Lucas Ramos rebate sugestão da bancada de oposição sobre criação de Batalhão Especializado em Petrolina

Lucas Ramos foi o autor da indicação que prevê melhorias na segurança do Estado. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Nessa sexta-feira (29) o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), integrante da bancada governista em Pernambuco, rebateu a sugestão da bancada de oposição acerca da implantação de um Batalhão Especializado de Policiamento (Biesp) no município de Petrolina (PE).

Segundo Lucas, o que a oposição está fazendo é respaldar “as decisões do governador no tocante das ações de combate à violência, apresentando soluções que já estão sendo implantadas pelo Poder Executivo estadual através da Secretaria de Defesa Social”, já que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade, no último mês de junho, a indicação nº 8046/2017, de autoria do socialista, prontamente atendida pelo governador Paulo Câmara, que trata sobre a segurança no estado.

“Reforçamos nesse mês de setembro o patrulhamento com mais de 1.500 policiais militares nas ruas e uma nova turma, com 1.300 homens e mulheres, já está em formação. Em tempos de crise, arrocho fiscal e econômico, Pernambuco investe forte na segurança: além de novos equipamentos e armamentos adquiridos, toda a frota das polícias está sendo renovada e o governo vai implantar um Grupo Tático Aéreo da PM no Sertão, importante para o trabalho de repressão ao tráfico de armas, drogas, investidas a bancos e roubo de veículos em nosso estado”, completou Lucas.

Por fim, o deputado estadual Lucas Ramos, que é de Petrolina, afirma que, ao sugerir um Biesp na cidade, a bancada de oposição “reconhece o trabalho sério do governador Paulo Câmara na busca da construção de um estado de paz. E estamos prontos para ajudar”.

Lula receberá homenagem com título de Doutor Honoris Causa em Petrolina

Registro da cerimônia realizada na UFPI no dia 4 de setembro (Foto: Reprodução)

Foi aprovada pelo Conselho Universitário da Univasf (Conuni) a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio da Silva (PT).

A honraria será o 34º título de doutor honoris concedido ao político, que no dia 4  de setembro recebeu o 33º título da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Não há informações sobre a data da cerimônia em Petrolina.

Julgamento de Aécio Neves fica para o dia 11 de outubro

Por 3 votos a 2, os ministros da turma rejeitaram o pedido de prisão de Aécio Neves.
(Foto: Internet)

Fico definido nesta sexta-feira (29), pelo o Supremo Tribunal Federal (STF) a data do julgamento para o próximo dia 11 o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que pede que o tribunal considere a possibilidade de o Congresso rever, em até 24 horas, qualquer medida cautelar diversa da prisão imposta a deputados e senadores, como suspensão do mandato e recolhimento domiciliar.

A providência da ministra Cármen Lúcia é resultado das conversas que manteve com o presidente do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), para resolver o impasse sobre a situação do senador Aécio Neves, afastado do mandato nesta semana por decisão da Primeira Turma. Na quinta, Cármen Lúcia disse daria prioridade para o julgamento da ação.

Por 3 votos a 2, os ministros da turma rejeitaram o pedido de prisão formulado pela Procuradoria Geral da República, mas determinaram o afastamento do senador do mandato e o recolhimento domiciliar noturno, isto é, a proibição de sair de casa à noite. Esta última determinação é uma das medidas cautelares diversas da prisão previstas no Código de Processo Penal.

Com informações do G1

Em Petrolina, Bancada de Oposição emite nota sobre a “Urgência urgentíssima” do Código Tributário Municipal

(Foto: Divulgação)

Uma nota assinada pela Banca de Oposição da Câmara de Vereadores de Petrolina, foi emitida nesta sexta-feira (29), sobre a votação do Projeto de Lei Complementar nº 02/2017. O grupo aproveitou, também, para tecer críticas a Prefeitura de Petrolina.

O encerramento “precoce” da última sessão, nesta quinta-feira (28) já teria inflamado os ânimos da bancada de oposição, que se traduziu através da seguinte nota:

O Brasil passa por um dos momentos mais difíceis de sua história recente. Ao contrário do ciclo virtuoso de desenvolvimento que marcou a primeira década dos anos dois mil, assistimos agora à queda brutal do padrão de vida da população, assombrada pela violência, por demissões e fechamento de postos de trabalho, pelo aumento dos preços que vai dos alimentos aos combustíveis, ao passo que se anuncia o fim da política de valorização do salário mínimo.

Uma situação produzida e mantida por um governo que sequer foi eleito e, o que é pior, um governo que tem entre seus principais apoiadores donos de malas cheias de milhões frutos de corrupção, empresários que enriquecem com a compra de informações privilegiadas e uma bancada formada por deputados e senadores que sangram os cofres públicos a cada nova denúncia contra o seu dito Presidente.

LEIA MAIS

120 aparelhos auditivos são entregues no Centro Auditivo da Secretaria de Saúde em Petrolina

A prefeitura tenta zerar a fila que conta com 500 pacientes (Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (29) 120 aparelhos auditivos foram entregues a 62 pacientes, no Centro Auditivo da Secretaria de Saúde em Petrolina.

“Hoje, temos uma demanda de quase 500 pacientes aguardando aparelhos auditivos e nossa ideia é zerar essa pendência o quanto antes. É algo que vamos priorizar pois quando entregamos um aparelho desse, na verdade, estamos reinserindo essas pessoas na sociedade”, destacou Miguel Coelho, durante a cerimônia.

O médico otorrino do Centro Auditivo, José Brito, que participou da cerimônia, destacou os serviços oferecidos no órgão. “A colocação do aparelho é uma das etapas para a reabilitação auditiva do paciente e aqui nós fazemos todas as etapas e cuidamos desses pacientes. Estamos reinserindo esses pacientes na sociedade. Nós entendemos que todos são importantes. Eu tenho o costume de dizer que a cegueira afasta você das coisas, já a audição afasta você das pessoas. Mais de 70% da depressão do idoso é causada pela perda auditiva, eles são excluídos e isso é muito triste. Então, a gente vê a mudança de vida no rosto de cada um aqui que está recebendo seu aparelho e ficamos muito felizes”, concluiu.

Luto: Paulo Bomfim manifesta pesar e decreta luto oficial pela morte de Antonílio da França Cardoso

(Foto: Ilustração)

O prefeito Paulo Bomfim (PC do B) manifestou nesta sexta-feira (29) o pesar pelo falecimento do professor Antonílio da França Cardoso.

“Suas contribuições ao desenvolvimento de Juazeiro, notadamente no campo educacional, são legados preciosos para a nossa cidade e nosso povo”, declarou Paulo Bomfim.

“Desejo que o bom Deus possa trazer conforto ao coração dos seus entes mais próximos. Como homem de profunda fé que sempre foi, Antonílio também ensinou a vários juazeirenses a crerem na eternidade da existência”, concluiu Bomfim.

O professor Antonílio da França Cardoso, faleceu nesta sexta-feira (29). Paulo Bomfim decretou luto oficial de três dias.

Casa Nova: Prefeitura apresenta contas do 2º quadrimestre à Câmara de Vereadores

(Foto: ASCOM)

A Câmara Municipal de Casa Nova realizou na manhã dessa quinta-feira (28) uma audiência pública para apreciação das contas do Executivo Municipal do 2º quadrimestre de 2017.

Cumprindo as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal o Secretário da Fazenda César Torres Santos determinou a apresentação do relatório com análise do cumprimento das metas fiscais.

Os valores apresentados registram uma receita prevista de R$ 106.832.370,60 e efetivamente realizada de R$ 84.070.733,12, com despesas fixadas no mesmo valor e liquidadas de R$ 84.348.841,10.

Vereador Ronaldo Souza defende mudanças no Código Tributário Municipal

“Quem pode pagar mais, vai pagar mais”, disse Ronaldo sobre mudanças na forma de cobrança de IPTU. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Câmara de Vereadores de Petrolina apreciará, na próxima segunda-feira (2), as mudanças do Código Tributário Municipal. O parlamentar Ronaldo Souza (PTB), conhecido como Ronaldo Cancão, defendeu as alterações e afirmou que essa é uma necessidade urgente da população para que as cobranças de impostos sejam justas.

“O debate é importante. Nós vamos discutir projetos importantes e de necessidade para a sociedade de Petrolina. É muito fácil metralhar. A última reforma no Código Tributário da Cidade foi feita em 2001 e depois foi feito um replanejamento em 2013. É justo um cidadão pagar R$ 320 em um apartamento de R$ 1 milhão na Orla e um cidadão que mora na Av. São Francisco R$ 330, se a casa não vale R$ 1 milhão? Essas correções estão sendo feitas. Quem pode pagar mais vai pagar mais”, afirmou o edil.

Ainda sobre as mudanças, o vereador afirmou que um dos pontos positivos da reforma do Código Tributário do município é a inclusão de 8 mil famílias no processo de isenção do IPTU.

“O Código isenta 3 mil famílias, com a mudança, serão acrescentadas mais 8 mil. Isso significa que todas as áreas do programa do Governo Federal que tem 50 m² terá isenção de IPTU. O aumento acontecerá por uma correção de planilha e isso foi feito em todos os municípios”, disse.

Os vereadores terão apenas uma sessão para debater todas as modificações e aprovar ou não o projeto. A bancada de oposição espera que o projeto seja aprovado de qualquer forma, já que a bancada de situação tem a maioria na casa.

“A atitude do Major Enfermeiro é autoritária”, afirma Gilmar Santos sobre fim da sessão nessa quinta

Vereador não aprovou atitude do presidente em exercício. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O polêmico encerramento da sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina nessa quinta-feira (28) rendeu várias críticas dos parlamentares da bancada de oposição na Casa. O vereador Gilmar Santos (PT) classificou a atitude do presidente da mesa em exercício, Major Enfermeiro (PMDB), como “autoritária” e “sem compromisso com o bom debate”.

“O Parlamento não tem o compromisso com o bom debate e isso ficou configurado com a atitude do vereador Major Enfermeiro, que é uma atitude autoritária. A gente gostaria muito que o Major, assim como os demais vereadores governistas, pudesse rever esse comportamento e ter um compromisso com a transparência, com a democracia”.

Além disso, Gilmar criticou o fato da população não ser convidada para debater a reformulação do Código Tributário Municipal.

“Por exemplo, a população e os setores que serão atingidos não foram convidados em nenhum momento. Além do Código Tributário, você tem o reparcelamento das dívidas do Igeprev que vai implicar no futuro dos servidores municipais. Esse tipo de debate tem que ser feito com a população”.

Assistencialismo

O vereador do PT ainda falou sobre o fato do vereador Major Enfermeiro defender o assistencialismo e afirmou que, mesmo resolvendo problemas imediatos das pessoas, esse tipo de comportamento “aliena, manipula e tira a população da relação dos direitos”.

Câmara de Vereadores de Juazeiro discute sobre transporte alternativo e Uber

(Foto: ASCOM)

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na manhã desta quinta-feira (28) uma Audiência Pública para discutir sobre o transporte alternativo, taxi, moto-taxistas, o aplicativo Uber e entrada deste sistema em Juazeiro. Presidida pelo vereador Alex Tanuri (PSL), a audiência foi requerida pelo vereador Charles Leal (PDT).

O evento contou com a participação de representantes das classes de taxistas e moto-taxistas e dos poderes executivos das duas cidades, além da Policia Militar e Civil da Bahia. O Representante do Sistema Uber não compareceu a Audiência Pública.

Durante a abertura, o Alex Tanuri, destacou o papel da Câmara em discutir com a sociedade temas e questões relevantes. “Esta audiência é para se discutir pontos importantes para a comunidade de Juazeiro. Eu como presidente desta casa, estou aberto democraticamente para as discussões. Este é o pensamento de todos os 21 vereadores. Vamos discutir questões que são importantes para a sociedade tanto de Juazeiro quanto de Petrolina. Entendo que as duas cidades em alguns pontos como, por exemplo, mobilidade urbana, segurança, saúde uma precisa estar alinhada com a outra”, disse Alex Tanuri.

LEIA MAIS

STF dará prioridade a ação sobre autorização para afastar parlamentares

(Foto: Internet)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou hoje (28) que dará “prioridade” de julgamento à ação sobre a necessidade de autorização legislativa para que a Corte aplique medidas cautelares contra parlamentares.

“Será muito bom que a ação seja julgada prontamente”, afirmou a ministra, ao anunciar que o assunto será levado a plenário “em breve”. Para isso, resta apenas que o relator, ministro Edson Fachin, conclua seu voto e libere a ação para que seja pautada para julgamento.

O assunto mobilzou os Poderes Judiciário e Legislativo após a Primeira Turma do STF ter decidido, nesta semana, afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do exercício do mandato, impondo a ele também recolhimento domiciliar noturno, medidas cautelares descritas como alternativas à prisão preventiva.

LEIA MAIS

Em Petrolina, Bancada de Oposição na Alepe visita Miguel Coelho

(Foto: Reprodução/@priscilakrause25)

Durante agenda do Pernambuco de Verdade a Petrolina, nesta quinta-feira (28), os deputados da Bancada de Oposição fizeram visita ao prefeito Miguel Coelho, com quem conversaram sobre as demandas do município.

Miguel Coelho fez um breve relato sobre os desafios enfrentados à frente da administração municipal, apresentou projeto em execução no município e destacou algumas demandas, principalmente nas áreas de segurança, saúde e educação.

Em relação à segurança pública, o Miguel Coelho relatou a necessidade do Batalhão Integrado e Especializado de Policiamento (Biesp), além de um helicóptero que teria sido prometido pelo Governo do Estado para ajudar no combate à violência e ao tráfico na região. Segundo a deputada Priscila Krause, apesar de constar no Plano de Segurança do Governo do Estado, anunciado em abril, até hoje segundo o Portal da Transparência nenhum helicóptero foi adquirido pelo Governo.

Na educação, o prefeito falou sobre a escola técnica prometida para o município, que já conta com terreno doado pela prefeitura, mas que ainda não teve a obra iniciada.

A maior preocupação ficou por conta da saúde, a prefeitura aguarda a regularização de um débito da ordem de R$ 5 milhões do Estado com o município, de ações como o Samu entre outros programas. Miguel Coelho também lamentou a situação do Hospital Dom Malan, que hoje trabalha com uma demanda uma vez e meia maior que sua capacidade de atendimento, além de um atraso nos repasses dos equipamentos para instalação do Hospital do Câncer de Petrolina.

Os recursos, viabilizados via emendas parlamentares da bancada federal, foram repassados para a Secretaria de Saúde que até agora não autorizou o repasse dos equipamentos para a unidade.

Com informações do blog do Magno

Seca: Odacy Amorim busca renovação de decreto de situação de emergência

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) esteve nesta quarta-feira (27) com o procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla em busca da renovação do decreto que estabelece situação de emergência motivada pela seca.

O decreto expira na próxima terça-feira (3) e preocupa o deputado, já que em vigor ele incentiva uma série de ações para o convívio com à seca, a exemplo da contratação de carros pipas.

“Acho que até o dia 22, 23 ela vai estar votada com certeza”, diz Maia sobre votação de denúncia contra Temer

A denúncia foi apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) no último dia 14. (Foto: Internet)

Após uma reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), afirmou nesta quinta-feira (28) que a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) será no dia 23 de outubro.

“Acho que até o dia 22, 23 ela vai estar votada com certeza”, disse Maia aos jornalistas. A votação em plenário é a última etapa de tramitação da denúncia na Câmara, a quem cabe autorizar ou não o STF a decidir, posteriormente, sobre a abertura de um processo criminal contra o presidente.

Com informações do G1

CNI/Ibope: Avaliação positiva de Temer cai para 3%

O índice dos que consideram o governo como bom ou ótimo oscilou de 5% para 3%, dentro da margem de erro (Foto: Internet)

O governo Michel Temer atingiu os seus piores índices de avaliação, aprovação e confiança entre brasileiros, aponta pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta quinta-feira (28).

No levantamento, realizado neste mês, o percentual de entrevistados que avaliam a gestão como ruim ou péssima cresceu de 70% para 77% em relação à pesquisa anterior, feita em julho. O índice dos que consideram o governo como bom ou ótimo oscilou de 5% para 3%, dentro da margem de erro. Outros 16% classificam o governo como regular e 3% não souberam ou não quiseram responder.

LEIA MAIS