“No momento oportuno nós vamos apresentar nossos candidatos” afirma prefeito Miguel Coelho

Ruy Wanderley deixará liderança da Situação para disputar vaga como Deputado Estadual (Foto: Ascom PMP)

As eleições de outubro já estão movimentando os políticos em Petrolina e o grupo do prefeito Miguel Coelho ainda não definiu quais serão seus candidatos. A vereadora Maria Elena deixou a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes para retornar à Casa Plínio Amorim, pleiteando uma pré-candidatura.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a vereadora tem todo direito de disputar uma vaga. “Nós vamos ter candidatos aqui, é mais do que natural, mas a gente vai se posicionar disso no momento oportuno. É legítimo que ela queira pleitear uma vaga, como eu disse ela tem currículo, tem história, tem trabalho, tem serviço prestado. Mas no momento oportuno nós vamos apresentar nossos candidatos”, destacou o gestor.

Outro nome cotado para representar o grupo é o do presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira. Aero Cruz, que assumirá o posto de Líder da Situação no lugar de Ruy Wanderley, também demonstrou interesse, mas assim como Orlando Tolentino deve abrir mão.

Rodrigo Maia lança pré-candidatura à Presidência da República

(Foto: Reprodução/Internet)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) oficializou nessa quinta-feira (8), sua pré-candidatura à Presidência da República. Alegando ser um candidato da mudança, o deputado-federal pretende acabar com a polarização entre esquerda e direita.

“Aceito o desafio de ser o candidato da mudança, sem o populismo irresponsável. Sem o antagonismo atrasado, de direita e esquerda”, acrescentou o deputado.

O Democratas é historicamente ligado ao PSDB e desde 1989 não tem um candidato próprio às eleições de presidente. Aliados do presidente Michel Temer, o DEM busca se afastar de Temer, para viabilizar o nome de Maia.

ACM Neto passa a ocupar o cargo de presidente nacional do partido, ocupando o posto que era de José Agripino, réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

Vereador Ruy Wanderley confirma candidatura a deputado estadual

Vereador Ruy Wanderley – PSC. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Conforme este blog já havia adiantado, o vereador Ruy Wanderley (PSC) confirmou nesta quinta-feira (08), que na próxima sessão ele não será mais o líder do prefeito Miguel Coelho na Câmara Municipal, o nome do vereador Aero Cruz (PSB) deve ser anunciado pelo prefeito com seu novo líder junto aos vereadores.

Ruy confirmou que vai deixar a liderança do governo para tentar mais uma vez alcançar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.  Seu partido segue o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho.

“O nosso presidente estadual André Ferreira nos deu a missão de fortalecer nosso partido aqui no sertão e nós estamos tentando fazer esse trabalho especificamente na eleição desse ano. Ele se apresenta como pré-candidato a senador pelo o PSC e nós estaremos formando uma chapa de deputado estadual muito competitiva. Uma chapa que tem uma probabilidade de eleger de três a quatro deputados e consequentemente eleger também um número bom também de deputados federais, para que o partido saia fortalecido de Pernambuco e aumentar as cadeiras na câmara federal”, justificou Ruy.

Segundo o vereador, o objetivo do PSC é aumentar o número de deputados federais para garantir um tempo maior no programa de TV e maior repasse do fundo partidário.

Ruy Wanderley já foi candidato a deputado estadual em 2006 e conseguiu pouco mais de 12 mil votos, quantidade que não foi suficiente para se eleger. Agora, o partido estima que para o atual vereador ocupar uma vaga na Assembleia serão necessário entre 25 mil e 30 mil votos. Ruy está em seu quarto mandato como vereador. Três deles consecutivos.

Janela de trocas partidárias começa nesta quinta

(Foto: Internet)

A partir desta quinta-feira (8), os deputados federais e estaduais que desejam se candidatar nas Eleições de 2018 poderão mudar de partido sem correr risco de perder o mandato.

O período, denominado “janela partidária”, é de trinta dias e se encerra à meia-noite do dia 6 de abril. Ele não beneficia vereadores, porque não haverá eleições este ano na esfera municipal.

A Lei dos Partidos Políticos e a Resolução 22.610/2007 do TSE, que trata de fidelidade partidária, estabelecem que parlamentares só podem mudar de legenda nas seguintes hipóteses: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda sem essas justificativas são motivo para a perda do mandato.

LEIA MAIS

Em Brasília, Gabriel Menezes confirma candidatura a Deputado Estadual e apoio a Bolsonaro

Gabriel confirmou apoio a Bolsonaro para presidente.

O vereador Gabriel Menezes (PSL) confirmou com exclusividade ao nosso blog que será candidato a Deputado Estadual em Pernambuco. O parlamentar esteve em Brasília na noite dessa quarta-feira (07) a convite do Deputado Federal Luciano Bivar (PSL), que foi candidato à presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL) nas eleições de 2006.

Gabriel participou da cerimônia de filiação do pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro e garantiu que irá apoia-lo. Segundo o vereador, que aproveitou para conhecer a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, essa viagem para Brasília foi justamente para confirmar essas definições.

Janela partidária é oportunidade para políticos mudarem de partido

MDB segue com Raul Henry e Jarbas Vasconcelos. (Foto: Divulgação)

A partir dessa quarta-feira (7) está oficialmente aberta a janela partidária. Até o próximo dia 7 de abril, políticos com mandato podem trocar de partido, buscando legendas com melhores condições de se reeleger. Em Pernambuco, a janela deve esquentar a corrida eleitoral.

A briga interna no MDB coloca de um lado o senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal Jarbas Vasconcellos. Um busca a candidatura ao Governo de Pernambuco, enquanto o outro, o Senado Federal, na chapa do governador Paulo Câmara. A disputa interna no partido começou em setembro e deve se arrastar por alguns meses.

LEIA MAIS

Major Enfermeiro afirma que apoiará o candidato que o grupo político definir

(Foto: Arquivo)

Nos bastidores da política em Petrolina, a maior especulação do momento é quem será candidato a deputado estadual pelo grupo do prefeito Miguel Coelho. Orlando Tolentino desistiu da vaga e nomes como o dos vereadores Osório Siqueira e Maria Elena podem se destacar.

Aero Cruz também se colocou à disposição e enquanto o martelo não é batido, há rumores de que o grupo deve sair com dois candidatos. Todavia, para o vereador Major Enfermeiro, independente de qual nome for escolhido, o grupo ficará unido.

LEIA MAIS

Vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores municipais de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Em sessão realizada na manhã dessa quarta-feira (7), os vereadores de Juazeiro aprovaram o reajuste dos servidores municipais da cidade. O Projeto de Lei nº 3394/2018, de autoria do Poder Executivo entrou na ordem do dia e teve votação unânime.

Segundo a proposta, fica autorizado o reajuste de 3% na tabela de vencimentos dos servidores efetivos e ou estabilizados. O Projeto de Lei também fixa o valor de R$ 954,00, como remuneração mínima no âmbito municipal.

LEIA TAMBÉM:

Servidores municipais de Juazeiro terão reajuste salarial a partir de março

O auxílio alimentação também foi reajustado em 4%. O reajuste deve entrar em vigência na folha de pagamento de março, conforme havia anunciado o Poder Executivo. A sessão na Casa Aprígio Duarte precisou ser remarcada de ontem para hoje, devido a problemas no abastecimento da energia elétrica do prédio.

Miguel Coelho nomeia novo Procurador da Fazenda; ex-diretor da AMMA assume Assessoria Especial

(Foto: Divulgação)

As mudanças no secretariado de Petrolina não param. Com a saída da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Rafael Oliveira passará a ocupar o cargo de Assessor Especial do prefeito Miguel Coelho.

A nomeação do ex-diretor-presidente da AMMA foi publicada no Diário Oficial da terça-feira (6). A gestão de Miguel Coelho também ganhou um novo Procurador da Fazenda.

Luzemberg Dias dos Santos assumiu o cargo. Luzemberg exercia a função de Assessor Jurídico do município e ficará com a vaga deixada por Ana Carolina de Melo Brito.

Na edição de ontem, também foram publicadas as exonerações da ex-secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena, que deve reassumir seu mandato de vereadora na sessão desta quinta-feira (8) e de Orlando Tolentino, ex-Assessor Especial de Miguel.

MPPE requer na Justiça bloqueio dos bens de ex-presidente da Câmara de Tacaratu

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) requereu à Justiça o bloqueio dos bens do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Tacaratu, Paulo Sérgio de Carvalho. A medida tem por objetivo evitar que ele dilapide (gaste desmedidamente) seu patrimônio para burlar uma futura punição em ação civil por atos de improbidade administrativa ingressada no mês de setembro de 2017.

De acordo com a ação, ajuizada pelo promotor de Justiça José da Costa Soares, o ex-presidente da Câmara teria causado um prejuízo de R$ 129.173,29 aos cofres públicos e o pedido de bloqueio visa evitar que ele se desfaça de bens e valores a fim de não ressarcir o erário, na hipótese de ser condenado pelos atos de improbidade administrativa. Um eventual bloqueio de bens pode ser revisto caso o réu comprove ter tornado indisponíveis bens suficientes para garantir o pagamento das sanções.

LEIA MAIS

Vereador Ruy Wanderley deve deixar o posto de líder do governo na câmara

Vereador Ruy Wanderley (PSC). (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante entrevista ao Programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, nesta quarta-feira (07), o vereador Ruy Wanderley (PSC) deixou a entender que o mesmo vai se afastar do posto de líder do governo na Câmara de Vereadores de Petrolina (PE). Ruy Wanderley não confirmou que deixará de ser líder do governo, mas disse que a rotatividade de lideranças faz parte do processo político.

Para o lugar de Ruy, comenta-se nos bastidores que o prefeito Miguel Coelho escolheria o vereador Aero Cruz (PSB), embora o próprio Aero tenha comentando esta semana que há a possibilidade de disputar uma vaga para deputado estadual.

Outra mudança que pode acontecer na gestão Miguel Coelho seria no comando da Secretaria da Educação. O Coronel Heitor Leite, que foi exonerado da pasta de Infraestrutura, Habitacão e Mobilidade, para dar lugar a Fred Machado deve assumir a pasta da Educação no lugar da Secretaria Interina Larissa Soeiro.

A troca de gestores nas secretarias faz parte da reforma administrativa, iniciada esta semana pelo o prefeito Miguel Coelho.

Ronaldo Silva defende nome do Coronel Leite para secretaria de Educação

Surpreso com a saída do Coronel Heitor Leite da secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, que agora será comandada por Fred Rocha, o vereador Ronaldo Silva disse em entrevista a Rádio Jornal não concordar com todas as mudanças anunciadas pelo prefeito Miguel Coelho na reforma administrativa. “Mexeu em algumas peças que deveria ter mexido e mexeu em outras também que não deveria ter mexido”, avaliou.

O vereador não concorda que o Coronel Leite fique fora da gestão por já ter provado sua capacidade administrativa tanto nesta quanto na última gestão.  “Ele sabe separar as coisas, sempre levou a causa pública com seriedade”, disse.

Segundo Ronaldo Silva agora o Coronel Leite poderia voltar à pasta da Educação onde realizou um grande trabalho. “Quando ele foi secretário de Educação de Petrolina foi quando o IDEB cresceu aqui em nossa cidade. No primeiro momento quando ele assumiu a educação, acho que não só eu como vários colegas vereadores, gestores de escolas, acharam estranho a maneira do Coronel Leite administrar, mantendo a responsabilidade, disciplina e a ordem, depois todos endeusaram o trabalho dele e eu tiro o chapéu para ele. Portanto, seria uma boa aquisição do prefeito Miguel Coelho”, defendeu.

STJ “perde oportunidade de evoluir” ao negar habeas corpus, diz advogado de Lula

Um outro habeas corpus preventivo de Lula ainda deve ser julgado pelo STF

O advogado e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, que representa Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (6) que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) perdeu a oportunidade de “evoluir” ao negar, por unanimidade, um habeas corpus preventivo contra a prisão do ex-presidente da República.

“Foi um resultado unânime no qual o tribunal preferiu manter-se na posição punitivista em grande voga no país e perdeu a oportunidade de evoluir e voltar a dar à garantia constitucional da presunção da inocência o seu devido valor”, disse Pertence ao fim do julgamento.

A Quinta Turma do STJ decidiu nesta terça-feira (6), por 5 votos a 0, negar um pedido de Lula para que fosse suspensa uma determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda a qual o ex-presidente deve ser preso após esgotadas as possibilidades de recursos em segunda instância contra sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro.

Pertence disse esperar agora que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue duas ações que devem assentar definitivamente se condenados em segunda instância devem cumprir pena de imediato ou somente após o chamado trânsito em julgado, quando se esgotam todas as apelações também nas cortes superiores. 

LEIA MAIS

“Se for para o melhor do grupo, pode ter certeza de que serei”, afirma Aero Cruz sobre candidatura a deputado estadual

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Aero Cruz não descarta uma possível candidatura a Deputado estadual. O vereador revelou, durante entrevista ao programa Revista da Tarde da segunda-feira (5), que sonha em uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Entretanto, esperará pela decisão do grupo.

“Quem é o vereador que não quer um dia ser deputado estadual? Eu não sou diferente, mas eu sou de grupo. Sempre acompanhei o grupo e acredito que as oportunidades vão chegar. Se eu for convidado pelo grupo pra ser, eu vou ser candidato” destacou o vereador.

A declaração de Aero vem no momento no qual Orlando Tolentino desistiu da candidatura, para assumir uma secretaria no governo de Miguel Coelho.

LEIA MAIS

Maioria do STJ vota contra habeas corpus preventivo e a favor da prisão de Lula

(Foto: Reprodução)

A maioria da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça foi favorável a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância. Três dos cinco ministros se mostraram contrários ao pedido de habeas corpus da defesa de Lula, em votação realizada na tarde dessa terça-feira (6).

Os ministros Félix Fischer, relator do processo, Jorge Mussi e Reynaldo Soares da Fonseca, presidente da 5ª Turma defenderam que Lula seja preso após a condenação ser confirmada em segunda instância. Na visão dos ministros, a decisão não fere a constitucionalidade da presunção de inocência.

LEIA MAIS