Prefeitura de Juazeiro alerta contra vandalismo em rotatória recentemente requalificada e divulga números para denúncias

A cidade de Juazeiro amanheceu nesta terça-feira (14), com a denúncia de mais um ato de vandalismo. Em imagens veiculadas na internet, uma senhora é flagrada furtando uma planta da rotatória em frente ao Batalhão de Polícia Militar, nas proximidades do Mercado do Produtor. A gestão municipal repudia o ocorrido e pede à população o cuidado com os espaços públicos.

Diversas obras e serviços têm sido realizados em todo o município. Ações que trazem benefícios à população em infraestrutura, através de espaços e equipamentos públicos. A proteção e guarda do patrimônio público tem sido uma prioridade e buscam tentar evitar, cada vez mais, os crimes de vandalismo. Mas ainda são recorrentes os registros de furtos e roubos em uma clara agressão à população e aos cofres municipais.

LEIA MAIS

Vândalos danificam parte elétrica de novo semáforo da Prefeitura de Juazeiro na BR-235 e ligação do equipamento sofre atraso

Mais um equipamento da Prefeitura de Juazeiro foi alvo de vandalismo. Desta vez, foi o novo semáforo da BR-235, recém instalado através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), após autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Nesta terça-feira (31), uma equipe da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) esteve no local para realizar o serviço de ligação da energia do semáforo e observou que os fios haviam sido furtados.

LEIA MAIS

Leitora relata vandalismo em cemitério de Petrolina

Pessoas estão danificando túmulos, segundo leitora (Foto: Reprodução)

Os atos de vandalismos registrados na parte interna do Cemitério Campo da Paz, em Petrolina, revoltam os parentes de pessoas sepultadas no local. Segundo uma leitora do Blog, há até mesmo pessoas arrancando plantas deixadas no local.

“Tenho um irmão que está sepultado há um ano e três meses, a gente não abandonou o túmulo. Estamos ajeitando, colocamos o vidro e quando chegamos para visitar, estava com a peça quebrada. A santa, pegaram aí tivemos que tirar o vidro. Depois fomos plantar unas plantas e quando chegamos ontem, as plantas arrancadas“, relatou à nossa equipe.

Insegurança

Ela ainda afirmou que não há presença de seguranças no local. Procurada pelo Blog, a Prefeitura disse que segue fazendo as ações de rotina. “A Prefeitura de Petrolina ressalta que continua fazendo os serviços de rotina nos cemitérios, com zeladoria e manutenção, deixando os locais preparados para visitação e novos sepultamentos. Sobre as ações de vandalismo registradas pela leitora no cemitério Campo da Paz, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade comunicará o ato criminoso ao comando da Guarda Municipal”, diz a nota.

Vandalismo tem custado caro aos cofres da Prefeitura de Juazeiro

Placas de trânsito furtadas, amassadas e pichadas. Remoção de materiais para interdição de vias. Infelizmente, o patrimônio público de Juazeiro foi alvo de mais vandalismos nos últimos dias, mesmo com o reforço na fiscalização por parte da Prefeitura Municipal, com o apoio da população que denuncia.

De acordo com o setor de engenharia de tráfego da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), cerca de 98 placas de trânsito foram danificadas este ano. O que tem prejudicado e trazido insegurança em algumas vias com trânsito intenso e que necessitam de sinalização, como por exemplo na interdição do acesso da antiga garagem da São Luís, em que o gelo baiano foi removido. Até o momento foram investidos cerca de R$ 42 mil.

Nossas equipes estão atentas para evitar que esse tipo de crime prejudique ainda mais a população, mas pedimos que cada um faça a sua parte, denuncie, não degradem os bens públicos, pois o dinheiro investido na recolocação poderia estar sendo empregado em outros locais“, explicou o diretor presidente da CSTT, Tenório Filho.

Vandalismo é crime

O crime de vandalismo está previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro, o autor do delito fica sujeito à prisão e multa, por danos ao patrimônio público. Caso a população presencie alguma ação suspeita, denuncie a Guarda Civil Municipal pelos números 153 e (74) 3611-9880 ou a Polícia Militar no 190.

Prefeitura de Juazeiro alerta contra vandalismo ao patrimônio público e divulga números para denúncias

A Prefeitura de Juazeiro tem realizado obras e serviços em todo o município. Ações que trazem benefícios à população em infraestrutura, através de espaços e equipamentos públicos. A proteção e guarda do patrimônio público tem sido uma prioridade, esquemas de segurança foram criados para tentar evitar, cada vez mais, os crimes de vandalismo na sede e interior. Mas infelizmente ainda são recorrentes os registros de furtos e roubos em uma clara agressão à população e aos cofres municipais.

Em um levantamento realizado pela Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), foram identificados os mais diversos tipos de crimes contra o patrimônio, como, por exemplo, na orla da cidade, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Escolas. E recentemente placas de grama, colocadas no canteiro na BR-235, no bairro de Piranga, e nas rotatórias como parte do projeto de requalificação e paisagismo, também foram furtadas.

LEIA MAIS

Vândalos furtam e quebram imagem da Nossa Senhora de Lourdes em Santa Maria da Boa Vista

Imagens da reportagem do Café com Notícias.

Um fato que aconteceu na madrugada desta terça-feira (20) revoltou os moradores de Santa Maria da Boa Vista (PE). Vândalos furtaram e quebraram a imagem da Nossa Senhora de Lourdes, que fica em uma praça no Centro da cidade. Pessoas que circulavam pelo local por volta das 5h perceberam que a imagem havia desaparecido.

Os vândalos arrombaram o cadeado da grade que protegia a imagem em uma gruta, próximo à igreja matriz do município, arrancaram as flores que enfeitavam o local e furtaram a imagem da santa, que existia a décadas no local.

Posteriormente a imagem da santa foi encontrada quebrada, causando revolta na comunidade, principalmente nos católicos mais devotos. Até o momento ninguém foi identificado.

O fato foi noticiado pelo Café com Notícias com reportagem de Francisco Martins.

Prefeitura de Petrolina faz alerta contra vandalismo em obras de pavimentação

Petrolina segue liderando a lista de municípios com o maior volume de novas obras em Pernambuco. Além de melhorar a mobilidade do município, as obras de pavimentação estão trazendo mais qualidade de vida e bem-estar para milhares de petrolinenses. No momento, mais de 200 ruas estão em fase de conclusão ou em andamento, em diversos pontos da cidade.

Em alguns desses locais, infelizmente, o cronograma de trabalho precisou ser adiado devido ao desrespeito de alguns moradores que insistem em circular pelas vias interditadas para obras. Um dos exemplos mais recentes aconteceu na Rua Maria Coelho Cavalcanti Rodrigues, no bairro Jatobá, onde mesmo com a devida sinalização, indicando o início dos trabalhos, condutores optaram por transitar na via danificando a camada de imprimação asfáltica que antecipa a etapa de aplicação da pavimentação asfáltica com TSD.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro alerta para crime de vandalismo em placas de sinalização 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), têm reforçado em toda cidade um projeto de sinalização horizontal e vertical com o objetivo de assegurar aos motoristas e pedestres melhores condições para a segurança viária do município. Infelizmente, nos últimos meses cerca de dez placas foram alvo da ação de vândalos que com frequência picham, quebram e furtam as sinalizações de trânsito, vandalizando o patrimônio público.

A equipe de engenharia de tráfego da CSTT têm reparado as placas danificadas ou reinstalado as furtadas, no intuito de evitar transtornos maiores aos condutores. O setor enfatiza que esses equipamentos são de suma importância para orientar sobre as regras de trânsito, condições da via, alertar quanto a proibições, restrições, obrigações e entre outros, contribuindo para tentar evitar o aumento no índice de acidentes no município.

LEIA MAIS

Sábado é marcado por manifestações contra Bolsonaro

UNE destacou mobilização nas capitais, como Recife (Foto: UNE/Divulgação)

O primeiro sábado de julho (3) foi marcado por manifestações em diversas cidades do país, contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Os atos foram convocados por entidades estudantis, partidos políticos e movimentos sociais, mobilizados pelas recentes denúncias de corrupção no governo.

Segundo a União Nacional dos Estudantis (UNE), cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife tiveram grande concentração de manifestantes. Em Petrolina também houve protesto. Os opositores se concentraram na Praça da Catedral e percorreram as principais ruas do Centro.

Polêmica em Petrolina

O vereador Gilmar Santos (PT) esteve no ato de Petrolina. Ele compartilhou um vídeo – e depois apagou – que repercutiu nas redes sociais. Nas imagens é possível observar o edil e alguns manifestantes destruindo um muro com desenho do rosto de Bolsonaro e do senador da República, Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo no Senado.

LEIA MAIS

Homem é detido após quebrar cadeira em pizzaria de Araripina

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Um homem de 42 anos foi preso na noite de sábado (1°), em Araripina (PE), após danificar uma cadeira em uma pizzaria da cidade. De acordo com a 9ª CIPM, a equipe de trânsito foi acionada pelo WhatsApp por volta de 22h para atender a ocorrência.

Chegando ao local, os policiais verificaram as câmeras de monitoramento e confirmaram que o homem quebrou a cadeira de plástico e na sequência, fugiu do local. Diante das imagens os PMs iniciaram buscas e pouco depois, obtiveram êxito.

O homem, que não teve sua identidade revelada, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência.

Prefeitura de Petrolina denuncia vandalismo em quadra recém entregue a população

(Foto: Ascom/PMP)

A maldade não tem limites em Petrolina. Equipamentos públicos recém entregues a população estão sendo depredados por pessoas que não tem amor ao que é de toda a comunidade. Em Petrolina foram construídas ou reformadas cerca de 18 equipamentos esportivos em 2020, entre elas a do bairro Terras do Sul. Com menos de um mês de entregue, a quadra encontra-se com avarias e sinais de vandalismo e depredação.

A obra foi a primeira quadra da comunidade, construída do zero. Nesta quinta-feira (28), os fiscais da prefeitura se depararam com o equipamento faltando uma trave, sem a placa de inauguração que celebra o convênio com a Caixa Econômica, corrimão de acessibilidade e também faltando parte do alambrado.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro é invadido e depredado

(Foto: Reprodução/Instagram)

O Hospital Regional de Juazeiro (BA) foi invadido na madrugada de sábado (2) e depredado. A ação dos vândalos foi registrada na ala recém-inaugurada da unidade. Paredes, portas e equipamentos eletrônicos foram danificados.

De acordo com o programa Viva Bem Petrolina, a administração do hospital registrou um Boletim de Ocorrência. Mas não há outras informações sobre quem provocou esse prejuízo na unidade. O Blog entrou em contato com o HRJ, porém não obteve resposta.

Prédios municipais de Juazeiro sofrem ações de vandalismo neste final de semana

(foto: Ascom/PMJ)

Vândalos continuam destruindo o patrimônio público em Juazeiro. Neste final de semana, três prédios pertencentes ao município foram alvos de mais uma ação dos criminosos.

O prédio da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), no Centro da cidade, o prédio da escola Profª Mazarello Cavalcanti, no Bairro João Paulo II,  e o da escola Carlos Costa, localizado no Bairro Country Club, sofreram vandalismo. Os agressores quebraram vidraças, forro de gesso e telhas, e em uma das unidades foi roubado um botijão de gás.

No mês de outubro, o prédio da SEDUC também foi invadido, as salas dos setores financeiro e pedagógico foram arrombadas, os arquivos e documentos revirados, além de materiais espalhados nos ambientes. Os casos foram registrados em um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil do município.

Vândalos invadem duas UBS e deixam petrolinenses sem atendimento nessa segunda-feira

Unidades foram alvo de criminosos nessa madrugada (Foto: Ascom/PMP)

Não são apenas as escolas e creches de Petrolina que sofrem com os arrombamentos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros João de deus e Santa Luzia foram alvos de ladrões na madrugada dessa segunda-feira (17), prejudicando o atendimento ao público hoje.

No João de Deus o vigia acionou a Polícia Militar, mas os suspeitos conseguiram fugir. Eles tentaram furtar condensadores do ar condicionado, sem sucesso. A situação mais grave aconteceu no Santa Luzia. Os invasores quebraram vários itens na UBS, além de terem revirado armários e gavetas. Quem precisa de atendimento na comunidade está sendo orientado a buscar o posto mais próximo.

“As unidades de saúde pertencem à comunidade e sua função é servir aos petrolinenses. Casos como esses nos entristecem, pois prejudicam, principalmente, a população que precisa e utiliza os serviços. A Secretaria de Saúde já registrou Boletim de Ocorrência e está tomando as providências cabíveis“, comentou a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire.

Parque Josepha Coelho é alvo de vandalismo e prefeitura pede conscientização por parte dos frequentadores

(Foto: Ascom/PMP)

Lamentavelmente, o Parque Municipal Josepha Coelho, um dos mais importantes equipamentos esportivos de Petrolina (PE), vem sendo alvo constante de vandalismo. O espaço recebe diariamente uma média de 1.500 frequentadores.

Os sinais de descuido estão por toda parte; bacias sanitárias entupidas por objetos e papel; furtos de alguns equipamentos; torneiras e tampas de sanitários danificadas; instalações de duchas de uso coletivos danificadas manualmente, entre outras situações registradas pela coordenação do espaço, que é administrado pela Prefeitura de Petrolina através da Secretaria Executiva de Esportes.

De acordo com a prefeitura, as ações dos vândalos estão causando prejuízos aos cofres públicos e também aos frequentadores do parque. “O Parque Municipal é um bem coletivo da população petrolinense e merece atenção não só do poder público, mas também dos seus frequentadores. A Prefeitura de Petrolina vem trabalhando para tornar o equipamento cada vez mais atrativo, mas ainda esbarramos em situações lamentáveis de crime contra o patrimônio público”, disse o secretário executivo de Esportes, Jefferson Correia.

LEIA MAIS
123