PF diz ao STF não ter conseguido provas de crimes de Aécio em Furnas

O senador tucano sempre classificou as acusações sobre o esquema de Furnas como mentirosas. (Foto: Internet)

A Polícia Federal informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) não ter obtido provas do envolvimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no esquema de propinas ligadas a contratos de Furnas, estatal do setor elétrico. Segundo relatório assinado pelo delegado Álex Levi Bersan de Rezende, as acusações têm como base delações premiadas que não tiveram comprovação. O relator do processo no Supremo é o ministro Gilmar Mendes.

A investigação estava arquivada, mas foi retomada após a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral, que acusou o tucano de receber propina de Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas, em troca de mantê-lo no cargo na estatal após o PT assumir o governo federal, em 2003. As propinas seriam decorrentes de contratos com as empresas Camargo Corrêa e Bauruense.

LEIA MAIS

Adalberto Cavalcanti cobra recursos da presidente da Codevasf

(Foto: ASCOM)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti esteve, nessa quarta-feira (9), em audiência com a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf/Brasília), Kênia Marcelino, e com a presença do Superintendente 3ª Regional de Petrolina, Aurivalter Cordeiro.

Na oportunidade, Adalberto reivindicou a liberação de serviços e produtos por parte das empresas contratadas pela Codevasf para execução dos recursos provenientes das emendas individuais do Deputado ao Orçamento Geral da União, referente aos anos de 2015 e 2016, bem como o empenho das emendas do ano de 2017.

O deputado teve as suas solicitações muito bem acolhidas pela presidente Kênia Marcelino, a qual se comprometeu a cobrar das empresas a liberação dos serviços e produtos.

“São João de Izacolândia” entra em votação na sessão desta quinta-feira da Câmara de Vereadores de Petrolina

O vereador justifica que a festa vai valorizar a cultura da região. (Foto: Divulgação)

O projeto de Lei nº 084/17 do vereador Domingos de Cristália (PSL), busca a inclusão do São João de Izacolândia, no calendário de eventos de Petrolina. O projeto será votado nesta quinta-feira (10).

O vereador justifica que a festa vai valorizar a cultura da região, mantendo a tradição das comemorações juninas. O evento deverá acontecer no mês de junho e será uma responsabilidade da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

Vereador Rodrigo Araújo solicita a inclusão do “Forró da Espora” no calendário oficial de eventos de Petrolina

Vereador Rodrigo Novaes, apresenta três projetos nesta quinta-feira (Foto: Blog Waldiney Passos)

Através do Projeto de Lei 081/17, o vereador Rodrigo Araújo (PSC) solicitou a inclusão do “Forró da Espora”, no calendário oficial de festas e eventos de Petrolina. O projeto será votado durante a sessão desta quinta-feira (10) na Câmara de Vereadores.

Segundo o projeto de lei, o evento deverá ser realizado sempre no último sábado do mês de junho e deverá ser de responsabilidade da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.

Em sua justificativa o vereador afirma que o Forró da Espora faz parte da tradição do povo nordestino e de sua cultura. “É um evento repleto de simbolismo, pois apresenta o cultivo de manifestações culturais da maior relevância, dentro de uma cultura moderna, massificada, que visa distorcer os reais valores inculturados no sertanejo”, justifica.

Outra solicitação do vereador, o Projeto de Lei 092/17, trata da criação do programa “Bairro Legal”, que segundo Rodrigo Araújo, atenderia as necessidades específicas da população de Petrolina.

“O Programa Bairro Legal acontecerá a cada dois meses, contemplando a área urbana, a área irrigada, a área ribeirinha e de sequeiro”, afirma em solicitação.

O terceiro projeto apresentado pelo o vereador para votação, será para instituir no calendário oficial do município o “Maio Branco” que enfatiza a importância do aleitamento materno e seus benefícios para os bebês, às mães e a sociedade.

Prefeito Miguel Coelho retoma atividades administrativas nesta quinta

Primeiro dia será marcado por reuniões com vice e secretariado (Foto: Arquivo)

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), retorna a prefeitura nesta quinta-feira (10), depois de 20 dias de licença.

No primeiro dia de volta ao mandato, o gestor se dedicará a reuniões na sede municipal com a vice-prefeita Luska Portela e secretários para retomar a situação dos projetos e ações do município.

Miguel licenciou-se do cargo de prefeito no dia 23 de julho para viagem em lua de mel com a primeira dama Lara Secchi Coelho. Nesse período, a gestão municipal foi comandada pela vice Luska Portela.

TCM multa ex-prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, por obstruir informações a seu sucessor

(Foto: Arquivo)

Após não constituir a Comissão de Transição de Governo Municipal e não encaminhar ao prefeito eleito, Wilker Torres, no prazo devido, as documentações e as informações necessárias para o pleno exercício da gestão, o ex-prefeito de Casa Nova (BA), Wilson Freire Moreira, foi multado em R$ 5 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Segundo o relator do processo, conselheiro José Alfredo Dias, os prefeitos e presidentes de Câmaras devem repassar informações e documentos aos representantes da nova administração, de modo a não inibir, prejudicar ou retardar as ações e serviços iniciados em prol da comunidade, evitando a descontinuidade administrativa no município.

Mesmo sendo notificado, o ex-prefeito não apresentou qualquer justificativa. Cabe recurso da decisão.

Câmara Municipal de Juazeiro aprova projetos do Executivo que beneficiam servidores municipais

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão desta terça-feira (8) a Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) aprovou projetos de lei de autoria do executivo municipal que asseguram melhorias para diversas categorias do funcionalismo da prefeitura.

Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o reajuste de 6,3% da gratificação por produtividade dos fiscais de trânsito, transporte, obras, postura, tributos e vigilância sanitária. O aumento será concedido de forma retroativa ao mês de maio.

O presidente do SINSERP, Cícero Sales, elogiou a iniciativa da gestão. “Estamos numa mesa permanente de negociação e graças à união dos servidores e à capacidade de diálogo da administração, concretizamos importantes conquistas para as categorias de fiscalização. O diálogo permanece e sabemos que outras vitórias virão”.

LEIA MAIS

Maia diz que reforma política será votada até o final deste mês pela Câmara

O deputado informou que está trabalhando para aprovar um sistema eleitoral que faça a transição nas eleições de 2018.

A votação da reforma política pela Câmara dos Deputados deverá ser concluída até o final deste mês, na previsão do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele defendeu a aprovação de um sistema eleitoral mais barato e mais próximo ao eleitor.

“A gente vai avançar na reforma política. Ela é uma das reformas que colaboram com as mudanças que o Brasil precisa. Vamos avançar sim. Podem ter certeza que a Câmara terá a reforma política aprovada em agosto”.

Maia, que é defensor da chamada lista pré-ordenada nas eleições, disse que ela não deverá ser aprovada pelos deputados. “A lista pré-ordenada foi confundida com lista escondida, o que não é verdade. Ao contrário, daria muita clareza para o processo eleitoral. Sabemos que não será vitoriosa, e temos que admitir quando não há maioria”, disse.

O deputado informou que está trabalhando para aprovar um sistema eleitoral que faça a transição nas eleições de 2018 e que chegue ao sistema distrital misto nas eleições de 2022, onde a metade dos parlamentares continuaria sendo eleita de forma proporcional, enquanto a outra metade chegaria à Câmara pelo voto majoritário em regiões eleitorais.

LEIA MAIS

Governo diz que não vai enviar proposta de aumento do IR ao Congresso

A possibilidade de elevação provocou reação negativa de integrantes da base aliada e de outros setores. (Foto: Internet)

O Palácio do Planalto divulgou há pouco nota em que o governo descarta enviar ao Congresso Nacional projeto para aumentar a alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Física. A possibilidade de elevação provocou reação negativa de integrantes da base aliada e de outros setores.

Segundo a Presidência da República, quando o presidente Michel Temer declarou que existem estudos para elevar o IR, ele fez uma “menção genérica”a estudos em andamento no governo.

“A Presidência da República não encaminhará proposta de elevação do Imposto de Renda ao Congresso Nacional. O presidente Michel Temer fez hoje menção genérica a estudos da área econômica, que são permanentemente feitos”, diz trecho da nota assinada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

De acordo com o Planalto, os estudos são “focados prioritariamente em reduzir despesas e cortar gastos, na tentativa obstinada de evitar o aumento da carga tributária brasileira”.

A possibilidade de aumentar a alíquota do IR foi criticada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do governo. Segundo Maia, uma eventual proposta desse tipo “não passa na Câmara”.

Gerente do Banco do Nordeste vai à Câmara de Vereadores de Petrolina e fala sobre endividamento dos produtores da área de sequeiro

Tomé afirmou que com o novo crédito mais dinheiro irá circular na área rural. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã desta terça-feira (8), o gerente do Banco do Nordeste, Tomé Francisco Neto, esteve presente na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Petrolina para falar sobre as dívidas dos produtores da área de sequeiro na cidade.

Segundo Tomé, “quem contraiu empréstimo na área rural até 2011, principalmente junto ao Banco do Nordeste, poderá obter desconto para quitação do débito de até 95%. Quem contraiu até 2006 já tem 95% de desconto”.

Ainda de acordo com o gerente do Banco do Nordeste, há um déficit de R$ 1,5 milhão, mas com os descontos e o pagamento os mais de 300 clientes vão ter crédito com o banco novamente

“O prefeito Miguel nos convidou, sentamos, levamos a quantidade de operações e de agricultores que se enquadravam na lei, são mais de 300 com um déficit de mais de R$ 1,5 milhão junto ao Banco do Nordeste e com 95% de desconto, a prefeitura com R$ 73 mil irá quitar essas operações e esses mais de 300 clientes voltarão a ter crédito com o Banco”, disse.

LEIA MAIS

Temer defende parlamentarismo como sistema de governo em 2018

Segundo Temer, o sistema deveria ser do tipo português ou francês. (Foto: Internet)

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (8) que o Brasil pode caminhar para a adoção do parlamentarismo como sistema de governo em 2018.

Ao dizer que tem muita simpatia pelo sistema, Temer argumentou que o Brasil já fazendo “quase um pré-exercício de parlamentarismo”. Segundo o presidente, o Poder Legislativo era visto como um apêndice do Poder Executivo e, em seu governo, os dois trabalham juntos.

“Não é improvável que este exemplo que estamos dando possa em breve tempo se converter em um sistema semipresidencialista ou semiparlamentarista. Há de ser um sistema parlamentarista do tipo português ou francês, em que também o presidente da República, sobre ser eleito diretamente, ainda tem uma presença muito ativa no espectro governativo. Se [o parlamentarismo] puder vir em 2018, seria ótimo, mas, se não vier, quem sabe prepara-se para 2022”, disse Temer.

Família Campos participa de missa no aniversário de morte de Eduardo Campos

Eduardo Campos morreu em agosto de 2014, vítima de um acidente aéreo. (Foto: Internet)

Neste domingo (13) dia em que é celebrado o dia dos país, a família campos participa de uma missa em intenção a Eduardo Campos e a Miguel Arraes, na Igreja Matriz de Casa Forte, no Recife.

A viúva Renata Campos e os cinco filhos depois de participar da missa, todos seguem para almoço, em família, na casa de Renata, que passa o segundo domingo de agosto com seu pai, o médico Cyro de Andrade Lima.

Eduardo Campos morreu em agosto de 2014, vítima de um acidente aéreo durante campanha à presidência da República, em Santos (SP).

Com informações do FolhaPE

Após denúncia, leitora consegue atendimento médico para o filho em Petrolina

(Foto: Lizandra Layza)

No dia 28 de julho, noticiamos o drama da dona de casa, Lizandra Layza que usou uma rede social, para fazer um apelo em busca de tratamento médico para o filho. Nesta segunda-feira (7) ela agradeceu ao blog pela denúncia e informou que o filho foi atendido.

Segundo Lizandra, uma equipe da assessoria do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) entrou em contato e o atendimento foi agendado e feito. “Consegui consultar meu filho com Dr. Guilherme na UPAE. O atendimento foi excelente e o médico foi muito atencioso”.

Entenda o caso

Lizandra é mãe de três crianças e o mais velho, apresenta problema na visão desde os 4 anos e iniciou o tratamento em julho de 2016, na clínica do então prefeito Júlio Lossio, que tinha convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Lizandra, no retorno que deve ser feito a cada três meses, a criança apresentou melhoras em novembro e um novo retorno deveria ser feito em fevereiro, entretanto ela não conseguiu agendar.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, que informou que o convênio com a clínica, já estava encerrado quando a nova gestão tomou posse e que de imediato foi iniciado o processo licitatório para que o serviço fosse retomado.

A assessoria ainda informou, que o processo está em fase final e que a Lizandra vai poder continuar o tratamento do filho em breve. No momento a mãe deve levar a criança até a AME do seu bairro para receber orientação ou na secretaria de saúde do município.

Lula realiza caravana pelo Nordeste mas não passa por Petrolina

A cidade de Petrolina, Pernambuco, ficou fora da caravana que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá realizar a partir do próximo dia 17 pelo Nordeste.

Ele vai iniciar a viagem por Feira de Santana, na Bahia, e finaliza no dia 5 de setembro, quando embarca de São Luís, no Maranhão, com destino a São Paulo. Em Pernambuco, o petista passará os dias 24, 25 e 26 de agosto, com atos no Parque Dona Lindú, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Suape. Há, todavia, movimentações nos bastidores petistas para que o ato do Dona Lindú seja realizado em Brasília Teimosa, por tudo o que representa a localidade para as gestões petistas.

Na quinta-feira (24), às 19h, o cacique petista participa de um ato de filiação de dirigentes sindicais cutistas ao PT, com a presença de lideranças petistas da região, no Sindicato dos Bancários, na Boa Vista. No dia seguinte (25), Lula visita o museu Luiz Gonzaga e, depois, Brasília Teimosa – bairro considerado reduto petista, após o ex-presidente e o ex-prefeito João Paulo (PT) retirarem milhares de pessoas das palafitas – e, a princípio, às 17h realiza um ato no Parque Dona Lindu, onde há uma escultura da sua família.

No Sábado (26), o petista participa de ato dos trabalhares em Defesa da Indústria Petroquímica e Naval, da Refinaria Abreu e Lima, em Suape – bandeira petista e que encontra-se com problemas de investimentos. Na ocasião, Lula deve usar o “desmonte” da Rnest para criticar o governo.

Neste périplo, o ex-presidente receberá ao menos quatro títulos honoris causas em universidades federais da região. Ademais, estão agendados ao menos três almoços com governadores Rui Costa (Bahia/PT), Renan Filho (Alagoas/PMDB) e Flávio Dino (Maranhão/PCdoB).

A ideia de Lula e do PT com este giro pelo Nordeste, que é tido como o principal reduto eleitoral petista, é fazer a defesa do ex-presidente, que foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sergio Moro na Lava Jato, além de se colocar no jogo político de 2018, mesmo que não tenha condições de ser o candidato. As idas às universidades criadas na gestão petistas e em obras de grande porte é parte do discurso de “desmonte” realizado pelo governo Temer.

Confira o roteiro de Lula no Nordeste:

LEIA MAIS

Petrolina: gerente do Banco do Nordeste e presidente do sindicato dos bancários participam de sessão na Câmara Municipal

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Câmara de Vereadores de Petrolina receberá, nesta terça-feira (8), às 10h, o gerente do Banco do Nordeste, Tomé Francisco neto, e o presidente do sindicato dos bancários, Augusto Ribeiro, para tratar das dívidas dos produtores da área de sequeiro com o banco do Nordeste.

Além disso, deverá ser debatido o horário de funcionamento dos bancos. O presidente da Casa, Osório Siqueira, foi o autor do requerimento do encontro.