Paulo Valgueiro afirma que chegada de Fernando Bezerra ao MDB não mudará relação com os Coelho

(Foto: Arquivo)

O vereador Paulo Valgueiro é um dos opositores mais ferrenhos ao governo de Miguel Coelho e o edil já afirmou que não mudará sua postura com a chegada do senador Fernando Bezerra Coelho ao MDB. Valgueiro também é presidente do Diretório Municipal do partido.

Vereador eleito com o apoio do ex-prefeito Julio Lóssio, o edil já adiantou que a relação com o senador e mais novo integrante do partido não mudará.

LEIA TAMBÉM:

“Ele já está filiado”, afirma Paulo Valgueiro sobre filiação de Fernando Bezerra

LEIA MAIS

Políticos lamentam morte de ex-presidente do MDB em Pernambuco

(Foto: Arquivo/JC Online)

Um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Pernambuco, Dorany Sampaio morreu nessa terça-feira (13). Dorany foi ex-presidente do partido entre 1989 a 2015 e faleceu aos 91 anos, no Recife.

Em sua carreira política, Dorany também presidiu a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), durante o governo do ex-presidente José Sarney, no fim dos anos 1980.

Segundo a família de Dorany Sampaio, ele passou uma semana internado no Hospital Português, na capital. No sábado (10), seguiu para a residência da família, onde recebia cuidados. A causa da morte não foi divulgada.

LEIA MAIS

Miguel Coelho assina termo para ampliar cobertura de internet na zona rural 

(Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho foi um dos cerca de 2500 participantes do lançamento do programa do Governo Federal “Internet para Todos”. A iniciativa tem por objetivo expandir a cobertura por banda larga para localidades sem conectividade ou com acesso precário. Na cerimônia ocorrida em Brasília, nesta segunda (12), Miguel assinou o termo de adesão ao programa, cujo prazo para início de implantação está previsto para maio deste ano.

No caso de Petrolina, a ideia é levar a cobertura por banda larga para comunidades da zona rural. No ano passado, a Secretaria de Planejamento e Inovação fez um levantamento das áreas mais precárias em termos de conectividade.

O relatório aponta cerca de 70 localidades com déficit de comunicação digital em Uruás, Bebedouro, Cristália, Caititu, Projeto Maria Tereza, Pedrinhas, Ilha do Massangano, Caatinguinha, Roçado entre outras. O programa priorizará a cobertura de internet em postos de saúde e escolas públicas da zona rural de Petrolina.

“Nós indicamos todas essas comunidades do interior para serem contempladas com o Internet Para Todos. Esse serviço é fundamental para garantir a informação ao público, melhorar o aprendizado nas escolas e também para ter acesso a serviços básicos da Prefeitura, consultas entre outras demandas que hoje a população pode fazer pela internet, mas na zona rural ainda existe restrição”, explica o prefeito Miguel Coelho.

Cerca de 40 mil localidades no Brasil devem ser contempladas pelo programa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. As primeiras antenas serão instaladas nas cidades beneficiadas, segundo o Governo Federal, a partir de maio.

“Ainda não temos um prazo preciso para o início em Petrolina, mas nossa meta é que a instalação das antenas nas comunidades do interior de Petrolina ocorra já neste semestre”, antecipa o prefeito.

Juazeiro: câmara municipal homenageia mulheres com Comenda Ana Oliveira

(Foto: ASCOM)

Em homenagem ao Dia da Mulher, a Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) concedeu na noite desta segunda-feira (12), a Comenda Deputada Ana Oliveira às senhoras, Josélia dos Santos Barbosa, Ligia Nunes de Sá e Maria do Carmo Santos. A mesa foi presidida pela vereadora Neguinha da Santa Casa e secretariada por Tia Célia.

A Sessão Solene contou com a presença dos vereadores, autoridades, amigos e familiares das três homenageadas, indicadas pelo proponente da comenda e pelas duas vereadoras atualmente com assento na Casa Aprígio Duarte que ressaltaram o papel importante da mulher na sociedade.

O vereador, Charles Leal, proponente da comenda, indicou o nome da delegada regional, Dra. Lígia Nunes de Sá. “Quero agradecer ao vereador Charles Leal pela indicação do meu nome para receber esta Comenda, bem como agradeço a todos os vereadores que votaram favoravelmente á indicação. E também aos parceiros de todos os dias, a Polícia Militar, o Poder Judiciário, o Ministério Público, sempre ao nosso lado. Sem esses poderes, nosso trabalho como Polícia Civil se tornaria muito mais difícil”, disse a delegada.

Já a vereadora Tia Célia indicou a servidora pública, Josélia dos Santos Barbosa, que disse: “agradeço especialmente à Tia Célia que me concede esta homenagem pelo Dia da Mulher. Hoje sinto-me lisonjeada e ao mesmo tempo grata por ser lembrada. Vamos mulheres à luta. Se nos unirmos, com certeza, teremos melhores dias para toda a população”, disse Josélia.

E a terceira homenageada da noite foi a senhora Maria do Carmo Santos, agricultora do Projeto Mandacaru, indicação da vereadora Neguinha da Santa Casa. “Quero agradecer a Deus por este momento, estou muito feliz neste momento que eu nunca esperava, mas tudo tem seu tempo. E quero agradecer à vereadora Neguinha, que Deus te abençoe”, comemorou.

Ao final da solenidade foram entregues brindes às mulheres participantes.

Vereador Ronaldo Souza: o solitário

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma cena inusitada chamou a atenção no início da manhã desta terça-feira na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE).

A sessão só começa às 9h, mas às 8h da manhã lá estava o vereador Ronaldo Souza (PTB), ou Ronaldo Cancão, como é mais conhecido, sentado sozinho no plenário da Casa Plínio Amorim.

Ele disse que sempre chega cedo e hoje veio mais cedo ainda para estudar alguns documentos antes do início da sessão. Na reunião de hoje (13), o vereador Ronaldo Souza apresenta dois projetos de lei, para serem analisados pelos os colegas.

Em um dos projetos ele quer instituir o dia 2 de fevereiro como dia municipal das freiras salesianas. No outro, o vereador propõe escolher o mês de Setembro como mês de combate ao suicídio.

Rodrigo Maia quer levar Fernando Filho para o DEM

(Foto: Divulgação)

Pré-candidato à Presidência da República, Rodrigo Maia não desistiu da ideia de levar o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho para o DEM. O presidente da Câmara dos Deputados teria conversado com o deputado licenciado, sobre uma possível migração.

LEIA TAMBÉM:

Rodrigo Maia lança pré-candidatura à Presidência da República

Fernando Filho afirmou que depende do MDB em Pernambuco, para tomar uma decisão sobre seu futuro. Até o dia 7 de abril os políticos com pretensão de concorrer às eleições desse ano podem migrar de partido, na chamada Janela Partidária.

“Muitos do PSB se filiaram ao DEM. Outros deverão estar se filiando nos próximos dias”, afirmou o ministro Fernando Filho.

Armando Monteiro volta a declarar apoio a Lula e critica possível aliança do PT com PSB

(Foto: Bobby Fabisak/JC Online)

Um dos nomes cotados para concorrer ao Governo de Pernambuco, o senador Armando Monteiro Neto afirmou que, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realmente for candidato, tem obrigação de votar em Lula.

Em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal Petrolina, Armando destacou o sentimento de gratidão do pernambucano com Lula e não escondeu seu compromisso político com o ex-presidente.

“Não há como deixar de reconhecer que os pernambucanos têm muita gratidão e muita consideração com o presidente Lula. Eu por exemplo tenho, sou amigo do presidente, já caminhamos juntos em várias eleições e eu até já declarei publicamente que se o presidente Lula for candidato, eu não posso deixar de votar nele”, afirmou o senador.

LEIA MAIS

“Não existe acordo em Pernambuco com o PSB”, garante a pré-candidata do PT ao governo do estado Marília Arraes

(Foto: Internet)

Depois de uma reunião com o ex-presidente Lula e a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, na última sexta-feira (9), a vereadora do Recife e pré-candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes (PT), afirmou durante entrevista que está cada vez mais firme no intuito de disputar a eleição para governadora e não há possibilidade de fechar acordo com o PSB, do Governador Paulo Câmara.

“Eu tive uma conversa com o ex-presidente Lula, junto com a deputada Tereza Leitão, com o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque e ficou bem claro que não existe esse acordo firmado aqui em Pernambuco. Não vai haver aliança com o PSB”, afirmou Marília.

Segundo a vereadora, a eleição de 2018 será diferente de qualquer outra. “Nessa eleição vai prevalecer o posicionamento político, a demarcação do projeto que nós defendemos”, garantiu Marília Arraes.

Em pesquisa divulgada pelo o Instituto Múltipla na última quinta-feira (8), Marília Arraes aparece com uma boa aceitação. Em um dos cenários apresentados pelo o Instituto, a vereadora teria 21,3% dos votos para o governo do estado. A atual governador teria 33,5% e o senador Fernando Bezerra Coelho 6%.

No cenário 2, Paulo Câmara (PSB) tem 31%, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) 19% e Marília Arraes (PT) 18,5%. Em relação à pesquisa de janeiro, o governador cresceu 8 pontos percentuais, Armando caiu 4 e Marília caiu 1 (oscilação dentro da margem de erro).

No cenário 3, Paulo Câmara (PSB) tem 41% e Fernando Bezerra Coelho (MDB) 10,2%. Brancos, nulos e indecisos totalizariam 44%.

Em um outro cenário, no qual o PT “barraria” a candidatura de Marília Arraes, o governador teria 36,3% e o senador Armando Monteiro (PTB) 25,2%. Brancos, nulos e indecisos totalizam 34%.

Gonzaga Patriota recebe título de Cidadão Honorário de Garanhuns

(Foto: Divulgação)

O município de Garanhuns tem um novo cidadão. O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) recebeu o título de Cidadão Honorário nesse sábado (10) e já soma 72 títulos somente no estado de Pernambuco.

A homenagem a Gonzaga foi proposta pela vereadora Betânia, a qual destacou os trabalhos do deputado para o estado. “Gonzaga Patriota é uma pessoa honrada, que sempre lutou por Garanhuns. Entreguei esse título com muita satisfação e alegria, pelo seu trabalho realizado em prol da nossa cidade“, disse.

O deputado não escondeu a emoção ao receber a homenagem. “Eu, que já sou cidadão em mais de 70 municípios do estado, me sinto honrado com este momento. Agora sou um cidadão garanhuense, cidade pela qual tenho muito apreço e carinho”, destacou Gonzaga.

Após receber apoio de Lula, Odacy busca consenso no PT estadual

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) recebeu um apoio político importante para sua candidatura ao Governo de Pernambuco. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou favorável ao nome de Odacy e apoiou a pré-candidatura do ex-prefeito de Petrolina.

Lula e Odacy estiveram reunidos na sexta-feira (9), em São Paulo e discutiram a pré-candidatura pelo Partido dos Trabalhadores. O encontro também contou com a participação das lideranças políticas do PT em Pernambuco.

De acordo com Odacy, o próximo passo é chegar a um consenso com os colegas de partido que, hoje estão despontando como pré-candidatos. “Tive a oportunidade durante a reunião de deixar claro que, de fato, tenho uma trajetória política longa, mas que também represento uma inovação, pois temos projetos e discussões inovadoras para o futuro de Pernambuco. Pretendo chegar a um consenso com a vereadora Marília e com José de Oliveira, para que com o apoio de ambos possamos vencer essa eleição e melhorar cada vez mais a vida do povo pernambucano”, afirmou.

Odacy Amorim foi vereador, ex-secretário e ex-prefeito de Petrolina. Atualmente ocupa uma vaga na Alepe, como o deputado mais votado do partido nas últimas eleições.

Marília Arraes tenta consolidar candidatura com Lula

Integrantes do PT de Pernambuco reunidos com a Executiva Nacional do partido. (Foto: Divulgação)

Um clima de carinho e proximidade. É o que mostra a foto do encontro entre a pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta sexta-feira (9), lideranças locais da sigla se reuniram com o líder petista e a presidente nacional da agremiação, Gleisi Hoffman (PT), em São Paulo.

A vereadora do Recife tenta consolidar sua pré-candidatura ao Governo do Estado ante as investidas de parte dos seus correligionários com o PSB. Neste fim de semana, a petista fará uma série de atos pelo interior do EstadoNo encontro de dirigentes petistas, não teve batida de martelo sobre a posição do partido nas eleições deste ano e Marília Arraes segue com fôlego para trabalhar sua candidatura.

“Debatemos sobre o momento político nacional e sobre os rumos do novo projeto que o PT está construindo para Pernambuco”, disse Marília Arraes, em postagem no Instagram, após o encontro.

Aliança
A Executiva Nacional divulgou uma nota após o encontro. De acordo com o texto, a direção nacional da legenda “vem trabalhando para construir nacionalmente um aliança programática e eleitoral com os partidos de centro-esquerda: PCdoB, PDT e PSB”.

“Essa estratégia não impede o PT de Pernambuco de fazer o debate político em torno de uma candidatura própria ao Governo do Estado e disputar a opinião pública, com toda legitimidade. No momento adequado, as definições sobre candidaturas e alianças serão tomadas conjuntamente, levando em conta a estratégia nacional e a realidade regional”, diz a nota do Partido dos Trabalhadores.

Armando Monteiro afirma que oposição está unida em Pernambuco

(Foto: Reprodução)

O grupo de oposição ao governador Paulo Câmara está únido, é o que afirma o senador Armando Monteiro Neto. Em participação no programa Super Manhã dessa sexta-feira (9), na Rádio Jornal Petrolina, Armando fez questão de ressaltar a convergência de pensamentos dos integrantes do Pernambuco Quer Mudar.

No último sábado as lideranças políticas estiveram reunidas em Caruaru e definiram uma candidatura única dos opositores. Isso, para o senador rebate qualquer crítica ao grupo.

“O encontro das oposições teve um fato importante que consagra a união dessas forças. Foi o anúncio de que nós teremos uma única candidatura. A resposta foi dada, todas as lideranças assumiram publicamente o compromisso de que nós teremos uma única candidatura”, afirma Monteiro.

LEIA MAIS

“Ele já está filiado”, afirma Paulo Valgueiro sobre filiação de Fernando Bezerra

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Paulo Valgueiro negou qualquer interferência na filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao MDB. Presidente do Diretório Municipal, Valgueiro rebateu críticas ao processo feito pelo Diretório Municipal e afirmou que FBC já está filiado ao partido.

Na manhã dessa sexta-feira (9), Valgueiro participou do programa Super Manhã, na Rádio Jornal e ressaltou estar seguindo o procedimento do partido. Segundo o vereador, a ficha de filiação foi assinada em Brasília, foi remetida ao diretório estadual e foi repassada para Petrolina.

LEIA MAIS

Miguel oficializa Aero Cruz como líder do governo na Câmara de Vereadores

(Foto: ASCOM)

O vereador Aero Cruz é oficialmente o novo líder do governo na Casa Plínio Amorim. O edil se encontrou com o prefeito Miguel Coelho nessa sexta-feira (9) e já recebeu as primeiras orientações do seu líder político.

Acompanhados do secretário de Governo, Giovani Costa, Aero e Miguel discutiram as primeiras articulações da base aliada. O vereador assume o posto até ontem ocupado por Ruy Wanderley, que concorrerá a uma vaga na Alepe, neste ano.

Aero já atuava como uma das lideranças do governo na Câmara de Vereadores e passará a articular os projetos do Executivo na Casa Plínio Amorim. No começo da semana o edil afirmou que estava pronto para seguir as ordens do grupo, fosse para concorrer a uma vaga como deputado estadual ou como líder no Poder Legislativo.

LEIA MAIS

“Meus colegas vereadores tem um comportamento machista”, dispara o vereador Gilmar Santos durante sessão na Câmara

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gilmar Santos (PT), ao fazer uso da tribuna na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), nesta quinta-feira (08), disse que se sente constrangido em fazer parte de uma Câmara Municipal, onde a maior parte de seus colegas vereadores demonstram um atitudes e comportamentos machistas.

Na sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o vereador do PT aproveitou a oportunidade para expressar, mais uma vez, sua insatisfação em relação a aprovação de um projeto, na Câmara, no fim do ano passado, o qual proíbe que os professores e professoras das escolas municipais abordem em sala de aula assuntos relacionados a ideologia de gênero.

Para Gilmar Santos, quando seus colegas votaram a favor desse projeto, demontraram um comportamento machista e aprovaram um projeto contra as mulheres.

“A Câmara na sua composição já expressa o machismo da própria sociedade. São 23 vereadores e apenas duas mulheres, uma licenciada. Então fica apenas uma mulher diante de 22 homens. Então há uma predominância do homem sobre os espaços de decisão. E inevitavelmente, o comportamento dos vereadores vai expressar esse machismo”, disse o vereador.

O vereador Ronaldo Silva (PSDB) reagiu as colocações de Gilmar Santos e disse que o momento não era para esse tipo de discussão no plenário. “Ele está mentindo. Nós não aprovamos nenhuma projeto contra as mulheres. Votamos um projeto contra a ideologia de gênero nas escolas e não contra as mulheres. Se ele estiver um projeto contra as mulheres que nós aprovamos nessa casa, ele apresente”, desafiou Ronaldo Silva.

Gilmar Santos retrucou. “Eu até sugiro que o vereador possa estudar mais sobre o que significa a palavra gênero. Gênero trata exatamente do feminino ou do masculino, ou seja, de como o indivíduo vai se identificar diante de suas relações, de sua vida”, explicou o vereador.

E acrescentou. “Porém, uma coisa é igualdade de gênero e a gente defender uma sociedade onde o homem, uma mulher sejam respeitados na sua dignidade, na sua igualdade. E outra coisa totalmente diferente é a ideologia de gênero. Esse projeto que foi aprovado aqui proibindo as professoras e os professores, de tratarem as questões sobre a sexualidade, a mulher, as manifestações de cada pessoa na sua identidade, ou seja, é uma postura extremamente machista. Se isso não é votar um projeto contra as mulheres, eu não mais o que é contra ou favor de alguma coisa”, disparou Gilmar Santos.