Atual Ministro da Educação, Mendonça Filho deixará cargo para disputar eleições de outubro

Mendonça Filho também opinou sobre disputa interna no MDB de Pernambuco (Foto: Arquivo)

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) não descartou disputar as eleições de 2018. À frente do MEC, Mendonça afirmou que deixará a pasta no dia 5 de abril, porém ainda não decidiu para qual cargo focará sua campanha.

Em entrevista ao programa Super Manhã, na Rádio Jornal Petrolina, Mendonça também opinou sobre a disputa interna pelo comando do MDB em Pernambuco.

“É uma discussão que está exclusivamente dentro do próprio MDB, tenho naturalmente respeito a liderança de Fernando Bezerra e ele está lidando com esses embates hoje no Judiciário e espero que em pouco tempo tenha uma solução clara em relação a e esse quadro que envolve a disputa do MDB local”, disse o ministro.

LEIA MAIS

Por unanimidade, TRF-4 nega recurso de Lula por condenação no Caso Tríplex

Ex-presidente não pode ser preso antes de 4 de abril (Foto: Reprodução)

Em um julgamento rápido, o Tribunal Regional Federal  da 4ª Região (TRF-4) rejeitou por unanimidade o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Caso do Tríplex do Guarujá.

A decisão foi tomada pelos mesmos desembargadores da 8ª turma, que julgaram a apelação de Lula em 24 de janeiro, João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus.

Dessa forma, pela decisão do TRF-4, Lula pode ser preso para começar a cumprir pena quando acabarem os recursos no Tribunal. Entretanto, na última semana o Supremo Tribunal Federal (STF) impediu a prisão do ex-presidente até 4 de abril, quando a Corte analisará o pedido de habeas corpus de Lula.

A defesa de Lula ainda terá 12 dias para entrar com recurso sobre os próprios embargos de declaração, caso entenda que inconsistências ou obscuridades persistam.

TRF-4 julga hoje recurso apresentando por defesa de Lula

(Foto: internet)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) começa a julgar a partir das 13h30 o último recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula foi condenado em segunda instância pelo mesmo Tribunal e teve sua pena aumentada para 12 anos e um mês de prisão.

Os advogados do petista deram entrada no embargo de declaração no dia 20 de fevereiro, alegando que a pena somente deverá ser cumprida após o esgotamento em todas as instâncias possíveis.

Mesmo que os embargos sejam rejeitados por unanimidade pelos desembargadores, Lula não poderá ter o pedido de prisão decretado. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu uma liminar que proíbe a sua prisão até o dia 4 de abril, data na qual será analisado o mérito do pedido de habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do petista.

Prefeita de Dormentes declara apoio a pré-candidatura a deputada estadual de Dulcicleide Amorim, esposa de Odacy

Odacy recebeu apoio de Josimara e seu esposo (Foto: ASCOM)

Em visita a cidade de Dormentes, o deputado estadual Odacy Amorim recebeu apoio político da prefeita Josimara Cavalcanti. A gestora declarou publicamente apoio a pré-candidatura de Dulcicleide Amorim, que é professora da rede pública, a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Josimara espera que a parceria dê frutos à região. “É nítido o êxito e a eficácia do trabalho desempenhado pelo grupo da prefeita, e receber este importante apoio é para mim motivo de grande alegria, e um incentivo para trabalhar cada vez mais pela população dormentense e do nosso estado”, afirmou a prefeita.

Odacy busca viabilizar candidatura a Governo do Estado

Odacy Amorim agradeceu o apoio da prefeita de Dormentes. O ex-prefeito de Petrolina está buscando fortalecer sua pré-candidatura ao Governo do Estado, mas o PT estadual ainda não decidiu qual será o nome indicado pela sigla ou se fará uma aliança com o PSB.

“Tenho por Dormentes grande admiração, e fico feliz em perceber que a cidade está sendo administrada por um grupo comprometido com o trabalho e bem-estar da população. Iremos aumentar cada vez mais esta parceria, buscando trazer melhorias e investimentos para a cidade”, disse Odacy.

Mirando eleições, Temer prepara agenda positiva para abril

(Foto: Ilustração)

Mesmo com a alta rejeição do eleitor brasileiro, o presidente Michel Temer (MDB) está montando uma agenda positiva para seu governo. A intenção de Temer é se fortalecer para as eleições de outubro. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o presidente vai anunciar uma série de inaugurações e eventos para abril.

O “pacote eleição” inclui notícias sobre o reajuste do Bolsa Família, entrega de moradias populares, inauguração de terminais em aeroportos e visita a um hospital, segundo assessores de Temer. O presidente deve realizar uma viagem por semana, para ganhar forças.

A Casa Civil está coordenando as ações do presidente, buscando agendar também as datas desses eventos. Na semana passada Temer teria anunciado a partidários que se lançaria candidato para manter “vivo seu legado”.

Executiva Nacional do MDB vai recorrer de decisão que favorece Raul Henry

(Foto: Reprodução/Facebok)

A executiva nacional do MDB anunciou no sábado (24) que irá recorrer da decisão tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que favoreceu o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry.

LEIA TAMBÉM:

STF suspende dissolução do diretório do MDB-PE

A presidência da legenda no Estado havia sido retirada de Henry pelo comando nacional e entregue ao senador Fernando Bezerra Coelho, na última terça-feira (20). Com a liminar cedida pelo STF, nenhum processo de intervenção poderá ser instaurado até que o mérito do pedido do vice-governador seja analisado.

Em nota, o MDB disse que respeita a decisão de Lewandowski, mas afirmou que irá recorrer da decisão aos 11 ministros do STF. Na última terça-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral deu permissão à executiva nacional do MDB para interferir no diretório local.

STF suspende dissolução do diretório do MDB-PE

Decisão tira Fernando Bezerra Coelho do comando da legenda. (Foto: Internet)

A novela da dissolução do diretório do MDB-PE ganhou um novo capítulo. Na noite desta sexta-feira (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu a dissolução e decretou a volta do “Diretório Estadual do MDB/PE com a sua composição anterior à reunião da Comissão Executiva Nacional, ocorrida em 20/3/2018 e preservadas as suas atribuições estatutárias”.

Com a decisão, o vice-governador do estado, Raul Henry, volta ao comando do diretório estadual, que havia passado para as mãos do senador Fernando Bezerra Coelho no último dia 20. Na decisão, o ministro afirmou que concederia a liminar “para suspender a dissolução do Diretório Estadual, retornando-se ao status quo ante, de modo a evitar uma indesejável interferência exógena no processo eleitoral que em breve se iniciará”.

Confira a decisão completa clicando aqui.

Após decisão da classe trabalhadora, CUT vai lançar candidato a deputado federal em vários estados; Carlos Veras é o escolhido em Pernambuco

Carlos Veras tem apoio de Cristina Costa e já declarou voto a Marília Arraes (Foto: PH Reinaux)

Presidente da Central Única do Trabalhador (CUT) em Pernambuco, Carlos Veras esteve em Petrolina para anunciar sua e pré-candidatura a deputado federal pelo estado. A decisão foi tomada em 2015, após uma afirmativa coletiva para fortalecer os trabalhadores no país.

“O lançamento da nossa pré-candidatura a deputado-federal é uma demanda já desde 2015 quando a CUT e os movimentos sociais decidiram enfrentar os golpistas e assaltantes dos direitos”, destaca Veras em entrevista exclusiva ao Blog.

LEIA TAMBÉM: 

Trabalhadores de Petrolina e região discutem demandas da classe em evento da CUT

Candidaturas nacionais

LEIA MAIS

Projeto de reajuste salarial dos servidores municipais de Petrolina será votado na próxima terça

Projeto de Lei deve entrar na pauta da sessão da próxima terça-feira. (Foto: ASCOM)

O Projeto de reajuste do servidor municipal de Petrolina, que seria votado na sessão dessa quinta-feira (22), foi retirado da pauta a pedido do Vereador Ronaldo Silva, sob a alegação de não estar previsto para a data, e de ter tido tempo de estudar todo o projeto. A previsão é que o projeto seja votado na próxima terça-feira (27), quando deverá ser aprovado.

O novo líder do Governo na Câmara, vereador Aero Cruz, garantiu que a decisão não interfere na decisão final do acordo com o sindicato, de que o servidor receberá o pagamento de março com o reajuste retroativo a 1º de janeiro. “A gente votando o Projeto na terça-feira, nenhum servidor vai ter prejuízo, até porque é do interesse do poder Executivo. Semana passada o prefeito Miguel Coelho falou com a gente e ontem ele reiterou a mim, como líder que tem interesse de colocar esse Projeto, por ser um acordo entre o Executivo e o SINDSEMP”, explicou.

O presidente do SINDSEMP, Walber Lins, reforça a tese do sindicato, de garantir o direito dos servidores, principalmente no que ficou acordado em todas as negociações. Ainda segundo Walber, o SINDSEMP continua fazendo o seu papel, de resguardar o que foi garantido, sem deixar margem para que o servidor seja prejudicado.

“O intuito do sindicato é esse, de ratificar e honrar o compromisso que foi confirmado tanto pelo ofício que foi encaminhado para a Assembleia no dia 21 de fevereiro, como também o Projeto de Lei que foi encaminhado pra pauta hoje, sim. Inclusive a mesa diretora foi colocado em pauta e foi retirado posteriormente pelo Vereador Ronaldo Silva, com  a garantia de que precisaria analisar e na terça-feira da próxima semana seria votado e aprovado”, afirmou.

Para deputado estadual Rodrigo Novaes, MDB perde base política com disputas internas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na visão do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) o imbróglio no MDB de Pernambuco vai enfraquecer o partido. Na última terça-feira (20) o senador Fernando Bezerra Coelho venceu a queda de braço e assumiu o comando da legenda, deixando o deputado federal Jarbas Vasconcellos em segundo plano.

Durante entrevista ao programa Super Manhã, Novaes que é líder do governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) afirmou que o MDB perde sua base política.

“Saiu o vice-governador do estado, saiu o deputado federal e entra o senador que tem uma força naturalmente e a gente respeita, mas o partido perde a base que foi construída na história”, afirmou Rodrigo Novaes.

LEIA MAIS

Bonfim parabeniza Alex Tanuri pela reeleição na Câmara de Vereadores

(Foto: Ascom/PMJ)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim parabenizou o vereador Alex Tanuri após a reeleição na Casa Aprígio Duarte. Tanuri foi reconduzido ao posto de presidente da Câmara de Vereadores nessa quinta-feira (22).

Através de sua assessoria, Paulo Bonfim destacou a vitória de Alex Tanuri no processo democrático. “Acreditamos que foi um bom exercício de democracia pelos debates e o desejo de conduzir uma Casa importante para o desenvolvimento de nosso município. Vamos manter a nossa relação harmoniosa e sempre pensando no melhor para a cidade e para as pessoas, e a Câmara é parte importante”, disse o prefeito.

LEIA TAMBÉM:

Alex Tanuri é reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro

Tanuri é o primeiro vereador a ser reeleito para o cargo. A chapa composta pelo vereador foi eleita de maneira unânime, por 21 votos. A Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 será composta por Tanuri (presidente), Anastácio (vice-presidente), Charles Leal (1º secretário) e Aníbal Araújo (2º secretário).

PSB lamenta morte de vereador no Agreste

(Foto: Reprodução)

O vereador José Célio Soares da Silva foi assassinado na manhã dessa quinta-feira (22), na cidade de Palmeirinha, Agreste de Pernambuco. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 2011, o diretório estadual lamentou a morte de Mizé, como era conhecido.

“O Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco lamenta a morte do vereador de Palmerina, José Célio Soares da Silva, filiado ao nosso partido desde 2011. Confiamos no trabalho da Polícia Civil e esperamos que o caso seja devidamente esclarecido para que os culpados sejam responsabilizados. Prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de luto. Diretório estadual do PSB”, afirma o comunicado oficial da sigla.

O crime está sob investigação da Polícia Civil. Até o momento não há mais informações sobre o caso.

Vereadores de Petrolina apreciam Projeto de Lei que prevê reajuste salarial dos servidores

Sessão desta quinta deve ser bastante movimentada. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina devem analisar, na sessão desta quinta-feira (22) – que começa às 9h – o Projeto de Lei nº. 038/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores municipais, e dá outras providências. O texto não está incluído na pauta da sessão, pois aguarda os pareceres das comissões. No entanto, poderá entrar na pauta e ser discutido pelos parlamentares.

O Projeto de Lei prevê um reajuste de 2,95% aos profissionais de nível elementar, nível médio e nível superior do município. Além disso, os valores dos vencimentos básicos dos profissionais da carreira do magistério serão reajustados em 6,81%. Outra alteração deve acontecer nos vencimentos de quem ocupa cargo de secretário escolar, que será reajustado em 2,95%, percentual que também será aplicado ao reajuste dos servidores públicos municipais cujos cargos e remunerações são regidos por lei específica.

Causa Animal

A vereadora Maria Elena deve apresentar três Projetos de Lei voltados para a causa animal em Petrolina. Os projetos instituem a Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais; o Código Municipal de Proteção aos Animais; Além de sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.

Cristina Costa levará para discussão dos parlamentares o Projeto de Lei nº 024/18, que institui no calendário oficial do município de Petrolina o Dezembro Verde, mês de reflexão sobre o abandono de animais na cidade.

Supremo julga habeas corpus preventivo para evitar prisão de Lula

O julgamento será decisivo para Lula. (Foto: internet)

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje (22), a partir das 14h, habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal.

O julgamento será decisivo para Lula em função da confirmação de que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, deverá julgar na próxima segunda-feira (26) o último recurso contra a condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato.

Atualmente, a Corte tem um impasse sobre o entendimento que autorizou a execução provisória de condenados em segunda instância. O voto decisivo no julgamento deve ser proferido pela ministra Rosa Weber e vai depender da manutenção de seu entendimento. 

LEIA MAIS

Fernando Filho segue passos do pai e se filia ao MDB

O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho se filiou na tarde dessa quarta-feira (21) ao MDB. A filiação ocorreu em Brasília, um dia após o senador Fernando Bezerra Coelho assumir a presidência da sigla em Pernambuco.

Há cinco meses o deputado-federal licenciado se desligou do PSB e estava sem partido. Fernando Filho deve deixar o Ministério de Minas e Energia no próximo dia 5, para concorrer à reeleição em outubro.

No ato de filiação, o deputado comentou sobre a disputa interna no partido. “Não estamos para que ninguém possa sair, a gente não quer tirar ninguém do partido”, disse.

A filiação foi acompanhada pelo agora presidente estadual do MDB, Fernando Coelho, pelo presidente nacional da sigla, Romero Jucá e lideranças do partido.