Após filiação a REDE, Julio Lóssio corre trecho em Pernambuco

(Foto: Reprodução/Julio Lóssio)

Pré-candidato ao Governo do Estado, o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio visitou algumas cidades de Pernambuco, em busca de apoio político. No final de semana Lóssio aproveitou a estadia no Recife e conheceu o trabalho da Comunidade Católica Boa Nova.

No sábado (24), o ex-prefeito visitou a cidade de Cabo de Santo Agostinho, onde participou de um debate promovido pela REDE, sobre o Racismo Institucionalizado.

O ato de filiação de Lóssio a REDE aconteceu na quinta-feira (22), com a presença da líder do partido e presidenciável, Marina Silva. O ex-prefeito retornou a Petrolina no começo dessa semana.

Vereadores de Petrolina votam 4 Projetos de Lei do Legislativo na sessão desta terça (27)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A última sessão ordinária de fevereiro na Casa Plínio Amorim traz para votação quatro propostas do Legislativo. Na sessão desta terça-feira (27), os edis vão analisar Projetos de Lei (PL) dos colegas, além das Indicações e Requerimentos. O Executivo não colocou PLs para votação.

De autoria do vereador Alex de Jesus, o Projeto de Lei nº 147/2017 institui o mês de mobilização de todos pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha Laço Branco). Os vereadores Manoel da Acosap e Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão) criaram o Projeto de Lei nº 004/18, que denomina via pública o trecho compreendido da BR 407, do Posto Asa Branca até o C-1 de Avenida Deputado Osvaldo Coelho.

LEIA MAIS

Pré-candidato ao Senado, deputado Sílvio Costa critica possível aliança entre PT e PSB em Pernambuco

Deputado Federal Sílvio Costa. (Foto: Internet)

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) participou de ato político, nesta sexta-feira (23), em Santa Cruz do Capibaribe, quando assinou a filiação ao Avante do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, José Augusto Maia (ex-Podemos).

Em entrevista a rádios locais, Sílvio Costa reafirmou o apoio às candidaturas do senador Armando Monteiro (PTB) ao governo do Estado e de Lula à presidência da República.

Em crítica à possível aliança entre PT e PSB, Sílvio Costa lamentou que o PT vá descartar a pré-candidatura de Marília Arraes. “Rifar a candidatura de Marília Arraes (PT) é gerar uma contradição que o povo não vai entender: golpistas e golpeados juntos”, disse Sílvio.

O deputado relembrou dois episódios que realçam o conflito de posições e interesses caso se confirme a aliança. “O prefeito Geraldo Júlio (PSB do Recife) chegou a dizer “temos de tirar essa mulher”, citando Dilma, e o aliado Jarbas Vasconcelos (MDB) afirmou que o ex-presidente Lula tinha que ir para a Papuda. Como vão explicar essa aliança agora? “, declarou Sílvio Costa em entrevistas a rádios na cidade.

Vereadoras e servidoras de Câmaras Municipais realizam encontro na cidade de Bonito

Começa hoje e vai até o próximo domingo (25), na cidade de Bonito (PE), o Encontro de Vereadoras e Servidoras de Câmaras Municipais e Prefeituras de Pernambuco.

O evento voltado totalmente para as mulheres, irá discutir e incentivar a importância do papel da mulher no cenário político do país.

Temas como “O empoderamento da mulher na política”, e “Mais direitos, poder e participação para as mulheres”, serão abordados em debates e palestras ministrados por convidados especiais como Simone Santana, deputada estadual, Sílvia Cordeiro, Secretária Estadual da Mulher de Pernambuco e outros.

A vereadora da cidade de Dormentes Rosarinho Damasceno (PSB), é quem vai representar as vereadoras do Sertão Pernambucano.

Acesse aqui a programação completa do encontro.

TRE-PE cria mecanismo para combater ‘fake news’ durante período eleitoral

Durante uma coletiva de imprensa realizada no Recife, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou que irá combater a divulgação de ‘fake news’ no período eleitoral.

O TRE vai criar uma Central de Denúncias, cujo papel é fazer a triagem de todas as informações repassadas à Justiça Eleitoral no estado. O órgão está preocupado com a propagação de fatos inverídicos e vai conscientizar a população sobre esse problema.

A Justiça Eleitoral também vai lançar uma campanha nas redes sociais com o lema “Nem sempre por trás de uma informação existe uma boa intenção”. O TRE anunciou ainda, que vai investigar e punir quem divulgar calúnias nas redes sociais.

O TRE vai atuar em conjunto com a Polícia Federal, para intensificar as ações contra as ‘fake news’. Os cidadãos podem contribuir com o trabalho da Justiça Eleitoral, denunciando os fatos pelo site do TRE, pelo email [email protected] ou pelo Disque Eleitor (081 3194-9400).

Julio Lóssio recepciona Marina Silva antes da cerimônia de filiação a REDE

O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio já está no Recife, onde nessa quinta-feira (22), concretiza sua filiação a Rede Sustentabilidade (REDE). Antes da cerimônia, Lóssio foi até o Aeroporto Internacional do Recife, recepcionar a pré-candidata à Presidência da República e líder do partido, Marina Silva.

Lóssio já havia anunciado na terça-feira (20) que Marina compareceria ao ato de filiação do pré-candidato ao Governo do Estado. Por meio de suas redes sociais, Lóssio publicou imagens do encontro com a ex-senadora.

“Recepcionando nossa pré-candidata a Presidente da República, Marina Silva, juntamente com o amigo e coordenador da Rede Sustentabilidade em Pernambuco, Roberto Leandro. Aguardamos todos vocês, logo mais às 18h30, para nossa filiação à REDE18 e confirmação da nossa pré-candidatura ao Governo do Estado! Vamos juntos!” escreveu o ex-prefeito de Petrolina nas redes sociais.

A filiação de Lóssio acontece no Recife Praia Hotel, logo mais às 18h30.

Vereador Ronaldo Cancão e as contas do São João de 2017

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma cena inusitada chamou a atenção na sessão desta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE). O vereador Ronaldo Cancão (PTB) trouxe uma pilha de papel e colocou em sua mesa no plenário da casa Plínio Amorim. É o processo licitatório e a prestação contas do São João 2017, realizado pelo o governo Miguel Coelho.

O motivo do vereador está exibindo os documentos, é um requerimento apresentado pela vereadora Cristina Costa (PT), nesta sessão, solicitando ao governo municipal cópia do procedimento licitatório e o contrato celebrado com a empresa responsável pela a organização dos festejos do São João 2017 e do Carnaval 2018.

Ronaldo disse que a vereadora está sendo repetitiva, pois em agosto de 2017, o vereador Paulo Valgueiro já havia feito o mesmo pedido em relação ao São João, teve acesso aos documentos e não encontrou nenhuma irregularidade.

“Eu vou mostrou a vereadora que neste governo ninguém trabalha com falcatrua não”, afirmou Ronaldo Cancão.

Vereador Paulo Valgueiro apresenta requerimento pedindo informações sobre o Nova Semente

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), nesta quinta-feira (22), o vereador Paulo Valgueiro (MDB) apresentou requerimento pedindo informações sobre o Programa Nova Semente.

No documento, o edil solicita ao prefeito Miguel Coelho que forneça cópia do convênio/contrato vigente entre o município de Petrolina e a Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sócio-Cultural e Ambiental para a gestão do programa; A descrição das unidades do Nova Semente existentes, com endereço, telefone, nome e contato das gestoras; Lista com nomes de todos os funcionários por unidade do Programa, com descrição dos respectivos cargos; A descrição detalhada dos serviços oferecidos no modelo atual; O detalhamento do número de crianças atendidas por idade, forma e horário de atendimento em cada uma das unidades e o projeto pedagógico a ser utilizado no Programa Nova Semente.

“Final de 2017 e início desse ano, nós ouvimos algumas denúncias, algumas suspeitas lançadas sobre o Nova Semente e eu gosto das coisas muito as claras e não quero trazer aqui denúncias sem está calçado de informações precisas e reais”, justificou o Paulo Valgueiro.

LEIA TAMBÉM

Mãe acusa funcionária de creche do Nova Semente de maltratar seu filho

O vereador também comentou a denúncia feita a este blog por uma mãe que acusa funcionárias da creche Flor de Liz, que fica no bairro Jardim Guararapes, de terem maltratado seu filho na última segunda-feira (20). A criança chegou em casa com manchas vermelha nas costas.

“Espero que a administração municipal faça uma avaliação em cima dessa denúncia e tome as medidas cabíveis para sanar qualquer tipo de ação dessa natureza”, disse Paulo Valgueiro.

Vereador Paulo Valgueiro se diz surpreso com a aprovação de um requerimento feito por ele

Líder da Oposição, vereador Paulo Valgueiro (MDB). (Foto: Arquivo)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), da última terça-feira (20), o vereador Paulo Valgueiro (MDB), colocou na pauta para votação, um requerimento solicitando do prefeito Miguel Coelho, informações sobre à contratação dos serviços de coleta de lixo, limpeza pública, varrição e capina.

No documento, ele solicitou cópias completas dos processos licitatórios para contratação, cópias dos planos de serviços e boletim de medição, e os processos de pagamentos, como o detalhamento de receitas e despesas orçadas empenhadas, liquidadas e pagas, com cópias dos empenhos, liquidação, notas fiscais e pagamentos.

Quando o requerimento foi colocado em votação, foi aprovado por todos vereadores presentes, atitude que surpreendeu Paulo Valgueiro, uma vez que, segundo ele, a bancada da situação não costuma aprovar os requerimentos colocados por ele.

“Fiquei surpreso quando teve a aprovação do requerimento, dado o que aconteceu na sessão passada com o requerimento do colega Gabriel Menezes, que também pedia informações sobre uma obra que a prefeitura está realizando e não foi aprovado. Esse eu também achei que não passava”, disse Paulo Valgueiro.

“Mas até agradeço aos colegas vereadores da bancada de situação, que tiveram a coerência de deixar o meu requerimento. O que a gente aguarda agora é que venha a resposta. Por que o que acontece aqui é que o requerimento passa aqui e o governo enrola enrola na hora de mandar a resposta. Então vamos acompanhar”, informou o vereador.

Privatização do Carnaval de Petrolina ainda repercute na Câmara de Vereadores

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão da Câmara de Vereadores, de Petrolina (PE), da última terça-feira (20), a privatização do carnaval da cidade ainda foi um dos assuntos mais abordados pelos os vereadores presentes.

O vereador Paulo Valgueiro (MDB), usou a tribuna para lamentar o fechamento do Polo 21 de Setembro. Ele disse que trabalhou próximo ao local e presenciou várias famílias sendo impedidas de ultrapassarem as barreiras impostas pelos os seguranças, porque levavam isopor com água e outras bebidas.

O vereador informou também que a cena mais triste do carnaval, foi ver um pai de família que estava com seus filhos e a esposa, ser preso como se fosse um bandido porque insistia em entrar com o isopor que tinha água e refrigerante para as crianças. Paulo Valgueiro pediu que o governo reavaliasse essa forma de fazer festa pública na cidade, para não “cometer” o mesmo erro no ano que vem.

Para o vereador Gilmar Santos (PT), o fechamento dos Polos Orla e 21 de setembro, violou pelos menos três direitos constitucionais.

“Além de tirar a liberdade de trabalho, uma vez que os ambulantes forma obrigados a se submeterem às regras da empresa que explorou os espaços, a forma como foi organizado o Carnaval de Petrolina violou pelo menos três direitos garantidos na Constituição Brasileira: direito de ir e vir, direito a cidade; livre comércio e concorrência; e liberdade de consumo”, pontou o vereador.

Os vereadores da bancada de apoio ao prefeito Miguel Coelho, também usaram a tribuna para falar do Carnaval. O líder do governo na Câmara, vereador Rui Wanderley (PSC), reconheceu que houve erros, e disse que eles serão revistos e serão corrigidos para o próximo ano.

“As coisas que não deram certo neste ano, com certeza o prefeito Miguel Coelho vai corrigir, para poder proporcionar ao povo de Petrolina nessa data uma melhor qualidade para quem frequenta esse tipo de festividade”, garantiu Rui.

O vereador Ronaldo Souza (PTB), também reconheceu que houve transtornos, principalmente no Polo 21 de setembro, mas disse que isso sirvirá de lição para melhorar a festa no próximo ano.

“Serve de reflexão, mas isso não apagou o carnaval promovido pela família, pela sociedade… Foi um grande carnaval porque as famílias contribuíram para esse carnaval. O governo teve as suas limitações financeiras, não teve o apoio do governo do estado, mas as famílias marcaram as suas presenças. Os Polos todos foram abrilhantados pelas famílias”, ponderou o vereador.

Sem matérias na Ordem do Dia, vereadores de Petrolina se reúnem para quarta sessão do ano

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de uma sessão tranquila na terça-feira (20), os vereadores de Petrolina voltam a se reunir amanhã (20), para analisar as Indicações e Requerimentos dos edis. Na Ordem do Dia, não há Projetos de Lei para votação, mas às 10h a Tribuna Livre será cedida para fala do coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV) na cidade.

A manhã será dedica à análise de um Projeto de Lei nº25/2018, do vereador oposicionista Paulo Valgueiro, que altera dispositivos da lei nº 2.721, de 01 de julho de 2015, instituindo a “Comenda José de Souza Coelho” aos servidores do quadro efetivo na Guarda Municipal, Agentes de Segurança Patrimonial e Agentes de Trânsito.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra Coelho vota pela aprovação da intervenção federal no Rio e critica a segurança em Pernambuco

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Foto: (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) subiu à Tribuna do Senado, nesta tarde (20), para afirmar que a intervenção federal no Rio de Janeiro é “necessária e corajosa”, motivada pela rotina de descontrole da segurança pública e o comprometimento da ordem pública naquele estado.

Ao defender que o decreto de intervenção seja apoiado pelo Senado, a exemplo da aprovação da matéria pela Câmara dos Deputados, Fernando Bezerra observou que as medidas adotadas no Rio sinalizam para a abertura de precedentes a ações similares em outras regiões do país, como em Pernambuco.

“No meu estado, por exemplo, a criminalidade tem avançado de modo alarmante, com indicadores até piores”, destacou o senador, reforçando que a questão da segurança pública é um problema “que precisa ser encarado de frente, com seriedade, sem demagogia”, afirmou o Senador.

LEIA TAMBÉM

Senado aprova decreto presidencial de intervenção no Rio de Janeiro

Fernando Bezerra Coelho externou preocupação com o número de assassinatos divulgado pela Secretaria de Defesa Social, quando Pernambuco registrou o recorde histórico de mais de 5,4 mil homicídios, ano passado. Para Bezerra Coelho, o atual cenário no estado também não demonstra melhorias em curto prazo. “Este foi o segundo janeiro mais violento na história do Pacto pela Vida, criado em 2007”, ressaltou.

Na Tribuna, o senador ainda analisou o que ele classificou de “acentuada deterioração da segurança pública” em Pernambuco, também ocasionada pela “ineficiência da atividade investigativa” no estado. “Somente 32% dos quase 5,1 mil inquéritos de homicídios abertos em 2017 foram solucionados”, observou Fernando Bezerra, reafirmando incondicional apoio a ações que possam melhorar a segurança pública pernambucana. O Decreto 4/2018 está na pauta do Senado para ser votado, esta noite, em sessão extraordinária.

LEIA MAIS

Deputados federais de Pernambuco apoiaram decreto de intervenção no Rio de Janeiro

(Foto: Arquivo)

A aprovação da intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, na noite da segunda-feira (19), na Câmara dos Deputados, teve apoio dos representantes pernambucanos. Todos os 17 deputados federais do estado votaram ‘sim’ e a matéria será analisada ainda hoje (20) no Congresso Nacional.

LEIA MAIS

Vereadores de Juazeiro voltam às atividades; Paulo Bonfim pede união em 2018

(Foto: Ascom/Prefeitura de Juazeiro)

A primeira sessão do ano legislativo de 2018 em Juazeiro aconteceu na tarde da segunda-feira (19). Entre as autoridades presentes, o prefeito Paulo Bonfim utilizou a Tribuna Livre para cobrar união dos edis e fez uma avaliação positiva do ano passado.

“Conseguimos, dentro do Toda Sexta Tem Obras, entregar 65 novas obras à população. Dessas, 40 foram na área de infraestrutura com 37 novas ruas feitas pavimentações com drenagem, saneamentos, linha d’água e calçadas. Entregamos três praças novas e reformadas, mil casas do Residencial Dr. Humberto, um Centro de Referência Especializada da Assistência Social, 40 unidades de casas em Campos, cinco novos poços e sala do empreendedor” destacou o gestor.

LEIA MAIS

Vereador Ronaldo Souza usa a tribuna na sessão desta terça-feira para mandar recado a Secretário

Vereador Ronaldo Cancão. (Foto: Blog Waldiney Passos)

“Eu não admito e não posso permitir que nenhum secretário venha destratar ou falar mal de mim ou de qualquer vereador da bancada. Até porque eu não sou vagabundo”, disparou o vereador Ronaldo Cancão (PTB), em seu discurso na tribuna da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), durante a sessão desta terça-feira (20), a primeira depois do recesso de Carnaval.

O vereador não quis citar nomes, mas nos bastidores comenta-se que o recado foi direcionado ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama.

Segundos informações, Zé Batista teria citado os nomes dos vereadores Ronaldo Cancão e Gaturiano Cigano (PRP), durante uma reunião realizada em uma comunidade rural de Petrolina, no último domingo (18). Gaturiano, não quis gravar entrevista, mas confirmou que soube que foi criticado pelo o secretário nessa reunião.

O secretário e os dois vereadores vem trocando acusações desde o início do mês de fevereiro, quando os vereadores cobraram de Zé Batista o patrolamento de estradas, indicadas por eles, no interior do município.

“Anteriormente nós fomos tratados de incompetentes, fomos tratados de que a gente tinha moral para fazer avaliação de nenhum secretário, que a gente tinha obrigação de visitar os secretários. Eu não tenho obrigação de visitar nenhum secretário”, disse Ronaldo.

“Eu sou governo e quero meu espaço e quem vai dizer qual o meu espaço não o secretário. Quem vai dizer qual é o meu espaço é a governabilidade”, garantiu o vereador.

Ronaldo Cancão encerrou dizendo, que agora a situação será tratada pessoalmente pelo o prefeito Miguel Coelho.

“O que eu não posso e não vou tolerar e tá uma sequencia de agressões a vereadores, principalmente de forma covarde, na ausência, aonde a gente em lugar nenhum cita os nomes dos secretários. Pelo contrário, a maioria dos secretários eu sempre procurei ajudar nas minhas reuniões e nas participações. Então eu não vou tolerar”, concluiu.