Em Audiência Pública, secretário de finanças de Juazeiro apresenta números do segundo quadrimestre de 2017

A audiência foi presidida pelo vereador, Hélio Coelho (PCdoB). (Foto: ASCOM)

Através de Audiência Pública e atendendo ao dispositivo constitucional disposto no parágrafo 4°, artigo 9°, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de 4 de maio de 2000, o secretário de finanças da Prefeitura de Juazeiro, Gilson Araújo, apresentou, nesta terça-feira (26), na Câmara de Vereadores de Juazeiro, os números do segundo quadrimestre de 2017.

Os vereadores apreciaram os números correspondentes às receitas, despesas do exercício, contratos, que compõem a execução orçamentária. O secretário apresentou as receitas totais, no período de Janeiro a agosto de 2017, com um previsto de R$ 525.000.000,00 e realizado de R$ 342.353.712,87 e as despesas estimadas em R$ 525.000.000,00 e realizado R$ 332.796.658,56.

Câmara de Vereadores de Juazeiro e Petrolina se juntam para mobilização em favor do São Francisco

Vereadores de Petrolina e Juazeiro em reunião para discutir ações em prol da revitalização do Rio São Francisco. (Foto: ASCOM)

Nesta terça-feira (26), vereadores das Câmaras Municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) se reuniram para discutir ações em prol da revitalização do Rio São Francisco. Ficou decidido que será realizada uma ação conjunta das duas casas legislativas no dia 04 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, e uma audiência pública neste mesmo mês com data a definir.

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri, ressaltou o motivo do encontro. “Viemos aqui na Câmara de Petrolina conversar com os vereadores, com o presidente da casa, para unir o Poder Legislativo de Juazeiro e Petrolina na defesa do Rio São Francisco. Estamos vendo que o rio está se degradando, se acabando. Temos de nos unir para que o rio não se acabe”, destacou.

Tanuri finalizou dizendo que serão realizadas outras audiências públicas em parceria. “Além desse debate, que viemos propor, vamos fazer não só essa audiência pública, mas várias outras buscando benefícios para as duas cidades.  Um município mantém o outro, precisamos fazer com que essa união prevaleça para o desenvolvimento tanto de Juazeiro quanto de Petrolina”, disse Tanuri.

Audiência Pública

A Audiência Pública vai acontecer no local simbólico, na Ilha do Fogo, no galpão da Franave. É muito importante que a gente faça um ato grande e o povo de Juazeiro e Petrolina, na verdade os ribeirinhos que usam o Rio São Francisco, participem e unidos possamos vencer essa batalha.

Estiveram presentes os vereadores de Juazeiro, o presidente, Alex Tanuri (PSL), os vereadores Hélio Coelho (PCdoB), Agnaldo Meira (PCdoB), Gleidson Medrado (PSD) e Amadeus (PSD) e os vereadores de Petrolina, o presidente, Osório Siqueira (PSB), e os demais parlamentares, Gaturiano Cigano (PRP), Gilmar Santos (PT), Paulo Valgueiro (PMDB), Aerolande Cruz (PSB), Rui Vanderlei (PSC), Edilsão do Transito (PRTB) e Rodrigo Araújo (PSC).

Deputado Rodrigo Novaes pede intervenção do Exército Brasilerio nas fronteiras do país

Rodrigo quando esteve em Petrolina para participar de Audiência Pública na Câmara Municipal. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante o seu pronunciamento na última terça-feira (26), o deputado Rodrigo Novaes (PSD) destacou o pedido feito ao Ministro da Defesa, Raul Jungmann, para que sejam deslocados mais de 200 mil homens do Exército Brasileiro às fronteiras do território nacional, sem prejudicar a estratégia de segurança e soberania. “Precisamos evitar que armas e drogas continuem a entrar livremente no país”, ressaltou o parlamentar no plenário Eduardo Campos.

Para o vice-líder do governo é o tráfico quem coloca dinheiro no crime, formando um poder paralelo organizado e perigoso, capaz de subornar autoridades e alimentar grupos de extermínio. “É necessária uma verdadeira operação de guerra. Os estados não conseguirão vencer essa batalha sozinhos. E 70% dos crimes tem relação com as drogas”, afirmou Novaes.

Prefeitos de Agrestina e Joaquim Nabuco também conversam com Fernando Bezerra em Brasília

No início da noite desta terça-feira (26) o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) recebeu mais dois prefeitos pernambucanos, ambos da região Agreste. Foram ao gabinete em Brasília Thiago Nunes (PMDB), prefeito de Agrestina, e Neto Barreto (PTB), de Joaquim Nabuco.

Na última semana o senador conversou com os dois no Estado, colocando o mandato à disposição para colaborar com emendas destinadas a projetos de infraestrutura. Na ocasião eles relataram ao senador as dificuldades em obter recursos e pediram a ajuda do parlamentar para o atendimento das demandas. O senador registrou os pedidos e informou que irá atuar junto ao Governo Federal, para assegurar as obras.

No começo da tarde o senador já havia recebido outros quatro chefes municipais do poder executivo: de Salgadinho, José Soares (PMDB), também conhecido como “Zé de Veva”; de Orobó, Cléber Chaparral (PSD); de Bodocó, Tulio Alves (DEM); e de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD).

PDT assume Secretaria de Agricultura do Estado

O martelo foi batido após longo período de conversas e a posse está marcada para a quinta-feira (28), quando o PDT passará a comandar a Secretaria de Agricultura do Estado, hoje na cota do PSB. Já houve, inclusive, reunião de transição na pasta.

No início de agosto, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi chegou a registrar que a “intenção” dos pedetistas, para 2018, era lançar José Queiroz candidato a governador. Em 2014, Queiroz chegou a perder o comando do PDT-PE, ao decidir se manter na aliança com Paulo Câmara, enquanto Lupi interviu no diretório estadual e levou o partido para uma composição com Armando Monteiro Neto.

Herdeiro político de José Queiroz e atual presidente do PDT-PE, Wolney Queiroz chegou a fazer campanha para deputado federal sem acesso ao tempo de TV. De lá para cá, o desconforto vinha crescente com a ausência de acenos da gestão Paulo Câmara. Agora, a construção coloca o PDT no primeiro escalão, mas o movimento chega em cima da hora, quando falta um ano só para a eleição. A despeito do imbróglio que dividiu o partido em 2014, pedetistas costumam lembrar que Paulo teve mais de 70% dos votos em Caruaru.

Ao cogitar lançar Queiroz para governador, Lupi ponderou que uma eventual aliança nacional poderia também levar o ex-prefeito a disputar o Senado. E projetou: “Se a aliança com o PSB não acontece, podemos nos aliar ao PCdoB e ao PTB e ter o apoio deles. Agora, o José Queiroz vai ser candidato na majoritária, como governador ou senador”. A ida do PDT para Agricultura obedece essa lógica, embora não seja possível cravar uma candidatura majoritária de Queiroz com um ano de antecedência. Até então, a Secretaria de Agricultura era comandada por Nilton Mota, que é deputado estadual licenciado.

Com informações da colunista da Folha de Pernambuco, Renata Bezerra de Melo.

Em carta ao PT, Palocci destaca o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política

Palocci depõe para o juiz Sérgio Moro. (Foto: Reprodução)

Preso há quase um ano, o ex-ministro Antonio Palocci oficializou nesta terça-feira sua desfiliação do PT. Palocci enviou uma carta à direção nacional do partido com duras críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem acusa de ter sucumbido “ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo”. O petista, no entanto, disse que pede a desfiliação sem “ressentimento ou rancores”.

“Sei dos erros e ilegalidades que cometi e assumo minhas responsabilidades. Mas não posso deixar de destacar o choque de ter visto Lula sucumbir ao pior da política no melhor dos momentos de seu governo”, afirmou Palocci. O ex-ministro disse que Lula “dissociou-se definitivamente do menino retirante para navegar no terreno pantanoso do sucesso sem crítica, do ‘tudo pode’, do poder sem limites, onde a corrupção os desvios, as disfunções que se acumulam são apenas detalhes, notas de rodapé no cenário entorpecido dos petrodólares que pagarão a tudo e a todos”.

Nas quatro páginas da carta encaminhada à presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (SC), o ex-ministro reiterou que o conteúdo de seu depoimento prestado no dia 6 ao juiz federal Sergio Moro é verdadeiro. Disse que as acusações de irregularidades na compra do prédio do Instituto Lula, de doações da Odebrecht ao PT, ao instituto e a Lula, entre outros atos ilícitos apontados, “são fatos absolutamente verdadeiros”. “São situações que presenciei, acompanhei ou coordenei normalmente junto ou a pedido do ex-presidente Lula”, escreveu. “Tenho certeza de que cedo ou tarde o próprio Lula irá confirmar tudo isso, como chegou a fazer no mensalão”.

“Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ‘homem mais honesto do país’ enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do instituto são atribuídos a dona Marisa?”, disse, em referência à mulher de Lula, Marisa Letícia, que morreu no início do ano.

Na sexta-feira, o Diretório Nacional do PT decidiu suspender Palocci por 60 dias, depois do pedido de expulsão contra o ex-ministro apresentado pelo diretório de Ribeirão Preto (SP). O partido alega que ele quebrou a ética partidária com o depoimento prestado ao juiz Sergio Moro, no âmbito da Operação Lava-Jato, contra Lula. Ao magistrado, Palocci acusou o ex-presidente de práticas ilícitas e disse que Lula supostamente teria feito um “pacto de sangue” com a Odebrecht para receber propina.

Na carta, o ex-ministro diz estranhar a decisão do partido e afirma que estava se preparando para prestar esclarecimentos sobre a condenação sofrida no âmbito da Operação Lava-Jato, em decisão do juiz Moro.

Além dos ataques a Lula, o ex-ministro critica a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli. “Um dia, Dilma e Gabrielli dirão a perplexidade que tomou conta de nós após a fatídica reunião na biblioteca do Alvorada, onde Lula encomendou as sondas e as propinas no mesmo tom, sem cerimônias, na cena mais chocante que presenciei do desmonte moral da mais expressiva liderança popular que o país construiu em toda nossa história”, afirmou no documento.

Palocci disse ter decidido colaborar com a Justiça “por acreditar que é o caminho mais correto a seguir”. O ex-ministro afirmou que há pouco mais de um ano conversou com Lula e o então presidente do PT, Rui Falcão, sobre a proposta de o ex-tesoureiro do partido João Vaccari, também preso, “buscasse um processo de leniência na Lava-Jato”.

De olho nas eleições, Ciro Gomes afirma que revogará reformas do governo Temer

Ciro procurou manter certa distância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Arquivo)

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, declarou nesta terça-feira (26) que pretende revogar todas as reformas aprovadas no governo de Michel Temer, caso seja eleito em 2018. Ciro participou de uma sessão de perguntas e respostas enviadas por usuários do Twitter.

O pedetista reafirmou que pretende, se chegar ao Planalto, expropriar os campos de petróleo vendidos à empresas estrangeiras no governo Temer “com as devidas indenizações”. Para Ciro, a estatal é uma das ferramentas para a saída da atual crise econômica e precisa ser “reforçada, capitalizada”.

“Portanto, quem quiser comprar agora, fique sabendo que, se este que vos fala for à presidência da República, todos os campos serão devolvidos ao controle do povo brasileiro”, afirmou.

Sobre a atual divisão do campo progressista da política brasileira, o pré-candidato disse ser necessário construir um projeto nacional que consiga unir a esquerda e o centro, mas que não pode ser feito nos mesmos moldes do anterior. “Se for para aplicar, sob jugo do PT, uma aliança com Renan Calheiros, Eunício Oliveira, Eduardo Cunha e Michel Temer, isso é o que deu no que deu aí. Portanto, eu estou fora”, declarou.

Ciro também procurou manter certa distância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de “Figura extraordinária, que fez muito bem a muitos brasileiros”, mas ao mesmo tempo alguém que “por vaidade, descontrole, falta de gente que dissesse a ele que não fizesse, fez muita bobagem”.

Com informações do Estadão

Em área ocupada, Adalberto Cavalcanti participa de comemoração e reafirma compromisso com famílias do Pontal

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti (Avante), esteve neste domingo (24), participando de um almoço festivo com famílias acampadas na ocupação Democracia no projeto Pontal, zona irrigada de Petrolina.

O evento marcou as comemorações dos trabalhadores que conseguiram com apoio jurídico, suspender a ação de despejo que havia sido impetrada pela Codevasf de Petrolina para a retirada deles da área. No encontro, o deputado reafirmou seu compromisso com os trabalhadores na luta pela conquista definitiva da área.

“Fomos comemorar em um almoço preparado com os alimentos que esses amigos trabalhadores da agricultura familiar plantam. Essa vitória nos obtivemos juntos que foi a suspensão da ação de despejo impetrada pela Codevasf. Agora vamos continuar trabalhando para que essas 900 famílias conquistem de uma vez por todas suas terras irrigadas”, afirmou Adalberto.

O parlamentar contou que esteve na última semana com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, buscando mais uma vez, solução para assentar as famílias do Pontal.

“Me comprometi na presença das famílias, do coordenador regional do MST, Florisvaldo Araújo, que permaneceremos firmes na busca de uma solução para esses trabalhadores”, reforçou o deputado Adalberto Cavalcanti.

Enquete revela a falta de esperança dos eleitores diante do quadro político do Brasil

(Foto: Ilustração)

Entre os dias 04/08 e 25/09, questionamos os nossos leitores sobre o cenário político brasileiro e quais seriam os critérios de votação em 2018.  O resultado da pesquisa revelou a falta de esperança dos eleitores na política.

Com 34%, a opção “Vou votar mais consciente. Vou me informar sobre cada político”, aponta que o público está mais alerta diante das ações de cada político e que isso deve ser levado em consideração na hora de votar. Em segundo lugar, com 31%, aparece a opção “Não vou votar. Não confio mais nos políticos”, a aversão por partidos e políticos tem se tornado comum no Brasil, principalmente pelo cenário de corrupção e denúncias, que ganham destaque nos principais meios de comunicação.

Enquete: Blog Waldiney Passos. (Foto: Divulgação)

Na sequência, a opção “Vou votar branco ou nulo até que apareçam bons candidatos”, ganhou 24% dos votos. De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) existe uma grande diferença entre as duas opções.

“O voto nulo era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou contra a classe política em geral. Neste caso, o eleitor bastava escrever um número que não existia. Hoje, após a invenção da urna eletrônica, o voto nulo ainda existe. Para efetuá-lo é preciso digitar um número de candidato inexistente, por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

Hoje, conforme a Constituição Federal de 1988 e a Lei das Eleições, apenas são contabilizados como votos válidos os votos nominais e os de legenda, excluindo-se os brancos e os nulos”, diz a publicação.

Em último lugar, com 11%, aparece a opção “Vou votar no menos pior”.

Nova enquete: “Qual a sua opinião sobre a legalização da Maconha?”

A legalização da maconha no Brasil é um tema em constante debate, pensando nisso, iniciamos nesta segunda-feira (25) uma nova enquete sobre o tema. Legalizar o comércio da maconha seria uma forma de enfrentar os traficantes?

No Uruguai a legalização já é uma realidade. O país se tornou o primeiro país a legalizar e a regulamentar a produção, a venda e o consumo da maconha.

Paulo Câmara reduz jornada dos servidores com dependente deficiente

A ação vai garantir o benefício sem prejuízo de seus vencimentos, direitos e vantagens.
(Foto: Aluísio Moreira/ Governo do Estado)

Durante a manhã de hoje (26) o governador Paulo Câmara (PSB) assinou, no Palácio do Campo das Princesas, ato que estabelece a concessão de horário diferenciado na jornada do trabalho dos servidores públicos do Estado que são pais, responsáveis por tutela ou guarda judicial de dependentes com algum tipo de deficiência e que necessitem de assistência direta e diferenciada.

Com a novidade, o horário reduzido poderá ser concedido sob a forma de jornada reduzida em dias consecutivos ou intercalados ou ainda através de ausência ao trabalho em dia específico por semana, conforme a necessidade ou programa de atendimento da pessoa com deficiência, desde que seja cumprida a jornada de trabalho mínima de quatro horas diárias ou 20 horas semanais.

De acordo com o governador, a lei será publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (27) e a partir disso, serão feitas as regulamentações, no qual entrará em vigor de forma imediata.

Com informações do Magno

Segunda denúncia contra presidente Temer é lida no plenário da Câmara

No inquérito, Temer é acusado de tentar obstruir a justiça e liderar organização criminosa. (Foto: Arquivo)

A segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer pelos crimes de obstrução de justiça e organização criminosa é lida no plenário da Câmara dos Deputados. A leitura está sendo feita pela segunda secretária da Mesa Diretora, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), em sessão extraordinária.

A solicitação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que os deputados analisem se autorizam o prosseguimento da acusação na Justiça chegou à Câmara na última quinta-feira (21). O processo, entretanto, só pôde ser lido hoje, porque tanto na sexta quanto ontem (25) o quórum mínimo de 51 deputados para abrir uma sessão não foi alcançado.

LEIA MAIS

Vereadores fazem um minuto de silêncio em homenagem ao prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Petrolina, os vereadores presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao prefeito de Dormentes (PE), Geomarco Coelho, que faleceu na última quinta-feira (21), após procedimento cirúrgico em Recife, capital pernambucana.

O vereador Rodrigo Araújo foi quem fez o pedido da homenagem. “Queria pedir um minuto de silêncio da Casa Plínio Amorim em homenagem ao nosso ex-vereador Geomarco Coelho pelo grande trabalho prestado tanto em Petrolina, quanto em Dormentes.

“Pode sair Gabriel que Alvorlande está pronto para retornar à Câmara”, afirma Osinaldo

Vereador Osinaldo Souza critica postura do colega Gabriel Menezes

A campanha liderada pelo vereador Gabriel Menezes contra a reeleição de políticos foi bastante criticada por alguns vereadores na sessão desta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Petrolina.

No exercício do segundo mandato o edil Osinaldo Souza chegou a insinuar que se o colega não estivesse satisfeito que desistisse do mandato para dar lugar ao suplente Alvorlande Cruz. “Eu acho que quando você já não tem vontade, quando você já não tem empolgação em uma coisa, você desiste, você entrega, seja isso em um emprego que você está, em um relacionamento, ou seja, tem ocasiões que tem que desistir, então eu acho que Alvorlande está com muita vontade de assumir este mandato. Se o vereador Gabriel Menezes não tem interesse eu acredito que ninguém mais que Alvorlande tem interesse de retornar a câmara e retornar com todo gás para servir Petrolina”, disse.

Mesmo reconhecendo a legitimidade do mandato de Gabriel que foi eleito pelo povo, Osinaldo informou ter conversado co Alvorlande que teria reiterado a disposição em assumir o mandato na Câmara. “Eu conversei com o suplente alvorlande e ele disse que se tiver a chance de assumir esse mandato pode sair Gabriel que ele vem com todo gás para servir a Petrolina’, assegurou.

STF julga nesta terça-feira pedido de prisão de Aécio Neves

Aécio Neves foi acusado no dia 2 de junho pelo suposto recebimento de R$ 2 milhões em propina da JBS. (Foto: Internet)

Um recurso da Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo a prisão preventiva do senador Aécio Neves (PSDB-MG), no caso do pagamento de R$ 2 milhões pela J&F a pessoas ligadas ao tucano, deverá ser analisado nesta terça-feira (26) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Este é, ao todo, o terceiro pedido de prisão contra Aécio Neves feito pela PGR ainda sob a gestão de Rodrigo Janot, encerrada no dia 17. A primeira discussão, no entanto, será sobre um pedido da defesa, que quer levar o julgamento ao plenário, alegando que pedido de prisão contra senador é uma questão “da mais alta relevância e gravidade”.

A última manifestação da PGR é a favor da análise na Primeira Turma, conforme o entendimento inicial do ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso. Se esta preliminar da defesa for rejeitada, começará o julgamento do pedido da PGR.

Guarda Municipal prende dupla por suspeita de tráfico de drogas em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Era pra ser um chamado para averiguar uma denúncia anônima de perturbação do sossego por causa de som alto no Residencial Vivendas, zona norte de Petrolina, só que no meio do caminho a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal (GCM) flagrou, neste domingo (24), dois homens em uma moto em atitude suspeita enquanto passava pela Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio na região central da cidade.

Após abordagem, o garupa tentou se desfazer de uma trouxa com pó branco e por isso os dois, identificados como Anísio Belarmino da Silva Neto, 19 anos, e Vagne Gomes de Almeida Pires, 29 anos, foram presos em flagrante por suspeita de tráfico de drogas, já que com eles foram encontrados 21g de cocaína.

Como não possuíam nenhum documento de identificação nem carteira de habilitação, uma equipe da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) foi acionada. Em seguida, a dupla foi levada para a delegacia de Polícia Civil do Ouro Preto para a tomada das providências cabíveis pela autoridade policial de plantão.