Moradores denunciam pichações em imóveis no Centro de Petrolina e cobram fiscalização

Segundo relatos, um homem de cabelo comprido e uma mulher teriam sido vistos realizando as pichações, causando prejuízos à paisagem urbana da cidade

Moradores da Rua Maurício Wanderley, no Centro de Petrolina, denunciaram a ação de dois indivíduos suspeitos de realizar pichações em imóveis abandonados da região. As marcas deixadas nas fachadas têm provocado indignação entre os residentes, que classificam a prática como um ato de vandalismo que compromete a imagem e a organização da cidade.

De acordo com os relatos encaminhados à reportagem, um homem de cabelo comprido e uma mulher teriam sido vistos realizando as pichações durante a noite, utilizando tinta para marcar muros e paredes das edificações.

LEIA MAIS

Motorista de ônibus fica ferido após ataque com explosivos e objetos metálicos em Salvador; suspeito foi preso

Crime aconteceu neste sábado (6). Motorista foi atingido por estilhaços de vidro na região da cabeça.

Um motorista de ônibus ficou ferido na noite deste sábado (6) após o veículo que ele conduzia ser alvo de vandalismo com o uso de explosivos, barras de ferro e bolas de sinuca, em Salvador. Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o condutor foi atingido por estilhaços de vidro.

O incidente foi registrado na Avenida Dorival Caymmi, localizada no bairro de Itapuã. O coletivo, pertencente à linha 1077 (Terminal Mussurunga – Itapuã), foi interceptado pelos suspeitos enquanto transitava pela via pública. Ainda no sábado, a Polícia Militar efetuou a prisão de um homem apontado como integrante do grupo que realizou o ataque.

LEIA MAIS

Vandalismo prejudica um dos principais cartões postais de Petrolina

O monumento da rotatória do Centenário em Petrolina foi alvo de vandalismo deixando o local sem iluminação adequada. O equipamento tem grande fluxo de veículos e é um ponto estratégico que interliga importantes vias como as avenidas Sete de Setembro, Monsenhor Ângelo Sampaio e Cardoso de Sá. O nome do monumento marca os 100 anos do município, sendo um dos principais cartões postais locais.

De acordo com informações da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil de Petrolina, foram furtados aproximadamente 140 metros de cabo e um projetor, além de outros cinco projetores e seis grades de proteção danificados. Em decorrência desse furto, todo o equipamento como a controladora e a fonte queimaram. Foi necessário trocar as quatro fontes e a co

Ascom

Guarda Municipal prende homem por ato de vandalismo no Parque Lagoa de Calú neste sábado

A Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu em flagrante neste sábado (06), um homem que depredou uma lixeira no Parque Lagoa de Calú. A GCM conduziu o indivíduo para a Polícia Civil (PC), para que as medidas cabíveis sejam adotadas. A Prefeitura de Juazeiro lamenta esse ato de vandalismo, e informa que vai encaminhar uma equipe até o local para fazer a reposição da lixeira.

A gestão municipal destaca ainda que espaços públicos do município vêm sendo alvos de vandalismo constantemente, como este da Lagoa de Calú, que está passando pela primeira reforma desde a sua implantação, para dar mais lazer, conforto e bem-estar para a população, e pede a ajuda da população para que denuncie esses crimes.

Outros casos

Em abril, um ato de vandalismo aconteceu na praça Américo Tanuri, no bairro Castelo Branco, que recentemente recebeu os serviços de embelezamento. Os brinquedos do parque em eucalipto foram quebrados e luzes ornamentais foram furtadas. Outro caso chocante aconteceu na rotatória do Marco Zero, onde as luzes ornamentais foram furtadas, antes mesmo do serviço de embelezamento ser concluído, no mês de março.

Denuncia

O crime de vandalismo está previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro, o autor do delito fica sujeito à prisão e multa, por danos ao patrimônio público. Caso a população presencie alguma ação suspeita, a orientação é denunciar junto à Guarda Civil Municipal pelos números 153 e (74) 3611-9880 ou à Polícia Militar no 190.

Texto: Lucas Lima – Ascom/PMJ

Vândalos deixam rastro de destruição em espaços públicos de Juazeiro

Mais um ato de vandalismo prejudica a população juazeirense

A Praça Américo Tanuri, localizada no bairro Castelo Branco em Juazeiro (BA) é mais um espaço público a ser alvo de vândalos na cidade. Desta vez, a Prefeitura observou depredação em brinquedos, luzes e até mesmo na estrutura do espaço.

LEIA MAIS

Vandalismo: contêiner de lixo é danificado no Residencial Brasil, em Juazeiro

Mais um caso de dano ao patrimônio e vandalismo foi registrado na região. Na quinta-feira (23), um contêiner de lixo instalado pela Prefeitura de Juazeiro, no Residencial São Francisco, foi danificado. A caixa coletora foi queimada.

O equipamento foi implantado no local através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), para coleta de lixo urbano, a fim de facilitar o trabalho dos homens e mulheres da limpeza urbana. Mas por conta da ação, o contêiner foi removido e será recuperado.

LEIA MAIS

STF nega liberdade a presos após atos de 8 de janeiro

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (16) dois pedidos de liberdade a presos após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O ministro rejeitou a libertação por questões processuais. Citando jurisprudência da Corte, Lewandowski entendeu que não pode julgar, por meio de habeas corpus, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão de todas pessoas que estavam no acompanhamento instalado no quartel do Exército em Brasília no dia dos ataques.

Os pedidos de liberdade foram protocolados pela defesa do empresário Eduardo Zeferino Englert, de Santa Maria (RS). Os advogados alegaram que ele não tem relação com o financiamento dos atos, pagou sua passagem de ônibus com os próprios recursos para participar pacificamente da manifestação e chegou em Brasília após os atos de vandalismo.

LEIA MAIS

PF e Polícia Civil do DF cumprem mandados contra vândalos que promoveram ataques em Brasília

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) deflagram, na manhã desta quinta-feira (29/12), a ‘Operação Nero’, que visa identificar e prender os envolvidos na tentativa de invasão ao Edifício-Sede da PF no dia 12 de dezembro. Na tentativa, os criminosos depredaram o prédio da 5ª Delegacia de Polícia e incendiaram veículos públicos e privados na capital Brasília (DF).

32 mandados de busca e apreensão e de prisão estão sendo cumpridos nesta manhã. Eles foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos nos estados de Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro volta a alertar sobre vandalismo em abrigos de ônibus

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), voltou a alertar sobre vandalismo em abrigos de ônibus da cidade. Nos últimos meses, a CSTT registrou vandalismo em 15 pontos de ônibus de várias localidades, como no bairro Santo Antônio, Orla e Country Club.

O vandalismo mais recente foi praticado contra o abrigo de ônibus que fica na Avenida Antônio Carlos Magalhães, perto do Colégio Rui Barbosa. O acrílico do equipamento foi danificado e a lona de publicidade rasgada. Esse mesmo abrigo já foi revitalizado outras vezes nos últimos dois anos.

Desde o início da atual gestão, a CSTT já instalou e substituiu dezenas de abrigos de ônibus por toda a cidade, para dar mais comodidade aos usuários do transporte público. O diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, lamenta a situação e chama atenção da população para denunciar esse tipo de crime.

LEIA MAIS

Vândalos voltam a danificar muro de proteção do CCZ de Petrolina

Aconteceu  mais uma vez. Vândalos voltaram a derrubar uma parte do muro de proteção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina (PE). A ação mais recente foi registrada na última terça-feira (6) e no total, é a quarta ação criminosa registrada contra o prédio.

A ação desta semana ocorreu no mesmo local que as anteriores, como explica o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama. “Ressaltamos que todas as medidas administrativas e punitivas estão sendo adotadas e logo os responsáveis por tais atos irão responder criminalmente. Ainda é importante destacar que, o nosso trabalho é de proteção à saúde da população e a lei será cumprida como está escrita”, afirmou.

O crime contra o patrimônio público se configura nos atos de vandalismo contra bens públicos e de uso coletivo. De acordo com o artigo 163 do Código Penal, “destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público com pena de detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência”.

Aconteceu de novo: muro do CCZ é derrubado mais uma vez

Virou rotina derrubar muro do CCZ (Foto: Ascom PMP)

O prédio do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ) foi mais uma vez alvo de vândalos. Na madrugada deste sábado (19) a unidade teve uma parte do muro derrubada. Esta foi a terceira vez que a unidade é alvo de criminosos.

Depredar patrimônio público é crime previsto em lei. Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, a ação deste sábado foi  na mesma área que havia sido construída recentemente e que acessa o curral dos animais de grande parte.

Apesar da intimidação contra o poder público, a gestão não recuará na fiscalização. “Continuaremos aplicando multas para retirada desses bichos, caso não procurem para retirada dentro do prazo de 24h os animais serão doados. É o que está na lei e estamos cumprindo“, ressaltou Marcelo.

De novo: prédio do CCZ volta a ser alvo de vândalos em Petrolina

Mais uma vez o CCZ foi alvo de vândalos

O prédio do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ) voltou a ser alvo de vândalos no final de semana. Segundo a Prefeitura, no domingo (6) parte do muro de proteção da unidade foi derrubado. O espaço é destinado à apreensão dos animais de grande porte, que são recolhidos na cidade.

LEIA TAMBÉM

Ousadia: prédio do CCZ de Petrolina é danificado na área destinada à apreensão de animais

Este foi o segundo registro de vandalismo em menos de 15 dias. “Desde que iniciamos o ano com medidas mais punitivas para os responsáveis por animais de grande porte na cidade, o Centro de Zoonoses tem sofrido com atitudes de vandalismo, mas queremos reforçar que nosso trabalho e compromisso é com a segurança da população, assim, continuaremos a exercê-lo“, explica o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama.

LEIA MAIS

Praça da Juventude é algo de vandalismo no bairro João de Deus

 

 

O empenho em manter e revitalizar os espaços públicos, como Parque, áreas de lazer e praças, é um dos trabalhos da Prefeitura de Petrolina. No entanto, alguns locais sofrem constantemente com ação de vândalos que destroem e sujam, e muitas vezes, acabam depredando um serviço que acabou de ser feito. A maior prejudicada é a própria comunidade, que perde a oportunidade de usufruir de um equipamento que proporciona bem-estar e lazer. Um exemplo recente foi o que ocorreu nos últimos dias na Praça da Juventude, no bairro João de Deus. Vândalos invadiram a área dos banheiros e danificaram parte da estrutura física. Além disso, o local teve sanitários depredados e jogados ao chão. Durante o ato criminoso, também picharam as paredes em vários pontos da Praça.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes tomou todas as medidas legais e levou o caso às autoridades de segurança para buscar esclarecimento e providências. A SEDUCE, através da Secretaria Executiva de Esportes lamenta os prejuízos à comunidade e ressalta a importância do apoio da população em denunciar possíveis suspeitos.”Além de causar prejuízo aos cofres públicos, impondo à Prefeitura de Petrolina gastos que não estavam previstos no planejamento financeiro. A depredação de equipamentos se configura como um ato criminoso e também provoca grandes transtornos sociais, prejudicando toda população”, destacou o secretário Executivo de Esportes, Jerfferson Correia.

LEIA MAIS

Parque Josepha Coelho é alvo constante de vandalismo, afirma Prefeitura de Petrolina

A depredação de equipamentos públicos se configura como um ato criminoso e também provoca grandes transtornos sociais, prejudicando toda população. Um exemplo recente foi o que ocorreu no último final de semana no Parque Josepha Coelho, cujas grades de proteção de um trecho do espaço público foram arrancadas e jogadas no chão, deixando o local totalmente vulnerável.

O Parque, que é um espaço de lazer, cultura, esporte e cidadania e tem como objetivo auxiliar na manutenção da qualidade de vida da população, sofre constantemente com a ação de vândalos, que destroem e sujam o espaço. Muitas vezes o local é alvo de depredação de um serviço que acabou de ser feito. Infelizmente, a maior prejudicada é a própria comunidade, que perde a oportunidade de usufruir de um espaço que proporciona saúde e bem-estar. Banheiros, parque infantil e os aspersores de irrigação, também já foram danificados anteriormente, além das paredes do Parque, que sofrem com pichações.

LEIA MAIS

 Vandalismo e furto em estação elevatória do SAAE pode prejudicar moradores de 3 bairros de Juazeiro

A Elevatória 5 do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) Juazeiro, localizado no bairro Malhada da Areia, foi invadida por vândalos na madrugada desta sexta-feira (01).  A fiação das bombas, responsáveis pela captação e distribuição correta dos esgotos da localidade, foi furtada, prejudicando o sistema.

A função da elevatória é transportar a água esgotada das casas, e levar para a próxima estação, através de bomba, até chegar a estação de tratamento no bairro Tabuleiro.

LEIA MAIS
123