Público lota audiência aberta com o prefeito de Petrolina

Todo o material coletado pela Secretaria de Planejamento junto à população será analisado e as cinco prioridades mais citadas serão postas como metas de governo até 2021. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Petrolina, promoveu neste sábado (19) uma audiência pública para discutir as prioridades nos próximos quatro anos de governo municipal. A iniciativa faz parte do Plano Plurianual (PPA).

Durante o evento, mais de 1200 pessoas preencheram formulários com sugestões para melhorar as comunidades. De construção de escolas até projetos de mobilidade para melhorar o trânsito. As propostas do público tiveram diversas áreas de interesse para a Prefeitura direcionar os recursos.

Todo o material coletado pela Secretaria de Planejamento junto à população será analisado e as cinco prioridades mais citadas serão postas como metas de governo até 2021.

“Queremos construir uma cidade de forma participativa, onde os gestores públicos tenham suas responsabilidades, mas a população se sinta parte do processo de tomada de decisão. Dessa forma, iremos promover outros debates e encontros para incentivar a participação popular, pois isso ajuda a identificar quais as reais necessidades de quem nos colocou para governar a cidade”, explicou Miguel Coelho.

O evento aconteceu na quadra esportiva do antigo CAIC, na Cohab Massangano, que ficou lotada de lideranças comunitárias e população em geral. Os dados serão adicionados no PPA e divulgados à população pela gestão municipal ao longo do ano, sendo que as cinco diretrizes eleitas pelo povo já serão publicizadas pelas redes sociais e imprensa da Prefeitura na próxima semana.

“Alvorlande volta para casa”, afirma Miguel Coelho sobre nomeação do ex-vereador ao cargo de Secretário em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Neste sábado (19) o ex-vereador Alvorlande Cruz foi nomeado para o cargo de Secretário Executivo de Relações Institucionais de Petrolina. A nomeação será publicada na próxima segunda-feira (21), quando o trabalho será iniciado.

O ex-vereador vai atuar junto com a equipe de governo e gabinete, na articulação com os vereadores na Casa Plínio Amorim. “A política é dinâmica, eu acho que Alvorlande volta para casa, antes dele ir ele já era daqui. Ele passou um momento de “estágio” do outro lado, mas agora tá voltando aí para poder somar conosco”, declarou Miguel Coelho (PSB) durante o PPA, neste sábado (19), no Cohab Massangano.

Homem é assassinado no bairro Jangó, em Dormentes

(Foto: Arquivo)

Durante a noite desta sexta-feira (18) um homem de 25 anos, foi assassinado no bairro Antigo Jangó, em Dormentes.

A polícia informou que o crime foi cometido por dois homens que chegaram ao local e efetuaram diversos disparos contra a vítima que morreu no local. O Instituto Médico Legal de Petrolina, esteve no local para recolher o corpo.

“Não vamos deixar Casa Nova e seus produtores prejudicados”, diz Wilker Torres sobre multas aplicadas pelo o IBAMA na região

Alguns produtores chegaram a receber multa no valor de 50 mil reais. (Foto: Divulgação)

Os produtores de Casa Nova, estão preocupados com o número de multas aplicadas pelo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( IBAMA), na região. O prefeito Wilker Torres (PSB) ficou ao lado dos agricultores e pretende recorrer.

Na última quinta-feira (17), uma reunião entre agricultores, representantes do Ibama e prefeitura, foi tensa e de desabafo. “Nós estamos em uma situação caótica, se essas fazendas, se essas propriedades, se esses produtores, fecharem as suas portas, nós teremos um caos social maior do que nós já estamos tendo”, afirma o Superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Isael Amara.

“A partir de segunda-feira (21), todos os produtores de Casa Nova que foram multados pelo IBAMA procurem Isael na Agencia do Meio Ambiente. Vamos recorrer de todas as multas, levantar provas, juntar documentos e entrar com uma ação coletiva para anular estas multas do IBAMA. Se for necessário vamos criar uma comissão, ir a Salvador, ao governador, à Brasília, ao ministro, mas não vamos deixar Casa Nova e seus produtores prejudicados por este festival de multas”, declarou Wilker Torres.

Alta de combustível é suspensa em todo o País pela Justiça

Para entre em vigor, é preciso que o governo federal seja notificado oficialmente. (Foto: Ilustração)

Durante a tarde de sexta-feira (18) a Justiça Federal no Distrito Federal determinou, a suspensão do decreto que elevou as alíquotas de PIS/Cofins sobre gasolina, etanol e diesel. Os postos devem retornar aos preços antigos.

A decisão é assinada pela juíza Adverci Abreu, da 20ª Vara Federal, cabe recurso. Para entre em vigor, é preciso que o governo federal seja notificado oficialmente. Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não tinha sido intimada até as 20h desta sexta, e que “avalia os efeitos da liminar” para, então, “definir que medidas serão adotadas”.

Na sentença, a magistrada afirma que “não se ignora o grave momento porque passa a economia do país, mas não parece razoável que, necessitando corrigir desmandos de gestões anteriores, o governo venha se valer da solução mais fácil – aumentar tributos”.

Adverci também critica a carga tributária do país, e diz que esse tipo de aumento “penaliza o cidadão”.

Com informações do G1

Em parceria com a prefeitura, Vivo investe R$ 7,5 milhões na implantação de internet de alta velocidade em Petrolina

A expectativa da empresa é que cerca de 37 mil residências e pontos comerciais possam usufruir dos serviços de banda larga de internet e TV. (Foto: Divulgação)

O diálogo entre a prefeitura de Petrolina e a Vivo,  iniciado em fevereiro, ganhou novos rumos nesta quarta-feira (16) com uma reunião, entre o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e representantes da Telefónica/Vivo.

Durante o encontro, o secretário Eduardo Carvalho e representantes da Telefónica/Vivo discutiram o início das obras de implantação da rede de fibra ótica para internet com 300Mb de velocidade. Todo o licenciamento já foi assegurado pela gestão municipal e o trabalho foi autorizado para começar a partir da semana que vem.

Segundo a operadora, o serviço deve estar disponível em Petrolina a partir do final do mês de outubro. A previsão inicial seria que o serviço estaria disponível em dezembro.

A expectativa da empresa é que cerca de 37 mil residências e pontos comerciais possam usufruir dos serviços de banda larga de internet e TV por assinatura a partir da disponibilidade de 16,5 mil pontos de acesso. Para isso, a Telefônica/Vivo vai investir pouco mais de R$ 7,5 milhões em infraestrutura.

Fernando Filho reforça desconforto no PSB e admite desejo de ser candidato a governador de PE

Fernando Filho é considerado a maior aposta do grupo dos Coelhos para a disputa de 2018, embora sua pretensão inicial seja a reeleição. (Foto: Arquivo)

Em entrevista à Rádio Folha nesta sexta-feira (18), o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho (PSB) reforçou o desconforto no Partido Socialista Brasileiro, confirmou a candidatura à reeleição e o desejo em governar Pernambuco.

“Sou muito feliz com meu mandato e, a princípio, sou candidato à reeleição. Não posso ser candidato nem a senador nem a presidente, porque só terei 34 anos na eleição (é preciso 35). Só posso ser candidato a deputado federal e a governador. Quem tá na vida, tem ambições, quem é vereador quer ser prefeito. O deputado estadual quer ser federal. O federal quer ser governador, o governador quer ser presidente, o gerente que ser diretor e por aí vai”, revelou durante entrevista.

Sobre a relação com o PSB, Fernando Filho, mostrou que a relação dentro do partido está esgarçada, a ponto de não lembrar quando teve um encontro de trabalho com o governador Paulo Câmara.

“Faz tempo que não tenho conversado com ele. Recentemente nos encontramos no casamento do prefeito de Petrolina. (Encontro de trabalho) Já tem algum tempo. Estou tentando lembrar aqui, mas não consigo lembrar. Mas eu estou à disposição do governador e da administração para dar a contribuição”, afirmou.

O senador Fernando Bezerra Coelho, recentemente percorreu o Sertão e esteve em contato com aliados do seu grupo e afirmou o desconforto que existe no PSB. O desconforto que teve como principal motor a votação da reforma trabalhista, quando Fernando Filho retornou ao Legislativo para votar à favor da proposta governista, contrariando a orientação da direção partidária que era contra a proposta.

“O que gerou mais desconforto agora foi a forma e a reação em cima desses parlamentares. Na questão estadual se ressaltou alguns pontos aí, nós nunca estivemos representados no Governo do Estado, mas isso não é o mais relevante. A gente sempre buscou ajudar o Governo. Mas é vida que segue”, ponderou.

A atitude levou o ministro, 15 deputados federais e dois senadores ao centro de um pedido de expulsão no Conselho de Ética do PSB. A ofensiva da direção nacional e os desgastes no Estado criaram um ambiente cada vez mais insustentável para o grupo dos Coelhos, que passou a adotar um discurso mais independente.

Fernando Filho é considerado a maior aposta do grupo dos Coelhos para a disputa de 2018, embora sua pretensão inicial seja a reeleição.

Com informações do FolhaPE

Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família

Em julho, o programa atendeu 12.740.640 famílias. (Foto: Internet)

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou nesta sexta-feira (18) que a fila de espera de famílias inscritas no Cadastro Único com direito ao Bolsa Família foi zerada em agosto. Ao todo, 828 mil famílias brasileiras vão passar a receber o benefício a partir deste mês. O valor médio do benefício pago é de R$ 179,73.

A notícia vem um mês após o maior corte de famílias no Bolsa Família desde a criação do programa, em 2003. Em junho e julho, 543 mil famílias foram excluídas do programa por irregularidade ou problemas no cadastro, com suspensões para avaliação e cancelamentos sem aviso-prévio.

LEIA MAIS

Militante saca arma durante início tenso de caravana de Lula no Nordeste

Algumas pessoas estavam portando arma de fogo durante a chega do ex-presidente à capital baiana. (Foto: Arquivo)

O início da caravana do ex-presidente Lula pelo Nordeste, nessa quinta-feira (18), foi marcado por episódios de tensão. Cinco militantes foram detidos pela Polícia Militar da Bahia, após um deles sacar uma arma durante chegada do petista a Salvador.

O suspeito foi submetido a exame para confirmar se havia atirado para o alto no momento em que a van do ex-presidente passava diante da calçada onde os cinco carregavam faixas em favor de intervenção militar no Brasil.

Lula chegou a Salvador às 16h30 e pegou metrô para chegar à Arena Fonte Nova. No percurso até chegar ao estádio, a van foi cercada por militantes. No meio do caminho, um grupo que exibia faixas contra o ex-presidente foi isolado por policiais para que não houvesse confronto com apoiadores de Lula. Segundo os policiais, um deles sacou a arma.

Na Arena Fonte Nova, um manifestante de apelido Jarrão também foi detido sob acusação de porte de armas. Ele e cerca de 30 pessoas faziam um protesto em frente ao estádio. Diante de um boneco gigante do “pixuleco”, um repetia em um carro de som que todos de vermelho eram vagabundos. O boneco foi destruído até a dentadas.

Fonte FolhaPE

11 cidades em 3 dias, FBC encerra giro pelo Sertão e relata desconforto no PSB

O senador também visitou, durante os últimos dias, Petrolina, Floresta, Belém do São Francisco, Dormentes, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. (Foto: Reprodução)

Encerrou nesta quinta-feira (17) o giro de três dias por 11 cidades de Pernambuco, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). FBC esteve em Salgueiro, Parnamirim, Ouricuri e Santa Cruz da Venerada.

Durante visita, FBC prestou contas do mandato e recebeu novas demandas da sociedade. Esteve em reunião com gestores públicos, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais.

Em entrevistas concedidas a rádios e blog, Fernando Bezerra revelou o “desconforto” enfrentado dentro do PSB, à qual está filiado desde 2005.

“Estamos enfrentando um clima de radicalização dentro do PSB, que abriu processo no Conselho de Ética contra 16 deputados e dois senadores, o que inegavelmente gera muito desconforto para nós”, afirmou o senador.

FBC deve buscar o entendimento dentro da legenda, do contrário deve buscar “outras alternativas”. “Se este caminho não for possível, então buscaremos novas alternativas partidárias, para poder continuar realizando nosso trabalho e cumprindo os compromissos assumidos com os pernambucanos e pernambucanas ao longo destes 35 anos de vida pública”, destacou.

O senador também visitou, durante os últimos dias, Petrolina, Floresta, Belém do São Francisco, Dormentes, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

Com informações do FolhaPE

Prefeitura discute demandas de comunidades com vereadores de Petrolina

(Foto: ASCOM)

A semana foi bem movimentada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina (SEDURBS). É que, representando o prefeito Miguel Coelho, o secretário Eduardo Carvalho se reuniu com alguns vereadores a fim de discutir algumas demandas de comunidades do município.

Os edis Domingos de Cristália (PSL), Major Enfermeiro (PMDB), Elismar Gonçalves (PMDB) e Aero Cruz (PSB), aproveitaram o momento para agradecer os atendimentos prestados pela Prefeitura às indicações realizadas por eles na Câmara de Vereadores de Petrolina, reconhecendo o trabalho da gestão e para expor novas reivindicações da população.

Na quinta-feira (17), o vereador Elismar Gonçalves, acompanhado do ex-vereador, Alvorlande Cruz, pediu prioridade na regularização fundiária do povoado de Nova Descoberta e agradeceu pelos serviços realizados pela SEDURBS naquela localidade.

LEIA MAIS

Bolsonaro leva ‘ovada’ no interior de São Paulo

 

O deputado Jair Bolsonaro (PSC) levou uma ovada de uma manifestante durante uma visita ao comércio local de Ribeirão Preto (SP) na tarde de ontem (17) O ato acontece dez dias depois do prefeito de São Paulo, João Doria, ser atingido também por um ovo durante um evento na Câmara Municipal em Salvador.

O político estava com apoiadores em uma cafeteria no cruzamento das ruas São Sebastião e Álvares Cabral, no Centro da cidade, tirando foto com simpatizantes e apoiadores quando uma mulher se aproximou, tocou no ombro dele. Quando Bolsonaro se virou, a mulher apertou um ovo contra o peito do deputado e fez críticas à sua postura política.

A suspeita de dar a ovada foi detida pela Polícia Militar e levada para a delegacia. Bolsonaro seguiu para o mesmo local para registrar a ocorrência.

Contas de Lossio na mira dos veradores

Vereador Paulo Valgueiro sai em defesa de Julio Lossio

A polêmica em torno da apreciação das contas do ex-prefeito Julio Lóssio (PMDB), ganha força a cada dia, com declarações dos vereadores da situação e oposição. Ao final do primeiro semestre do ano o vereador Ronaldo Silva (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, afirmou que daria o parecer após o recesso e que as contas poderiam ser votadas ainda neste segundo semestre, posteriormente declarou que “quem tem tempo não tem pressa”.

O vereador Ronaldo Souza (PTB), disse na sessão desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Petrolina, acreditar na rejeição das contas e que outros elementos poderiam ser inseridos na avaliação como a questão do Nova Semente.

Já o vereador Paulo Valgueiro (PMDB) afirmou que as contas têm que ser apreciadas de acordo que o que consta no parecer prévio do Tribunal de Contas. “Não tem que se falar em incluir novos fatos, em incluir fantasias de vereadores que têm verdadeira fixação com o nome do prefeito Julio Lóssio. Não adianta agora querer fazer carnaval”, salientou.

Para Valgueiro os relatórios prévios do Tribunal de Contas contas estão claros “a mais alta corte do Estado de Pernambuco, pessoas especializadas que entendem realmente de contas, disseram que as contas devem ser aprovadas com ressalvas, então o resto é balela que a gente não deve nem sequer levar em consideração”, concluiu.

Juiz cancela entrega de título honoris causa a Lula

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste nem começou e já tem a primeira pedra no caminho do petista. A Justiça Federal deferiu a liminar cancelando a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente concedido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), criada na gestão do petista, em 2005. A cerimônia para homenagear o petista estava marcada para ocorrer nesta sexta-feira (18), no município de Cruz das Almas, e é um dos roteiros do tour do petista pela região.

A determinação, do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10.ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia, estipula a suspensão do evento para esta “ou outra qualquer data”. “A solenidade encontra-se marcada para o dia 18/08/2017 e sua realização frustra a prestação jurisdicional, porquanto, acaso procedente a pretensão, não será possível retroceder no tempo para desconstituir a solenidade”, diz o magistrado.

O recurso foi apresentado pelo vereador soteropolitano Alexandre Aleluia (DEM). Ainda de acordo com o juiz, o ofício será encaminhado para a Polícia Federal, “para que (a PF) esteja presente na data e local anunciados da entrega da honraria e, em caso de descumprimento desta decisão, adote as medidas cabíveis.

Lucas Ramos critica “pacote de arrochos” do Governo Federal

Deputado Lucas Ramos (PSB)

Em discurso na Reunião Plenária desta quinta (17), o deputado Lucas Ramos (PSB) avaliou que o “pacote de arrochos” e o aumento no déficit fiscal para R$ 159 bilhões em 2017 e 2018, anunciados pelo Governo Federal na última terça (15), “confirmam o desequilíbrio nas contas públicas do País e o fracasso das promessas feitas”.

Além da revisão da meta fiscal – antes estipulada em déficit (gasto superior à arrecadação) de R$ 139 bilhões em 2017 e R$ 129 bilhões em 2018 – o Governo Federal planeja cortar R$ 10 do salário mínimo (para R$ 969) e adiar, por um ano, o reajuste prometido a servidores federais. Também pretende cortar 60 mil cargos públicos que estão vagos, à espera de concurso para serem preenchidos.

“A nação brasileira acordou na quarta-feira muito mais pobre, e vai pagar mais uma vez a conta de uma péssima gestão. Temos um Governo que gasta muito, gasta mal e ainda impõe a sua ineficiência ao servidor e à parte da população mais vulnerável, que mais precisa de serviços públicos de qualidade”, expressou Ramos. O deputado do PSB também criticou o presidente Michel Temer pelo aumento nos tributos sobre combustíveis.