Nova etapa da revitalização busca o reflorestamento na orla de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (2) foi iniciada a etapa de reflorestamento do projeto “Orla Nossa”, em Petrolina. Nesta etapa, o trabalho vai revitalizar a mata ciliar em um trecho de 12 hectares na faixa de areia ao longo do rio.

O prefeito Miguel Coelho acompanhou o início das ações do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) na orla fluvial do São Francisco. A iniciativa integra o projeto socioambiental Orla Nossa, que vem restaurando desde março o maior patrimônio natural da cidade, o Rio São Francisco.

Na primeira etapa do PRAD, será feita a retirada de lixo e de algarobas – vegetação inadequada para a beira do rio que se alastrou nos últimos anos pela orla e impede o surgimento de plantas nativas. Depois da limpeza, será feita a recuperação do solo que foi afetado por anos com derrame de esgoto de prédios condominiais e a expansão de algarobas.

Em seguida, serão plantadas seis mil mudas de espécies vegetais nativas com características da mata ciliar do Rio São Francisco, a exemplo da ingazeira e do juazeiro. O processo de reflorestamento da orla deve levar seis meses. Após a conclusão do plantio, pelos próximos três anos, será executado o monitoramento permanente da área reflorestada para impedir novos casos de derrame de esgoto e a aceleração do processo de revitalização da vegetação às margens do “Velho Chico”.

“Essa é uma etapa fundamental para a revitalização do rio porque estamos aprofundando o tratamento do solo e da mata ciliar. Antes, o cenário era alarmante ao ponto de ser um problema de saúde pública que impedia as pessoas de tomarem banho no rio por conta do alto grau de poluição. Hoje, já vemos um rio diferente, sem baronesas, com a possibilidade real de ser aproveitado melhor por toda a sociedade e de maneira sustentável. É sem dúvidas um importante resgate ambiental e fundamental para as próximas gerações”, destacou Miguel Coelho.

Gilmar Santos ataca vereadores que acreditam na bíblia e Ronaldo Souza responde

“Percebam como aqueles que leem a bíblia votam aqui nesta casa”, diz Gilmar Santos (Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão desta segunda-feira (2) na Câmara de Vereadores de Petrolina esteve longe de ser tranquila. Com a votação da reforma no Código Tributário Municipal, os parlamentares usaram de vários argumentos para defender ou atacar as propostas do Poder Executivo.

Logo após a aprovação dos projetos, o vereador Gilmar Santos (PT) atacou os vereadores da situação, católicos e evangélicos, que defendem a bíblia constantemente nas sessões pedindo que a população percebesse como eles se comportavam.

“Percebam como aqueles que leem a bíblia votam aqui nesta casa. Percebam como aqueles que falam da justiça divina e são defensores ferrenhos da bíblia tratam o povo. É muito importante que vocês percebam como eles se comportam”, criticou.

Após a fala do parlamentar, a plateia presente deu início a um alvoroço com gritos de ordem como “vendidos”. Em um certo momento, quem estava no local conseguiu escutar gritos isolados de “corrompidos”.

O vereador Ronaldo Souza (PTB), conhecido como Ronaldo Cancão, respondeu às críticas do petista pedindo respeito à sua religião e chegou a citar até o público LGBT.

“Eu leio a bíblia todo dia! Respeite o meu lado religioso! O senhor não tem o direito de dizer que eu estou usurpando o sentimento do povo! O senhor gosta de macumba, de LGBT, de tudo aquilo que eu não concordo, mas respeito. E o senhor não respeita. Eu nunca divergi aqui de qualquer discussão religiosa e o senhor quer ficar banalizando a bíblia”.

Paulo Câmara reconhece defasagem no número de delegados no estado e promete concurso para ampliar quadro em 2018

“Nosso intuito é que todo ano tenha concurso”, diz Câmara. (Foto: Arquivo)

Durante solenidade de abertura do curso de formação profissional da Polícia Civil e Polícia Científica, o governador Paulo Câmara (PSB) admitiu, diante dos números alarmantes de violência, que há uma defasagem no número de delegados em Pernambuco, nesta segunda-feira (2).

Para reverter esse quadro, Câmara afirmou que em 2018 serão abertos concursos anuais, para repor os cargos deixados por servidores aposentados.

“A meta é que todas as delegacias tenham suas equipes formadas para que não haja mais nenhum tipo de prejuízo de acumulação, ou seja, um delegado precisar acumular uma, duas ou até três delegacias e também o plantão do fim de semana. Esse é um número para o momento que nós vivemos. É um número grande de policiais que vão dar vazão aos inquéritos, investigar mais e poder, realmente, dar respostas mais rápidas no tocante à investigação”, afirmou Paulo Câmara.

“Nosso intuito é que todo ano tenha concurso, com número menor de vagas, evidentemente, mas para repor as pessoas que vão se aposentando. Para que a gente não tenha ‘claros’, como está ocorrendo agora, que terminou sendo ruim diante do aumento da violência no estado”, disse o governador.

Com informações do G1

Presidente do Sindsemp classifica votação na Câmara como “manobra de empurrar um projeto de lei goela a abaixo”

Walber criticou a forma com que os projetos foram colocados na pauta, sem antes abrir a discussão para os servidores. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, criticou a atuação dos vereadores durante a votação dos projetos que estavam na pauta da sessão ordinária desta segunda-feira (2) na Câmara de Vereadores de Petrolina, sobretudo no que diz respeito a mudanças no Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (Igeprev).

Segundo Walber, as alterações apresentadas e aprovadas na Casa Legislativa precisam ter passado primeiro pelos Conselhos do Igeprev para só então ser votada na Câmara. “Dentro da composição do Igeprev nós temos o Conselho Deliberativo, Fiscal e a Diretoria presidente. Essa discussão não passou pelos conselhos. Eu estou presidente do Conselho Fiscal e nunca chegou isso a gente”.

Ainda de acordo com o presidente do Sindsemp, alguns vereadores podem até ter sido enganados quanto aos projetos apresentados. “Nós acreditamos que essa situação não foi nem trazida à Câmara. Alguns vereadores que votaram contra os servidores podem até ter recebido uma informação de que estava tudo correto, mas na realidade tem que haver a apreciação dos conselhos”, afirmou.

Walber criticou a forma com que os projetos foram colocados na pauta, sem antes abrir a discussão para os servidores, já que se tratava de fundos das suas aposentadorias. “A gente viu uma manobra de empurrar um projeto de lei goela a abaixo simplesmente pelo bel prazer do diretor presidente. A gente quer a participação dos servidores. O dinheiro é deles, então nada mais justo do que eles participarem da discussão”, disse.

Sobre a atuação do sindicato agora que o projeto foi aprovado, Walber afirmou que vai procurar o Ministério Pública para defender os direitos dos servidores. “A posição do Sindsemp é a representação junto ao Ministério Público principalmente enquanto presidente do Conselho Fiscal. Nós não fomos consultados, não existe ata do Conselho Fiscal sobre isso. Existe uma condição de inviabilidade legal dessa lei aprovada hoje”, completou.

Programa busca ampliar diálogo entre prefeitura e população em Juazeiro

(Foto: Internet)

Na próxima quinta-feira (5) a prefeitura de Juazeiro lança o Programa Prefeitura Cidadã no Juá Garden Shopping. O programa vai funcionar através das Secretarias de Educação e Juventude (SEDUC) e Governo (SEGOV).

O objetivo do Programa é criar espaços permanentes para o diálogo entre o Governo Municipal e a população, para obter o diagnóstico correto das demandas de cada comunidade, através dos agentes públicos das diversas secretarias da prefeitura.

O Programa dividiu o município em três regiões, onde a Região I e II refere-se aos bairros da zona urbana e a Região III os Distritos na zona rural. Cada região terá um diretor responsável coordenando as atividades que serão desenvolvidas.

Vereador Gilmar Santos critica aumento de impostos votado na Câmara Municipal

Platéia presente criticou atuação dos vereadores de situação. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã desta segunda-feira (2), está sendo votada na Câmara de Vereadores de Petrolina as mudanças do Código Tributário Municipal. Dentre as várias propostas, consta no projeto a alteração das alíquotas de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O parlamentar Gilmar Santos (PT), que compõe a bancada de oposição na Casa, criticou as mudanças no IPTU, alegando que “se é para fazer uma alteração das distorções, que sacrifique quem ganha mais”.

“A proposta de aumento de impostos que o governo coloca, nivela tanto do rico quanto do pobre. Nós temos propriedades de um milhão de reais que paga IPTU praticamente igual a quem tem propriedade de R$ 300 mil. Porém, na proposta, está elevando os impostos para quem tem imóvel avaliado em um milhão e para quem tem de 200 mil reais”, afirmou.

O petista fez ainda uma comparação com os valores a serem cobrados de quem mora no Centro da cidade e em bairros periféricos. “O aumento de impostos de 18% para quem mora no Centro da cidade e de 24% para quem mora no São Gonçalo. Não é possível a gente acreditar que exista justiça social”, concluiu.

Câmara de Vereadores de Petrolina vota reforma do Código Tributário municipal nesta segunda

Mudanças importantes serão debatidas na sessão desta segunda na Câmara Municipal de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Petrolina, que acontece todas as terças e quintas, foi adiantada nesta semana para esta segunda-feira (2). O motivo da mudança é a votação das alterações no Código Tributário Municipal propostas pelo Poder Executivo.

Dentre as mudanças destacadas no Código e em outros projetos apresentados estão o reparcelamento de dívidas previdenciárias para com o Regime Próprio de Previdência (RPPS) deixadas pela gestão administrativa antecessora a esta, a autorização legislativa para que o município possa contrair financiamento de linha de crédito Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) e a inclusão de 8.000 contribuintes nas isenções de imposto.

Outra novidade é o incentivo à preservação, proteção e recuperação do meio ambiente da cidade. Segundo o Projeto de Lei Complementar N.º 02/2017, será criado o desconto de até 10% (dez por cento) do valor devido de IPTU para aqueles contribuintes que efetivamente estiverem protegendo e recuperando as nossas árvores, assim como arborizando a nossa cidade, tornando-a um melhor lugar para se viver.

Frente Brasil Popular de Petrolina apoia entrega de título ao ex-presidente Lula

(Foto: ASCOM)

A Frente Brasil Popular de Petrolina emitiu uma nota nesse domingo (1º) defendendo a aprovação do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Segundo a instituição, a honraria se trata de um “verdadeiro reconhecimento a um presidente da República que tanto fez pela educação em nosso país”.

Confira a nota

Na última sexta-feira, dia 29 de setembro de 2017, a UNIVASF anunciou a aprovação do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Mais do que um prêmio, trata-se de um verdadeiro reconhecimento a um presidente da República que tanto fez pela educação em nosso país. O 34º do ex-presidente Lula.

Durante o seu governo, foram 14 novas Universidades Federais, dezenas de novas extensões, com foco e prioridade para regiões do interior do país e dezenas de milhares de novas vagas em instituições de ensino superior. A própria Universidade Federal do Vale do São Francisco, obra do governo Lula, é exemplo claro desta política de fortalecimento de uma educação pública, gratuita, de qualidade e acessível ao povo sertanejo.

Infelizmente, para surpresa geral, um pequeno grupo de pessoas reconhecidamente de oposição ao presidente Lula, lançou uma petição virtual no intuito de cancelar a merecida titulação e para isso pede assinaturas. Em meio a um momento com tantos ataques à democracia, é com muito espanto que nos deparamos com atitudes autoritárias e antidemocráticas como esta, pois pretendem passar por cima do princípio da autonomia universitária, conquistado a tão duras penas.

LEIA MAIS

Empresário desafia deputados Adolfo Viana e Roberto Carlos a mostrarem investimentos para Casa Nova. “Nunca colocaram um banco na praça”

Wallison Torres (Tum), empresário e pré-candidatado a deputado estadual na Bahia

Em um momento em que o eleitor brasileiro se encontra desencantado com a política, em que muitos apostam na renovação dos quadros políticos nas eleições de 2018, o empresário Tum (Wallison Torres), colocou mais lenha na fogueira deixando os deputados baianos Adolfo Viana (PSDB) e Roberto Carlos (PDT) em situação delicada ao afirmar que nenhum dos dois têm compromisso com o município de Casa Nova.

Ao participar do programa Alerta Geral, que é transmitido aos domingos em cadeia pelas rádios Grande Rio AM e Emissora Rural, Tum disse que mesmo sem ser deputado já conseguiu, através de sua influência junto a alguns políticos em Brasília e no estado, atrair investimentos da ordem de seis milhões de reais para Casa Nova.

“Eu divido minhas funções, sou funcionário público também da Câmara dos Deputados, enquanto funcionário, pelas relações que eu tenho em Brasília, por ser conhecedor da maneira como são feitos os convênios, eu já consegui muito mais emendas do que os deputados de mandato”, assegurou detalhando os investimentos de R$ 1 milhão para aquisição de máquina (emenda do deputado Elmar Nascimento); R$ 1 milhão também para aquisição de máquina (emenda do deputado Bebeto Galvão), R$ 1 milhão e meio para reforma do hospital, ‘recurso garantido e empanhado pronto para ser licitado’; recuperação das emendas perdidas pela gestão passada para construção de um auditório e de calçamento no Pau a Pique; R$ 700 mil para pavimentação da avenida da AABB (emenda do deputado Paulo Magalhães), além de mais investimentos para a agricultura familiar e  R$ 400 mil para equipar o hospital municipal de Casa Nova.

“Ou seja, eu acho que falta é vontade de quem tem mandato, tem deputado que foi votado em Casa Nova e que nunca colocou um banco na praça, nunca fez uma obra, vou dar um exemplo, Adolfo Viana que é um deputado do PSDB, eu desafio Adolfo a dizer qual foi a emenda que ele colocou em Casa Nova, um banco em uma praça, alguma obra que Adolfo tenha colocado de emenda em Casa Nova? Ele já foi votado, teve dez mil votos no governo de Orlando, 7 mil votos no governo de Wilson Cota e nunca colocou uma emenda parlamentar em Casa Nova”, afirmou.

No mesmo tom, Tum desafiou o deputado Roberto Carlos. ” Roberto Carlos teve 3 mil votos em Casa Nova, eu quero saber alguma obra que ele tenha levado para Casa Nova”, provocou.

O empresário ressaltou ficar inconformado com essa situação. “Como é que um deputado vem a Casa Nova de 4 em 4 anos, é votado na cidade e não tem investimento algum?”, questionou acrescentando que por isso o povo de Casa Nova tem que se unir e refletir quem é que contribui com o município.

PEC do fim das coligações políticas em 2020 deve ser votada nessa semana no Congresso

(Foto: Ilustração)

O Congresso Nacional entra em uma semana decisiva para apreciação e votação da reforma política. Após diversas tentativas de votação, o debate segue arrastado na Câmara dos Deputados e no Senado e corre o risco de ter poucas ou mesmo nenhuma medida aprovada para as próximas eleições. Para ter validade em 2018, as mudanças na legislação precisam ser sancionadas até sexta-feira (6).

Uma das mudanças significativas na área eleitoral do país é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, que é o texto da reforma política com tramitação mais adiantada no Congresso. No entanto, apesar de já ter passado pelo plenário da Câmara, ainda depende de aprovação da redação final na comissão especial antes de seguir para apreciação do Senado.

A PEC prevê o fim das coligações proporcionais a partir de 2020. O texto também estabelece a adoção de uma cláusula de desempenho para que os partidos só tenham acesso aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda no rádio e na TV se atingirem um patamar mínimo de candidatos eleitos em todo o país.

SINDSEMP promove Assembleia Geral Extraordinária nesta segunda

(Foto: Arquivo)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), convocou servidores para Assembleia Geral Extraordinária, nessa segunda-feira (02), na Câmara de Vereadores do município.

A convocação acontece devido a votação do projeto de Lei do Executivo Municipal (022/2017) que está prevista para acontecer nesta segunda.

“O Projeto de Lei não foi discutido com o SINDSEMP, nem com os Conselhos do IGEPREV, para aprovação do jeito que está. Sem debate não há consenso em manter o projeto em pauta, logo o projeto deve ser retirado para ampla discussão com o SINDSEMP e com os Conselhos do IGEPREV”, afirmou o presidente do SINDSEP, Walber Lins.

Prefeitura de Casa Nova inicia cadastro para entrega de kits de conversão de sinal de tv

(Foto: Divulgação)

Neste sábado (30) a prefeitura de Casa Nova iniciou o cadastramento de famílias, de baixa renda e inscritas nos programa sociais do governo federal, para receberem kit de conversão do sinal digital de televisão.

O prefeito do município Wilker Torres (PSB), acompanhou o início do processo e comemorou a iniciativa do Governo. “Casa Nova é um município com uma enorme extensão territorial, com povoados e comunidades distantes da sede mais de 200 quilômetros, com dificuldades de comunicação. Vamos dar início a este cadastramento para que todos aqueles que tiverem direito recebam seu kit. A outra razão é o reconhecimento do governo e das operadoras que a demanda pelos kis e muito maior que o esperado. Então quem se cadastrar na frente terá o kit garantido”, afirmou o gestor.

O cadastramento começou neste sábado, na extensão da Assistência Social em Santana do Sobrado e prossegue até hoje (01), na Associação de Moradores do Loteamento São Francisco. Na segunda-feira (2) o atendimento segue para a Escola Hildete Torres no Ouricuri. Terça-feira (3) na Associação de Moradores do Bem Bom dia 04 na Escola Municipal de Pau a Pique e dias 05 e 06 de outubro na Praça da Prefeitura na sede Casa Nova.

Lula segue na liderança da corrida presidencial, diz Datafolha

Em diferentes cenários, o petista aparece com pelo menos 35% das intenções de voto. (Foto: Internet)

Pesquisa divulgada neste sábado (30) pelo o Instituto Datafolha, coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no topo da lista com 36% das intenções de voto em 2018.

Em diferentes cenários, o petista aparece com pelo menos 35% das intenções de voto, em vantagem significativa sobre o principal adversário. Na segunda colocação, há um empate técnico entre Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede). Em distintos cenários, ele tem entre 16% e 17%, e ela varia de 13% a 14%. Veja a pesquisa completa.

Com informações do Estadão

Para combater a violência, nova turma do Curso de Formação da Polícia Militar inicia segunda-feira em PE

As Polícias Civil e Científica também receberão reforços. (Foto: Arquivo)

Nesta segunda-feira (2) 1.322 homens e mulheres estarão na nova turma de policiais militares inicia o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar em Pernambuco.

A expectativa é que depois de seis meses de duração, o grupo inicie o trabalho nas ruas a partir de abril de 2018. A formação terá um total de 1.054 horas-aula, que inclui capacitação teórica e prática sobre os diversos temas relacionados ao desempenho do trabalho policial, técnicas de policiamento ostensivo, abordagem, inteligência de segurança pública e defesa pessoal, além de gerenciamento de crises, resolução de problemas, direitos humanos, ética e cidadania.

Na última semana, a Polícia Militar formou 1.448 soldados, que já estão nas ruas da Região Metropolitana do Recife. Os próximos concursos disponibilizarão 1.500 vagas, que serão divididas em três anos e busca suprir o número de policiais que se afastaram ou se aposentaram.

As Polícias Civil e Científica também receberão reforços. Uma turma de 1.283 aprovados em concurso público inicia o treinamento no início de outubro. Serão 140 delegados, 680 agentes da polícia civil e 60 escrivães, além de 433 profissionais para a Polícia Científica, entre peritos criminais, médicos legistas, papiloscopistas e auxiliares de perito e legista.

Com informações do Diário de Pernambuco

Câmaras de Juazeiro e Curaçá discutem Programa Luz Para Todos no Açude de Pinhões

(Foto: ASCOM)

As Câmaras Municipais de Vereadores de Juazeiro e Curaçá realizaram na manhã desta sexta-feira (29), Audiência Pública para discutir o Programa Luz Para Todos nas bordas do Açude de Pinhões e na região da divisa entre Juazeiro e Curaçá. O evento aconteceu no Distrito de Pinhões, a 72 km de Juazeiro.

O autor e coautor da proposição da audiência foram os vereadores, Fabinho de Pinhões (PRB) de Juazeiro e José Henrique Ferreira (PDT), mais conhecido como Dedé, de Curaçá. O evento contou com a participação além dos vereadores, do Prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) e secretários municipais; do deputado estadual, Zó (PCdoB); e do representante do deputado estadual, Roberto Carlos (PDT), o vereador, Charles Leal (PDT).

Os proponentes ressaltaram em suas falas a dificuldade que produtores e a população têm de realizar seu trabalho. O vereador destacou que os empreendedores não têm acesso, apesar de a energia passar perto de suas propriedades. Também lamentou a realidade de localidades próximas que estão há mais de dez anos esperando a situação se resolver por parte do Programa Luz Para Todos.

LEIA MAIS