FBC assume comando do MDB-PE e deve anunciar nomes para eleições em abril

Executiva Nacional do partido esteve reunida em Brasília. (Foto: ASCOM)

A Executiva Nacional do MDB reuniu-se na tarde desta terça-feira (20), em Brasília, e aprovou – por 17 votos favoráveis e seis contrários – a dissolução do diretório regional do partido em Pernambuco. Com isso, a legenda no estado será dirigida por uma comissão provisória, que vigorará por 90 dias, cujo presidente é o senador Fernando Bezerra Coelho.

“Com o posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (ontem), o partido pôde se reunir (hoje) e tomar a decisão política que se aguardava, que é a definição (política) que o MDB vai seguir nas próximas eleições”, explicou Fernando Bezerra.

“Agradeço a confiança que recebi da Executiva Nacional para, a partir deste momento, eu poder liderar um processo de arregimentação de quadros (deputados estaduais e federais) à disputa das eleições que se avizinham e também para procurar apoios dentro da frente política Pernambuco Quer Mudar”, acrescentou o vice-líder do governo no Senado.

LEIA MAIS

Vereador Ruy Wanderley concede Título de Cidadão Petrolinense ao pré-candidato ao senado federal André Ferreira (PSC)

Através do Decreto Legislativo nº 03/2018, aprovado por unanimidade, o líder do PSC na Câmara de Vereadores de Petrolina, Ruy Wanderley, demonstrou sua exímia articulação entre os seus pares na Casa Plínio Amorim concedendo Título de Cidadão Petrolinense ao Pré-Candidato ao Senado André Ferreira (PSC).

Atualmente ocupando uma das vagas na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o Deputado Estadual e Presidente do PSC em Pernambuco, André Ferreira, vê que é o momento de permear outros caminhos na política, e, de fato, os ventos sopram a seu favor.

Seu irmão, Anderson Ferreira (PR), ex-Deputado Federal, tornou-se Prefeito de Jaboatão dos Guararapes em 2016 e conta com excelente avaliação popular. Há quem diga que se continuar nestas condições, terá fácil reeleição em Jaboatão no pleito de 2020. Seu cunhado, Fred Ferreira (PSC), foi eleito Vereador do Recife em 2016, sendo o terceiro mais votado da capital pernambucana, ocupando a vaga deixada por André.

LEIA MAIS

FBC ganha queda de braço e deve assumir comando do MDB-PE

Fernando Bezerra Coelho está com caminho livre para assumir comando do partido em Pernambuco. (Foto: Internet)

Em decisão na noite dessa segunda-feira (19), o ministro Admar Gonzaga Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), derrubou a decisão do desembargador Itabira de Brito Filho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que impedia o prosseguimento do processo de dissolução do Diretório do MDB-PE pelo comando nacional do partido.

Agora, Fernando Bezerra Coelho tem o caminho livre para assumir o comando da sigla e colocar a legenda no lado da oposição ao governador Paulo Câmara. O vice-governador e presidente do diretório do MDB-PE, Raul Henry, deverá sair do comando do partido.

Segundo a decisão, não cabe à Justiça Comum, “intervir na ordem democrática interna das agremiações, sobretudo quando em curso o ano eleitoral e em período previsto em lei, para atendimento a condição de elegibilidade”.

A decisão atende a liminar do Diretório Nacional que alegava a incompetência do Tribunal de Justiça para julgar o caso.

Vereadores antecipam eleições da mesa diretora em Juazeiro para esta quinta

Eleições para mesa diretora são antecipadas e acontecem nesta quinta. (Foto: ASCOM)

Os vereadores de Juazeiro, presentes na sessão desta segunda-feira (19), votaram e aprovaram o requerimento, assinado pelo vereador Fabinho de Pinhões (PRB) e subscrito por mais 13 vereadores, que prevê antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para esta quinta-feira (22). Segundo o requerimento, a antecipação possibilitaria “aos vereadores (…) prévio conhecimento dos planos e metas da administração subsequente a atual”.

O requerimento foi aprovado, ficando definido que “a sessão de eleição para renovação da Mesa da Câmara para o segundo biênio da legislatura em curso” será “realizada a partir das 9 horas do dia 22 de março de 2018 no Plenário da Câmara Municipal” e a posse da chapa eleita para o “dia 9 de janeiro de 2019”.

Confira a íntegra do requerimento

“O Vereador Fábio Luiz de Oliveira Silva, juntamente com os demais Vereadores signatários do presente, considerando a necessidade de estabelecer programas de trabalho que compreendam a integridade da legislatura em curso, compatíveis com os planos de gestão do atual e do futuro Chefe do Poder Legislativo local, requerem à Vossa Excelência seja realizada o mais breve possível a Eleição da Mesa da Câmara Municipal para o segundo biênio da atual legislatura, possibilitando aos Vereadores membros desta Casa Legislativa prévio conhecimento dos planos e metas da administração subsequente a atual.”

Bispo de Petrolina vai à Câmara de Vereadores nesta terça falar sobre campanha da fraternidade

Bispo em sua chegada a Petrolina. (Foto: ASCOM)

O novo Bispo de Petrolina (PE), Francisco Canindé Pallhano, estará na Câmara Municipal da cidade nesta terça-feira (20) para conhecer a Casa Legislativa e abordar aspectos do seu programa de governo pastoral e da Campanha da Fraternidade 2018, que terá como tema “Fraternidade e Superação da Violência”.

A presença do pontífice havia sido solicitada pelo vereador Rodrigo Araújo, por meio do requerimento 023/2018. O reverendíssimo comparecerá à Câmara às 10h. A sessão tem início às 9h.

Projeto de Lei

O único Projeto de Lei presente na pauta da sessão desta terça é de autoria do vereador Ronaldo Souza. O projeto nº 048/2018 dispõe sobre vedação de descarte de lixo no Rio São Francisco, rodovias, ruas, praças, parques e logradouros públicos e deve ser apreciado pelos demais parlamentares.

Além disso, mais de 20 indicações serão apresentadas pelos vereadores. A maioria tratando de iluminação pública e pavimentação asfáltica.

Após mal-estar, Ronaldo Cancão segue internado na UTI

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Cancão passou mal na manhã dessa segunda-feira (19) e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Neurocárdio, em Petrolina. Segundo informações iniciais, Cancão trabalhava no seu gabinete quando teve uma alteração de pressão.

O vereador segue internado, em observação e seu quadro de saúde, segundo a família é instável. Cancão já teve outro problema similar, quando foi internado pelo mesmo motivo no ano passado.

Temer avisa a correligionários que vai disputar eleições

(Foto: Reprodução)

Depois de negar a intenção de concorrer às eleições de outubro, o presidente Michel Temer anunciou a seus correligionários no sábado (17) que vai disputar a candidatura à Presidência do Brasil. Segundo o jornal Estado de São Paulo, Temer falou em “defender seu legado e sua própria honra”.

Sem pressa com relação ao calendário eleitoral, pois o presidente não precisa deixar o cargo até abril para concorrer, Michel Temer poderá esticar ao máximo o anúncio oficial de sua candidatura. Em uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha em janeiro, Temer tinha rejeição de 60% entre os possíveis candidatos.

Mesmo com as negativas do presidente, pessoas próximas a Temer já sabiam da sua intenção de disputar as eleições. O publicitário e marketeiro de Temer, Elsinho Mouco já havia dito no último mês de fevereiro que o presidente tinha grandes chances para sonhar com reeleição, por causa da intervenção federal no Rio de Janeiro. “Ele já é candidato”, afirma.

Fernando Filho encabeça lista de ministros que devem deixar cargo para concorrer às eleições de outubro

Temer já estuda nomes para substituir Fernando Filho (Foto: Arquivo)

O presidente Michel Temer deve perder o apoio de nove ministros que planejam deixar seus cargos para disputar as eleições desse ano. Além dos nomes já confirmados, Temer pode ter novas baixas e outros cinco já anunciaram a permanência em seus postos.

Por lei, os ministros que quiserem se candidatar na eleição de outubro precisam deixar os cargos seis meses antes do pleito, prazo que neste ano terminará em 7 de abril. A lista dos nomes já confirmados para deixar os ministérios é encabeçada pelo deputado-federal licenciado Fernando Filho, atualmente Ministro de Minas e Energias.

Além de Fernandinho, Marx Beltrão (Turismo), Ricardo Barros (Saúde), Sarney Filho (Meio Ambiente), Maurício Quintella (Transportes), Leonardo Picciani (Esporte), Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Mendonça Filho (Educação) e Helder Barbalho (Integração Nacional) também vão concorrer à reeleição.

Podem se juntar a lista Henrique Meirelles (Fazenda) e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Comunicações). De acordo com levantamento feito pelo portal G1, Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Raul Jungmann (Segurança Pública) e Blairo Maggi (Agricultura) permanecerão nos ministérios.

Alexandre Baldy (Cidades) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores) não se pronunciaram sobre suas permanências. Também segundo o G1, Edison Lobão e Eduardo Braga disputam assumir o Ministério de Minas e Energias, como substitutos de Fernando Filho.

“Serei o 1º preso político do país no século 21”, diz Lula durante lançamento de livro que fala das acusações contra ele

À espera de decisão sobre seu recurso na segunda instância da Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta sexta (16) que, se mantida a condenação, será “o primeiro preso político do país no século 21”.

Em discurso ao lado de aliados políticos e apoiadores no sindicato dos químicos em São Paulo, Lula atacou a Lava Jato e disse que está animado, apesar de condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) a 12 anos e um mês de prisão.

Segundo ele, o objetivo da operação é “execrar e condenar as pessoas antes do julgamento”. “Eu tenho consciência de que os que me condenaram não têm a consciência tranquila da inocência que eu tenho porque eles acham que mentiram”, afirmou, antes de criticar imprensa, Ministério Público e Justiça pelo processo do tríplex em Guarujá (SP).

“O jornal O Globo mentiu quando disse que eu era dono do apartamento, a Polícia Federal mentiu quando fez o inquérito, o Ministério Público Federal mentiu quando fez a acusação, o [juiz Sergio] Moro mentiu quando me condenou e o TRF-4 mentiu quando manteve a pena e ainda aumentou,” disse o ex-presidente.

Para Lula, isso tudo aconteceu porque “a desgraça de quem conta a primeira mentira é passar a vida mentindo para poder justificar a mentira que eles contaram”. Essa mentira seria, segundo o ex-presidente, de que ele era o líder do esquema de corrupção na Petrobras.

O evento encheu o auditório do sindicato no centro de São Paulo, onde ocorreu o lançamento do livro “A Verdade Vencerá: O Povo Sabe Por Que Me Condenam” (ed. Boitempo), em que Lula diz estar “pronto para ser preso” e afirma que não fugirá.

No livro, Lula é entrevistado por quatro pessoas, incluindo o jornalista e colunista da Folha de S. Paulo Juca Kfouri, que discursou antes do evento.

Kfouri afirmou que a obra pretendia expor “a verdade do presidente Lula” e que cabe ao leitor ficar ou não convencido dela, mas acrescentou que os entrevistadores “ficaram convencidos de que a verdade do presidente Lula é a verdade”.

Na entrada do evento, eram vendidos camisetas e bottons estampados com a imagem de Lula e bottons. Foram distribuídos panfletos que diziam que a condenação do ex-presidente foi fraudulenta.

Uma mulher no palco pediu para que não fossem distribuídos adesivos que diziam “Não à prisão de Lula” por causa da conotação anti-publicitária da palavra “prisão”. Em vez disso, pediu que fosse dito “Lula inocente, Lula presidente”.

PT, enfim, convoca o povo a defender Lula livre

(Foto: Arquivo)

Em resolução aprovada nesta quinta-feira 15, o Partido dos Trabalhadores, enfim, convocou a população brasileira a sair às ruas para garantir a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado a 12 anos de prisão num processo contestado pelos principais juristas do País e que tem como verdadeiro objetivo impedir sua participação nas eleições presidenciais de 2018; o chamado inclui atos nas principais cidades do País e uma vigília no dia do julgamento dos embargos no TRF-4; “LULA LIVRE é hoje o grito de resistência em defesa da democracia e da Justiça”, diz a nota do PT, que nega qualquer hipótese de Plano B.

Vereador Domingos de Cristália nega qualquer envolvimento com o desaparecimento do Cabo do Exército de Petrolina

Vereador Domingos de Cristália – PSL (Foto: Blog Waldiney Passos)

“Peço à polícia que me investigue. Agora investigue também quem pode estar por trás de tudo isso. Toda Petrolina sabe quem que está por trás disso. Quem é que tem vontade de ver eu cair, porque várias vezes já puxaram o meu tapete?” As palavras são do vereador Domingos de Cristália (PSL).

O vereador usou a tribuna da Casa Plínio Amorim, durante a sessão desta quinta-feira (15) para se defender das acusações de que teria envolvimento com o desaparecimento do Cabo do Exército do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada, Oldermácio de Sousa Pinto, que morava no distrito de Izacolândia, zona rural de Petrolina (PE).

As acusações foram feitas nesta quarta-feira (14), pela a mãe do militar, Maria Lucineide de Sousa Pinto e pelo o líder comunitário de Izacolândia, Júlio César, durante entrevista nas rádios da cidade. Ambos afirmaram que o cabo teria sofrido ameaças do vereador, dias antes de desaparecer.

LEIA MAIS

Juazeiro: Vereador quer gratuidade na Zona Azul

Aníbal Araújo – PTC. (Fotos: ASCOM)

Durante a sessão ordinária da câmara de vereadores de Juazeiro (BA), desta terça-feira (13), o vereador Aníbal Araújo (PTC), solicitou ao prefeito Paulo Bomfim a implantação da gratuidade da taxa de estacionamento da Zona Azul para idosos e portadores de necessidades especiais.

“Eu venho fazer aqui um apelo ao Poder Executivo em relação a isenção da taxa da zona azul para idosos e portadores de necessidades especiais. Eu fiz o projeto de lei, depois percebi que não era competência nossa. Então, passei para o Executivo através de ofício e eu estou aguardando que seja sensível com estas classes que citei”, disse Aníbal.

O vereador ressaltou que não vai parar de lutar por este benefício. “Eu acho que isenção para estas pessoas seria muito importante. Então eu faço esse apelo mais uma vez ao executivo. Eu não vou parar de vir a essa tribuna cobrar esta isenção para os idosos e portadores de necessidade”, ressaltou Aníbal.

Cabo do exército desaparecido foi ameaçado por vereador e sofreu atentado antes de desaparecer, afirma líder comunitário de Izacolândia

Liderança de Izacolândia e mãe do cabo durante entrevista. (Foto: Waldiney Passos)

A mãe do Cabo do Exército do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado, que está desaparecido desde o dia 17 de fevereiro deste ano, Maria Lucineide de Sousa Pinto, apresentou novos fatos sobre o caso durante entrevista ao programa ‘Super Manhã’, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal de Petrolina, na manhã desta quarta-feira (14). Maria esteve no programa juntamente com o líder comunitário de Izacolândia, Júlio César.

Segundo o líder, Oldemárcio de Sousa Pinto, conhecido como Marcinho, morador do distrito de Izacolândia, havia sido ameaçado pelo vereador Domingos de Cristália antes de desaparecer e teria sofrido um atentado. Ainda segundo Júlio, o Cabo teria ido a sua casa na quinta-feira, dois dias antes de desaparecer, e avisado que o líder tivesse cuidado, pois teria sofrido uma emboscada e sido perseguido em Petrolina.

“Ele me chamou para entrar no carro e avisou que estava preocupado, com medo e que estava em busca de um meio de garantir sua segurança. Meu pai, que me viu entrar no carro, ficou preocupado pela expressão dele enquanto conversava comigo”.

De acordo com o líder do distrito, Oldemárcio foi testemunha em um processo eleitoral. O Cabo teria colhido e deflagrado provas contra o vereador Domingos, que teria cometido crime eleitoral. No processo em questão, o militar teria atuado como testemunha no Boletim de Ocorrência. “Ele foi ouvido no processo em cinco audiências que aconteceram. A primeira audiência durou cerca de 7 horas, a segunda 4 horas e as demais 2 horas”, disse Júlio.

O líder afirma que também chegou a ser ameaçado juntamente com sua família. “Além de ter sido testemunha física em um momento em que fui ameaçado durante a última eleição, ele me defendeu dessas pessoas que foram levar um recado ameaçador afirmando que se a gente denunciasse, não escaparia nem sequer as famílias dos envolvidos. Esse respingo do passado foi um recado objetivo, foi um recado claro, isso eu não vou negar”, afirmou.

Segundo a mãe do Cabo, ele era uma pessoa que não tinha inimizades e o único problema que teria com alguém era justamente esse com o vereador. “Era uma pessoa de muitas amizades, casada e com filho de cinco anos. Não tinha inimigos”, disse.

Questionada sobre a possibilidade de achar o filho com vida, a mãe do Cabo afirmou que acredita que ele esteja vivo. “Por que alguém irira tirar a vida dele? Era um menino que todos gostavam dele. Para quê?”. A respeito do desaparecimento estar relacionado com o processo eleitoral de Domingos de Cristália a mãe afirmou que tem suspeitas que possa haver ligação.

Apelo

Júlio fez um apelo para a sociedade e pediu para que quem tiver notícias, souber do paradeiro do Cabo, “alguma pista, se o viu passar em algum lugar, que possa informar para a família. A família já não aguenta mais. Querem saber se está vivo ou se está morto”.

O líder afirmou ainda que outros fatos estão sendo investigados e que novas provas estão sendo colhidas. Ele preferiu manter em sigilo para não atrapalhar o caso. “Uma emissora nacional está vindo para acompanhar o que aconteceu”.

Atuação Exército

Outro ponto de questionamento do líder foi da inércia do Exército diante do caso. “A gente gostaria que o Exército dê uma posição, pois ele faz parte de um órgão nacional que são as Forças Armadas. Queremos que o Exército tome uma medida maior que auxilie na elucidação do carro (…). Acredito que ele faz parte das Forças Armadas”, disse Júlio.

O caso

O Cabo do Exército do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em Petrolina (PE), saiu do batalhão por volta das 9h30 da manhã, segundo imagens de câmaras de segurança, do dia 17 de fevereiro deste ano em direção a sua casa no distrito de Izacolândia e não foi mais visto.

Uma semana depois do desaparecimento, o veículo do militar foi encontrado incendiado e totalmente destruído próximo ao distrito de Massaroca, em Juazeiro (BA). O carro estava a mais de 1 km da pista.

Miguel Coelho discute com ministro da Integração Nacional reforma da estrada do Projeto Maria Tereza

(Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho reuniu-se, na manhã desta terça (13), com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para viabilizar investimentos para o projeto Maria Tereza, na zona rural de Petrolina (PE). O principal pedido do gestor foi referente ao recapeamento da estrada de acesso à comunidade, que já apresentava problemas e ficou deteriorada após as chuvas dos últimos meses. A reunião, em Brasília, contou com a presença também do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho.

A proposta apresentada pelo prefeito foi de conveniar junto ao Ministério da Integração um valor de R$ 2,7 milhões para recuperar 14 km da Estrada do Maria Tereza.  Além de solicitar o recapeamento, Miguel demonstrou preocupação com o abastecimento da comunidade e cobrou a construção de uma estação de tratamento de água para o local.

Apesar de o projeto Maria Tereza não ser uma área de responsabilidade da Prefeitura de Petrolina, Miguel disse que a gestão municipal quer colaborar para resolver as duas questões de infraestrutura.

“A zona rural tem sido uma prioridade, inclusive, as áreas que são de domínio do Governo Federal. O projeto Maria Tereza é muito importante para a produção de frutas e a estrada precisa urgentemente de uma ação estruturante, por isso, estamos buscando esse convênio entre a prefeitura e o Governo Federal. O ministro sinalizou de forma positiva para essas ações e estamos na expectativa de o mais breve possível assinar este convênio”, detalhou o prefeito após a reunião.

Comissão aprova proposta de Fernando Bezerra e Caixa Econômica deve priorizar recursos para regiões mais carentes do país

(Foto: Arquivo/ Waldemir Barreto)

A Caixa Econômica Federal (CEF) terá de priorizar recursos para as regiões mais carentes do Brasil. É o que o determinou a Comissão de Assuntos Econômicos (CAES) do Senado, em votação nessa terça-feira (13).

A CAES aprovou o Projeto de Lei Substitutivo, proposto pelo senador Fernando Bezerra Coelho e dessa forma, os financiamentos da CEF provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) serão prioritariamente direcionados para as superintendências do Nordeste (Sudene), da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco).

De acordo com a proposta do senador petrolinense, a Caixa Econômica concederá financiamentos às regiões mais carentes até alcançar o mínimo de 44% do total de recursos públicos sob a administração do banco.

LEIA MAIS