Petrolina realiza segunda edição do Forró da Acessibilidade durante programação junina

Forró da Acessibilidade volta ao calendário junino de Petrolina promovendo inclusão, cultura e lazer para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

A programação junina de Petrolina contará mais uma vez com um momento especial dedicado à inclusão e à valorização da diversidade. No próximo dia 16 de junho, a partir das 18h, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realizará a segunda edição do Forró da Acessibilidade.

O evento acontecerá na Vila São Francisco e foi planejado para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, proporcionando uma noite de celebração marcada pela música, cultura nordestina e convivência social em um ambiente acolhedor e preparado para atender às necessidades do público participante.

LEIA MAIS

II Expo Casa Inova encerra edição de sucesso e reforça protagonismo de Casa Nova no agronegócio regional

Produtores, criadores e visitantes prestigiaram a II Expo Casa Inova, evento que fortaleceu o agronegócio e movimentou a economia de Casa Nova durante cinco dias de programação

Encerrada ontem domingo (7), a II Expo Casa Inova 2026 confirmou o sucesso da iniciativa e consolidou Casa Nova como uma das principais referências do agronegócio no Norte da Bahia. Realizado entre os dias 3 e 7 de junho, no Pátio de Eventos, o encontro reuniu produtores rurais, criadores, empresários, técnicos, investidores e visitantes de diversas cidades da Bahia e de estados vizinhos.

Durante cinco dias, o público teve acesso a exposições de animais, julgamentos, torneios, palestras técnicas, rodadas de negócios, capacitações e demonstrações de tecnologias voltadas ao fortalecimento da atividade agropecuária. A feira também se destacou como espaço de troca de experiências e difusão de conhecimento para quem vive e trabalha no campo.

LEIA MAIS

Jecana do Capim encerra edição 2026 com recorde de público, grandes shows e tradição preservada

Corrida de jegues, grandes atrações musicais e forte movimentação econômica marcaram os três dias de festa no povoado do Capim

A tradicional Jecana do Capim chegou ao fim neste domingo consolidando mais uma edição de sucesso na zona rural de Petrolina. Em sua 53ª edição, o evento reuniu milhares de pessoas e reafirmou seu papel como uma das mais importantes e autênticas manifestações culturais do ciclo junino do Sertão do São Francisco.

A programação teve início na sexta-feira, com atividades religiosas e momentos de confraternização entre moradores e visitantes. No sábado, o povoado viveu um dia de intensa movimentação, com torneio de futebol, funcionamento das barracas e uma animada programação musical. Os shows de Adãozinho de Rajada, Henrique Nunes e Rodrigo garantiram muito forró e atraíram um grande público, que lotou o espaço da festa e dançou até altas horas da madrugada.

LEIA MAIS

Fraudes ligadas à Copa quase dobram e acendem alerta para 2026

Golpes crescem com IA e atingem 34% dos internautas

As tentativas de fraude relacionadas ao futebol e à Copa do Mundo avançaram de forma significativa no ciclo que antecede o Mundial de 2026, que começa nesta semana. Levantamento da NordVPN, provedor de serviços de rede privada virtual, aponta que 34% dos brasileiros que utilizam internet relataram contato com golpes ligados ao tema em 2024 e 2025. O número representa quase o dobro dos 19% registrados antes da Copa de 2022.

O aumento ocorre em um cenário de maior sofisticação dos ataques digitais, impulsionados principalmente pelo uso de inteligência artificial generativa, que reduziu drasticamente o tempo necessário para a criação de golpes e páginas falsas. Nos últimos três meses, as reclamações no Procon-SP relacionadas à Copa do Mundo multiplicaram-se por oito.

LEIA MAIS

Brasil quer convencer EUA de que acordo seria melhor que taxar em 25%

Por outro lado, governo avalia improvável acordo para tarifa de 12,5%

 

O governo brasileiro está buscando um acordo tarifário com os Estados Unidos (EUA) que seja capaz de evitar que a Casa Branca adote a recomendação do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), que sugeriu a imposição de tarifa adicional de 25% sobre parte das importações oriundas do Brasil.

O governo avalia que é possível, apesar de difícil, chegar a um acordo tarifário que seja mais vantajoso, para ambos os países, do que a sobretaxa de 25% sugerida pelo USTR. Isso porque, entre outros motivos, os EUA têm superávit comercial com o Brasil.

A recomendação da USTR, tornada pública na última semana, é resultado de uma investigação baseada na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. O argumento usado é que o Brasil teria práticas “desleais” nas relações comerciais, o que incluiu ataques contra o Pix para favorecer empresas de pagamento estadunidenses.

LEIA MAIS

Motorista de ônibus fica ferido após ataque com explosivos e objetos metálicos em Salvador; suspeito foi preso

Crime aconteceu neste sábado (6). Motorista foi atingido por estilhaços de vidro na região da cabeça.

Um motorista de ônibus ficou ferido na noite deste sábado (6) após o veículo que ele conduzia ser alvo de vandalismo com o uso de explosivos, barras de ferro e bolas de sinuca, em Salvador. Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o condutor foi atingido por estilhaços de vidro.

O incidente foi registrado na Avenida Dorival Caymmi, localizada no bairro de Itapuã. O coletivo, pertencente à linha 1077 (Terminal Mussurunga – Itapuã), foi interceptado pelos suspeitos enquanto transitava pela via pública. Ainda no sábado, a Polícia Militar efetuou a prisão de um homem apontado como integrante do grupo que realizou o ataque.

LEIA MAIS

PM é afastado após agredir homem com socos no São João de Campina Grande

Policial Militar agride homem com socos e joelhadas no Parque do Povo. Foto: Captura de tela

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um policial militar agredindo um homem no Parque do Povo, em Campina Grande. A ação teria sido registrada na noite deste sábado (6). Após a divulgação do vídeo, o agente de segurança foi afastado do cargo.

Em nota, a Polícia Militar informou que tomou conhecimento do caso por meio das imagens divulgadas nas redes sociais e determinou a instauração imediata de procedimento pela Corregedoria-Geral da corporação.

“Diante dos fatos, o Comando da Corporação determinou a instauração imediata de procedimento apuratório pela Corregedoria-Geral, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias da ocorrência e verificar eventual responsabilidade funcional. Como medida administrativa cautelar, o policial militar identificado nas imagens foi afastado das atividades operacionais até a conclusão da apuração”, informou a PM.

LEIA MAIS

Ministério abre inscrição para prêmio Melhores Práticas em Jogo

Podem participar professores que inovam em métodos pedagógicos. © Tomaz Silva/Agência Brasil

Estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições para o prêmio Melhores Práticas do Desenvolvimento em Jogo. Podem participar professores e facilitadores de instituições de ensino superior que inovam em métodos pedagógicos, utilizando o jogo Desenvolvimento em Jogo.

A ferramenta foi criada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e executada pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR). O objetivo de demonstrar que é possível adotar metodologias criativas e acessíveis na formulação e na implementação de políticas públicas.

LEIA MAIS

Wesley é cortado da Seleção por lesão na perna esquerda; volante Éderson é convocado

Lateral-direito passou por exame neste domingo que confirmou lesão na coxa

 

Lateral-direito sofreu lesão no primeiro tempo do jogo contra o Egito, neste sábado, e fez exame no domingo de manhã. Jogador da Atalanta reforça elenco para Copa do Mundo

Wesley não defenderá a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. O lateral-direito da Roma foi diagnosticado com uma lesão na perna esquerda e está fora do Mundial. Para seu lugar, Carlo Ancelotti chamou o volante Ederson, da Atalanta, que chegou a ser convocado na primeira lista do técnico italiano, em junho de 2025, mas não entrou em campo.

LEIA MAIS

Criança de 9 anos é resgatada após desabamento de imóvel vizinho em Salvador

Desabamento aconteceu no bairro de Pirajá, na manhã deste sábado (6). Garota que foi atingida pelos escombros foi socorrida e passa bem.

Um imóvel de três pavimentos desabou e ficou completamente destruído no bairro de Pirajá, em Salvador, neste sábado (6). O colapso da estrutura gerou escombros que atingiram uma residência localizada nos fundos, deixando uma criança de nove anos soterrada. A menor foi resgatada e passa bem.

A edificação era dividida em três níveis: o pavimento térreo, ocupado por uma família de quatro pessoas, e os dois níveis superiores (primeiro andar e cobertura), onde residia um casal com uma filha recém-nascida. No momento do incidente, as oito pessoas estavam no local, mas conseguiram evacuar a estrutura antes do desmoronamento e não sofreram ferimentos.

LEIA MAIS

Paraguaios resgatados de fábrica clandestina de cigarros no Cabo de Santo Agostinho retornam ao país

O retorno ocorreu neste sábado (6) e foi custeado pelo Governo de Pernambuco. Trabalhadores não recebiam salários e viviam sob vigilância permanente. (Foto: Divulgação/Auditoria-Fiscal do Trabalho)

Um grupo de 17 trabalhadores paraguaios resgatados em condições análogas à escravidão em uma fábrica clandestina de cigarros no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, retornou ao Paraguai neste sábado (6). A informação foi confirmada pela Auditoria-Fiscal do Trabalho (AFT). O translado de retorno foi custeado pelo Governo de Pernambuco.

No total, 18 cidadãos paraguaios atuavam no local, mas um deles realizou o deslocamento de volta por meios próprios na sexta-feira (5).

De acordo com o relatório da AFT, os trabalhadores foram aliciados no Paraguai sob a promessa de emprego formal no setor de costura, com remuneração mensal estimada entre R$ 3 mil e R$ 3,5 mil, além de moradia e alimentação fornecidas pelos contratantes. O transporte até a fábrica clandestina envolveu uma rota que combinou trechos terrestres e aéreos.

LEIA MAIS

Nutricionista que reagiu a tentativa de estupro em SP utilizou técnicas aprendidas em aulas de defesa pessoal

As aulas de defesa pessoal ocorreram em 2022, em Fortaleza. Jéssica Soares e o professor também simularam uma tentativa de sequestro.

Jéssica Soares, nutricionista cearense que reagiu com um mata-leão a uma tentativa de estupro no apartamento onde morava na cidade de Barueri, Grande São Paulo, teve duas aulas de defesa pessoal em 2022, em Fortaleza. Em uma delas, o professor simulou uma tentativa de estupro; em outra, uma tentativa de sequestro.

A vítima contou que recebeu o vídeo da aula e que utilizou a mesma técnica que aprendeu naquele dia para se livrar de Wellington de Oliveira Santos, que invadiu o apartamento onde ela reside e tentou violentá-la. Neste sábado (6), ela retornou a Fortaleza e reencontrou a família.

LEIA MAIS

Seleção Brasileira feminina vence Estados Unidos de virada em amistoso na Neo Química Arena

Taina Maranhão e Bia Zaneratto garantem triunfo sobre multicampeãs

A Seleção Brasileira feminina de futebol venceu a equipe dos Estados Unidos por 2 a 1, de virada, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A partida foi realizada neste sábado (6), na Neo Química Arena, em São Paulo.

Jogando com o apoio da torcida local, a equipe brasileira sofreu o primeiro gol logo no primeiro minuto da partida, marcado por Wilson. Contudo, o Brasil reagiu na sequência do confronto e garantiu a virada no estádio do Corinthians. Com este resultado, a seleção brasileira soma a sua segunda vitória consecutiva contra a equipe norte-americana, repetindo o placar do último amistoso entre os dois times, disputado em abril de 2025.

LEIA MAIS

Influencer e fisiculturista Fábio Giga bate Porsche em veículos em São Paulo

Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), duas vítimas foram socorridas e encaminhadas a unidades de saúde da região.

O fisiculturista e influenciador digital Fábio Giga perdeu o controle da direção do e colidiu contra duas motocicletas e dois automóveis na tarde deste sábado (6), na Zona Sul de São Paulo. O acidente foi registrado na Avenida das Juntas Provisórias, no sentido Ipiranga.

De acordo com informações da Polícia Civil, o condutor foi submetido ao teste do bafômetro, cujo resultado apontou negativo para o consumo de bebidas alcoólicas. Conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), duas pessoas ficaram feridas na colisão, sendo socorridas e encaminhadas a unidades de saúde localizadas na região.

LEIA MAIS

Homem é suspeito de matar mulher e ferir outra em motel no Agreste de Pernambuco

O suspeito também ficou ferido. Ele teria atacado as vítimas com golpes na região da cabeça e, logo depois, tentado atear fogo no quarto

Uma mulher morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um motel no município de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, na manhã deste sábado (6). Entre os feridos está o principal suspeito da ocorrência, que foi hospitalizado.

Segundo o delegado José Humberto Dantas Pimentel, responsável pelas primeiras investigações, o caso aconteceu após uma sequência de encontros envolvendo o homem e duas mulheres no estabelecimento.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, o suspeito teria ido ao motel com uma das mulheres por volta das 3h da madrugada. Pouco tempo depois, uma segunda mulher também chegou ao local. Em seguida, teria ocorrido uma discussão dentro do quarto, que terminou em agressões violentas.

LEIA MAIS