Papa pede perdão por legitimação da Igreja na escravidão

Pontífice reconheceu a participação histórica do Vaticano na legitimação da escravidão e afirmou que o tema representa uma “ferida na memória cristã” da Igreja Católica.

O papa Leão XIV fez nesta segunda-feira (25) um pedido histórico de perdão pelo papel da própria Santa Sé na legitimação da escravidão e por ter demorado séculos para condená-la. Ele classificou o passado do Vaticano como uma “ferida na memória cristã”.

Papados anteriores já haviam pedido desculpas pelo envolvimento de cristãos no tráfico transatlântico de escravizados. Mas nenhum papa havia reconhecido publicamente — nem pedido perdão — pelo papel de antigos pontífices em autorizar explicitamente soberanos europeus a subjugar e escravizar “infiéis”.

Primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Leão XIV, cuja história familiar inclui tanto pessoas escravizadas quanto proprietários de escravos, fez o pedido de desculpas em sua primeira encíclica, “Magnifica Humanitas” (“Humanidade Magnífica”), divulgada nesta segunda.

LEIA MAIS

Argentino é detido em MG após tirar foto de criança negra e encaminhar com mensagem racista

Argentino é suspeito de cometer racismo dentro da Maria Fumaça, em Tiradentes — Foto: Reprodução: Arquivo Pessoal

O homem foi flagrado enviando fotos e vídeos de uma criança que estava no trem. Junto com os arquivos, ele fez comentários racistas sobre o menino. A mãe foi alertada por uma passageira sobre o ocorrido e conseguiu tomar o celular do homem.

Um argentino foi detido suspeito de racismo em Tiradentes, no Campo das Vertentes, neste domingo (24). Eduardo Ignacio, de 63 anos, foi flagrado fazendo fotos e vídeos de uma criança dentro da Maria Fumaça. O material foi compartilhado junto com comentários racistas em uma rede social. A mãe do menino foi alertada por uma passageira sobre o ocorrido e conseguiu pegar o aparelho do suspeito.

De acordo com a mulher, eles embarcaram no trem em São João del-Rei, por volta das 10h. Além do filho, de 7 anos, com quem veio do Rio de Janeiro, também estavam presentes a sobrinha, a irmã, a mãe e o padrasto da mulher. Eles saíram para comemorar o aniversário dela, que é neste domingo.

LEIA MAIS

Bora Petrolina realiza quase 15 mil atendimentos no N-4

Foi o maior número de atendimentos no ano de 2026

A Prefeitura de Petrolina realizou, neste sábado (23), mais uma edição do Bora Petrolina, maior programa de serviços da gestão municipal, no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 4. A ação superou o número de atendimentos das edições de 2026 e ficou entre as três maiores já realizadas desde a fundação do Programa, consolidando a iniciativa como uma das maiores mobilizações de cidadania do município.

Ao todo, foram registrados 14.743 atendimentos, com a oferta de 114 serviços gratuitos à população. Desta vez, 29 instituições públicas e privadas parceiras participaram da ação.

LEIA MAIS

Castramóvel já ultrapassa 600 castrações e Prefeitura prepara ampliação do atendimento em Petrolina

Marcelo Gama destacou os avanços das ações de castração em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), segue intensificando as ações voltadas ao controle populacional de cães e gatos no município. Durante entrevista concedida à Rádio Rural FM, o diretor-presidente da AMMA, Marcelo Gama, fez um balanço das atividades do Castramóvel e destacou os avanços das políticas públicas voltadas à causa animal na cidade.

Segundo Marcelo Gama, desde o início das atividades, em março deste ano, mais de 600 animais já foram castrados em Petrolina, entre cães e gatos, com prioridade para animais em situação de rua. O serviço acontece atualmente no estacionamento da FACAPE, onde as castrações são realizadas todas as terças, quartas e quintas-feiras.

O gestor explicou que a expectativa inicial era manter o Castramóvel no local por apenas 30 dias, mas, devido à segurança da estrutura e à parceria com protetores independentes, o atendimento foi ampliado e continua funcionando normalmente na instituição.

O agendamento para castração acontece todas as segundas-feiras, das 10h ao meio-dia, na sede da AMMA, localizada na Rua Antônio Madeira, nº 155, em Petrolina.

LEIA MAIS

Prefeito Simão Durando participa da tradicional Missa dos Vaqueiros da Caiçara

A zona rural de Petrolina viveu mais um momento de fé e celebração das tradições sertanejas neste domingo (24), durante a tradicional Missa dos Vaqueiros da Fazenda Caiçara. O evento contou com a presença do prefeito Simão Durando, do deputado estadual Antonio Coelho, do vice-prefeito Ricardo Coelho, além de agricultores, famílias da comunidade e fiéis católicos.

A cerimônia é considerada uma das mais simbólicas manifestações culturais e religiosas da região, reunindo vaqueiros de várias gerações e reforçando a ligação do homem sertanejo com a religiosidade e a vida no campo. O evento também foi marcado por momentos de agradecimento pelas graças alcançadas e pedidos de proteção para os trabalhadores rurais e suas famílias, fortalecendo os laços de união e espiritualidade da comunidade rural de Petrolina.

Simão Durando destacou a importância de preservar manifestações culturais que fazem parte da identidade do povo sertanejo. “Estar na Missa do Vaqueiro do meu amigo Bosquinho da Caiçara nos traz um momento ímpar de agradecer, pedir proteção e celebrar a tradição do vaqueiro, que é a verdadeira alma do nosso Sertão. Essa é uma tradição que atravessa gerações e mantém viva a essência do homem do campo e da cultura nordestina, por isso faço questão de estar presente”, afirmou o prefeito.

Ao lado de Augusto Coelho, Raquel Lyra anuncia PET Scan para o Hospital Dom Tomás

Raquel Lyra e Augusto Coelho anunciam reforço histórico na oncologia de Petrolina

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve em Petrolina ao lado do presidente do Hospital Dom Tomás, Augusto Coelho, para anunciar importantes avanços no fortalecimento da assistência oncológica no Sertão pernambucano.

Durante a visita ao Hospital Dom Tomás, referência no tratamento do câncer no Vale do São Francisco, a governadora confirmou, além da homologação e do credenciamento da radioterapia, um novo investimento para aquisição do equipamento de PET Scan, considerado fundamental para o rastreamento, diagnóstico e estadiamento do câncer.

LEIA MAIS

João Campos defende interiorização da saúde durante agenda no Vale do São Francisco

Socialista defendeu expansão de hospitais regionais e novos centros de diagnóstico

Durante o final de semana, quem também esteve cumprindo agenda no Vale do São Francisco foi o presidente nacional do PSB, ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos. Em passagem pela região, o socialista falou sobre a necessidade de ampliar e descentralizar os serviços de saúde no estado, especialmente no Sertão.

Segundo João Campos, é fundamental expandir a rede de atendimento em Pernambuco, fortalecendo áreas estratégicas como o cuidado com crianças e pessoas com deficiência. O pré-candidato destacou a importância de levar para o interior experiências já implantadas na capital pernambucana, como os Centros TEA, voltados ao atendimento especializado.

LEIA MAIS

Ex-alunos do Colégio Estadual de Petrolina promovem 10º encontro de confraternização no próximo dia 30

Encontro celebra amizades e histórias construídas no Colégio Estadual de Petrolina

A saudade vai dar lugar à alegria, aos reencontros e às boas lembranças no tradicional Encontro dos Ex-Alunos do Colégio Estadual de Petrolina. A 10ª edição do evento será realizada no próximo dia 30 de maio, a partir do meio-dia, no espaço Afinco, reunindo antigos colegas, amigos e famílias que fizeram parte da história de uma das instituições de ensino mais tradicionais do Vale do São Francisco.

A expectativa da organização é reunir cerca de 100 ex-alunos, em um momento marcado pela confraternização, troca de histórias e celebração das amizades construídas nos corredores do antigo Estadual. Muitos dos participantes se conheceram ainda na época escolar, namoraram, casaram e constituíram família, fortalecendo ainda mais os laços criados dentro da instituição.

LEIA MAIS

China lança neste domingo missão rumo à estação Tiangong com tripulante que ficará um ano no espaço

O foguete levará a espaçonave Shenzhou e seus três tripulantes para a estação espacial Tiangong (“Palácio Celestial”, em chinês), onde um deles permanecerá por um ano inteiro.

A China realiza, neste domingo (24), o lançamento da missão espacial Shenzhou-23 com o objetivo de manter, de forma inédita em seu programa, um astronauta em órbita por um ano inteiro. A decolagem ocorre a partir do Centro Espacial de Jiuquan, no Deserto de Gobi, utilizando o foguete Longa Marcha 2F. A espaçonave transportará três tripulantes em direção à estação espacial Tiangong (“Palácio Celestial”). O projeto representa uma etapa estratégica dentro da meta governamental de enviar missões tripuladas à superfície da Lua até o ano de 2030.

LEIA MAIS

Fiocruz terá produção nacional de terapias celulares contra o câncer

Tecnologia vai beneficiar pacientes com leucemia, linfoma e mieloma

O Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou um reforço, neste sábado (23), com o lançamento, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Centro de Desenvolvimento e Produção de Terapias CAR-T, que vai possibilitar a fabricação nacional de terapias celulares a preços reduzidos.

De acordo com a Fiocruz, a terapia CAR-T é considerada um dos maiores avanços recentes na oncologia. A partir da produção na Fundação, o produto de alto valor tecnológico estará acessível à população “em um processo que envolve incorporação de tecnologia combinada ao desenvolvimento de estudo clínico”.

LEIA MAIS

Queda de 600 metros em vulcão no Chile resulta na morte de alpinista no dia de seu aniversário

Alpinista morre após cair de 600 metros em vulcão no Chile durante comemoração de aniversário

A alpinista Ingrid Daniela Vera Figueroa, de 42 anos, faleceu após cair de uma altura de aproximadamente 600 metros durante uma escalada no vulcão Llaima, situado no Parque Nacional Conguillío, no sul do Chile. O acidente ocorreu no domingo (17) em uma área íngreme da montanha, considerada uma das mais desafiadoras do país. Segundo relatos de integrantes do grupo, a montanhista estava tirando fotografias quando deixou cair o piolet, ferramenta utilizada para escaladas em gelo e neve, perdeu o equilíbrio e despencou em um barranco.

LEIA MAIS

Palmeiras derrota Flamengo e amplia vantagem na liderança do Brasileirão

Flamengo e Palmeiras pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro

Com um jogador a mais desde os 20 minutos do primeiro tempo, o Palmeiras se aproveitou da vantagem numérica para superar o Flamengo pelo placar de 3 a 0 em pleno estádio do Maracanã, na noite deste sábado (23), para ampliar sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro.

Graças à vitória fora de casa, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira chegou aos 38 pontos, ampliando para sete pontos a sua diferença para o vice-líder da competição, que é o próprio Rubro-Negro da Gávea.

LEIA MAIS

Pernambuco abre seleção de nível superior para atuação em emergências climáticas

Inscrições começam na segunda-feira (25) e seguem até 12 de junho

As Secretarias de Administração e de Defesa Social de Pernambuco iniciam, nesta segunda-feira (25), o período de inscrições para uma seleção pública simplificada de contratação temporária. O processo seletivo oferta 16 vagas de nível superior para profissionais que atuarão diretamente no enfrentamento e monitoramento de emergências climáticas no estado. Os salários oferecidos variam de R$ 3,3 mil a R$ 5,2 mil, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais no Recife.

LEIA MAIS

Dino diz não ver ilegalidade em prisão preventiva e nega liberdade a Deolane

Defesa enviou ao STF reclamação contra ordem da 1ª instância. Defesa tentou revogar prisão, domiciliar ou aplicação de cautelares. Influenciadora é suspeita de lavagem de dinheiro.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou não ver “manifesta ilegalidade” na prisão da influenciadora Deolane Bezerra e não concedeu liberdade à empresária “de ofício”, ou seja, por iniciativa do magistrado.

O ministro do STF fez as considerações em decisão assinada no sábado (23) e publicada neste domingo (24). Ele analisou uma reclamação, apresentada por uma advogada da influenciadora, contra decisão da primeira instância que determinou a prisão preventiva de Deolane.

Dino decidiu não dar andamento ao pedido da defesa da empresária, que queria a revogação da prisão, o regime domiciliar ou aplicação de medidas cautelares.

LEIA MAIS