o público no espaço preparado especialmente para ele, próximo ao palco da festa. No trono, com detalhes que lembram um trenó, o bom velhinho vai receber a todos, para conversar e fazer fotos. A partir do dia 30 de outubro, o atendimento vai ser feito de quarta-feira a domingo. Às quartas, quintas e sextas, o público encontra o bom velhinho das 15h às 21h, com intervalo das 17h às 18h. Já no sábado e domingo, Noel recebe o público das 13h às 20h, com intervalo das 16h às 17h.

Além de abrir oficialmente a temporada natalina, a chegada de Papai Noel ao River marca ainda a inauguração da decoração de fim de ano do shopping. Com o tema “A fábrica de brinquedos”, a decoração do River vai trazer elementos como ursos, soldados de chumbo, balões e muitos pinheiros decorados.

LEIA MAIS

Facilidade: conta da Celpe pode ser parcelada no cartão de crédito

(Foto: Ilustração)

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está oferecendo aos clientes a possibilidade de parcelamento das contas de energia no cartão de crédito. A facilidade, que é oferecida aos clientes que possuem duas ou mais faturas em aberto, pode ser facilmente acessada pelo site da Companhia, assegurando mais comodidade para o cliente que deseja realizar o parcelamento da fatura.

O parcelamento, que pode ser realizado em até 12 vezes no cartão de crédito das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex, oferece uma série de vantagens para o cliente. A única exigência é que as parcelas tenham valor mínimo de R$ 5,00. A transação, completamente online, é possível a partir de uma parceria da Celpe com a Flexpag, empresa especializada no pagamento por meio de cartões de crédito, o que confere segurança ao cliente.

Confira o passo a passo para realizar a negociação:

1- Acessar o site da Celpe (www.celpe.com.br), selecionando a aba ‘Atendimento’ > ‘Serviços’ e a opção ‘Pagamento com cartão de crédito’;

2- O cliente será então redirecionado para a página da Flexpag, onde deve inserir seus dados pessoais, digitar a conta contrato e selecionar as faturas para pagamento;

3- São aceitos cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex;

4-  O cliente pode optar pelo parcelamento em até 12 vezes (valor mínimo de R$ 5,00 por parcela).

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato pelos canais de relacionamento da distribuidora. ​

TRF-4 decide na próxima semana se condenação de Lula no caso do sítio de Atibaia deve ser anulada

(Foto: Mauro Pimentel/AFP)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) vai decidir, na próxima quarta-feira (30), se a sentença de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no caso de sítio de Atibaia, será anulada. O julgamento foi marcado, hoje(23), pelo relator dos processos da Lava Jato no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular duas sentenças da Operação.

O STF definiu que réus delatados devem apresentar as alegações finais (última etapa de manifestações no processo) depois dos réus delatores, garantindo direito à ampla defesa nas ações penais. Com isso, processos em que réus delatores e delatados apresentaram as alegações finais ao mesmo tempo – como os da Operação Lava Jato – podem vir a ser anulados. Caberá aos ministros definir em que hipóteses isso ocorrerá.

LEIA MAIS

LDJ confirma data dos jogos finais do Campeonato Juazeirense de Futebol Amador

Em reunião realizada na última terça-feira (22), no Estádio Adauto Moraes, a Liga Desportiva Juazeirense (LDJ) confirmou a programação dos jogos finais do Campeonato Juazeirense de Futebol Amador. O encontro teve a participação de sete dos oito clubes inscritos na competição.

José Batista, diretor de futebol da Liga, conduziu os trabalhos e validou a programação dos confrontos que definem o troféu de terceiro lugar entre Barro Vermelho e Olaria, na quinta-feira (24) às 19h30 e o título de campeão da temporada entre XV de Novembro e Juazeirense, na sexta-feira (25), às 20h, os dois no Estádio Adauto Moraes.

Senado conclui votação da reforma da Previdência; texto deve ser promulgado nos próximos dias

(Foto: Ilustração)

Depois de oito meses de tramitação no Congresso Nacional, o Plenário do Senado concluiu, no início da tarde de hoje (23), a votação em segundo turno da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reforma a Previdência. O texto principal havia sido aprovado ontem (22) à noite. Os dois primeiros destaques foram rejeitados, mas a votação do último destaque ficou para esta quarta-feira.

O texto será promulgado nos próximos dias, com os pontos aprovados pelo Senado e pela Câmara. Uma PEC paralela, com modificações sugeridas pelos senadores, ainda precisa ser aprovada pelo Senado, antes de voltar à Câmara.

O fatiamento ocorreu para evitar que a reforma inteira retornasse para a Câmara dos Deputados. Segundo o Senado, o texto aprovado em segundo turno vai resultar em economia de R$ 800,2 bilhões nos próximos dez anos. O valor é inferior à proposta original do governo, que pretendia economizar R$ 1,236 trilhão em uma década, e à proposta aprovada na Câmara, que previa economia de R$ 933,5 bilhões no mesmo período.

LEIA MAIS

Devido às fortes chuvas, número de quedas de energia aumenta em Petrolina

As fortes chuvas em Petrolina (PE), provocaram aumento no número de ocorrências de quedas de energia na cidade. Desde ontem (22), o Blog Waldiney Passos recebe reclamações de clientes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), revoltados com a falta de energia.

O bairro Padre Cícero foi um dos afetados. De acordo com um morador, as quedas de energia são constantes, o que tem preocupado a população local, que se diz vulnerável a prejuízos. “As quedas de energia elétrica são constantes no Padre Cícero, antes, durante e após a chuva, que não foi tão intensa. O que mais preocupa é se algum equipamento elétrico vier a ser danificado, se a Celpe virá a ressarcir, por que ontem foi um absurdo, sem falar que ficamos a noite toda sem energia – a energia ficava oscilando, indo e voltando a todo instante”, relata o morador.

LEIA MAIS

Dia do Servidor Público: Prefeitura de Juazeiro decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira 

(Foto: ASCOM)

O prefeito Paulo Bomfim decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais de Juazeiro (BA) para o dia 28 de Outubro, devido ao feriado do Dia do Servidor Público. O expediente será retomado na terça-feira (29) às 8h.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura, os serviços essenciais, a exemplo do Hospital Materno Infantil, da UPA, do SAMU, da coleta de lixo e dos serviços de limpeza e Guarda Municipal, serão mantidos.

Leitor denuncia abandono da Feira do bairro Areia Branca e cobra melhorias na infraestrutura

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

“Lixo acumulado pelos próprios feirantes, freezers e balcões cobertos de sujeira, ossadas e restos de carnes que os próprios feirantes deixam quando vão embora, messas e freezers totalmente enferrujados, infestação de baratas, cães e gatos de rua nas redondezas e até mesmo na própria feira.” Esse é o cenário da Feira do bairro Areia Branca, em Petrolina (PE), segundo um leitor que procurou o Blog Waldiney Passos para denunciar problemas que acometem o espaço comercial.

O leitor que preferiu não se identificar, enviou fotos que comprovam o cenário descrito. Diante dos inúmeros problemas, o denunciante cobra fiscalização, conscientização por parte dos feirantes e providências do poder público.

“Cadê a Vigilância Sanitária? Cadê o Ministério Público? Cadê os próprios feirantes com suas responsabilidades de higienização no seu próprio local de trabalho? Exitem um projeto de privatização e construção de box na feira da Areia Branca, mais até o momento nada acontece”, disse o leitor.

LEIA MAIS

Vazamento da Compesa danifica obra de pavimentação em Petrolina e prefeitura notifica empresa

(Foto: Ascom/PMP)

Nesta quarta-feira (23), um vazamento de água da Compesa estragou o pavimento da Avenida Clementino Coelho, no distrito de Izacolândia, zona rural de Petrolina (PE). A obra de pavimentação da via está sendo feita pela prefeitura. Segundo a gestão municipal, a entrega da Clementino Coelho, assim como de outras duas ruas, estava prevista para o final de outubro, mas será adiada após o incidente.

A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) notificou a Compesa para que faça o reparo adequado na via. “Estamos muito chateados por, mais uma vez, termos uma obra tão esperada pelo povo estragada pela falta de manutenção da companhia responsável pelo saneamento e distribuição de água da cidade. Estamos notificando a Compesa e vamos acompanhar para que seja feito um reparo, para que a população possa usufruir de uma rua sem buracos ou com desnível”, afirma o secretário da pasta, Fred Machado.

Além da Clementino Coelho, a Prefeitura de Petrolina ainda está pavimentando as ruas D e G de Izacolândia. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 680 mil  na cobertura asfáltica das três ruas. A Compesa tem 10 dias para fazer o reparo e entregar a obra como estava.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa, para saber o posicionamento da Companhia, mas ainda não obtivemos resposta.

Alepe realiza curso sobre novas regras para as eleições 2020 nesta quinta-feira em Floresta

(Foto: Ilustração)

Em sua 7ª edição, o curso “Eleições Municipais 2020 – Novas Regras”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), chega ao município de Floresta (PE). O evento é gratuito, aberto à população, e será realizado na Câmara Municipal da cidade nesta quinta-feira (24), das 9h às 13 horas.

Coordenado pela Escola do Legislativo (Elepe), o curso conta com a participação da União de Vereadores de Pernambuco (UVP) e da Escola Judiciária Eleitoral. O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), ressalta a importância da participação da população de maneira geral. “Os moradores que se interessam por política, principalmente os que pretendem se candidatar nas eleições do próximo ano, além dos assessores das câmaras municipais não podem perder essa oportunidade”, afirmou Eriberto.

LEIA MAIS

Após chuvas, prefeitura de Petrolina reforça limpeza de canais e alerta para descarte irregular de lixo

(Foto: Ascom/PMP)

Após as chuvas da madrugada desta quarta-feira (23), o trabalho de manutenção de canais, que já vinha sendo realizado pela Prefeitura de Petrolina (PE), está sendo intensificado. O programa ‘Cidade Mais Limpa’ realizou nos últimos dois meses a limpeza de mais de 10 canais, entre eles, os dos bairros Jardim Amazonas; Jardim Petrópolis; Antônio Cassimiro; Loteamento Recife; Loteamento Eduardo; Dom Avelar e da Avenida Honorato Viana. A partir desta semana, canais dos bairros Vale do Grande Rio e Ouro Preto vão receber manutenção para a retirada de resíduos.

Apesar dos esforços da prefeitura, o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, ressalta que é necessário contar com o apoio e conscientização da população para não fazer descartes indevidos. “Seguimos com um trabalho que já vem acontecendo com muita constância de maneira preventiva. Agora, com a chuva queremos garantir que esses canais estarão limpos para drenagem adequada da água do entorno, e esse é um trabalho em conjunto com a população, por isso pedimos a colaboração de todos”, frisa o gestor.

O programa ‘Cidade Mais Limpa’ segue acontecendo na Avenida Monsenhor  Ângelo Sampaio e se estende para os cemitérios Campo das Flores e Campo da Paz. Além de outras ações de limpeza que continuam ocorrendo em praças e canais da cidade.

Câmara Municipal realiza Audiência Pública sobre possível fechamento da agência da Receita Federal em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

A Câmara de Juazeiro (BA) realizou, na noite desta terça-feira (22), uma Audiência Pública para discutir providências sobre o fechamento da Agência da Receita Federal no município. A informação sobre o fechamento de agências pelo Governo Federal repercutiu em várias cidades brasileiras, na Câmara Federal e no Senado. A Audiência foi presidida pelo vereador Alex Tanuri (PSL) e secretariada por Jose Ilton (PRB).

Nas palavras de abertura, Alex Tanuri, destacou a ausência de personalidade importantes. “Convocamos pessoas importantes da sociedade de Juazeiro e infelizmente não compareceram. Não podemos ser criticados quanto a isso. Estamos aqui tentando resolver um problema que requer a participação de todos, vamos fazer valer este momento”, comentou.

O vereador Charles Leal (PDT), autor da proposição para realização da audiência, explicou os motivos da mobilização. “Iniciamos esta luta com os vereadores desta Casa para não ver mais um órgão federal ser fechado e não fazermos nada. Enviei vários “sedexs” para o Ministério da Economia e não obtive resposta, mas não descansei enquanto não tive. Também fui a Salvador, na Receita Federal, com o deputado Roberto Carlos, e tivemos uma reunião de aproximadamente duas horas e meia para tratar desse assunto”, pontuou.

LEIA MAIS

Juazeiro sedia encontro com gestores do CadÚnico e Bolsa Família

(Foto: Ascom)

Nesta terça-feira (22), o município de Juazeiro (BA) sediou no auditório do CIAM, a Reunião da Rede de Gestores e Técnicos do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do Território de Identidade Sertão do São Francisco que teve como tema “Os cinco anos da Rede de Gestores e Técnicos do CadÚnico e PBF do Território do Sertão do São Francisco: Avanços e desafios”. O 3º Ciclo Estadual de Capacitações 2019 aconteceu simultaneamente.

Além de Juazeiro, participaram do evento representantes dos municípios baianos de Canudos, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Sobradinho e Uauá. A secretária de Assistência Social de Uauá, Pedrina Mendes, falou da importância de encontros como este.  A reunião também contou com a presença de usuários do Cadastro Único entre eles, Carol Dias, representante de acampados de assentamentos da reforma agrária de Juazeiro.

“Atividades como esta nos permitem desmistificar programas como o Bolsa Família que muitos vêm apenas a partir do dinheiro, mas tem também a questão social com as famílias, a educação, a complementação da renda, a economia do município que gira e tantas outras coisas. Não é somente receber dinheiro, mas a conscientização do ser e de toda a sociedade”, disse.

LEIA MAIS