Em Recife, Lula afirma que senador Renan Calheiros o ajudou a governar o Brasil

O senador Renan Calheiros recepcionou Lula durante sua passagem por Alagoas. (Foto: Reprodução)

Durante sua passagem por Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista, onde falou sobre a força da esquerda e declarou que o senador Renan Calheiros (PMDB-RR) o ajudou a governar o Brasil.

“O Renan pode ter todos os defeitos, agora o Renan me ajudou a governar esse País. Se ele cometeu algum erro – e eu sou da opinião do seguinte, que todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Olha, se eu quero pra mim a inocência até que se prove o contrário eu tenho que querer para os outros também. E o Renan me recebeu em Penedo, Renan foi no título Doutor Honoris Causa, o filho dele foi junto. Não vejo nenhum problema”, disse Lula, ao ser questionado sobre as movimentações com lideranças políticas durante a caravana pela região Nordeste.

Lula também falou sobre o desejo de mais força da esquerda no Brasil: “Eu gostaria que a esquerda tivesse mais força, que cada partido, o PCdoB elegesse 50 deputados, que o PSOL elegesse 50, 60, que o PSTU elegesse 50, 60. Que a esquerda do PMDB elegesse 50, 60. Mas quem vota é o eleitor. E quando eleitor vota nós temos que nos subordinar ao desejo das urnas. A única coisa que eu peço é que nessa eleição de 2018 nós vamos ter que ser mais cuidadoso com o nosso discurso para melhor orientar a população para votar”, disse.

Com informações do FolhaPE

IPTU dá Sorte paga prêmio de R$ 10 mil neste sábado em Juazeiro

Os números sorteados podem ser consultados no site da Caixa Econômica Federal.(Foto: Divulgação)

Através da Loteria Federal, a prefeitura de Juazeiro realiza, neste sábado (26), mais um sorteio da Campanha IPTU dá Sorte. Todos os contribuintes que quitaram o IPTU por meio de conta única podem concorrer ao prêmio de R$ 10 mil.

O contribuinte concorre aos prêmios com o número de inscrição do imóvel registrado no Cadastro Imobiliário do Município e deve ficar atento ao regulamento da campanha, disponível no site da Prefeitura. “A campanha foi criada com o objetivo de estimular o pagamento do tributo, pois isso significa mais obras para a população”, contou o secretário da Fazenda, Oswaldo Silberschmidt Junior.

Até dezembro, a expectativa é de pagar R$ 200 mil em prêmios para quem estiver com o IPTU em dia. São 4 sorteios de R$ 10 mil, de agosto a novembro, e mais dois prêmios de R$ 50 mil, em dezembro.

Lula visita Renata Campos entre rumores de aproximação entre PT e PSB

Lula chegou à casa de Renata Campos na noite desta quinta (24) Foto: reprodução/Twitter

Em visita a Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi à casa da família Campos na noite de ontem (24), no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Lula teve encontro com Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos (PSB), e os cinco lhos do casal. No local, foi realizada uma festa de aniversário para Maria Eduarda Campos.

O encontro do petista com a família dos socialistas também contou com a presença da mãe de Eduardo Campos e ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, o governador do Estado, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

A reunião de Lula com a família de Renata Campos teria caráter pessoal, uma vez que o ex-presidente gostaria de retribuir a visita feita por ela a ele durante o internamento da ex-primeira dama Marisa Letícia, em fevereiro, em São Paulo, antes do seu falecimento. Lula teria confidenciado a pessoas próximas que ficou “bastante tocado” com a atitude de Renata.

No entanto, o encontro, que contou com a presença do alto escalão do PSB em Pernambuco, acontece no momento em que há discussões nos bastidores da política sobre a reaproximação do PT com o PSB em período de articulações para as eleições de 2018. O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, esteve recentemente na capital pernambucana e teve um encontro com o governador Paulo Câmara.

Já Renata Campos tem sido cortejada por partidos como possibilidade de ser vice em uma chapa presidencial para as eleições de 2018

“Não me interessa o desejo da igreja”, disse Ronaldo Souza sobre projeto de Shopping Popular em área do Palácio Episcopal

Ronaldo afirmou que há leis que proíbem construções no entorno do Palácio Episcopal. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Sem papas na língua, o vereador Ronaldo Souza (PTB) criticou, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (24), o andamento do processo que envolve a construção de um Shopping Popular nas redondezas do Palácio Episcopal em Petrolina.

De acordo com o parlamentar, a lei orgânica do município afirma que o Palácio Episcopal foi tombado pelo Poder Executivo, o que proibiria a construção no local, e que como legislador, apenas fará a lei ser cumprida.

“Não me interessa o desejo da igreja. Eu sou legislador e quero cumprir a lei. A lei orgânica diz que o Palácio Episcopal é histórico e não adianta dizer que não está registrado na Fundarpe. A carta magna do município de Petrolina é a lei orgânica. E eu peço respeito à lei e a mim que sou legislador. O patrimônio da igreja está sendo vendido. E eu estou procurando uma relação das áreas doadas pelo município para a igreja. Eu estou aqui para fazer e cumprir as leis”, disse.

Ronaldo disse ainda que o local será transformado em um camelódromo, caso o projeto avance e que não entraria em conflitos internos da Igreja Católica. “Nós vamos transformar um patrimônio histórico de Petrolina em um camelódromo, em um Shopping popular, tem tantas áreas. Se a igreja tem dificuldades, esclareça para a sociedade de Petrolina. Mas eu não vou entrar em conflitos da igreja, o que eu quero é proteção do patrimônio histórico”.

Miguel Coelho anuncia a inauguração da Praça da Juventude do Bairro João de Deus e o reforço na segurança do local

Através de sua conta no Instagram, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) anunciou nesta quinta-feira (24) que a Praça da Juventude do bairro João de Deus, será entregue a população neste sábado (26) e que o bairro vai contar com um reforço permanente da Polícia Militar.

“Sábado à tarde iremos entregar a Praça da Juventude! Depois de muito tempo de espera, buscamos o Governo do Estado, cuidamos do que faltava e finalmente ela tá pronta! Outra grande notícia é a volta do comando da Polícia Militar ao bairro de maneira permanente. Era uma demanda antiga dos moradores e que agora vai trazer mais segurança para todos”, anunciou Miguel Coelho.

O prefeito que está em São Paulo, também anunciou a parceria com a Fundação Estudar que é uma instituição sem fins lucrativos que oferece uma nova visão de futuro aos jovens estudantes, através da educação.

Câmara retira percentual de fundo público eleitoral; Votação da reforma política é adiada

Após a aprovação do destaque a votação do restante do texto da reforma política foi adiada. (Foto: Ilustração)

O plenário da Câmara aprovou na noite de hoje (23) o destaque que retira da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/2003 o dispositivo que estabelecia um percentual que vinculava 0,5% da receita corrente líquida da União para fundo de financiamento público de campanhas eleitorais. Após a aprovação do destaque, por 441 votos a 1, a votação do restante do texto da reforma política foi adiada para a próxima terça-feira (29).

Pelas dificuldades em fechar acordo entre os parlamentares, os deputados aprovaram um requerimento por 241 votos a 209 pela votação fatiada, em que a análise é feita por partes.

LEIA MAIS

Governo anuncia novo pacote de privatizações

Segundo o governo, a lista dos novos projetos deve gerar investimentos de R$ 44 bilhões. (Foto: Internet)

O governo federal anunciou um novo pacote de privatizações nessa quarta-feira (23). A ideia é privatizar 57 empresas e projetos. Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Casa da Moeda, que fabrica o dinheiro e os passaportes, e a Lotex, responsável pela “raspadinha”, são exemplos de empresas que serão privatizadas.

O conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), grupo do qual o presidente Michel Temer faz parte, aprovou a medida nesta quarta. Segundo o governo, a lista dos novos projetos deve gerar investimentos de R$ 44 bilhões ao longo do prazo dos contratos.

“As concessões vão gerar investimentos nos setores de óleo e gás, energia, rodovias, aeroportos e portos, gerando emprego e renda no Brasil”, disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica será celebrado com programação especial em Petrolina

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é um marco da luta de mulheres que têm seus direitos violados por sua orientação sexual no Brasil. (Cartaz Divulgação)

Na próxima terça-feira (29), a prefeitura de Petrolina promove uma programação para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, no município. As ações têm como objetivo registrar a luta das mulheres contra a violação de direitos em decorrência da orientação sexual.

A programação terá início com uma capacitação de professores da rede estadual na segunda-feira (28) a partir das 14h na Gerência Regional de Educação (GRE). Também haverá oficinas de conscientização nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e atividades na Casa Bolsa de Petrolina.

No Dia da Visibilidade Lésbica, as ações serão concentradas no Fórum ‘Petrolina na luta contra o preconceito’ que acontece às 18h no Parque Municipal Josepha Coelho. A programação é realizada pela Secretaria Executiva da juventude e Direitos Humanos em parceria com a Associação Sertão LGBT – Vale do São Francisco. A programação é gratuita e aberta ao público.

O Dia Nacional da Visibilidade foi criado no 1º Seminário Nacional de Lésbicas em 1996, no Rio de Janeiro, é um marco da luta de mulheres que têm seus direitos violados por sua orientação sexual no Brasil.

Programação:

28 de agosto: Capacitação com professores da rede estadual.
Local: GRE das 14 às 17h
29 de agosto: Fórum ‘Petrolina na luta contra o preconceito: dia de visibilidade lésbica’ local: Arena II do Parque Josepha Coelho às 18h
30 e 31 de agosto: Atividades nos CRAS com oficinas de conscientização contra o preconceito
1º de setembro: Atividades na Casa Bolsa  a partir das 8h
2 de setembro: Oficinas diversas no Parque Josepha Coelho (levar um quilo de alimento) das 8h às 17h

Governo do Estado anuncia licitação para recuperação da BA-210 entre Juazeiro e Paulo Afonso

A licitação foi aberta de acordo com a Portaria 001/2017 publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia. (Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (23) a prefeitura de Juazeiro divulgou que a licitação da obra de recuperação da BA-210 entre Juazeiro, Curaçá, passando também pelos municípios de Abaré, Rodelas e Glória até Paulo Afonso, foi aberta de acordo com a Portaria 001/2017 publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia.

O assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas da Prefeitura de Juazeiro, Isaac Carvalho, em contato com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, recebeu a informação da publicação nesta quarta-feira.

“Intervenções de melhorias nessa importante rodovia que interliga diversos municípios da região é algo que a população já ansiava há muito tempo e cuja luta ganhou força na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, quando o mesmo reivindicou a obra em diversas oportunidades nas audiências com o Governador e com o secretário de Infraestrutura, acompanhado à época também pelo então prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão”, informou a prefeitura.

“Eu ainda espero que isso seja repensado”, diz Dom Paulo sobre impasse envolvendo a construção de um Shopping Popular em área da Diocese de Petrolina

Dom Frei Paulo Cardoso, durante participação no programa Super Manhã. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O bispo emérito de Petrolina, Dom Frei Paulo Cardoso da Silva, esteve nesta quarta-feira (23) no programa Super Manhã, da Rádio Jornal, onde revelou o seu posicionamento sobre a construção de um Shopping Popular em uma área do Palácio Diocesano, no Centro de Petrolina.

O religioso revelou que outras áreas da Diocese poderiam ser utilizadas para tal construção e que a área escolhida deveria ser poupada, por se tratar de um edifício histórico com caráter cultural e religioso. “Tenho várias razões (para ser contra a construção), a primeira delas é pelo o que o Palácio representa para a história cultural, arquitetônica e religiosa de Petrolina. É como se fosse uma continuidade da Catedral. Dom Malan fez essa obra majestosa que é a Catedral e em seguida construiu o Palácio Diocesano, que é uma continuidade. Outra razão, é que todo o entorno deve ser respeitado”, afirmou Dom Paulo.

O bispo emérito reconhece os problemas financeiros enfrentados pela Diocese de Petrolina e vê a possibilidade que outras áreas sejam utilizadas para suprir a necessidade financeira. “A diocese passa por dificuldades como todo o Brasil, mas nós temos outras duas áreas livres para essa construção, para rendimento. Então por que não naquelas áreas? E porque nessa área que é um patrimônio? O palácio e a catedral são propriedades da diocese legalmente e são patrimônios da comunidade”.

Outra solução seria o envolvimento da comunidade neste debate, para que outras opções fossem apresentadas e o problema fosse resolvido. “Aleguei que no mínimo, deveria ter tido um debate da diocese com a coletividade para analisar as razões, e inclusive ver outras possíveis áreas para conseguir o rendimento necessário a manutenção da Diocese”.

Sobre a carta emitida pelo administrador diocesano Padre Antônio Malan de Carvalho, nesta terça-feira (22), Frei Paulo discorda de diversos pontos e aponta inverdades nas afirmações de Padre Malan.

LEIA MAIS

Ex-vereador de Parnamirim morre em acidente de carro na PE-555

Leônidas de Gouveia chegou a presidir a Câmara de Vereadores de Parnamirim. (Foto: Reprodução)

Durante a noite desta terça-feira (22), faleceu vítima de um acidente de carro o ex-vereador Leônidas de Gouveia Falcão aos 66 anos. O acidente aconteceu na PE-555, que liga Petrolina a Parnamirim.

O ex-vereador seguia para uma fazenda, quando o carro capotou e saiu da pista. A suspeita é que o condutor tenha cochilado durante o trajeto. Leônidas de Gouveia estava sozinho no veículo e morreu no local.

O político assumiu o cargo de vereador entre 1983 e 1996 e chegou a presidir a Câmara de Vereadores de Parnamirim. O corpo será velado em sua residência e por volta das 16h, será levado para a Câmara de Vereadores do Município.

 

Senador Fernando Bezerra busca a ampliação de voos a Petrolina

FBC direcionou o pedido as autoridades do governo e do setor de aviação civil. (Foto: Arquivo)

Nesta terça-feira (22) o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) buscou durante a sessão na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, o restabelecimento de voos diretos de Petrolina a Brasília e também a ampliação da oferta de trechos aéreos que liguem a cidade à São Paulo.

Na CI, FBC direcionou o pedido as autoridades do governo e do setor de aviação civil. O parlamentar também antecipou voto favorável ao Projeto de Resolução (PRS) 55/2015, que fixa a alíquota máxima do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no percentual de 12%, incidente nas operações internas com querosene de aviação.

“Há anos, não temos qualquer possibilidade de sair de Petrolina e chegar a Brasília sem parada ou conexão em Recife (PE) ou Salvador (BA) ”, observou. “Os petrolinenses que precisam ir de avião à capital do país para trabalhar ou fazer tratamento médico, por exemplo, demoram de seis a 12 horas neste deslocamento”, completou Fernando Bezerra.

Ainda durante o debate, o senador afirmou que o alinhamento da alíquota do ICMS sobre o querosene resultará na democratização do acesso dos brasileiros ao setor aéreo pois permitirá a melhoria e o crescimento da aviação civil nacional e regional.

“Espera-se que o ICMS deixe de ser um imposto de produção para ser um imposto de consumo”. Tal mudança permitiria, segundo o senador, no desenvolvimento das regiões mais carentes e menos industrializadas do país. “Especialmente, o Norte e o Nordeste”, frisou.

Petrolina: em Audiência Pública do PPA, população pede melhorias na saúde e no saneamento

Cerca de 1500 pessoas deram a sua contribuição para a iniciativa. (Foto: ASCOM)

A população petrolinense definiu as prioridades para o Plano Plurianual 2018/2021 durante audiência pública realizada pela prefeitura no último fim de semana, que contou com a presença do prefeito Miguel Coelho e de todos os secretários municipais. Cerca de 1500 pessoas deram a sua contribuição para a iniciativa, consolidando um avanço na democratização e transparência da gestão pública no município.

Entre os principais temas apontados pela população, para o município, estão: saúde (20,72%); saneamento básico (12,35%); ampliar e melhorar o Nova Semente (10,36%); Pavimentação (8,37%); combate a violência (7,17%); geração de emprego e renda (6,97%) e transporte coletivo (5,98%).

Quando observado o resultado por região, os assuntos de mais destaque da zona urbana são: saúde (16,14%); iluminação pública (16,14%); saneamento básico (14,55%); ampliar e melhorar o Nova Semente (10,85%); tratamento e abastecimento de água (10,85%); Pavimentação (7,94%); combate a violência (8,99%); geração de emprego e renda (6,88%) e transporte coletivo (4,23%).

Já da zona rural, as áreas que mais se sobressaíram foram: saúde (34,68%); iluminação pública (34,68%); tratamento e abastecimento de água (16,87%); combate à seca (9,68%); geração de emprego e renda (7,26%); combate a violência (5,61%). 

LEIA MAIS

Câmara adia mais uma vez votação da PEC que cria distritão e fundo eleitoral

(Foto: Internet)

Após várias tentativas de votação nesta terça-feira (22), a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que altera o sistema político-eleitoral brasileiro, foi novamente adiada por falta de consenso. A proposta será analisada no plenário da Câmara dos Deputados em sessão marcada para as 9h desta quarta-feira (23).

O texto do relator, deputado Vicente Candido (PT-SP), prevê um fundo com recursos públicos para financiar as campanhas eleitorais e o voto distrital misto a partir de 2022. O próprio partido de Candido tem propostas para alterar a PEC, como a diminuição dos custos de campanhas eleitorais e a rejeição do chamado “distritão”, modelo que prevê a adoção de sistema majoritário para eleição de deputados federais e estaduais em 2018 e para vereadores em 2020.

LEIA MAIS

Fachin autoriza inquérito para investigar Fernando Bezerra Coelho

Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin autorizou a abertura de um inquérito para investigar o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) na Operação Lava jato.

Segundo o Ministério Público Federal, há suspeita de que o senador tenha cometido os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro com base nas delações premiadas de ex-executivos da construtora Odebrecht.

O pedido de abertura de inquérito foi apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que afirmou haver indícios de que houve fraude na licitação das obras do Cais V e do Pier Petroleiro do Porto de Suape.

Procurada, a assessoria de Fernando Bezerra divulgou nota na qual afirmou que a defesa do senador não foi comunicada da decisão e que o conteúdo das delações é “absolutamente inverídico” (leia a íntegra ao final desta reportagem).

“A defesa do senador reforça que todas as doações feitas à campanha dele cumpriram rigorosamente a legislação e todas as contas foram devidamente apresentadas e aprovadas pela Justiça Eleitoral”, diz a nota.

LEIA MAIS