Senado abre sessão para analisar decisão do STF sobre Aécio

Eunício convocou a sessão após ser notificado por um oficial de justiça da Corte. (Foto: Internet)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), abriu há pouco sessão deliberativa extraordinária convocada para analisar o requerimento de alguns senadores que pedem a revisão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o senador Aécio Neves de seu mandato e determinar seu recolhimento noturno.

Antes da reunião, o senador se reuniu em seu gabinete com lideranças das bancadas, entre eles o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Alguns líderes apresentaram requerimento de urgência em que solicitam a Eunício que adote as providências necessárias e permita que os membros do plenário votem sobre as penas impostas a Aécio pelo Supremo. O líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), um dos signatários do requerimento, pediu que a solicitação seja colocada em votação na próxima semana.

Eunício sugeriu que o plenário vote hoje (28) pelo menos o requerimento e deixem o teor da matéria para deliberação na próxima semana.

Fonte Agência Brasil

Vereadores da oposição criticam término precoce da sessão da Câmara de Municipal de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Diferente do que acontece todas as terças e quintas, a sessão ordinária desta quinta-feira (28) terminou mais cedo, por volta das 10h40. A ação do presidente da Casa em exercício, Major Enfermeiro (PMDB), foi alvo de críticas da bancada de oposição.

Segundo os vereadores, o encerramento da sessão aconteceu devido ao debate que seria promovido sobre a reforma do Código Tributário Municipal.

Com o prazo limite para apreciação da reforma previsto para a próxima segunda-feira (2), a sessão da terça-feira (3) foi adiantada para a segunda, quando os parlamentares deverão debater sobre as mudanças no código.

Pernambuco de Verdade chega a Petrolina

Deputados da oposição concederam entrevista a Rádio Jornal para falar sobre os objetivos da ação

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco desembarcou ontem a noite em Petrolina com o ‘Pernambuco de Verdade’. O programa de visitas às microrregiões do Estado, iniciado em 2015, visa revelar a realidade enfrentada pela população pernambucana, como contraponto à propaganda oficial do Governo do Estado.

Esta é a sétima edição do programa, que já passou pelo Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Agreste Central e Zona da Mata Norte. A programação dos parlamentares incluirá a visita a obras, equipamentos públicos e, ao final do dia, a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Petrolina para discutir os principais problemas da região com a população, lideranças sindicais, estudantis, empresários e representantes de movimentos populares.

Este ano, o Pernambuco de Verdade já percorreu cerca de cinco mil quilômetros, abrangendo mais de 60 cidades do Estado. Até o fim do ano, o programa deve visitar ainda a Zona da Mata Sul e a Região Metropolitana do Recife e, ao final de toda a programação, será apresentado um relatório com os principais problemas enfrentados pelo povo pernambucano.

Em entrevista a Rádio Jornal os deputados criticaram a falta de investimentos em segurança pública, saneamento e infraestrutura das estradas que cortam o Sertão.

Deputado Adalberto Cavalcanti reforça pleito pela permanência da Hemobrás em Pernambuco

O deputado Adalberto Cavalcanti participou ontem de uma reunião da bancada de Pernambuco, ocorrida na Presidência da República com as presenças do Presidente Michel Temer e do Ministro de Estado da Saúde Ricardo Barros e demais Ministros Pernambucanos com o objetivo de viabilizar a permanência da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – HEMOBRÁS, estatal vinculada ao Ministério da Saúde, que trabalha para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biofármacos, ampliando o acesso da população a medicamentos essenciais a vida de milhares de pessoas com hemofilia, além de pacientes de imunodeficiências, genética, cirrose, câncer, aids, queimaduras, entre outras doenças.

Adalberto apelou ao Presidente Michel Temer para permanência da empresa em Pernambuco, haja vista que havia uma possível mudança da fábrica, que hoje é instalada em Goiana-PE, localizada na Mata Norte de Pernambuco, para o Estado do Paraná, de acordo com as intenções do Ministro da Saúde, Ricardo Barros. No entanto, ficou decidido pelo Presidente Temer, acordado com Ministro Ricardo Barros a permanência da Empresa Hemobrás em Pernambuco, colocando de vez um ponto final nessa questão.

“Essa foi mais uma luta vencida por nós e pelo bancada visando sempre o crescimento e desenvolvimento econômico de Pernambuco”, ressaltou Adalberto.

Paulo Câmara dá posse a novos secretários nesta quinta-feira

O governador Paulo Câmara empossará, nesta quinta-feira (28/09), às 14h30, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, novos secretários estaduais: Nilton Mota, que deixa a Agricultura e Reforma Agrária e assume a Casa Civil; José Neto, que sai da Chefia da Assessoria Especial e assume a Secretaria Executiva da Casa Civil; Antônio Figueira, que deixa a Casa Civil e assume a chefia da Assessoria Especial; e Wellington Batista, que entra no Governo para comandar a Agricultura e Reforma Agrária.

PT: Aécio merece o desprezo do povo brasileiro, mas não pode ser afastado

A Executiva Nacional do PT se posicionou, em nota, contra a decisão desta terça-feira 26 do Supremo Tribunal Federal pelo afastamento de Aécio Neves das atividades parlamentares.

Em discurso no plenário, o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que não faz defesa de tucano, a quem acusa de ser algoz do governo Dilma, mas lembrou que a Constituição não prevê afastamento sem flagrante ou ocorrência de crime hediondo.

“Volto a repetir que tenho muito respeito pelo Supremo Tribunal Federal, por todo o Judiciário, pelo Ministério Público, mas eles também erram”, ressaltou.

Os senadores petistas e a Executiva Nacional do partido se reuniram por videoconferência nesta quarta-feira 27 para tomarem uma decisão conjunta sobre o tema.

Confira a íntegra da nota:

Aécio Neves é um dos maiores responsáveis pela crise política e econômica do país e pela desestabilização da democracia brasileira.

Derrotado nas urnas, insurgiu-se contra a soberania popular e liderou o PSDB e as forças mais reacionárias da política e da mídia numa campanha de ódio e mentiras, que levou ao golpe do impeachment e à instalação de uma quadrilha no governo.

Para consumar seus objetivos políticos, rasgaram a Constituição e estimularam a ação político-partidária ilegal de setores do Judiciário e do Ministério Público.

Aplaudiram todas as arbitrariedades cometidas contra lideranças do PT e dos setores populares, as violações ao devido processo legal e ao estado de direito democrático.

Compactuaram com o processo de judicialização da política, que visou essencialmente a fragilizar os poderes eleitos pelo povo.

As repetidas violações ao direito criaram um monstro institucional que tem como cérebro a mídia, comandada pela Rede Globo, e tem como braços os setores do MP e do Judiciário que muitas vezes acusam, punem ou perdoam por critérios políticos.

Aécio Neves defronta-se hoje com o monstro que ajudou a criar.

Não tem autoridade moral para colocar-se na posição de vítima.

Vítimas são as brasileiras e brasileiros que sofrem com o desemprego, a recessão, o fim dos programas sociais e a volta fome ao país, sob o governo de que Aécio Neves é fundador e cúmplice.

Por seu comportamento hipócrita, por seu falso moralismo, Aécio Neves merece e recebe o desprezo do povo brasileiro.

Ele terá de responder um dia, perante a Justiça, pelos gravíssimos indícios de corrupção que o cercam. Terá de ser julgado com base em provas, dentro do devido processo penal.

Mas a resposta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal a este anseio de Justiça foi uma condenação esdrúxula, sem previsão constitucional, que não pode ser aceita por um poder soberano como é o Senado Federal.

Não existe a figura do afastamento do mandato por determinação judicial. A decisão de ontem é mais um sintoma da hipertrofia do Judiciário, que vem se estabelecendo como um poder acima dos demais e, em alguns casos, até mesmo acima da Constituição.

O Senado Federal precisa repelir essa violação de sua autonomia, sob pena de fragilizar ainda mais as instituições oriundas do voto popular.

E precisa também levar Aécio Neves ao Conselho de Ética, por ter desonrado o mandato e a instituição.

Não temos nenhuma razão para defender Aécio Neves, mas temos todos os motivos para defender a democracia e a Constituição.

Brasília, 27 de setembro de 2017

Temer deve apresentar defesa na próxima semana

A ideia é que a peça seja apresentada na semana que vem. (Foto: Internet)

Com a notificação entregue nesta quarta-feira (27) ao presidente Michel Temer (PMDB) a defesa já inicia a articulação com o advogado Eduardo Carnelós, que vai rebater, ponto a ponto, as acusações.

Carnelós foi levado pelo subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, que terá, segundo auxiliares, papel de aconselhamento informal como advogado no processo. A conversa teve como objetivo discutir a estratégia da defesa que vai rebater, as acusações da segunda denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. A ideia é que a peça seja apresentada na semana que vem.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Com investimento de R$ 250 mil, novos equipamentos são entregues no Restaurante Popular

O custo da refeição no período da manhã, é de R$ 1,50 enquanto à noite R$ 0,50. (Foto: Divulgação)

O prefeito Miguel Coelho (PSB) entregou na manhã de hoje (27) novos equipamentos para o Restaurante Popular de Petrolina. Foram investidos R$ 250 mil para a compra de utensílios e máquinas para a cozinha da unidade alimentar.

Entre os novos utensílios adquiridos pela Prefeitura estão fogão industrial, geladeira, máquina para sucos, liquidificador industrial, bebedouro, descascador de legumes e climatizador industrial. Os equipamentos já começam a ser instalados nesta semana.

“A Prefeitura já oferece um serviço de excelência à população diariamente. Agora, com esses novos equipamentos, vamos elevar ainda mais a qualidade, o tempero e a higiene dos pratos oferecidos no restaurante”, ressaltou o prefeito.

O Restaurante Popular funciona na Rua Januário Alves, área central de Petrolina. No equipamento público são oferecidas refeições, de segunda à sexta, em dois horários: das 11h às 13h30 e das 16h às 17h30. No período da manhã, é cobrada uma tarifa módica de R$ 1,50 enquanto à noite apenas R$ 0,50.

Michel Temer é notificado de nova denúncia da Procuradoria Geral da República

Por se tratar do presidente da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) somente analisará a acusação do Ministério Público se a Câmara autorizar, com o voto de, ao menos, 342 dos 513 deputados. (Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (27) o primeiro-secretário da Câmara, Giacobo (PR), levou ao Palácio do Planalto a notificação para o presidente Michel Temer (PMDB) sobre a nova denúncia da Procuradoria Geral da República, pelos crimes de organização criminosa e obstrução à Justiça.

A notificação foi entregue após a denúncia ser lida no plenário da Câmara. O procedimento é necessário para que o processo tenha andamento na Casa. A notificação não foi entregue pessoalmente ao presidente da República. O responsável pelo recebimento foi o subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil Gustavo do Vale Rocha.

Por se tratar do presidente da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) somente analisará a acusação do Ministério Público se a Câmara autorizar, com o voto de, ao menos, 342 dos 513 deputados.

Na mesma peça em que o presidente da República é acusado, também são denunciados os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, e da Casa Civil, Eliseu Padilha. A notificação de cada um foi feita separadamente.

Com informações do G1

STF conclui votação e aprova ensino religioso em escolas públicas

A PGR contestava a possibilidade de “catequese” ou “proselitismo” nas aulas. (Foto: Ilustração)

A votação, que foi retomada nesta quarta-feira (27), entrou na pauta do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu permitir que professores de ensino religioso em escolas públicas, promovam suas crenças em sala de aula.

A favor do modelo “não confessional” estão, Luís Roberto Barroso, e os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. Eles defendem que o ensino religioso se limite à exposição das doutrinas, história, práticas e dimensão social das diferentes crenças, do ateísmo e do agnosticismo.

A ação em julgamento, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), propõe que as aulas se limitem à exposição das doutrinas, história, práticas e dimensões sociais das diferentes crenças, assim como do ateísmo e do agnosticismo – o chamado modelo “não-confessional”.

Com informações do G1

Aero Cruz critica campanha “Não Reeleja Ninguém” e busca reeleição em 2020

“O povo é quem vai julgar”, afirma Aero Cruz. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante sessão desta terça-feira (26) o vereador Aero Cruz (PSB) criticou a campanha polemica do vereador Gabriel Menezes (PSL) “Não Reeleja Ninguém”.

Aero falou sobre sua trajetória política e sua ligação com o Senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) ao criticar a campanha do vereador Gabriel Menezes. Para o parlamentar, a vaga de vereador é um sonho e discorda da campanha contra reeleição.

“Ele coloca uma campanha para que ninguém reeleja um vereador, um prefeito, ou um deputado. Nessa parte, eu quero dizer que não concordo com o colega vereador. Nós devemos banir os corruptos, os que nada fazem, mas devemos ter o reconhecimento com aqueles que fazem” argumentou Aero.

Para o vereador a reeleição acontece quando a população reconhece o trabalho do político e que seria uma forma de dar continuidade ao trabalho feito ao longo do mandato. “Aqui nós temos vários prefeitos, vários deputados e senador com vários mandatos e sabe porque eles têm esses mandatos?  Porque o povo aprovou o trabalho. Então é preciso ter esse reconhecimento”, afirma.

Para finalizar o vereador lançou a sua pré-candidatura as eleições de 2020, “O povo é quem vai julgar”, finalizou.

Fernando Filho pode ser vice de Armando Monteiro nas eleições de 2018

Nos bastidores, já se diz que Fernando Bezerra, indicaria o seu filho, Fernando Coelho Filho, para vice de Armando. (Foto: Arquivo)

Com destaque no grupo de oposição do governador Paulo Câmara (PSB), o senador Armando Monteiro Neto (PTB) aparece como uma opção para a disputa pelo o Governo de Pernambuco, em 2018. Para vice de Armando, o nome indicado seria o do ministro Fernando Filho.

Segundo informações, mesmo com a decisão do PMDB de ter candidato próprio, o mais provável é que o partido componha a chapa majoritária do conjunto oposicionista indicando o candidato a vice-governador. Nos bastidores, já se diz que o senador Fernando Bezerra, que deve assumir as rédeas do PMDB, indicaria o seu filho, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para vice de Armando.

Com informações do blog do Magno

Moradores comemoram a iluminação da feira do Residencial Vivendas, em Petrolina

(Foto: Divulgação)

A Cooperativa MCV (Moradores Comerciantes do Vivendas) junto a AMVIP (Associação de Moradores do Residência Vivendas de Petrolina), entraram em contato com o Blog, nesta quarta-feira (27) para agradecer a iluminação pública da feira da comunidade.

Segundo informações das lideranças, a iluminação foi solicitada no dia 19/09, durante uma reunião com o prefeito Miguel Coelho. Durante o encontro, foi estipulado um prazo de dez dias para execução do serviço.

“Pedimos ao prefeito Miguel, que a feira fosse iluminada com urgência, pois a mesma estaria virando um ponto de droga e prostituições durante as madrugadas. De imediato ele enviou um e-mail fazendo essa solicitação, e nos deu um prazo de 10 dias para que fôssemos atendidos com esse pedido”, informou.

O grupo divulgou o agradecimento afirmando que o serviço foi iniciado antes do prazo estipulado. “Hoje com apenas oito dias, só temos que agradecer ao prefeito, por tamanha atenção com a nossa comunidade, somos todos muito gratos, pois esse era mais um objetivo a ser alcançado e o senhor realizou esse nosso sonho”, conclui a nota.

Parceria entre INSS e prefeitura reduz tempo de espera e amplia serviços da Casa Bolsa, em Petrolina

Gerente executivo do INSS Petrolina, Thalys Eliel Gomes e o prefeito Miguel Coelho. (Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje (27) o prefeito Miguel Coelho assinou termo de cooperação técnica ampliando os serviços disponíveis na Casa Bolsa. A iniciativa promete reduzir o tempo de espera dos beneficiários.

“A Casa Bolsa é um projeto pioneiro que deu muito certo, já batemos a meta de mais de 30 mil atendimentos e essa parceria com o INSS vai melhorar ainda mais os serviços. Atualmente, os cidadãos precisam esperar cerca de 40 dias por um atendimento no INSS, mas essa parceria vai reduzir todo este tempo de espera e estas viagens que geram custos e desgaste ao petrolinense que em breve poderá resolver as pendências de uma só vez”, ressaltou Miguel Coelho.

Através da parceria com o INSS, a prefeitura implanta um novo modelo de atendimento na cidade reduzindo o tempo de espera das pessoas que desejam solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC).  Para dar entrada no BPC, os cidadãos precisam ir até a Casa Bolsa ou CRAS, atualizar seu Cadastro Único (Cadúnico) e só depois solicitar o benefício junto ao INSS, mas em breve, essa dupla viagem será extinta já que o BPC poderá ser solicitado diretamente na Casa Bolsa.

“Através desta parceria com a prefeitura, as pessoas terão menos deslocamento, menos trabalho, além disso, também vamos facilitar o acesso dos petrolinenses aos benefícios, poder reconhecer mais direitos e isso se remete de forma positiva para todo o município porque movimenta a economia local”, explicou o gerente executivo do INSS Petrolina, Thalys Eliel Gomes.

DEM corteja filiação de Luciano Huck e a viabilidade de uma candidatura à Presidência em 2018

Na quinta-feira passada, após o encontro com Huck, a direção do DEM esteve na casa do prefeito de São Paulo para um jantar a convite de Doria. (Foto: Reprodução)

Lideranças da cúpula do DEM se reuniram com o apresentador Luciano Huck para discutir a possível filiação do global de olho nas eleições de 2018. Entretanto, o apresentador confirmou que participou da reunião, mas negou que tenha discutido sua entrada no partido.

O DEM deverá anunciar em meados do próximo mês a refundação da sigla, com a troca de nome (Mude, Centro ou Centro Democrático são as alternativas) e a apresentação de um novo manifesto. Nesse processo, o partido está em busca de um elenco novo de candidatos para 2018, entre eles, uma candidatura própria para a eleição presidencial. Para disputar uma vaga de deputado federal, um dos novos filiados será Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL).

Há quem avalie no DEM que Huck pode vir a ser um “excelente” candidato a vice, caso o partido não tenha candidato próprio. “Mas primeiro precisa convencer o Huck a ser vice”, brincou um dirigente democrata.

Huck confirmou ao GLOBO a reunião com o DEM na semana passada no Rio, mas negou que tenha tratado de filiação com a sigla. “O Luciano segue conversando com todos que queiram trocar ideias de como podem influenciar positivamente o debate eleitoral do ano que vem. Mas, não está filiado e nem discutiu o assunto com ninguém nas últimas semanas”, informou a assessoria de imprensa do apresentador.

Até o momento, não há nada fechado, sobre a filiação de Huck. O prazo de filiações para candidatos no próximo pleito termina em abril.

Com informações da Época