Devido a feriado de carnaval, Câmara de Vereadores terá sessão somente no dia 20/02

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Presidência da Casa Plínio Amorim informou no fim da manhã de hoje (9) que a próxima sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina vai acontecer somente no dia 20 (terça-feira) desse mês. Com o feriado prolongado de Carnaval, não haverá expediente até a quarta-feira de Cinzas, sendo as atividades retomadas na quinta-feira (15), mas sem sessão.

Os trabalhos na Câmara de Petrolina foram retomados nessa semana, com a realização das sessões na terça e quinta-feira. Confira o ofício encaminhado pelo presidente da Câmara, Osório Siqueira:

Senhora e Senhores Vereadores,

Cumprimento Vossas Excelências ao tempo em que venho por meio deste informar, que em razão do feriado de carnaval, só haverá Sessões Ordinária no próximo dia 20/02/18 (terça-feira). Por oportuno renovamos protestos de estima e apreço ao tempo em que nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Osório Ferreira Siqueira

Presidente

Vereador Gaturiano Cigano rebate críticas do Secretário Zé Batista da Gama

Vereador Gaturiano Cigano, PRP. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante entrevista, essa semana, a uma rádio de Petrolina (PE), o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, afirmou que existe um grupo de vereadores que foi ao gabinete do Prefeito Miguel Coelho, pedir sua exoneração da secretaria, por não ter atendido pedidos de alguns edis.

Durante sua fala na rádio, Zé Batista disse, sem citar nomes, que está na pasta porque tem competência e os vereadores do grupo que “pediu a cabeça” dele, não assumem uma pasta no governo porque não tem competência para isso.

Hoje (8), durante sessão na Câmara Municipal, o vereador Gaturiano Cigano (PRP), conversou com a reportagem deste blog e disse que esse grupo não existe e que ninguém “pediu a cabeça” de Zé Batista. Mas confirmou que cobrou do secretário a execução de serviços de patrolamento de algumas estradas no interior, indicados por ele. E por isso, se sentiu ofendido com as palavras de Zé Batista.

“Fui chamado de incompetente por ele na rádio, todos ouviram. Aí eu pergunto: de quem é a incompetência? Se é da secretaria que deixou de atender um pedido que já faz um ano ou minha? Fez um ano ontem dia 7 de fevereiro. Realmente eu fui muito incompetente sim, quando articulei toda minha família para um voto ao vereador Zé Batista, hoje secretário”, disparou o vereador Gaturiano Cigano.

O vereador disse que se sente desaminado com a situação, porque população cobra do vereador e os serviços indicados não são realizados. Quando perguntado se ele acha que é perseguição, Gaturiano descarta essa possibilidade.

“Eu quero acreditar que não. Eu quero acreditar que só foi mesmo incompetência dele em não ter colocado essa minha indicação na programação”, alfinetou Cigano.

Vereador Elismar Gonçalves anuncia afastamento da Bancada do Prefeito Miguel Coelho

Vereador Elismar Gonçalves, MDB. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Elismar Gonçalves (MDB), que durante todo o ano de 2017 apoiou e votou a favor dos projetos de interesse do Prefeito Miguel Coelho, anunciou apoio a candidatura do deputado Lucas Ramos (PSB), a deputado federal, adversário político do prefeito de Petrolina (PE).

Elismar disse que manteve uma relação republicana e respeitosa com o prefeito do município, no ano passado, mas votou em Lucas Ramos para deputado estadual em 2014 e vai acompanhá-lo também na campanha para a câmara federal.

Ele diz que não vai se tornar oposição a Miguel Coelho, vai fazer um trabalho independente. “Os projetos interessantes para a cidade de Petrolina vão contar com meu apoio, mas hoje fica notório o nosso acompanhamento político ao grupo do deputado Lucas Ramos”, afirmou o vereador.

Embate entre os vereadores Gabriel Menezes e Ronaldo Cancão, na última sessão da câmara, ainda repercute

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão da câmara municipal de Petrolina (PE), da última terça-feira (6), os vereadores Gabriel Menezes (PSL) e Ronaldo Cancão (PTB), travaram um debate acalorado que ainda repercute nos meios de comunicação.

A polêmica começou porque o vereador Gabriel Menezes, apresentou requerimento solicitando ao prefeito Miguel Coelho, interceder junto a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), através do seu diretor, Rafael Oliveira, para que enviasse a Câmara Municipal todas as informações referentes ao Plano de Recuperação da Área Degradada, realizado na Orla do Município.

O vereador alega que a placa que está no local da obra informa, que a prefeitura vai gastar R$ 845 mil reais para compra de 5.500 mudas nativas para recuperar a mata ciliar daquela área, o que daria aproximadamente R$ 153,00 por cada muda.

“Eu quero dizer que o projeto é louvável, porque entrou prefeito e saiu prefeito e nenhum fez a recuperação da mata ciliar do Rio São Francisco, mas quero saber porque a prefeitura está pagando tão caro por uma muda de planta nativa. Está lá na placa pra quem quiser ver. R$ 845 mil, 952 reais por 5.500 mudas? É no mínimo estranho”, indagou Gabriel Menezes.

O requerimento, no entanto, não foi aprovado pela maioria dos vereadores presentes. E o vereador Ronaldo Cancão rebateu o vereador Gabriel Menezes, dizendo que o orçamento do Projeto de Recuperação da Área Degradada do Rio São Francisco é da gestação do ex-prefeito Júlio Lossio.

O vereador Ronaldo, disse que o vereador Gabriel é mentiroso e foi irresponsável ao divulgar inverdades, para manchar a imagem do Prefeito Miguel Coelho diante da população.

“Por que ele não leu o que recebeu? O documento foi encaminhado para ele e ele não leu, e agora contou mais uma mentira. Ele disse que o Prefeito Miguel Coelho ia acabar com “O Nova Semente” e não acabou. Ele disse que a família do Prefeito estava sendo beneficiada com o aterro tirado da Avenida Sete de Setembro, o que também não é verdade. E agora vem de novo que essa mentira”, afirmou Ronaldo.

Gabriel Menezes rebateu. “Ele já me chamou de mentiroso, cafajeste, de bobão. Eu prefiro ser chamado de bobão do que de babão”, alfinetou o vereador.

O debate continuou nos meios de comunicação nos últimos dois dias. Será que continua também na sessão dessa quinta-feira (8)?

Interligação do Rio São Francisco com Rio Tocantins deve voltar à pauta da Casa Plínio Amorim em março

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A segunda sessão do ano na Câmara de Vereadores de Petrolina, marcada para esta quinta-feira (8) conta com quatro Projetos de Lei do Poder Legislativo para votação. Entre propostas de concessão de título de Cidadão Petrolinense e denominação de prédios públicos, o Requerimento nº 004/2018 apresentado pelo vereador Osinaldo Souza (PTB) propõe a realização de uma audiência pública no dia 2 de março, para discutir a interligação do Rio Tocantins ao Rio São Francisco.

O pedido do edil vem após o anúncio do presidente Michel Temer (MBD) de que o governo autorizará a realização de estudos para transposição das bacias. Outro requerimento apresentado na sessão de amanhã pela vereadora Cristina Costa (PT), solicita a realização de uma sessão solene no dia 8 de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Indicações e Projeto de Lei

15 Indicações também serão apreciadas na sessão de amanhã e os edis avaliarão também o Projeto de Lei nº 106/2018 apresentado pelo vereador Ronaldo Silva o qual dispõe sobre afixação de orientação sobre do DPVAT, para que o texto possa tramitar pela comissão responsável.

Com o feriado de Carnaval, as atividades na Câmara de Vereadores serão retomadas somente na quinta-feira (15) e a próxima sessão acontecerá no dia 20, penúltima semana de fevereiro.

Temer admite mudanças no texto para aprovar reforma da Previdência

(Foto: Reprodução)

Para aprovar a reforma da Previdência, o presidente Michel Temer admitiu ceder na regra de transição para ingressos no serviço público até 2003. O presidente também pode abrir mão do limite de dois salários mínimos no caso de acúmulo de aposentadorias e benefícios, ampliando-o para o teto da Previdência Social.

“Se decidirem que o acúmulo da pensão não será até dois salários mínimos, como está no projeto que vai ser apresentado amanhã [7], e chegarem à conclusão de que deve ser o teto da Previdência Social, de R$ 5.645, eu penso que, por força do diálogo, poderá eventualmente chegar a isso. De igual maneira, a questão daqueles anteriores a 2003, uma regra de transição”, disse o presidente, em entrevista ao Jornal da Band,, exibida na noite desta terça-feira (6).

Na entrevista, Temer voltou a citar a economia de R$ 600 bilhões que o atual texto da reforma trará em 10  anos, mas admitiu uma redução desse número “para R$ 480 bilhões ou qualquer coisa assim”. O presidente abraça a ideia de que uma redução na economia prevista é melhor do que economia nenhuma.

O governo já vinha sinalizando a disposição para o diálogo. Os únicos pontos inegociáveis, de acordo com o próprio presidente e seus ministros, são o aumento da idade mínima para aposentadoria, além da unificação do limite de benefício, algo que o governo tem chamado de “fim dos privilégios”.

Desgastado com Cristiane Brasil, Governo quer outra indicação do PTB

(Foto: Reprodução/Internet)

As polêmicas envolvendo o nome de Cristiane Brasil para ocupar o posto de ministra do Trabalho não param e o desgaste com o governo de Michel Temer parece ter chegado ao limite. Em conversas internas, assessores do presidente Temer afirmam mesmo autorizada a tomar posse, Cristiane continuará desgastando a imagem do presidente.

A investigação por associação ao tráfico de drogas fez com que as críticas dos auxiliares de Temer crescer em relação à filha do ex-deputado Roberto Jefferson, porém o grupo de Temer crê que a decisão de indicar outro nome para o cargo cabe ao partido. “A indicação é do PTB. É o PTB que tem que, se for o caso, avaliar se quer ou não quer continuar”, disse o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Defendida pelo pai, Cristiane Brasil afirma estar sendo vítima de perseguição política. Até o momento Jefferson não sinalizou se indicará outro nome para o Ministério do Trabalho.

Vereador Ronaldo Silva faz mistério e não divulga seu parecer sobre as contas do ex-prefeito Júlio Lossio

Vereador Ronaldo Silva. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), desta terça-feira (06), a primeiro de 2018, havia uma expectativa de que fosse colocada em pauta para discussão e votação, as contas do ex-prefeito Júlio Lossio. Mas a matéria não entrou na pauta da sessão.

O presidente da comissão de finanças da Casa Plínio Amorim, vereador Ronaldo Silva (PSDB), informou que seu parecer sobre as contas do ex-prefeito, já está com o presidente da Câmara, vereador Osório Siqueira (PSB), porém não revelou se ele vai seguir o parecer do relator, Aero Cruz (PSB) e do secretário da comissão, Osinaldo Souza (PTB), que são favoráveis a reprovação das contas de Júlio.

“Vocês todos vão conhecer a minha posição no dia que o presidente da casa colocar o parecer na pauta da sessão”, disse Ronaldo Silva. O vereador disse também que discorda de alguns pontos do parecer do relator da comissão, Aero Cruz.

“Tem 17 pontos que o Tribunal de Contas do Estado colocou e ele repetiu os 17 pontos e eu não concordo com todos esses pontos. Tem o desembargo da declaração que o ex-prefeito Júlio Lossio deu entrada e se defendeu, e se tornou em dois. Então tem dois pontos que são importantes e fundamentais, para gente ter muita cautela para fazer esse parecer”, afirmou o vereador Ronaldo Silva.

Ele afirmou ainda, que não tem data para o parecer entrar na pauta da sessão, porque quem decide sobre isso é o presidente da câmara, vereador Osório Siqueira. Osório, teve uma crise de alteração da pressão arterial na noite desta segunda-feira (05), e não participou da sessão de hoje.

Doze projetos de lei e 28 indicações são apresentados na primeira sessão de 2018 na Casa Plínio Amorim

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Presidida pelo o vice-presidente da Câmara, Major Enfermeiro (PMDB), a primeira sessão da Casa Plínio Amorim em 2018, trouxe um número extenso de projetos de lei e indicações.

Dentre os 12 projetos de lei apresentados, destaque para propostas do vereador Rodrigo Araújo (PSC). No projeto de lei nº 015/17, de autoria do edil, dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de noções sobre a Constituição Federal de 1988, na disciplina de História, ministrada nas escolas do município de Petrolina, nas séries finais do Ensino Fundamental.

Já no projeto de lei nº 013/17, o vereador Rodrigo Araújo pede que o Prefeito Miguel Coelho, determine que as farmácias de manipulação incluam em seus medicamentos bulas com informações detalhadas para o seu uso.

Já o vereador Gabriel Menezes (PSL), apresentou requerimento solicitando do prefeito Miguel Coelho, interceder junto a Agência Municipal do Meio Ambiente, através do seu diretor, Rafael Oliveira, para que envie a Câmara Municipal todas as informações referentes ao Plano de Recuperação da Área Degradada, realizado na Orla do Município.

O vereador alega que teve informações, de que a prefeitura está pagando R$ 153,00 em cada muda de planta que está sendo plantada as margens do Rio São Francisco.

O requerimento, no entanto, não foi aprovado pela maioria dos vereadores presentes. O vereador Ronaldo Cancão (PTB) rebateu o vereador Gabriel Menezes, dizendo que o orçamento do Projeto de Recuperação da Área Degradada do Rio São Francisco é da gestação do ex-prefeito Júlio Lossio. O que inviabiliza, segundo Ronaldo, a aprovação do requerimento apresentado.

Vereador Osório Siqueira passa mal e não deve presidir primeira Sessão de 2018 nesta terça-feira

Osório Siqueira, presidente da Câmara de Vereadores. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Osório Siqueira (PSB), presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), passou mal na noite desta segunda-feira (05) durante um evento com o Prefeito Miguel Coelho e não deve participar da primeira sessão de 2018 da Casa Plínio Amorim.

Segundo a assessoria do vereador, ele apresentou náuseas e escurecimento de vista. Levado a uma unidade hospitalar da cidade, foi diagnosticado com um quadro de pressão arterial alterada. O edil foi medicado e orientado a ficar em repouso.

Com apresentação de 12 projetos de lei, 03 requerimentos e 27 indicações, a primeira sessão de 2018 na Câmara Municipal está prevista para acontecer na manhã desta terça-feira.

A expectativa era de que nesta sessão, fossem apreciadas as contas do ex-prefeito de Petrolina Júlio Lossio, conforme recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Porém, o presidente da Comissão de Finança, vereador Ronaldo Silva (PSDB), não colocou as contas do ex-prefeito na pauta da sessão.

Prazo para votar Previdência é “fevereiro, e ponto final”, diz Rodrigo Maia

Segundo o presidente da Câmara, a semana posterior ao Carnaval será o período da “solução”. (Foto: Internet)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou hoje (5) que concorda com o relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), segundo o qual a proposta precisa ser apreciada em fevereiro e que o adiamento do prazo pode acabar com a expectativa de aprovação do texto ainda neste ano.

Nesta tarde, após participar de reunião com governadores, Maia defendeu a discussão de outros temas, entre eles a segurança e formas de resolver os problemas fiscais dos estados.

“Se a gente ampliar prazo, não vota nada. Então, o prazo é fevereiro, e ponto final. Eu acho que tem tempo. Todo mundo tem clareza do seu problema fiscal, todos os governadores. Os parlamentares também têm clareza da necessidade da reforma, com todas as dificuldades”, disse o presidente da Câmara, depois da sessão solene de início dos trabalhos legislativos.

LEIA MAIS

Temer vai assinar ordem de serviço para interligação da bacia do São Francisco com Rio Tocantins

(Foto: Internet)

Em sua passagem pelo Sertão de Pernambuco o presidente Michel Temer anunciou que em breve assinará a ordem de serviço autorização a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco. A notícia foi revelada durante sua visita a Cabrobó.

De acordo com o presidente, assinatura da ordem será feita tão logo a documentação chegue a sua mesa.  A iniciativa de interligar as bacias é um projeto de Gonzaga Patriota e o deputado federal utilizou suas redes sociais para comemorar a notícia.

Em publicação no seu Facebook, Gonzaga afirmou defender essa proposta há mais de 20 anos e afirma que a medida trará benefícios para o São Francisco. “Há recursos no orçamento e agora, com a assinatura da Ordem de Serviço, nós não apenas traremos a água do Tocantins para o São Francisco, como também faremos um trabalho de educação ambiental, revitalização e desassoreamento do rio” destacou.

Com a assinatura do presidente Temer, o próximo passo é a elaboração de um Termo de Referência e somente após a documentação, será iniciado o processo de seleção para realizar estudos técnicos nas bacias.

Odacy Amorim critica Temer: “ficará devendo na história”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) participou do programa Super Manhã da última sexta-feira (2) e não poupou críticas ao presidente Michel Temer, que visitou o Sertão para inaugurar a EBI-2 em Cabrobó na manhã de ontem.

O petista questionou a forma como Temer assumiu a presidência. “Temer chegou no governo de uma forma meio estranha, esquisita e desnecessária. Isso é uma coisa que a pessoa ficará devendo na história: você [à Presidência] chegou, mas em quais condições? ” comentou Odacy.

Odacy aproveitou para destacar que a EBI-2 foi uma obra do governo da ex-presidente Dilma Rousseff, também do PT. “Ele [Temer] veio para inaugurar a estação de bombeamento, a EBI-2 em Cabrobó, a presidenta Dilma era quem deveria ter vindo inaugurar, mas infelizmente não teve esse direito”.

Mesmo com as críticas ao presidente Temer, Odacy reconhece a importância da obra para os nordestinos e destacou a necessidade de revitalizar o Rio São Francisco. “A gente precisa terminar essa obra [da Transposição], o povo de Pernambuco e do Nordeste sabe quem idealizou a obra e a obra é na verdade do povo brasileiro, do povo nordestino, o Rio São Francisco precisa de incentivo para a revitalização e a gente precisa aumentar essa área de energia renovável, que o Lula e Dilma souberam fazer muito bem” destacou o petista.

Indicada ao Ministério do Trabalho, Cristiane Brasil é investigada por envolvimento com o tráfico

(Foto: Internet)

Cristiane Brasil está no meio de mais uma polêmica. A deputada federal (RJ) e indicada ao posto de ministra do Trabalho pelo presidente Michel Temer, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por envolvimento com o tráfico de drogas.

Cristiane é acusada juntamente com três assessores e seu ex-cunhado Marcos Vinícius, hoje deputado estadual pelo PTB do Rio de Janeiro, de entregar dinheiro a traficantes nas eleições de 2010. A investigação foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República, já que Cristiane tem foro privilegiado.

O procedimento contra a indicada de Temer teve início após uma denúncia encaminhada à Polícia Civil e foi encaminhado a PGR na sexta-feira (2).

O caso

Em 2010 Cristine Brasil era vereadora e segundo a denúncia, ela e três assessores pagaram traficantes da região do Cavalcanti para terem o “direito exclusivo” de fazer campanha na região. À época Cristiane não concorreu como vereadora, mas apoiou seu ex-cunhado, eleito no pleito daquele ano.

Cristiane e Marcos Vinícis negam as acusações. O advogado da deputada afirmou que a denúncia não tem fundamentos, sendo feita de modo anônimo e por “motivo político”.

Após liderança em pesquisas, Lula quer antecipar lançamento de pré-candidatura

(Foto: Internet)

Com a divulgação da pesquisa promovida pelo Datafolha, que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderando em todos os cenários possíveis, o Partido dos Trabalhadores decidiu marcar para a próxima semana o lançamento de sua pré-candidatura. O evento deve acontecer na próxima quarta-feira (7).

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro lidera corrida eleitoral em cenário sem Lula, afirma Datafolha

Dirigentes do partido opinaram pelo lançamento da pré-candidatura no Nordeste, já que é a região que concentra mais votos para Lula. Contudo, prevaleceu o argumento de que estaria se refugiando em uma zona de conforto. O ato acontecerá em Minas Gerais, único estado administrado por um petista.