Estudo aponta que, após crise de 2015, 4,1 milhões entraram na faixa da pobreza no Brasil

4,1 milhões brasileiros entraram na faixa da pobreza. (Foto: Internet)

O percentual de pessoas pobres cresceu 22% no Brasil em 2015, de acordo com estudo publicado na segunda-feira (14) por Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), PNUD (Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Fundação João Pinheiro. Em 2014, o percentual de pobres era de 8,1% (menor percentual histórico), saltando para 9,96% no ano seguinte.

“Os dados trazidos pelas PNADs (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) mostram que houve redução na renda per capita da população brasileira e ingresso de 4,1 milhões de pessoas na pobreza, sendo que, deste total, 1,4 milhão de pessoas ingressaram na extrema pobreza”, aponta o levantamento Radar IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) 2015.

Segundo a metodologia, são consideradas pessoas pobres aquelas que têm renda per capita domiciliar inferior a 1/4 de um salário mínimo. Ressalta-se que a referência usada pela pesquisa é o salário mínimo vigente em 2010 (ano do último Censo), de R$ 510.

LEIA MAIS

Após reunião de líderes, deputado diz que reforma política pode ir a Plenário nesta quarta

O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), um dos integrantes da comissão especial que aprovou mudanças constitucionais no sistema eleitoral, disse ontem (15) que a proposta pode ser levada ao Plenário nesta quarta-feira (16). Segundo Molon, a decisão foi tomada nesta tarde pelos líderes partidários na Câmara.

Para que o substitutivo da reforma política (PEC 77/03) comece a ser discutido, é necessário que os deputados aprovem requerimento que quebre o prazo regimental exigido entre a conclusão da votação na comissão especial, ocorrida ontem, e a votação em Plenário. Esse interstício é de duas sessões do Plenário.

Molon disse que a Rede não concorda com nenhuma das propostas. “O ‘distritão’ dificulta a renovação do Congresso. E só vai eleger os nomes conhecidos. Também não concordamos que serviços públicos sejam cortados para colocar R$ 3,6 bilhões para financiar campanhas”, afirmou.

Já o líder do DEM na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), defendeu o “distritão”, sistema majoritário em que os mais votados são eleitos. “O eleitor vai escolher sem que o voto seja aproveitado em negociatas de partidos, que é o que se vê hoje nas coligações”, disse.

Collor será julgado no STF pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

(Foto: Internet)

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, decidiu manter para esta terça-feira (15) o julgamento do senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, do PTC. Collor será julgado pela Segunda Turma da Corte.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Fernando Collor teria recebido R$ 30 milhões em propina a partir de negócios da BR Distribuidora.

LEIA MAIS

Paulo Bomfim assume presidência interina da União dos Prefeitos da Bahia em Salvador

Paulo Bomfim, integra a atual diretoria e representa o presidente, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PC do B), assumiu, na manhã de hoje (15) a presidência interina da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) em Salvador. O prefeito deve retornar a Juazeiro amanhã (16).

A UPB é um colegiado de gestores municipais que tem como objetivo mediar as solicitações junto às diversas instâncias de poder e outras instituições, além de outras atribuições. Paulo Bomfim, integra a atual diretoria e representa o presidente, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que está na cidade de Andaraí, na Chapada Diamantina, onde ocorre seção itinerante da UPB.

“Recebi esta missão e estou aqui cumprindo. Temos um compromisso, que é fortalecer a municipalidade em nosso Estado e, enquanto o outro grupo promove debates e ouve as demandas das diversas regiões da Bahia, aqui os represento diante de outras instituições. Assim como a política que praticamos em Juazeiro, temos o sentimento de respeito aos grupos e continuaremos para que a nossa cidade, Região Norte e a Bahia continuem no processo de mudança e no rumo do desenvolvimento”, garante Paulo Bomfim.

Miguel Coelho lança projeto que leva AGE a 20 bairros de Petrolina

A solenidade envolveu diversos parceiros do setor público e da iniciativa. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), lançou nesta segunda-feira (14) o Projeto Agência Municipal do Empreendedor (AGE) Itinerante. A iniciativa levará todos os serviços da AGE a 20 bairros.

Serão oferecidos atendimento empresarial, palestras e oficinas nas áreas de gestão, crédito e geração de novas oportunidades para os empreendedores formais e informais dessas localidades. Além disso, o público poderá pleitear pequenos empréstimos da AGE de R$ 2 mil a R$ 8 mil com taxa de juros de 1% ao mês para impulsionar o comércio dos bairros.

“A gente sabe das dificuldades pra abrir e manter um pequeno e médio negócio no Brasil. Nesse sentido, esse programa facilita porque aproxima a Agência da população que em algumas situações nem sabe que tem acesso a esse serviço e pode melhorar sua vida e realizar sonhos”, explicou o prefeito.

A solenidade envolveu diversos parceiros do setor público e da iniciativa privada. Dentre eles, a Ouvidoria Municipal; Vigilância Sanitária; Banco do Brasil, Banco do Nordeste; Santander; SEBRAE; SEST/SENAT; SENAI; SENAC; INSS; CDL; Sindilojas; Instituto Embelleze e a FEAMUPE (Federação das Associações de Bairros).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, aproveitou a ocasião para ressaltar as ações da gestão para desenvolver o empreendedorismo e geração de oportunidades.

“Desde o início, que nossa equipe começou a trabalhar e a firmar parcerias, no sentido de desenvolver e fortalecer a atividade econômica do nosso município. Obrigado por acreditarem no nosso projeto e oportunizar alternativas de negócios nos bairros da nossa cidade com a AGE Itinerante”, disse o secretário.

Utilização de bafômetros é tema de debate na Comissão da Câmara

O evento foi proposto pelo deputado Hugo Leal (PSB-RJ). (Foto: Ilustração)

A Comissão de Viação e Transportes debate em audiência pública, nesta terça-feira (15), a utilização de etilômetros, também conhecidos como bafômetros. O evento foi proposto pelo deputado Hugo Leal (PSB-RJ)

“É essencial que haja uma fiscalização contínua e focada nos comportamentos que colocam em risco a segurança, dentre os quais se destaca o de beber e dirigir, uma das principais causas de acidentes com morte em nosso país”, alerta Hugo Leal.

Ele lembra que, “para fazer frente a esses crimes de trânsito, foi editada a Lei 11.705/08, conhecida como ‘Lei Seca’, de minha autoria, a qual estabelece tolerância zero para a conduta de beber e dirigir”.

Para tanto, o principal instrumento da fiscalização da ‘Lei Seca’ é o etilômetro, equipamento destinado a medir a concentração de álcool no ar expelido dos pulmões, com fins probatórios tanto na esfera administrativa quanto na esfera penal.

“Apesar de termos outras formas, como o exame de sangue e a visualização de sinais por parte do agente, inclusive podendo se comprovar com vídeos e outros meios, o etilômetro é o mais prático e mais eficaz, amplamente aceito como prova”, argumenta o parlamentar.

Com informações do JC

Pernambuco de Verdade visita a Mata Norte nesta segunda

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retoma, nesta segunda-feira (14), a agenda do Pernambuco de Verdade, com visita à Zona da Mata Norte do Estado. O roteiro inclui as cidades de Goiana, Itaquitinga, Carpina, Nazaré da Mata, Aliança, Machados e Timbaúba, onde a programação será encerrada.
O roteiro incluirá visitas a obras paradas, abandonadas ou não iniciadas e equipamentos públicos em situação crítica de funcionamento. No encerramento, os problemas da região serão debatidos em audiência pública na Câmara Municipal de Timbaúba, com a participação de lideranças empresariais, populares, comunitárias, estudantis e com toda a sociedade civil organizada.
Esta será a sexta edição do Pernambuco de Verdade, que já passou pelas regiões do Agreste Meridional, Agreste Setentrional, Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó e Sertão do Araripe. Ao todo, já foram percorridos mais de 3.200 quilômetros, abrangendo 60 municípios pernambucanos. Entre os principais problemas encontrados estão o crescimento da violência, as péssimas condições de infraestrutura dos equipamentos de saúde, desabastecimento das farmácias do Lafepe e uma série de obras paradas ou abandonadas.
Para o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada, o Pernambuco de Verdade está se consolidando como a maior iniciativa de escuta da sociedade pernambucana dos últimos anos. “As pessoas que comparecem às plenárias do Pernambuco de Verdade vão espontaneamente. Participam para debater os problemas e as demandas da região e da sua cidade, não estão ali por ter cargos comissionados”, destacou.
Depois da Mata Norte, nas próximas semanas serão visitados o Agreste Central (Caruaru), Sertão do São Francisco (Petrolina), Zona da Mata Sul e Região Metropolitana do Recife. Ao final das agendas, será elaborado um relatório com os principais problemas dos municípios pernambucanos, documento que irá subsidiar a atuação da bancada oposicionista na Alepe. “O que temos observados é que alguns problemas se repetem nas cidades visitadas, o que mostra a falta de compromisso desse governo com a população do Interior de Pernambuco”, afirmou Silvio.

PSB de Casa Nova prepara Congresso Municipal

(Foto: ASCOM)

No poder em Casa Nova, município no norte da Bahia, há oito meses o Partido Socialista Brasileiro – PSB quer mostrar que “nem tudo é farinha do mesmo saco”, como afirma Carlos do Tigre (Carlos Alves Costa), Secretário do PSB no município: “Estamos preparando o I Congresso Municipal do PSB. Queremos avaliar estes meses de gestão, discutir alternativas e encontrar caminhos para que possam acelerar o processo de inclusão e desenvolvimento”.

“O prefeito Wilker Torres do PSB, 40, chega no oitavo mês de gestão administrando muito mais que demandas crescentes e dinheiro escasso no caixa. Ele colocou sua habilidade à prova em um dos períodos mais turbulentos e de maior desconfiança da história política e econômica do País” – constata Carlos do Tigre – Wilker, adotou regras simples, porém fundamentais em uma época de tantas mudanças e expectativas por parte das pessoas. Empresário e com participação na política municipal, Wilker adotou o diálogo, a transparência, o trabalho e o bom senso para atender aos anseios da comunidade.”

LEIA MAIS

Temer pretende testar o parlamentarismo no último ano de mandato

(Foto: Internet)

Diante da crise política instalada no país, parlamentares tentam reacender um modelo de governo que empodera, ainda mais, o Congresso. O parlamentarismo, sistema rejeitado pela população em plebiscitos duas vezes, entra na pauta da reforma política, até então focada em mudar apenas o processo eleitoral.

Na opinião de especialistas, o modelo é funcional e até poderia ser melhor, mas mudá-lo em um momento de tanta instabilidade e descrença política seria antidemocrático e oportunista.

No parlamentarismo, quem toma as decisões é a maioria do Legislativo e o Executivo serve como apoio. Um dos maiores defensores da causa é o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), que tem conversado com líderes de outras legendas para tentar emplacar a mudança no sistema.

“É sempre um bom momento para evoluir. O parlamentarismo é sempre governo de maioria. Quando essa maioria acaba, o governo cai. É mais democrático e evoluído. Precisamos criar condições para que não passemos mais por uma crise como a que estamos vivendo agora.” Freire conta com o apoio, principalmente do PSDB, que tem na origem a defesa ao parlamentarismo.

Os brasileiros foram às urnas duas vezes para escolher o modelo político preferido, em 1963 e em 1993. Nos dois casos, o presidencialismo saiu vencedor da consulta. Na opinião do professor do Instituto de Ciência Política da UnB Pablo Holmes, esse deveria ser o primeiro passo desse debate.

LEIA MAIS

Planalto diz que Temer não participa de discussões sobre reforma política

Em nota à divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto informou ontem (12) que o presidente Michel Temer não está participando das discussões sobre a reforma política, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com o comunicado, Temer “não se envolveu na adoção do distritão nem na criação do fundo eleitoral. Esses são temas do Congresso Nacional”.

Na quarta-feira (9), a comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata da reforma, aprovou por 25 votos a 8, o parecer apresentado pelo deputado Vicente Candido (PT-SP).

LEIA MAIS

Governo vai congelar salários de servidores e cortar benefícios em 2018

Serão atingidos professores, militares, policiais, auditores da Receita Federal, peritos do INSS, diplomatas e oficiais de chancelaria e carreiras jurídicas. (Foto: Internet)

Para economizar R$ 9,8 bilhões, o governo planeja congelar os salários dos servidores em 2018. Com a revisão da meta de deficit deste ano e de 2018 praticamente definida, a equipe econômica prepara medidas para cortar gastos e aumentar receitas.

Serão atingidos professores, militares, policiais, auditores da Receita Federal, peritos do INSS, diplomatas e oficiais de chancelaria e carreiras jurídicas. Outras categorias poderão ser incluídas. Além disso, o salário inicial de novos servidores ficará restrito a R$ 5.000 e haverá corte de benefícios como auxílio-moradia e ajuda de custo em casos de remoção.

Sem esses recursos, a conta não fecha e ficará difícil cumprir as metas de deficit que devem ser anunciadas na segunda-feira (14). Para 2017, a meta passará de R$ 139 bilhões para R$ 159 bilhões. Para 2018, de R$ 129 bilhões também para R$ 159 bilhões.

Com informações do FolhaPE

“Não vou morrer antes de voltar a governar o País”, diz Lula durante evento no Rio de Janeiro

O evento na Faculdade de Direito da UFRJ foi chamado de Ato pela Reconstrução do Estado Democrático e de Direito. (Foto: Wilton Jr/Estadão)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um evento na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde revelou que se voltar à Presidência da República, fará a regulação legal dos órgãos de imprensa.

O ex-presidente ainda aproveitou a ocasião para fazer críticas à Operação Lava Jato, ao juiz Sérgio Moro e disse que não irá “morrer antes de voltar a governar o País”.

“Eles têm que saber que têm que trabalhar muito para não deixar que eu volte a ser candidato. Se eu for candidato, vou ganhar e fazer a regulação dos órgãos de imprensa”, disse o ex-presidente ao lado da presidente cassada Dilma Rousseff.

Com informações do Estadão

Doria distribui omelete em resposta a “ovada” que recebeu em Salvador; veja vídeo

Os 10 mil ovos foram doados por uma empresa produtora em granja de ovos em Minas Gerais (Foto: Facebook)

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) distribuiu omeletes para moradores de rua, nesta sexta-feira (11) em São Paulo. A ação é uma resposta a “ovada” que levou em Salvador.

“No setor privado, aprendi a fazer do limão uma limonada, e agora, na vida pública, eu aprendi a fazer da ovada uma gemada”, afirmou o prefeito, em sua fanpage no Facebook. Os 10 mil ovos foram doados por uma empresa produtora em granja de ovos em Minas Gerais.

A quantidade teria sido suficiente para distribuir 5,5 mil refeições de “ovo em forma de omelete, mexido ou estrelado”, nas palavras do tucano, para pessoas em situação de rua, nas unidades de atendimento da Secretaria de Promoção e Assistência Social.

Com informações do LeiaJá

Ex-marido de Dilma Rousseff, Carlos Araújo morre em Porto Alegre

Carlos Franklin Paixão Araújo era advogado trabalhista. (Foto: Reprodução)

No início da madrugada deste sábado (12), morreu aos 79 anos, Carlos Araújo, ativista, ex-deputado e ex-marido da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele tinha 79 anos de idade.

Carlos Araújo estava internado desde o dia 25 de julho no Hospital São Francisco, da Santa Casa de Misericórdia. No dia 28, foi informado que ele havia deixado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e que se recuperava. Seu quadro era considerado estável.

A informação acerca da morte de Araújo foi divulgada no início da manhã deste sábado. Entretanto as causas não foram divulgadas. Dilma Rousseff está no Rio de Janeiro e deve chegar a Porto Alegre ainda na manhã deste sábado. Ela ainda não se manifestou.

Com informações do G1

Miguel Coelho lamenta a morte do presidente PR em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho (PSB), lamentou a morte do presidente do Partido da Republica (PR) Klebyo Bezerra em Petrolina.

“Nesse momento de profundo pesar, venho expressar minhas condolências à família de Klebyo Bezerra por essa perda devastadora. Não há palavras que possam atenuar a dor diante de uma situação tão triste. Mesmo assim, na condição de prefeito e amigo, quero dizer à família de Klebyo que vamos exigir da Polícia e demais órgãos de segurança a investigação necessária para garantir justiça. Reafirmo minha solidariedade e que Deus conforte amigos e familiares de Klebyo.

Miguel Coelho”