Inscrições do Festival Edésio Santos da Canção 2019 são prorrogadas

(Foto: Arquivo/PMJ)

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) de Juazeiro prorrogou as inscrições do 22º Festival Nacional Edésio Santos da Canção (FESC). A inscrição é gratuita e agora pode ser feita até 1º de novembro na sede da SECULTE, situada na Praça da Bandeira, Nº20, Centro, das 8h às 14h. Os interessados de outras localidades devem adquirir regulamento e ficha de inscrição através do site da prefeitura ou solicitá-la no endereço de e-mail [email protected] e enviar, com aviso de recebimento, para a SECULTE.

O Edésio Santos da Canção é um festival de composições inéditas, de todos os gêneros e estilos musicais, da Música Popular Brasileira. Seu objetivo é fomentar a cultura poética e musical dos artistas locais, oportunizar o intercâmbio e a troca de experiências de produção musical e cultural, além de promover lançamento de novos talentos no mercado musical. Com investimento de R$33 mil, o FESC acontece de 05 a 07 de dezembro, na Orla Nova de Juazeiro.

LEIA MAIS

Voluntários apresentam sintomas após contato com óleo no litoral de Pernambuco  

(Foto: Reprodução/Twitter)

A saúde das pessoas que se dispuseram a limpar as praias afetadas pelo óleo em Pernambuco foi afetada. Em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado, 19 pessoas procuraram o hospital do município para relatar os sintomas.

Foram relatados sintomas como dor de cabeça e diarreia constante ardência e vermelhidão na pele. Além dos voluntários, o contato com o petróleo cru afetou também funcionários municipais. O coordenador da Defesa Civil de São José da Coroa Grande afirmou que cada organismo reage ao óleo de forma diferente. “No meu caso, eu tive cólica intestinal, mal estar e ânsia de vômito”, contou.

LEIA MAIS

ONG Movimento inaugura fábrica de travesseiros na Penitenciária de Petrolina

(Foto: Divulgação)

A ONG Movimento vai inaugurar na manhã desta sexta-feira (25) uma fábrica de travesseiros na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina (PE). A iniciativa irá beneficiar os reeducandos  que são alunos da escola bíblica Rhema na Penitenciária.

A instalação de uma fábrica de travesseiros dentro do presídio foi acordada depois de um período de negociações com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. O prédio está passando por uma reforma no espaço escolhido para o funcionamento da fábrica, e vem recebendo melhorias para que a produção de travesseiros possa funcionar de maneira eficaz.

No dia 25 de setembro deste ano, 15 alunos do Rhema participaram de treinamento com um representante da fábrica que veio de Aracaju (SE) para oferecer capacitação quanto ao manuseio das máquinas. Os reeducandos aprenderam de forma rápida e, durante o período de testes, já produziram dois mil e duzentos travesseiros, mas a expectativa é que sejam fabricadas mil e duzentas unidades por dia.

LEIA MAIS

Parceria entre prefeitura e Facape promoverá consultoria gratuita a empreendedores de Petrolina

(Foto: Ilustração)

Para aprimorar os serviços ofertados pelas empresas do município, a prefeitura de Petrolina fechou uma parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e lança o projeto ‘Empreender Mais’. O pontapé inicial será dado pelo prefeito Miguel Coelho na próxima terça-feira (29), às 19h, no auditório central da Facape.

No total, 50 empresas que solicitaram financiamentos da agência receberão consultorias e capacitações para melhorar a gestão dos seus empreendimentos, através do trabalho conjunto entre a AGE e alunos de diversos cursos da instituição. Será feito um diagnóstico com o objetivo de potencializar a administração das empresas, refletindo no faturamento e consequente lucro das mesmas.

“A AGE identifica as necessidades das empresas quando os gestores vêm aqui solicitar empréstimos. Nós aqui não só concedemos financiamentos, mas um trabalho completo, vendo quais são os pontos que precisam melhorar e quais devem ser potencializados. Com o lançamento do projeto Empreender Mais, vamos fazer um diagnóstico ainda mais completo com essa exitosa parceria com a FACAPE. Iniciaremos com 50 empresas, mas pretendemos expandir, por entender a importância da administração em sintonia com a realidade atual do mercado”, explica o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim.

Pacientes de Juazeiro que possuem indicação de catarata devem comparecer à Feira Cidadã para realização de exames

(Foto: Ilustração)

Os pacientes de Juazeiro (BA) que possuem indicação de catarata, devem comparecer, entre os dias 31/10 e 02/11, à Feira Cidadã, para realização de exames. A convocação é da Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU).

A Feira é um realização da Associação Voluntárias da Bahia, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Juazeiro. O evento acontecerá na Orla Nova da cidade, a partir das 8h.

Os pacientes convocados deverão comparecer portando RG, CPF, Cartão do SUS Bahia e comprovante de endereço desta cidade. Após triagem, caso necessário, os pacientes serão encaminhados aos procedimentos cirúrgicos disponíveis.

UPAE e Hospital Dom Malan seguem desenvolvendo ações do Outubro Rosa em Petrolina

(Foto: Divulgação)

As atividades do Outubro Rosa continuam na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e no Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina. A campanha, que começou no início do mês, conta com o engajamento dos dois serviços todos os anos, e costuma envolver pacientes, acompanhantes, funcionários e colaboradores.

Na UPAE, por exemplo, já foram feitas palestras, distribuição de laços e folders, e rodas de conversa e visando a conscientização. Nesta quarta-feira (23) mesmo, o serviço social preparou um momento para o pessoal do ambulatório. Antes disso, a equipe já havia passado pela fisioterapia e salas de emergência.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) também participam das ações. “A gente tenta envolver a todos e trabalhar os temas ligados à saúde de forma leve e até lúdica. Acho que tem dado certo e a UPAE tem atuado bem na prevenção”, defende a assistente social, Cynthia Sousa.

No Dom Malan as ações têm sido diversificadas, inclusive com momentos de autocuidado para as mulheres. De acordo com a supervisora do Serviço Social, Kátia Silene, a intenção é sensibilizar. “A mulher precisa entender que necessita se cuidar e se amar, e isso passa primeiro pela saúde“, reflete.

Vale ressaltar que no Dom Malan as mulheres têm acesso a consultas e exames. Por mês, são disponibilizadas, em média, 200 mamografias, 70 ultrassons de mama e consultas com o mastologista. A porta de entrada do paciente na rede de assistência à saúde é a atenção básica. Então, ao primeiro sinal de problema procure o posto de saúde para os encaminhamentos necessários.

Para cobrar reforma definitiva, artistas devem ocupar Centro de Cultura João Gilberto neste domingo

(Foto: Michele Luz / Divulgação)

Em protesto contra o sucateamento que assola o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), artistas devem ocupar as dependências do prédio, neste domingo (27). A ocupação foi deliberada em reunião da classe artística, realizada na última segunda-feira (21).

O movimento chamado de “Virada Cultural”, não tem dia nem hora para acabar. A ação do grupo tem como objetivo chamar a atenção do Governo do Estado da Bahia para que seja feita a tão sonhada reforma do histórico Centro cultural da cidade baiana.

“A virada Cultural não tem data para terminar até que o Governo dos Estado tome as providências e encaminhe a empresa para fazer a reforma definitiva do Centro de Cultura João Gilberto”, afirma Edvaldo Franciolli, artista e membro do grupo responsável pelo manifesto.

Lucinha Mota lança campanha virtual para arrecadar fundos e dar continuidade às investigações particulares do caso Beatriz

Lucinha Mota, mãe de Beatriz Angélica Mota, brutalmente assassinada em dezembro de 2015, durante uma festa de formatura no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina (PE), lançou nesta quinta-feira (24), uma campanha virtual no intuito de arrecadar fundos para a contratação de profissionais especializados para dar continuidade às investigações particulares do caso.

LEIA TAMBÉM

Caso Beatriz: advogado da família engrossa discurso de federalização após denúncia protocolada por Lucinha Mota

“Não me deram a oportunidade de lutar pela vida de minha filha, mas eu lutarei por um inquérito justo, Beatriz não será só um número nas estatísticas da violência, enquanto vida eu tiver lutarei por justiça”, diz Lucinha ao divulgar a campanha nas redes sociais.

Intitulada como ‘Investigação Caso Beatriz’, a campanha lançada no site “Vakinha Virtual” já está aberta e será encerrada no dia 24 de novembro. A família de Beatriz pretende arrecadar R$ 75 mil. “Esse tipo de trabalho é muito custoso, envolve muita gente e equipamentos, coisas que nunca imaginei”, ressaltou Sandro Romilton, pai de Beatriz, em entrevista ao Blog Waldiney Passos.

Em nota, Compesa afirma que reposição de pavimento em Izacolândia será feita o mais rápido possível

(Foto: Ascom/PMP)

Na última quarta-feira (23) a  prefeitura de Petrolina notificou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), por estragar o pavimento da Avenida Clementino Coelho, no distrito de Izacolândia, zona rural do município.

LEIA TAMBÉM

Vazamento da Compesa danifica obra de pavimentação em Petrolina e prefeitura notifica empresa

A obra de pavimentação estava sendo realizada pela prefeitura, e por conta dos danos provocados pelo vazamento, a entrega da Clementino Coelho será adiada. A Compesa foi notificada, e segundo a gestão municipal, a companhia tem 10 dias para fazer o reparo e entregar a obra como estava.

Em nota enviada ao Blog Waldiney Passos, a Compesa informou que não existe mais vazamento na referida Avenida e que “a reposição do pavimento será realizada o mais breve possível.”

Novas oficinas de capacitação profissional do Programa Qualifica Mais estão com inscrições abertas em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

O programa ‘Qualifica Mais’ realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), abriu inscrições para novas oficinas de capacitação profissional. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas em cada um das 5 novas turmas, sendo: Fabricação de Panetone, Bolos Caseiro, Noções Básicas de Manicure, Naked Cake e Mundo do Trabalho.

As inscrições podem ser feitas na sede dos CRAS de Juazeiro que ficam nos bairros Malhada da Areia, Quidé, João Paulo II, Itaberaba e Tabuleiro, das 7h às 17h. Para participar do programa é necessário ter Número de Inscrição Social (NIS). A primeira oficina já tem início no próximo dia 26 de outubro. As oficinas acontecerão nos territórios dos CRAS e no CIAM. Outras informações podem ser obtidas através dos números  (74) 3612 3077.

O programa ‘Qualifica Mais’, tem o objetivo de promover capacitação e gerar oportunidade de emprego e renda, beneficiando, prioritariamente, os usuários da Assistência Social.

Emenda parlamentar do Deputado Gonzaga Patriota é destinada para implantação de energia solar na Univasf

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) anunciou o envio de R$ 25o mil de sua cota de Emenda Parlamentar Individual, destinado ao início do processo de eficiência energética da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), com ênfase em equipamentos movidos a energia solar, verba foi um pedido do professor Jorge Cavalcanti, feito pessoalmente ao parlamentar na semana passada.

A implantação do sistema de energia solar na Univasf tem como objetivo reduzir os gastos da universidade com despesas fixas, e consequentemente, direcionar esta economia para outros setores importantes da instituição de ensino.

A região do Vale do São Francisco convive com temperaturas médias elevadas durante quase todo o ano. Cidades como Petrolina apresentam quase 3000 horas de sol anualmente, e esta característica faz com que os custos com climatização disparem, principalmente na primavera e no verão.

LEIA MAIS

Conserto de vazamentos suspende abastecimento e 30 bairros de Petrolina ficam sem água nesta quinta-feira

(Foto: Ilustração)

Em um comunicado divulgado há pouco, a Companhia Pernambucano de Saneamento (Compesa) informou que equipes estão na Avenida Mario Rodrigues e Rua 15, no bairro Jardim Amazonas, em petrolina (PE) trabalhando no conserto de vazamentos que foram provocados pelo repentino aumento das pressões nas redes, devido à redução do consumo de água na cidade no período de chuva.

Segundo a Compesa, para realizar o conserto foi necessário interromper o abastecimento dos bairros João de Deus, Cosme e Damião, Ipsep, Santo André, Portal da Cidade, Park São Gonçalo I, II, III e IV, São Gonçalo, Jardim Imperial, Alto da Boa Vista, Rio Claro, Jardim Petrópolis, Cohab VI, Rio Corrente, Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Colinas do Rio, Residencial Nova Petrolina, Residencial Brasil, Valle dos Coqueiros, Valle Petrolina, Gercino Coelho, Atrás da Banca, Palhinhas, Parque Massangano, Jardim Amazonas, Alto do Cocar e Pedro Raimundo, para a realização dos trabalhos.

Ainda de acordo com a Companhia, “a previsão é de que os serviços sejam concluídos no final da tarde de hoje (24), quando o abastecimento nas localidades será retomado.”

Cohab VI

Nesta quinta-feira (23) o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre a falta de água no bairro Cohab VI. Através do comunicado, a Compesa esclareceu  o motivo da falta de água em 30 bairros de Petrolina, um deles é o bairro Cohab VI, além de informar as providências que estão sendo tomadas. O abastecimento deve ser normalizado ainda hoje.

Petrolina: Dia D de combate a sífilis acontece nesta sexta-feira

Resultado dos testes sairá em 30 minutos (Foto: Ascom/PMP)

Nesta sexta-feira (25) a Prefeitura de Petrolina promoverá o Dia D na luta contra a sífilis. A data faz alusão a ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado sempre no terceiro sábado de outubro. Aqui na cidade, das 7h às 16h serão ofertados testes grátis à população.

Os exames serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento e  Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).  Quem for ao local poderá fazer testes de sífilis, HIV, hepatite B e C. Para ser atendido, basta comparecer com um documento original com foto e cartão do SUS.

A sífilis é uma doença evitável, portanto, a maior orientação é o uso do preservativo, principalmente, entre os mais jovens. Os sintomas mais comuns são feridas na pele, principalmente na região dos órgãos genitais;  manchas no corpo, palmas das mãos e plantas dos pés. A doença pode gerar sequelas, inclusive porque é silenciosa, portanto não há outro caminho, a não ser usar camisinha e realizar os testes rápidos regularmente”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Após o teste, o paciente receberá o resultado em 30 minutos. O sigilo de cada exame é garantido e em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado ao SAE para início do tratamento gratuito.

Sindicato anuncia paralisação de médicos no Hospital Regional, mas Direção da unidade afirma que atendimento segue normalmente

O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) anunciou na tarde de quarta-feira (23) a paralisação de todas as atividades dos profissionais, por tempo indeterminado. A categoria cobra o pagamento do salário de setembro e quer melhores condições de trabalho.

Contudo, a Direção do Hospital e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) afirmam que não há movimento grevista. Em contato com o Blog, a Direção do HRJ disse que “o atendimento na unidade está normal” nessa quinta-feira (24).

Por nota, a Sesab reforçou o posicionamento do HRJ e confirmou ter feito o repasse de R$ 5 milhões em 18 do mês passado. “O último pagamento, no valor de R$ 5 milhões, foi realizado no dia 18 de setembro.  O atendimento na unidade permanece normal”, destaca o Governo da Bahia.

Juazeiro: Prefeitura divulga 31ª lista de aprovados em seleção da SEDUC

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) publicou no Diário Oficial de quarta-feira (23) a 31ª lista dos aprovados no processo de seleção simplificada da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC). Os candidatos listados têm até 14h dessa quinta-feira (24) agendar a entrega dos documentos.

Os candidatos devem comparecer ao Auditório da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), localizada na Rua 15, 32, 2º andar. Após o agendamento, os aprovados têm três dias para entregar toda a documentação exigida no edital de convocação.

Nessa lista ficam convocados profissionais que atuarão nas funções de servente de pedreiro, motorista, pedreiro e auxiliar de serviços gerais. Confira a lista dos aprovados.