Relator do ‘PL da Dosimetria’ vê manifestações como ‘mais do mesmo’

Paulinho da Força (Solidariedade-SP) é relator do projeto que pretende reduzir penas dos condenados pela tentativa de golpe

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto que pretende reduzir penas dos condenados pela tentativa de golpe, afirmou que as manifestações deste domingo, 21, contra a anistia, não o farão mudar a proposta. A proposta que tramita em urgência, inicialmente chamada de PL (projeto de lei) da Anistia, passou a ser denominada PL da Dosimetria, pela relação com o tamanho das penas.

“Não vi as manifestações. Foram grandes? Essas manifestações viraram mais do mesmo. Vamos nos manter firmes no nosso propósito de apresentar um relatório até terça-feira à noite ou quarta pela manhã”, disse. O relator pretende se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em São Paulo neste domingo, para tratar do calendário de tramitação da proposta. A expectativa é de que ela seja votada até a próxima semana.

LEIA MAIS

Projeto pretende fornecer leite de jumenta para hospitais neonatais de Pernambuco

Um projeto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), em Garanhuns, pretende fornecer leite de jumenta para abastecer bancos de leite em hospitais neonatais, responsáveis por atender bebês e crianças. Em fase de testes, a iniciativa acadêmica já faz planos de virar startup e também desponta como uma possível solução para salvar os animais, atualmente em risco de extinção, ao reinseri-los no sistema produtivo do Brasil.

Intitulado “Caracterização do potencial produtivo leiteiro de fêmeas asininas do ecótipo Nordestino”, o projeto de extensão foi criado em 2018, depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) procurou a universidade em busca de uma destinação para jumentos abandonados nas estradas. “As pessoas perderam interesse econômico nesses animais e, naquele momento, um grande número de acidentes estava sendo registrado”, afirma Jorge Lucena, professor do curso de Zootecnia da Ufape e um dos coordenadores da atividade.

Segundo a ONG Internacional The Donkey Sanctuary, a população de jumentos no Brasil sofreu uma redução de 94% no Brasil, entre os anos de 1999 e 2024. Além das mudanças na dinâmica de trabalho no campo, a espécie tem sofrido com extrativismo do colágeno, encontrado sob a pele dos asininos.

Da substância, deriva o elijao, produto utilizado pela medicina tradicional chinesa há cerca de 5 mil anos para tratar problemas de saúde como menstruação irregular, anemia, insônia e impotência sexual. Sem comprovação científica, o produto tem motivado a atividade de abatedouros de asininos no Brasil.

Alternativa de preservação

Lucena acredita que a produção de leite de jumenta pode representar tanto uma alternativa sustentável para a sobrevivência da espécie quanto uma fonte de renda para famílias camponesas. “Em termos bioquímicos, o leite de jumenta é o mais próximo ao leite materno humano. Como os aminoácidos estão livres, em moléculas menores, eles são mais fáceis de digerir e causam menos alergia”, explica.

Os pesquisadores esperam fornecer leite de asininos para unidades de saúde neonatais do estado já no primeiro semestre do ano de 2026. “Estamos na fase de avaliação microbiológica do leite, para ver se há contaminação de alguma bactéria nociva, além de aspectos como o teor das proteínas”, conta Victor Netto, professor da Ufape e colaborador do projeto.

Atualmente, os pesquisadores trabalham com plantel próprio, constituído por animais doados e resgatados. A equipe tem atuado para induzir geneticamente a produção de mais fêmeas, a exemplo do que já acontece com as vacas.

A gestação das jumentas leva entre 11 e 12 meses. Após esse período, a fêmea pode produzir leite entre 4 e 8 meses, a depender do manejo. “Esperamos que a quantidade de leite produzido aumente ainda neste ano, permitindo que a gente inicie a produção desse leite em pó. Nessa forma, ele é mais seguro por causa do tempo de prateleira, facilitando a utilização em UTI’s”, ressalta Netto.

Startup

A produção do leite em pó acontece através do liofilizador, máquina a vácuo responsável por aquecer e desidratar o líquido. “O nosso é capaz de liofilizar entre 8 e 12 litros de leite por dia. Estamos com um projeto-modelo de startup, para buscar investimentos para a melhoria do equipamento e dos processos, desde a melhoria genética, até a rotulagem dos produtos”, diz Netto.

O projeto inclui a produção de outros produtos derivados do leite de jumenta, como cosméticos, sabonetes e queijos. “Todo animal que dá retorno financeiro é bem tratado pelo produtor. A cadeia de bem estar deles está muito ligada à produção, pois um animal bem cuidado produz mais. A gente espera que o aumento do valor agregado de jumento também melhore a qualidade de vida deles”, completa.

Bastante consumido no Oriente Médio, o queijo de leite de jumenta pode custar até 80 vezes mais caro do que o convencional leite de vaca. “A jumenta não produz leite durante todo o dia, como a vaca. Além disso, devido à qualidade nutricional desse leite, precisamos de muitos mais litros para produzir um quilo de queijo”, explica Gerla Chinelate, professora Associada do curso de Engenharia de Alimentos da UFAPE.

Com alto potencial nutritivo, o queijo de jumenta possui sabor mais adocicado, em razão do alto teor de lactose, o açúcar natural do leite. Seu aroma, contudo, pouco difere do já conhecido cheiro do queijo tradicional. “Quanto ao sabor, a gente não trata da modificação sensorial para melhor aceitação do consumidor. Pelo contrário, mantemos as características naturais para que as pessoas se acostumem com o leite de jumenta e derivados”, acrescenta Chinelate.

A professora destaca a diversidade da produção de derivados de leite de jumenta no âmbito da pesquisa. A partir de processos de pasteurização, sua equipe vem fabricando, além de queijo, coalhada, iogurte e até sorvete com o leite asinino. “Muitas pessoas ainda não têm o conhecimento da capacidade dos jumentos de produzir materiais de alto valor agregado e nutricional. A gente espera que essa iniciativa mostre o potencial desses animais aos produtores”, conclui Chinelate.

Diario de Pernambuco

Secretaria de Educação de Juazeiro lança projeto “Cuidar da Gente”

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc lançou, na sexta-feira (30), o projeto “Cuidar da Gente”, uma iniciativa que visa cuidar dos servidores do órgão. O projeto, que vai promover ações de saúde mental, nutricional e física, foi apresentado aos colaboradores da Seduc em um momento que incluiu, também, atualização vacinal e um lanche saudável.

“O ‘Cuidar da Gente’ é um projeto construído com muito carinho a pedido da nossa secretária Maéve Melo para cuidar do servidor de forma integral, desde a atividade física até a saúde mental. Através dessa iniciativa, com atividades periódicas, nós vamos estimular a alimentação saudável, a prática da atividade física e o cuidado com a saúde mental, porque entendemos que quando o servidor está bem, ele está bem de forma completa”, pontuou a diretora de Intersetorialidade da Seduc, Altamira Moreira.

O projeto vai contar com ginástica laboral, atividades e avaliações nutricionais e o acolhimento em saúde mental. As ações serão executadas pelos setores de Educação Física e Nutrição da Seduc, e através de parcerias com a Residência e o PET-Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf e com a Secretaria de Saúde do Município/Sesau.

A secretária de Educação, Maéve Melo, também lembrou a importância do projeto. “Nós somos servidores, mas também somos gente. Dedicamos tanto tempo das nossas vidas cuidando dos outros e da nossa rede municipal de ensino, mas também precisamos cuidar de nós e é essa a missão do ‘Cuidar da Gente’. Precisamos cuidar dos nossos servidores para que possamos continuar cuidando dos outros”.

Ascom

Aeroporto de Petrolina amplia impacto social com novo projeto esportivo para crianças e adolescentes

O Aeroporto de Petrolina, administrado pela Motiva Aeroportos, segue fortalecendo sua atuação social no município com a chegada de mais um projeto voltado à comunidade. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte e Cultura (IBEEC), crianças e adolescentes de 7 a 15 anos terão acesso a aulas gratuitas de futsal, vôlei e basquete, no contraturno escolar, em dois núcleos da cidade.

As atividades serão realizadas no Parque Municipal Josepha Coelho (Maria Auxiliadora) e no Ginásio da Praça da Juventude (João de Deus). Além de estimular a prática esportiva, o projeto busca promover valores como disciplina, respeito, inclusão e trabalho em equipe, contribuindo para a formação cidadã dos participantes.

A chegada do IBEEC a Petrolina soma-se a outras iniciativas já apoiadas pelo aeroporto. Em maio deste ano a cidade recebeu o projeto Cultivar Esportes com aulas graatuitas de judô e voleibol para 140 crianças da rede pública de ensino. No início de agosto, foi a vez do programa Caminhos para a Saúde, que levou para a comunidade beneficiada mais uma edição de atendimentos gratuitos de saúde e bem-estar.

Agora, com o apoio ao Centro de Excelência no Esporte XIII (CEE XIII), idealizado pelo IBEEC, o Aeroporto de Petrolina reforça ainda mais o compromisso em ir além da gestão aeroportuária, investindo no desenvolvimento social das comunidades do entorno. O projeto é viabilizado por meio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte, além do patrocínio da Motiva Aeroportos, do Instituto Motiva e da Meta.

Para o gerente do Aeroporto de Petrolina, Jamerson Vasconcelos, cada nova ação amplia o impacto do aeroporto na vida das pessoas. “Nos últimos meses, tivemos a oportunidade de levar saúde, lazer e esporte para centenas de pessoas da nossa cidade. Agora, com a chegada do IBEEC, ampliamos esse alcance e mostramos que nosso compromisso vai muito além das operações aéreas. Queremos estar próximos da comunidade, oferecendo oportunidades que transformam vidas e contribuem para um futuro mais inclusivo e cidadão”, destaca.

Locais de aulas em Petrolina:
1. Parque Municipal Josepha Coelho – Rua Adelina Santana, 2, Maria Auxiliadora, Petrolina
2. Ginásio da Praça da Juventude – Av. Maria Aila da Silva, s/n, João de Deus, Petrolina
Inscrições: diretamente nos locais de aula ou pelos contatos dos professores

Ascom

Projeto pernambucano inovador usará abelhas como bioinsumo para impulsionar produção agrícola no semiárido

Foi aprovado no edital 12/2025 ‘Pernambucanas Inovadoras’, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), o projeto ‘Pollinnova – Abelhas: o Bioinsumo que Impulsiona a Produção Agrícola e a Sustentabilidade’. A iniciativa é coordenada por servidoras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), e conta com a participação da coordenadora do Centro, professora Dra. Patrícia Avello Nicola; da professora Dra. Carla Daniela de Sales Pessoa; e da pesquisadora e ecóloga Postdoc Aline Cândida Ribeiro Andrade. O projeto une ciência, inovação e empreendedorismo feminino para desenvolver soluções sustentáveis voltadas à fruticultura irrigada, com foco na cultura da manga no semiárido pernambucano.

A proposta será executada em colaboração com a Agrodan Brasil e o Instituto Agrodan Social, tendo como eixo central a valorização das abelhas como agentes polinizadores e bioinsumos no processo produtivo. As atividades vão desde o estudo da fenologia reprodutiva da mangueira (Mangifera indica L.) até a implantação de sistemas racionais de criação de abelhas sociais nos pomares. O projeto também prevê o monitoramento de áreas com e sem o uso das abelhas como bioinsumos, possibilitando a análise comparativa da produtividade, qualidade dos frutos e viabilidade das sementes.

A equipe técnica é composta por especialistas de diferentes áreas. A ecóloga Postdoc Aline Cândida Ribeiro Andrade atuará no monitoramento das abelhas e na análise dos dados ecológicos; a engenheira agrônoma Ariane Estaniele Oliveira dos Santos será responsável pelo acompanhamento técnico da cultura e avaliação de indicadores produtivos; e a engenheira de computação Adryelle Thayne Araújo Linhares desenvolverá a interface digital da solução — uma plataforma integrada a sensores e inteligência artificial, que fornecerá visualizações acessíveis dos dados e apoio à tomada de decisões.

“Esse projeto é um marco para o fortalecimento da agricultura sustentável no semiárido. A presença feminina na liderança da pesquisa e a valorização das abelhas como bioinsumos reforçam um caminho inovador, ecológico e economicamente promissor para a produção agrícola no Vale do São Francisco”, destaca a coordenadora do Cemafauna, professora Dra. Patrícia Nicola.

Ascom

Câmara aprova projeto que endurece progressão de pena para homicidas de policiais e agentes públicos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2), por 334 votos a favor e 65 contra, o Projeto de Lei 1112/23, que aumenta de 50% para 80% o tempo mínimo de cumprimento de pena em regime fechado para que condenados por homicídio contra agentes de segurança pública e autoridades possam progredir para o semiaberto. O projeto agora segue para análise do Senado.

A medida vale para crimes contra policiais, membros do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e da Advocacia Pública, cometidos no exercício da função ou em razão dela.

LEIA MAIS

Jerônimo lança projeto que deve impulsionar agricultura no semiárido

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) lançou neste sábado (28), projeto Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática nas Comunidades Rurais do Nordeste, no município de Itiúba. A iniciativa, que receberá R$ 300 milhões, tem o objetivo de impulsionar a agricultura familiar no semiárido baiano e deve alcançar mais de 300 mil famílias de 49 cidades.

Além disso, o chefe do Executivo estadual fez uma série de entregas nas áreas de educação, abastecimento de água, saúde e infraestrutura. Na ocasião, o petista ainda inaugurou a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Ary Silva, com investimento superior a R$ 9 milhões.

Bahia Sem Fogo
Entre os atos realizados, está a assinatura do decreto que institui o Programa Bahia Sem Fogo, uma política pública voltada à prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais em áreas ambientalmente sensíveis. “Estamos estruturando uma ação permanente de enfrentamento ao fogo, com planejamento, fiscalização e apoio técnico. É mais uma frente no cuidado com nossa biodiversidade”, destacou Jerônimo.

Outras ações
Foram inaugurados sistemas de abastecimento de água nas localidades de Tatu, Alagadiço da Puã, Limpos, Mata do Riacho e Agrovila, com investimentos que somam mais de R$ 1,5 milhão. Além disso, foi inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Mel na comunidade de Várzea Formosa, fortalecendo a produção local.

Na área da saúde, o governador autorizou a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos povoados de Picos e Sítio dos Moços. Também foram entregues uma ambulância, um aparelho de ultrassonografia, dois kits odontológicos e diversos equipamentos hospitalares para o município.

A TArde

Novo modelo de I.A. vai ajudar pessoas que não se comunicam pela fala a interagirem em tempo real

Um novo modelo de inteligência artificial generativa (I.A. generativa) promete ajudar pessoas que não se comunicam pela fala a interagirem de forma mais ágil. A tecnologia, denominada JandaIA, está sendo desenvolvida por uma empresa pernambucana e será incorporada ao Livox – primeiro aplicativo a usar I.A. para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência, para tornar mais eficiente as interações.

A iniciativa foi aprovada no programa de aceleração em tecnologias digitais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep ) para receber R$ 5,8 milhões, a fundo perdido, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Criado em 2010, o Livox é usado por cerca de 25 mil pessoas, em 24 países. Ele é capaz de conversar em 25 idiomas e tem ajudado pessoas com deficiência e com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Cerca de 80% dos usuários utilizam a plataforma gratuitamente, com grande participação de estudantes de escolas públicas e instituições de apoio à pessoa com deficiência. No Livox, a interação se dá com cartões acionados por meio do olhar, de um gesto, ou do toque numa tela, para perguntar, responder ou formar frases. O uso do JandaIA vai permitir, em larga escala, mais agilidade na exibição das cartelas e na formação de respostas completas.

A incorporação da I.A. generativa vai permitir o treinamento do sistema, com base em hábitos e padrão de utilização dos usuários.
Segundo Paulo Henrique Rodrigues, sócio da “Agora Eu Consigo Tecnologias de Inclusão Social”, o objetivo é possibilitar que pessoas com dificuldade de se comunicar por meio oral possam interagir em tempo real.

“Hoje em dia, pessoas que não têm capacidade de comunicação oral têm uma dificuldade no tempo de resposta, para interagir em tempo real. O JandaIA aprimora esse intervalo, que hoje consiste em compreender uma questão, escolher uma resposta entre as oferecidas, ou digitar essa resposta”, explicou Rodrigues. Na prática, o que a inteligência artificial generativa faz é entender os padrões de rotina, uso da plataforma e possíveis respostas do usuário, para que a interação aconteça como numa conversa falada, de forma mais humanizada.

“Lembro de ter lido que o físico Stephen Hawking muitas vezes se sentia solitário porque as pessoas tinham ‘medo’ de falar com ele, porque não tinham paciência de esperar o tempo que ele demorava para compor as frases numa conversa. O JandaIA vai diminuir esse tempo, que a gente chama de lacuna de reciprocidade. Na comunicação alternativa essa lacuna é muito grande. Através dos modelos de I.A., a lacuna foi reduzida drasticamente e ainda pode melhorar muito”, argumentou Rodrigues.

O JandaIA está sendo desenvolvido pela empresa pernambucana “Agora Eu Consigo Tecnologias de Inclusão Social”, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex Recife). Uma equipe de 15 pesquisadores trabalha para que a ferramenta de tecnologia social esteja totalmente concluída até 2029.

G1 Pernambuco

Petrolina Acolhe: Prefeitura vai lançar projeto de inclusão social com foco na diversidade e direitos humanos

O lançamento do Petrolina Inclui será realizado nesta quarta-feira, às 9h, no CREAS

Em um passo decisivo para garantir a igualdade de oportunidades e promover a inclusão, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate à Fome, lançará nessa quarta-feira, às 9h, o Projeto Petrolina Inclui, que faz parte das ações do programa Petrolina Acolhe. A iniciativa tem como objetivo central garantir os direitos e a dignidade de diversos grupos sociais, como pessoas com deficiência, a população LGBTQIAPN+, negros e povos tradicionais. A cerimônia de lançamento ocorrerá no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado no bairro Vila Mocó.
Com uma abordagem abrangente, o projeto oferece uma série de serviços essenciais, criando oportunidades de apoio e integração social para esses segmentos da sociedade. A ação busca não apenas promover a igualdade de direitos, mas também combater a discriminação, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de participação plena na vida comunitária.
Ações específicas para cada grupo
Dentre os serviços disponibilizados pelo projeto, destacam-se a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), orientações para a obtenção Passe Livre, a confecção de currículos, o encaminhamento para vagas no Banco do Emprego Acessível (BAEMA) e o apoio a solicitações de retificação de nome e gênero para a população LGBTQIAPN+. Além disso, povos tradicionais também terão a oportunidade de fortalecer os laços comunitários e garantir seus direitos.
Este projeto representa um marco no compromisso de Petrolina em construir uma cidade mais inclusiva, acessível e respeitosa. Ao unir esforços de órgãos municipais, organizações sociais e empresas privadas, o Petrolina Inclui visa não apenas garantir direitos, mas também empoderar as pessoas e contribuir para a redução das desigualdades sociais. A ação será contínua, com atividades mensais que buscam promover a integração e a equidade em diferentes segmentos da sociedade.

Projeto da Facape debate o impacto das tecnologias digitais na fruticultura regional

O projeto de extensão ‘Papo de Administrador’, da Faculdade de Petrolina (Facape), abriu sua programação de 2025 com um debate importante sobre o impacto das tecnologias digitais na fruticultura regional. A palestra, realizada na quarta-feira (12), trouxe o tema “Agricultura Digital na Fruticultura – Inovações e Impactos” e reuniu alunos de diversos cursos, como Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI).

O evento contou com a participação do projeto FruitTech e do especialista Valdner Daizio, além dos professores da Facape, Ricardo Amorim e Dinani Gomes. Juntos, os palestrantes discutiram como a inovação tecnológica tem transformado a produção de frutas na região, impulsionando eficiência e sustentabilidade no setor.

Para o coordenador do ‘Papo de Administrador’, professor Antônio Padilha, a iniciativa reforça o compromisso social da Facape ao aproximar os acadêmicos do mercado e da comunidade. “Precisamos evidenciar nossas atividades para que as pessoas percebam a importância da extensão universitária. Esse nosso projeto vai justamente nessa direção: agregar valor e criar esse intercâmbio entre os nossos alunos da faculdade e os alunos da escola pública. A extensão universitária contribui significativamente para esse papel social da Facape”, destacou.

Criado em 2018, o projeto ‘Papo de Administrador’ tem como principal objetivo levar o conhecimento produzido na Facape para além dos muros da instituição. Os monitores do projeto trabalham temáticas específicas junto a alunos de escolas públicas estaduais de Petrolina e Juazeiro, promovendo uma troca de saberes e ampliando o acesso ao conhecimento acadêmico.

ascom

‘Escola Amiga da Árvore’: Estudantes de Petrolina participam de atividades sobre o meio ambiente e arborização

“Ficamos muito felizes em receber na nossa escola esse projeto de arborização, ele inspira uma nova geração a cuidar do meio ambiente e a proteger o futuro do planeta. Aqui na nossa unidade já contamos com dois projetos: Sustentaic e Reflora, todos voltados com um olhar para o meio ambiente e sustentabilidade”.

Esse foi o depoimento do estudante do 9º ano Lucas Alexandre, da escola Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC) que participou nesta terça-feira (11) do projeto ‘Escola Amiga da Árvore’, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Durante a ação, uma equipe da AMMA levou 100 mudas, dentre elas da espécie: Ipê roxo, Ipê amarelo e Pata de Vaca. Foi realizada uma palestra sobre a importância de cuidar do meio ambiente, quais os tipos de plantas que temos no Viveiro Municipal e como plantar e cuidar das árvores. No final do encontro, os alunos puderam plantar novas árvores na escola com o auxilio da equipe e ganharam mudas para plantar em casa.

“Esse projeto é muito importante porque tem como base ampliar as árvores não só da escola, como da cidade. Essas ações debatem sobre o meio ambiente e contribuem para o aumento do conhecimento sobre o assunto e, consequentemente, nos tornamos pessoas mais preocupadas com o futuro sustentável”, relata o aluno do 9° ano, Davi Samuel.

Para as escolas que desejarem receber o projeto, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo número de WhatsApp: (87) 9 9190-7667. A equipe da AMMA está disponível para atender escolas municipais, estaduais ou privadas, levando o aprendizado e a experiência prática até os alunos.

 

Jhulyenne Souza/Ascom Agência Municipal do Meio Ambiente
Fotos: Deivid Menezes e Erlan Alexandre

Gaturiano Cigano vota contra aumento do subsídio e afirma que vereador já ganha bem para trabalhar apenas duas vezes na semana

Vereador Gaturiano Cigano (PV)

O vereador Gaturiano Cigano (PV), único a votar contra o aumento do subsídio dos vereadores na sessão desta quinta-feira (21), foi contundente em sua fala ao afirmar que o vereador já ganha muito bem para trabalhar apenas dois dias na semana em Petrolina.

O Projeto que reajusta o subsídio dos vereadores de Petrolina para 60% do valor recebido pelos deputados estaduais de Pernambuco, podendo chagar a R$ 19.803,83 se considerado o salário atual dos deputados estaduais (R$ 33.006,39) ou R$ 20.864,78 se considerado o reajuste previsto para fevereiro de 2025 (R$ 34.774,64), foi aprovado em primeiro turno por 18 votos a favor e 1 contrário.

Durante seu discurso, Gaturiano justificou o voto contrário, argumentando que o aumento salarial não é necessário e que a política deve ser um instrumento de transformação social, não um meio de sustento. “Sempre falei que não dependia do salário de vereador para me manter. Não tenho a política como emprego, mas como um desafio de transformar os sonhos das pessoas em realidade”, declarou o vereador.

Ele ressaltou que os vereadores já são bem remunerados, considerando que realizam sessões apenas duas vezes por semana, enquanto trabalhadores de baixa renda enfrentam condições muito mais desafiadoras. “Tenho quase 60 funcionários na minha fazenda, que ganham apenas um salário mínimo e trabalham das 6h da manhã às 4h da tarde. Em respeito a eles e aos aposentados que muitas vezes escolhem entre comprar remédio ou fazer feira, meu voto é contra”, concluiu.

Projeto Pôr do Samba celebra a essência do samba neste sábado (26), na orla de Petrolina

Acontecerá neste sábado (26), às 17 horas, no Monumento “Eu Amo Petrolina”, o projeto Pôr do Samba, iniciativa de músicos que reforça o papel do samba como um patrimônio cultural imaterial, mantendo viva essa tradição que é a cara do Brasil.

No repertório, grandes clássicos do samba, além de versões repaginadas que dão nova vida a canções consagradas. Com uma proposta inclusiva e acessível, a roda de samba é aberta a todos que queiram apreciar música de qualidade.

O Pôr do Samba é um projeto cultural inovador que traz a essência do samba para os espaços públicos da nossa cidade, durante o pôr do sol, promovendo uma experiência musical única e democrática. Com o objetivo de valorizar a cultura popular brasileira e aproximar a comunidade do samba, o projeto leva rodas de samba para diferentes locais ao ar livre, transformando praças, parques e outros espaços públicos em verdadeiros palcos de celebração.

O repertório do Pôr do Samba é cuidadosamente selecionado para incluir os grandes clássicos do samba, além de versões repaginadas que dão nova vida a canções consagradas. Com uma proposta inclusiva e acessível, a roda de samba é aberta a todos que queiram apreciar música de qualidade.

Ao levar a música para as ruas, o Pôr do Samba busca resgatar o espírito comunitário do samba, que sempre foi uma manifestação espontânea e coletiva, e proporcionar momentos de alegria e integração para pessoas de todas as idades e origens. O projeto reforça o papel do samba como um patrimônio cultural imaterial, mantendo viva essa tradição que é a cara do Brasil.

Ascom

UPE campus Petrolina abre inscrições para projeto voltado para a saúde de grávidas e puérperas

O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, está com inscrições abertas para um projeto de extensão voltado para a saúde de grávidas e puérperas. Com 10 encontros mensais, o projeto oferece 40 vagas e tem o objetivo de proporcionar conhecimento e experiências sobre o ciclo gravídico-puerperal.

Com o tema “Da Gestação ao Pós Parto” os encontros serão conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, nutrição e fisioterapia da upe. Para se inscrever, as interessadas devem preencher um formulário disponível aqui.

Temas abordados
– Alterações corporais na gestação;
– Gestação de alto risco e cuidados necessários, com foco em diabetes gestacional e hipertensão;
– Incontinência urinária e fecal na gestação, destacando a importância dos músculos do assoalho pélvico;
– A importância do exercício físico na gestação;
– Preparação para o parto normal e o que é importante saber para esse momento;
– Amamentação e os aspectos fundamentais para uma amamentação bem-sucedida;
– Mudanças na função sexual durante a gestação e pós-parto;
– Diástase abdominal, explicando o que é e como ocorre.

Coordenado pela docente do colegiado de fisioterapia, Dra. Maíra de Menezes de Franco, o projeto tem início no dia 30 de agosto, na sede da instituição, localizada na Rodovia BR 203, km 2 s/n, Vila Eduardo. Outras informações podem ser consultadas através do número (87) 988791416.

G1 Petrolina

Educação e cultura: projeto leva aula-espetáculo sobre maracatu para escolas públicas do Estado

Um projeto de aula-espetáculo denominado “Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho” será promovido em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. A ação ocorre entre esta terça (27) e a próxima quinta (29).

A dinâmica foi idealizada pelo Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, de Recife/PE, e busca levar para dentro do ambiente escolar ensinamentos sobre essa manifestação cultural.

Entre os assuntos, o grupo fala sobre os principais personagens, trajes e musicalidade, além de finalizar com uma apresentação para mostrar na prática essa vivência artística. A proposta é de uma aula diferente, participativa e formativa com uma das riquezas da diversidade cultural de Pernambuco, o maracatu de baque virado.

Ainda dentro da aula-espetáculo, em cada uma das cidades visitadas acontece um intercâmbio artístico com a participação de um grupo da cultura popular da região. Nesta circulação, a interação vai acontecer com o Afoxé Omo Inã, no Recife; o Maracatu de Baque Solto Canarinho de Ouro, em Carpina; o Papanguarte – Balé Popular de Bezerros, em Bezerros; e, o Boi Arcoverde, em Arcoverde.

“Essa atividade é uma rica oportunidade para mostrar na prática nossa diversidade cultural, como ela funciona e sua integração entre as manifestações. E tudo isso no território desses estudantes e professores, perto dos seus olhos e com a possibilidade de participar perguntando, dançando e/ou cantando ao lados dos brincantes”, ressalta o produtor geral e professor Clébio Marques.

O projeto Aula-espetáculo Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho acontece por meio de incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A concepção, elaboração e produção geral é da Usina Produções.

Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria

Fundado em 10 de dezembro de 1998, o Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria comemora durante esta turnê de aula-espetáculo 25 anos de lutas e glórias. Verdadeiramente um “patrimônio vivo” de Pernambuco, a agremiação mantém o trabalho social, o registro e a preservação das expressões culturais e do carnaval pernambucano, do Maracatu Nação e da Cultura Popular e Tradicional em toda a sua plenitude.

O Maracatu Encanto da Alegria é conhecido como “Trovão Vermelho” por dois aspectos: Religiosamente, a patrona do Maracatu é a orixá lansã (Oyá), a senhora dos raios e trovões, e o baque é regido por Xangó, orixá do Mestre do Apito. Culturalmente é devido a energia do baque, das alfaias rufando. “Maracatu é trovão, maracatu transmite o som da terra”, já dizia o famoso percussionista Naná Vasconcelos (in memoriam).

Diário de Pernambuco

12345