Deputados Fernando Filho e Antonio Coelho visitam obras em Trindade e, em Petrolina, entregam ruas pavimentadas e prestigiam a abertura do São João dos Bairros

Após uma intensa agenda de compromissos e visitas às obras em andamento na cidade de Trindade, no Sertão do Araripe, os deputados Fernando Filho (federal) e Antonio Coelho (estadual) encerraram sua programação da sexta-feira (19) em Petrolina. Na ocasião, eles participaram da entrega de ruas pavimentadas no São Gonçalo e deram início às celebrações do evento “São João dos Bairros”, no José e Maria.

Durante a visita a Trindade, os parlamentares tiveram a oportunidade de conferir as obras que estão sendo realizadas na cidade. Entre elas, destacam-se a construção de creches, escolas e unidades básicas de saúde (UBS’s), resultado de investimentos do grupo político no município.

À noite, ao lado do prefeito de Petrolina, Simão Durando, vereadores, secretários municipais e membros da comunidade, os deputados entregaram seis ruas completamente pavimentadas no São Gonçalo. A obra contou com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. Ao todo, já são 30 vias pavimentadas na localidade. Ainda durante a solenidade, foi anunciada a pavimentação de mais 18 ruas no bairro. Após o evento, a comitiva participou do início das festividades juninas com a abertura do tradicional “São João dos Bairros” no José e Maria.

Em sua fala, no São Gonçalo, Antonio Coelho ressaltou que a qualidade de vida da população irá melhorar e comemorou a chegada de mais obras. “Estamos falando, na verdade, da melhora da qualidade de vida das crianças, que antes viviam em meio à lama e sofriam com doenças respiratórias, e das famílias que haviam perdido a esperança em um futuro melhor. O prefeito Simão Durando já assegurou os recursos e identificou 18 novas ruas para que possamos garantir uma melhor qualidade de vida para o povo do São Gonçalo”, destacou.

“Todos esses investimentos representam o que desejamos fazer por nossa Petrolina. Renovamos nosso compromisso para que esta cidade possa sempre liderar e assegurar que dias melhores ainda estão por vir”, complementou Antonio Coelho.

Já Fernando Filho fez uma reflexão sobre o passado da cidade, quando sofria com a falta de investimentos. “Em 2012, estive aqui no São Gonçalo, e Simão também estava comigo, caminhando por essas ruas. E naquela época poucas delas eram pavimentadas. Nesse período, já dizíamos que Petrolina estava ficando para trás, deixando de lutar para ser uma cidade de destaque”, afirmou.

“O que estamos vendo hoje faz parte do mesmo sonho que começamos lá atrás, em 2014. Porém, agora temos um novo prefeito que tem proporcionado as condições para continuarmos avançando no mesmo ritmo, na mesma velocidade com que começamos. E o que queremos é a oportunidade de continuar esse trabalho. Petrolina está vivenciando a continuidade de algo bom que começou e ainda terá seus melhores anos pela frente”, concluiu Fernando Filho.

Ascom

Lula se reúne com primeiro-ministro do Japão e propõe maior cooperação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida na noite desta sexta-feira (19) – manhã de sábado (20) no Japão. O encontro bilateral ocorreu no Grand Price Hotel, na cidade japonesa de Hiroshima, mesmo local onde será realizada a Cúpula do G7, da qual o Brasil foi convidado a participar após 14 anos.  Na reunião, Lula e o premiê manifestaram interesse em ampliar o comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades.

“Brasil e Japão precisam estabelecer uma relação mais produtiva não apenas do ponto de vista comercial, mas também do ponto de vista cultural, político e da ciência e tecnologia”, disse Lula ao primeiro-ministro, conforme publicação nas redes sociais da Presidência da República.

Em 2022, o fluxo comercial Brasil-Japão somou US$ 11,9 bilhões, com superávit brasileiro de cerca de US$ 1,3 bilhão. O estoque de investimentos diretos do Japão na economia brasileira aproxima-se de US$ 22,8 bilhões.

O presidente ressaltou a colaboração dos imigrantes japoneses no crescimento da economia do Brasil e os investimentos de empresas brasileiras no mercado japonês. Este ano serão celebrados 115 anos do início da imigração nipônica ao Brasil.

Estima-se que cerca de 204 mil brasileiros vivam no Japão, a quinta maior comunidade no mundo. Já o Brasil tem a maior comunidade de nipodescendentes fora do território japonês, com mais de 2 milhões de pessoas.

“Ótima conversa com o primeiro-ministro do Japão. Falamos sobre a necessidade de retomarmos e ampliarmos relações entre empresários e empresas dos dois países. Temos laços culturais com Japão e uma grande comunidade nipo-brasileira. A ampliação de nossa parceria será importante para o crescimento de nossos países”, disse Lula, em sua conta no Twitter.

O primeiro-ministro do Japão propôs que os dois países tenham “discussões amplas sobre questões como clima, educação, desenvolvimento, paz e estabilidade” e que estão “muito dispostos a cooperar com o Brasil”.

Kishida também mencionou a importância do papel do Brasil no G20, que reúne as maiores economias do mundo. Em dezembro, o Brasil assume a presidência do grupo.

Após o encontro com o primeiro-ministro do Japão, Lula se reuniu com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, quando trataram da questão do clima global e preservação das florestas.

Agência Brasil

“Pai” da Ficha Limpa afirma que decisão contra Deltan foi “irretocável”

Com decisão unânime, deputado federal perdeu o mandato

O advogado e ex-juiz Márlon Reis, um dos “pais” da Lei da Ficha Limpa afirmou que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol foi “irretocável”. A sentença do TSE saiu na noite de terça-feira (16).

LEIA MAIS

Sem transmissão ao público, segurança é debatida na Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Ascom CMP)

A Câmara de Vereadores de Petrolina realiza nesta terça-feira (16) uma audiência pública para debater a segurança na cidade. Entidades ligadas ao comércio, à segurança do Estado e Município, e representantes populares participaram do encontro.

Apesar da relevância social, o Poder Legislativo optou por não realizar a transmissão da audiência, que ocorreu no mesmo horário das sessões ordinárias.

LEIA MAIS

Ministra do Planejamento, Tebet cumpre agenda em Pernambuco e defende reforma tributária

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) visitou Pernambuco na sexta-feira (12) e cumpriu agenda ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB), na capital Recife. Em conversa com a imprensa, Tebet criticou os gastos públicos e defendeu a reforma tributária.

“O Brasil não será um País desenvolvido sem reforma tributária. Sob a ótica do Ministério do Orçamento do Governo, o Brasil gasta muito e gasta mal. E gasta mal exatamente porque não leva em conta as reais necessidades do povo”, disse a ministra.

Tebet esteve na capital pernambucana para participar, junto com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, da terceira plenária do Fórum do Plano Plurianual (PPA).

BR-235 deve voltar à União em breve, segundo Antônio Coelho

A BR-235, que hoje é a PE-647, está a dois passos de voltar à União. Através das redes sociais, o deputado estadual Antônio Coelho (UB) informou, nesta sexta-feira (12), que o projeto de lei que transfere a responsabilidade sobre a rodovia chegou à Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE).

“A União terá mais recursos para dar manutenção, dando mais segurança e condições de escoamento de nossas riquezas“, disse Antônio. Não há previsão de quando o projeto será votado e após essa etapa, será necessária a sanção da governadora Raquel Lyra (PSDB). O trecho em questão conta com 22 quilômetros e está situado entre Petrolina e a divisa com a Bahia.

Comissão de Educação da Alepe promoverá debate sobre segurança nas escolas

A segurança nas escolas será debatida em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), conforme determinou a Comissão de Educação nesta sexta-feira (12). O tema ganhou os holofotes nacionais após casos de ataque promovidos por estudantes, inclusive no estado.

LEIA MAIS

Vereadora de Petrolina sugere presença de profissional de saúde nas viagens do TFD

Alvo de críticas nos últimos dias pela fala sobre a remuneração salarial dos vereadores, Maria Elena de Alencar (MDB) volta aos holofotes na Câmara Municipal de Petrolina ao apresentar um pedido à Secretaria de Saúde. Ela quer a designação de um profissional de saúde nas viagens dos pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Elena sugeriu a designação de uma enfermeira ou técnica de enfermagem, para estar presente no ônibus que vai para o Recife, dando suporte aos pacientes em tratamento. A solicitação será analisada na sessão desta quinta-feira (11), que começa às 9h.

Petrolina: vereador solicita implantação de sede para preenchimento de Certidões de Óbitos

Apesar de não haver projetos de lei em votação na sessão desta quinta-feira (11), os vereadores de Petrolina têm proposições de interesse social para apresentar no Plenário da Câmara Municipal. Uma das cobranças é o Requerimento n° 284/2023, de Elismar Gonçalves (Podemos).

LEIA MAIS

Enfermeiras vão participar da sessão desta quinta na Câmara de Petrolina para celebrar Dia Nacional da categoria

Foto: Ascom CMP

Representantes dos enfermeiros estarão na Câmara de Vereadores de Petrolina nesta quinta-feira (11). A participação da categoria na Casa Legislativa será para celebrar o Dia Nacional do Enfermeiro e da Enfermeira, que é comemorado em 12 de maio.

LEIA MAIS

Zó confirma interesse em disputar eleição municipal de Juazeiro

“Eu estou pronto para o debate, porque eu quero que ser candidato, eu me sinto preparado, tenho experiência suficiente e quero cuidar de Juazeiro”. Foi isso que afirmou o deputado estadual Zó (PCdoB) em entrevista ao portal A Tarde, na terça-feira (9).

Desta forma, ele se coloca como pré-candidato a prefeito de Juazeiro nas Eleições de 2024. Zó confirmou que o diretório municipal do partido colocou seu nome na disputa e há uma resposta positiva, fortalecendo uma eventual candidatura.

LEIA MAIS