Miguel agradece ex-secretários e não descarta fazer reformulações em seu Governo

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A segunda-feira (5) foi movimentada na Prefeitura de Petrolina. O prefeito Miguel Coelho fez alterações em nove pastas e não descarta reformular algumas secretarias. Durante entrevista exclusiva ao Blog, o prefeito agradeceu aos seus ex-secretários e fez um balanço positivo do primeiro ano da gestão do Novo Tempo.

“Primeiro é agradecer ao empenho de todos secretários e amigos que serviram nesse ano de primeiro mandato. Conseguimos realizar grandes ações, conseguimos conveniar um grande volume de dinheiro”, destacou o prefeito. Segundo Miguel Coelho, em 2017 a Prefeitura encerrou o ano com R$ 38 milhões de reais empenhados e economizou mais de R$ 22 milhões da máquina pública.

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Petrolina começa a demitir funcionários para se enquadrar na lei de responsabilidade fiscal

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O presidente da casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira (PSB), não fala em números, não diz quantas pessoas serão. Mas a partir desta quarta-feira (07), a Câmara deve concluir o processo de demissão de funcionários para se adequar à lei de responsabilidade fiscal.

A Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, no início dos anos 2000, com o intuito de definir o limite de gastos dos estados e municípios, conforme a quantidade de tributos arrecadados por esses entes da Federação Brasileira. Ou seja, a lei estabelece normas para que os gestores não gastem mais do que arrecadam.

“Nós temos que cumprir a lei de responsabilidade fiscal. Temos que cumprir as exigências do Tribunal de Contas. Então a forma da gente se enquadrar, é fazendo a redução de despesas e a despesa maior que temos é na folha de pessoal”, justifica Osório Siqueira.

O presidente explicou, que precisa ajustar o limite prudencial e equilibrar os recursos financeiro da Câmara para cumprir os compromissos assumidos com fornecedores.

Osório Siqueira, presidente da Câmara. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Osório informou também, que esperava um repasse maior do município este ano, mas não aconteceu. A Câmara de Petrolina deve receber em 2018, um montante de 15 milhões e 864 mil reais, ou seja, 1 milhão e 322 mil por mês. A quantia é equivalente a 5% da receita corrente líquida do município, relativa a 2017.

Valor, que segundo o presidente da casa Plínio Amorim, não dar para continuar mantendo as atuais despesas. O dinheiro é usado para pagar os salários dos vereadores, estrutura de gabinetes, salários dos funcionários, material de expediente, contas de telefone, água, energia, internet e manter toda a estrutura do prédio.

 “Não tem como tirar leite de pedra. Não tem como a gente deixar isso continuar, porque se não vai causar um problema maior. A gente fica triste porque pessoas vão perder seus empregos, mas não tem outro jeito”, lamentou Osório Siqueira.

O vereador informou ainda, que não cortará funcionários dos gabinetes dos vereadores. As demissões serão realizadas do quadro administrativo da casa Plínio Amorim. Para o presidente, os cortes não comprometem o funcionamento da Câmara Municipal.

Juazeiro: câmara de vereadores aprova novo piso para magistério público municipal

(Foto: ASCOM)

Na sessão desta segunda-feira (05) da Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA), foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei 3393/2018, enviado pelo Executivo, que estabelece o novo piso salarial para o magistério público municipal e dispõe sobre a tabela de vencimentos.

Além desse projeto, também foi votado e aprovado o Projeto de Lei 3395/2018, autorizando o Prefeito Paulo Bomfim doar um terreno ao Governo do Estado da Bahia para a construção da sede própria da Delegacia da Mulher e o Projeto de Lei alterando o valor para requisições de pequeno valor.

Além dos projetos de Lei do Executivo, o Plenário da Câmara aprovou duas propostas de realização de audiências públicas de autoria do Vereador Charles Leal. A primeira propõe discutir em audiência a questão dos animais soltos nas ruas de Juazeiro e a segunda discutir em audiência pública a questão do uso de agrotóxicos nos projetos de irrigação do município.

Ainda na Ordem do Dia foram promulgadas as resoluções que concedem o título de cidadão à José Nunes da Silva e Maximiliano Miranda dos Santos.

Secretária de Saúde abre semana da Mulher com evento na Câmara de Vereadores

O Presidente Alex Tanuri comunicou ao Plenário a realização de um evento promovido pela Secretaria de Saúde no auditório da Câmara nesta terça-feira a partir das 14:00 horas abrindo a semana da mulher e solicitou a presença das vereadoras Neguinha da Santa Casa e Tia Célia no evento.

Aero Cruz afirma que Miguel deu “oxigenada” no secretariado

O vereador Aero Cruz avalia como positiva as mudanças no secretariado do prefeito Miguel Coelho. Em entrevista ao programa Revista da Tarde, dessa segunda-feira (5), o edil comentou que as alterações vão dar um “novo gás” a gestão.

“Vejo com muita naturalidade, a gente sabe da preocupação do prefeito Miguel Coelho de estruturar e articular [a gestão]. Alguns precisavam sair, precisavam ser remanejados e com certeza o prefeito Miguel Coelho deu uma oxigenada no Governo, ele deu um choque térmico para que a gente cresça. A gente espera que dê certo, que dê um avanço maior que a população cobra, até porque foram anos a população não via o crescimento”, afirmou o vereador.

LEIA MAIS

Política: Maria Elena e Osório Siqueira devem disputar vaga para Deputado Estadual

Vereadores disputam vaga para deputado estadual.

A corrida para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) começa a tomar forma em Petrolina. Com vários nomes buscando o apoio do prefeito Miguel Coelho, três parecem ter saído na frente em busca de duas vagas.

Zé Coelho, que é primo de Miguel, já estaria com o apoio garantido do chefe do Executivo Municipal. A outra vaga estaria sendo disputada por Maria Elena, que deixou a secretaria de esporte e cultura para seguir seu sonho de ser deputada estadual, e o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira.

Com isso, o grupo de Miguel disputaria com Lucas Ramos, que desistiu de disputar uma vaga no Congresso Nacional para Deputado Federal e Odacy Amorim, que buscaria a reeleição. Ambos seriam apoiados pelo Governador Paulo Câmara, que é oposição a Miguel e seu pai, Fernando Bezerra, que deve disputar o cargo de governador do estado.

Há pouco mais de sete meses para as eleições 2018, os grupos vão tomando forma e as especulações começam a dar espaço às decisões concretas.

Cícero Freire e Maria Elena devem retornar à Casa Plínio Amorim nessa semana

A semana começou com mudanças no secretariado do prefeito Miguel Coelho e as alterações também alteram o cenário na Casa Plínio Amorim. Cícero Freire e Maria Elena devem reassumir seus mandatos na próxima quinta-feira (8).

Cícero Freire, cuja exoneração foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (2), retoma sua cadeira. Dessa forma, Júnior do Gás voltará para a suplência. Já Maria Elena, até então secretária de Cultura, Turismo e Esportes se junta aos edis, fazendo com que Ibamar Fernandes continue como suplente.

LEIA MAIS

Edilsão deve deixar Câmara de Vereadores e assumir diretoria na AMMPLA

(Foto: Divulgação)

Enquanto os vereadores Cícero Freire e Maria Elena retornam à Casa Plínio Amorim, Edilsão do Trânsito (PRTB) deve fazer o caminho inverso. Segundo informações de bastidores, o edil deve deixar a Câmara de Vereadores e assumir um cargo na Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

LEIA TAMBÉM:

Dança das cadeiras; prefeito Miguel Coelho nomeia novos secretários

Edilsão, que é Agente de Trânsito, deve assumir uma diretoria na AMMPLA. Em seu lugar na Câmara de Vereadores, assumiria o suplente Paulo Afonso, que já teria conversado com o prefeito Miguel Coelho e com o próprio Edilsão.

A saída de Edilsão da Casa Plínio Amorim já vinha sendo especulada nos bastidores há alguns dias e ganhou força nessa semana. Fontes ligadas ao Blog afirmam que o prefeito e Edilsão já teriam acertado as mudanças.

Orlando Tolentino desiste da candidatura a Deputado estadual

Tolentino se pronunciou pelas redes sociais (Foto: Arquivo)

Um dos nomes cotados para concorrer a uma vaga de deputado estadual, pelo grupo do prefeito Miguel Coelho, desistiu da pré-candidatura ao cargo. Assessor especial de Miguel, Orlando Tolentino usou sua rede social para anunciar a desistência.

Em nota publicada no Facebook, na tarde dessa segunda-feira (5), Tolentino destacou que a decisão foi coletiva, após várias conversas dentro do grupo. O assessor especial também destacou que a escolha não depende “apenas de vontade própria” e sim do grupo político.

LEIA MAIS

Dança das cadeiras; prefeito Miguel Coelho nomeia novos secretários

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Prefeitura de Petrolina contará com nove novos gestores a partir desta semana. As mudanças ocorrem nas pastas de Desenvolvimento Social, Gestão Administrativa, Infraestrutura, Habitacão e Mobilidade; Planejamento e Inovação; Cultura, Turismo e Esportes; Chefia de Gabinete, ARMUP, Controladoria e AMMA. As nomeações serão publicadas no Diario Oficial do Município desta terça-feira (06).

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a composição do novo secretariado tem um perfil técnico, administrativo, além de habilidade para conciliar o aspecto político da gestão pública.

“Primeiro é preciso agradecer por todo o empenho e dedicação dos colaboradores de nossa gestão nesse primeiro ano. Cada um que passou aqui deixou uma enorme contribuição à cidade. Agora, estamos fazendo ajustes e confio plenamente que teremos grandes resultados para a cidade, pois todos os novos secretários foram escolhidos com muito cuidado e têm, primeiramente, a competência para cuidar desses setores, assim como, a nossa plena confiança”, garante o prefeito.

Confira os perfis dos novos gestores:

Gestão Administrativa: Henrique Guerra

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Henrique Guerra tem tem relevante experiência na área empresarial. Possui entre outros trabalhos, seis anos de atuação na Ernst Young, empresa Multinacional de auditoria e consultoria empresarial e tributária, sendo uma das líderes mundiais no segmento.

Trabalhou e coordenou equipes em projetos no Brasil e no exterior de auditoria de fraudes contratuais, análise licitatória com foco em contratos de serviços públicos, elaboração de controles internos com ênfase em gerenciamento e implantação de projetos, apuração de tributos, incentivos fiscais e planejamento tributário.

Infraestrutura, Habitacão e Mobilidade: Fred Machado

O engenheiro Fred Machado é o novo secretário de Infraestrutura, Habitacão e Mobilidade. Com vasta experiência na iniciativa privada, atuando em empresas multinacionais, o gestor acumula ainda o recente histórico na função de secretário executivo de Serviços Públicos, onde era responsável por limpeza, iluminação e manutenção urbana. Na nova pasta, Fred Machado terá atribuições similares como a coordenação de grandes obras, e construções de casas populares, praças entre outros equipamentos públicos.

Cultura, Turismo e Esportes: Emício Júnior

Odontólogo de formação, Emício Junior acompanha a carreira política de Miguel Coelho desde antes do período na Prefeitura, em funções de coordenação de campanha e articulação partidária. Exercia os cargos de chefe de Gabinete e presidente da Comissão de Parceria Público-Privada. Agora, Emício será o gestor das políticas voltadas para o fortalecimento da cultura, desenvolvimento do esporte e fomento ao turismo de Petrolina.

Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Onelia Morais

Onelia Morais é formada em Administração pela Facape, especilista em Serviços de Saúde Pública, além de monitora e multiplicadora do Sistema Nacional de Convênios-SICONV/Ministério do Planejamento. Ela tem grande experiência na gestão pública, tendo sido secretária de Saúde de Casa Nova (BA).

Trabalhou ainda na Secretaria de Planejamento de Petrolina, na Secretaria de Ação Social de Sobradinho (BA), além de atuar na assessoria técnica das prefeituras Santa Maria da Boa Vista (PE), Belém de São Francisco (PE) e Juazeiro (BA).

Nesse novo desafio, Onelia terá como atribuições desenvolver políticas de inclusão para diversos segmentos sociais, fomentando a justiça social, a cultura de paz e convívio harmonioso. Será gestora de programas e ações importantes como Bolsa Família, Restaurante Popular e centros de referência e apoio a públicos em situação de vulnerabilidade.

Planejamento e Inovação: Orlando Tolentino

Engenheiro agrônomo e bacharel em Direito, Orlando Tolentino foi durante dez anos policial federal. Atuou também como secretário de Governo durante cerca de quatro anos e recentemente coordenador das Assessorias Especiais da Prefeitura de Petrolina. Agora, Tolentino terá entre algumas atribuições estratégicas coordenar o monitoramento das ações de prefeitura e da execução do programa de governo.

Chefia de Gabinete: Fernanda Carvalho

A nova chefe de Gabinete acompanha o prefeito Miguel desde o início de sua carreira política. Foi assessora especial no mandato de Miguel como deputado estadual e secretária executiva de gabinete quando o mesmo assumiu a gestão de Petrolina.

Antes disso, Fernanda Carvalho, que é formada em Letras (Fachusc – Salgueiro) e pós-graduada em gestão Pública e Legislativa pela UPE, foi chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa de 2007 a 2014. Agora, na Chefia de Gabinete, terá papel importante na construção da agenda do prefeito, na relação intersetorial das secretarias, promoção de projetos especiais do Executivo, entre outras várias atribuições relacionadas ao dia a dia de Miguel Coelho na Prefeitura.

Controladoria Geral do Município: Synara Amaro

Synara Amaro já atuava na gestão municipal como diretora da ARMUP. Ela é bacharela em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco com pós-graduação em Direito Processual Civil (Unisul) e  em Direito Civil e Processual Civil (Faculdade Maurício de Nassau).  Antes de trabalhar na Prefeitura de Petrolina, Synara desenvolveu funções no Ministério Público de Pernambuco, na Junta Comercial de Pernambuco e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Agora como controladora do Município, Synara terá entre suas principais atribuições monitorar e controlar os gastos públicos, além de implementar medidas para assegurar maior transparência na Prefeitura de Petrolina.

Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA): Pedro Neto

Formado em Administração pela Facape, com MBA em três especialidades, Pedro Neto assume a direção da AMMA. O novo gestor tem experiência na iniciativa privada nos setores de gestão e engenharia. Pedro Neto ainda acumula no currículo a experiência de ter comandado a direção regional do DETRAN, em Petrolina. Agora, na gestão da AMMA, terá entre as responsabilidades cuidar da política ambiental, licenciamento, programas de preservação do Rio São Francisco, adoção de praças entre outras atividades.

Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP): Rubem Franca

Rubem Franca é engenheiro civil (UFPE), com ênfase em saneamento básico, e mestre em Engenharia Agrícola (Univasf). A carreira de Rubem Franca é carregada de experiência no serviço público. Foi secretário de Obras na gestão do então prefeito Augusto Coelho e comandou as secretarias de Saneamento; e Meio Ambiente e Infraestrutura, no governo de Fernando Bezerra.

Não será a primeira vez de Rubem Franca na ARMUP, já que ele foi o primeiro diretor da Agência, em 2004. A entidade é responsável pela fiscalização dos serviços atribuídos a concessionária de água e esgoto, atualmente Compesa.

Deputado Adalberto Cavalcanti cobra do governo do estado conclusão de estrada em Salgueiro

(Foto: ASCOM)

Em visita ao município de Salgueiro (PE), o deputado federal Adalberto Cavalcanti, cobrou do governo Paulo Câmara, a conclusão da estrada que liga o município de Salgueiro ao distrito de Conceição das Crioulas.

Segundo Adalberto, a obra custa em torno de 17 milhões de reais. O início dos trabalhos foi em primeiro de julho de 2016 e a previsão de conclusão seria para o dia 26 junho de 2017.

Mas até o momento a obra não foi concluída, causando transtornos a quem precisa utilizar aquela via de acesso.

Após ouvir o clamor da população, o deputado federal Adalberto Cavalcanti cobrou do governador Paulo Câmara a conclusão dessa estrada que tem 25 km de extensão.

Oposição realiza novo ato contra Paulo Câmara

(Foto: Divulgação)

O grupo político de oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu novamente, nesse sábado (3), na cidade de Caruaru. Denominado de Pernambuco Quer Mudar, o encontro foi marcado por críticas ao atual governador, inclusive do advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos.

“O governo que temos aí não é de continuidade de Eduardo. Vivemos uma grande crise de segurança pública e Pernambuco teve o pior desempenho fiscal entre os estados do Nordeste” afirmou Antônio.

LEIA MAIS

Alex Tanuri afirma que não vai alimentar discussão com prefeito de Casa Nova

(Foto: ASCOM)

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, afirmou, por meio de nota, que não vai alimentar a discussão com o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, que repudiou algumas declarações do parlamentar.

Confira

“Uma comparação que fiz, entre o Prefeito Paulo Bonfim, que não discrimina atendimento na rede PEBA, mesmo a prefeitos que não comungam com nossas propostas políticas e o Governador Rui Costa, que contribui com a melhoria da saúde em Salvador, mesmo sendo perseguido pela TV, foi transformada por politiqueiros em acusações das mais baixas.

LEIA TAMBÉM

Casa Nova: Prefeito repudia declarações do Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro

Envolveram companheiros nossos, dedicados à melhoria da vida das pessoas, que trabalham incansavelmente em busca de mais educação, mais saúde e mais segurança; distorcendo minhas palavras, solapando a verdade em favor de seus interesses eleitoreiros.

Não vou alimentar a discussão que só interessa a eles, sem proveito para o povo.

A eles me recuso a responder. Devo satisfações ao Povo.”

Cícero Freire deve retornar à Câmara de Vereadores

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Vereador licenciado para ocupar o cargo de Assessor Especial na Prefeitura de Petrolina, Cícero Freire deve retornar à Casa Plínio Amorim. Segundo informações, o edil já teria notificado o presidente da Câmara, Osório Siqueira, sobre sua volta aos trabalhos.

Com o retorno de Cícero Freire, o vereador Júnior do Gás voltará à suplência. Júnior foi empossado no cargo de vereador em maio de 2017, para cobrir a licença de Cícero Freire que iria realizar um procedimento cirúrgico na época.

A volta de Cicero Freire deve acontecer já na sessão de quinta-feira (1º). Até o momento a exoneração de Cícero do cargo de Assessor Especial não foi publicada no Diário Oficial do município.

Habeas corpus de Lula pode ser julgado na quinta-feira

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) agendou para quinta-feira (1º), o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Quinta Turma do SFT, por meio do relator do processo, Felix Fischer, solicitou a inclusão do pedido na pauta do dia 1º de março.

O habeas corpus pedido pela defesa de Lula evitaria que o ex-presidente seja preso de imediato, após o esgotamento dos recursos na segunda instância. No mês de janeiro a defesa do ex-presidente Lula teve uma liminar rejeitada pelo presidente do tribunal, Humberto Martins.

Lula foi condenado pela 13ª Vara Federal Criminal do Paraná a nove anos e seis meses de reclusão, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá.

LEIA MAIS

Câmara vota nesta terça projeto de regulamentação da Uber no Brasil

(Foto: Ilustração)

Motoristas de aplicativos de transporte e taxistas voltam a se encontrar, em lados opostos, nesta terça-feira (27), no Congresso Nacional. Depois de aprovado com alterações pelo Senado, o projeto que regulamenta serviços como o da Uber, 99 Pop e Cabify volta às mãos dos deputados.

Caberá à Câmara avaliar os substitutivos que os senadores apresentaram e decidir se os aplicativos poderão continuar operando como já operam no Brasil ou não. Substitutivo é o nome que se dá ao texto que altera consideravelmente o conteúdo original de uma proposta.

Pedra no sapato dos donos de concessões e motoristas de táxis, os aplicativos de transporte abriram a concorrência e mexeram não só no preço, mas na melhoria da qualidade desse tipo de transporte particular. Os taxistas não gostaram nada e no ano passado fizeram muito barulho e um movimento em massa, de várias partes do país, nas proximidades do Congresso.

O texto-base aprovado inicialmente na Câmara é de autoria do deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo. Propunha medidas de regulamentação que enquadrariam os aplicativos e os submeteriam à legislação do município onde atuassem. Mas os senadores decidiram que as prefeituras não devem ter autonomia para conceder liberações nem limitar concessões a quem quiser trabalhar para as empresas. Só poderão fiscalizar o transporte feito pelos aplicativos.

LEIA MAIS