Petrolina: vereador sugere estudo técnico ao TRE para criar sessão eleitoral no Jardim Petrópolis

O vereador Capitão Alencar (Patriota) foi mais um parlamentar petrolinense a solicitar da Justiça Eleitoral, ampliação nas zonas de votação da cidade.

O edil apresentará nesta terça-feira (9), o Requerimento n° 277/2023, no qual pede ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estudos e análises técnico-financeiras para a criação de uma sessão no bairro Jardim Petrópolis.

A implantação da nova sessão deveria contemplar os próximos pleitos eleitorais em Petrolina, inclusive o municipal de 2024.

Com mais obras anunciadas em Petrolina, deputados Fernando Filho e Antonio Coelho destacam protagonismo de Simão Durando É daqui para melhor, retroceder nem pensar

Nesta sexta-feira (5), o deputado federal, Fernando Filho, e o estadual Antonio Coelho, participaram da assinatura da Ordem de Serviços das obras de duplicação de mais uma via em Petrolina: a Avenida Transnordestina. Durante a solenidade, ao lado do prefeito Simão Durando, vereadores e diversas lideranças comunitárias e políticas, os parlamentares destacaram as lutas e investimentos importantes conquistados em infraestrutura e mobilidade urbana na cidade.

Em seu discurso, Fernando Filho enfatizou a força política do prefeito Simão Durando. “Toda ordem de serviço é um momento de comemoração, mas aqui é uma obra de R$ 28 milhões. Pouco tempo atrás, em gestões passadas, tinha ano que a Prefeitura, juntando tudo que ela investia, não investia R$ 28 milhões. E agora a gente está falando de uma única obra que vai representar essa quantidade grande de recursos”, disse.

“Vocês viram nas redes sociais que Simão esteve comigo em Brasília, com o ministro Renan Filho. Não foi só para dar ordem de serviço porque já tinha sido iniciada a obra, foi para gente poder dizer à empresa, que é a mesma que está aqui, que os R$ 122 milhões já estão todos garantidos para gente poder fazer em tempo recorde a BR-407 e, como também, já está na conta os R$ 28 milhões para esse primeiro trecho da duplicação da Transnordestina”, complementou o deputado federal.

“A mim e a Antônio resta o compromisso de poder continuar retribuindo a confiança, o carinho que vocês nos depositaram como deputados aqui de Pernambuco, mas como principalmente deputados de Petrolina. Você, Simão, que já viveu muitas emoções nesse pouco mais de um ano como prefeito, quando inaugurar essa obra, vai entrar num rol de pouquíssimos gestores que conseguiram marcar um grande momento na cidade e vai conseguir ao final da sua gestão poder mostrar que Petrolina virou outra cidade depois da sua gestão. E eu tenho certeza de que o povo lhe reserva ainda muitas emoções para juntos podermos continuar esse trabalho dedicado, arrojado, que se iniciou com Miguel e merece a sua dedicação e o seu empenho”, concluiu Fernando Filho.

Antônio Coelho, por sua vez, destacou o perfil de desenvolvimento que Petrolina tem construído. “O que a gente percebe, com obras desse porte, é que na medida que são anunciadas e iniciadas, já vemos novos empreendimentos, mais emprego, mais renda sendo gerada. Portanto, esse investimento de quase R$ 30 milhões vai, na verdade, confirmar o excepcionalismo de nossa cidade, o qual garante que qualquer pessoa com a vontade de trabalhar possa construir uma vida melhor para a sua família, ter esperanças e expectativas correspondidas”, frisou.

O parlamentar assinalou, ainda, a importância de que a cidade possa ir cada vez mais além e que não seja só um oásis de desenvolvimento, mas, a grande mola propulsora do desenvolvimento econômico de Pernambuco. “E é daqui para melhor, retroceder nem pensar. É através da nossa força política, em plena sintonia e parceria com a coragem e ousadia do nosso prefeito Simão Durando, que Petrolina viverá dias cada vez melhores”, finalizou.

Ascom

Lula dá posse ao novo ministro do GSI

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O general da reserva Marcos Antonio Amaro dos Santos tomou posse, nesta quinta-feira (4), como novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A cerimônia foi privada. Ele foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Gonçalves Dias.

Amaro já respondeu pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele tem 65 anos e atualmente está na reserva, depois de ter alcançado o posto de general do Exército Brasileiro.

TSE confirma fraude de cota de gênero e cassa mandatos de vereadores do PT em Sobradinho

A sessão desta quinta-feira (4) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu – de forma unânime – fraude à cota de gênero praticada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao lançar candidata para concorrer ao cargo de vereadora nas Eleições Municipais de 2020, em Sobradinho (BA).

A decisão no Plenário decretou nulidade dos votos recebidos pela legenda, cassação dos diplomas e registros a ele vinculados, recálculo dos quocientes eleitoral e partidário e, por fim, a inelegibilidade da candidata envolvida na fraude, Cintia Costa Cordeiro.

LEIA MAIS

Líder governista na Câmara de Petrolina pede melhorias na via de acesso ao Mix Mateus

Asfalto é praticamente inexistente no local (Foto: Google Maps/Reprodução)

Líder do Governo na Câmara de Vereadores de Petrolina, Diogo Hoffmann (PSC) solicitou à Prefeitura medidas para melhorar a qualidade da via de acesso ao Mix Mateus, no Distrito Industrial do município. A via está esburacada, resultado do grande fluxo de veículos.

“Com a implantação do Mix Mateus tornou-se uma via com um fluxo mais efetivo de carros. Quando temos aquela via de acesso, nós podemos observar uma quantidade maior de buracos, por conta disso, nós recebemos solicitações de empresários, moradores e pessoas que utilizam aquela via”, afirmou.

Deputados apresentam na Alepe solicitações de municípios sertanejos

Nesta semana a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi palco para demandas de sertanejos, apresentadas pelos deputados estaduais João Paulo Costa (PCdoB) e Rodrigo Novaes (PSB). Os parlamentares levaram solicitações de Cabrobó e Bodocó, respectivamente.

João Paulo relatou problemas no abastecimento de água em Cabrobó, no Sertão do São Francisco. Ele lembrou que há um recurso já disponibilizado, para reforma e ampliação da estação de tratamento de água de Cabrobó. “O mínimo que a gente precisa garantir para as pessoas é o acesso à água, para as pessoas terem o mínimo de dignidade, e uma cidade tão importante do Sertão do São Francisco não pode passar por esse problema”, disse.

LEIA MAIS

Comissão de Finanças aprova parecer de Antônio Coelho sobre projeto de empréstimo do Governo de Pernambuco

A Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT), da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou na manhã desta quarta-feira (3), o parecer do deputado Antônio Coelho (UB) que é favorável ao projeto de lei n° 556/2023, do Poder Executivo.

LEIA MAIS

Comissão de Justiça da Alepe aprova empréstimo do Estado; projeto ainda será votado

A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto de lei que autoria o Governo do Estado a realizar um empréstimo de R$ 3,4 milhões. A proposta, no entanto, passou com quatro emendas.

Outras três emendas foram rejeitadas durante a votação no Plenário. O projeto de lei ainda precisa ser votado nas comissões de Finanças e Administração, para depois, ser debatido pelos deputados estaduais.

Mesmo com protesto dos servidores, Câmara de Petrolina aprova mais um projeto polêmico envolvendo a Facape

Grupo de servidores protestou, mas viu projeto ser aprovado (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

A primeira sessão de maio na Câmara de Vereadores de Petrolina, realizada nesta terça-feira (2), foi marcada pela votação de mais um projeto de lei sobre a Faculdade de Petrolina (Facape). O PL n° 014/2023 – encaminhado pelo Poder Executivo em caráter de “urgência urgentíssima” – foi aprovado por 14 votos a quatro.

LEIA MAIS

Deputada federal Maria Arraes cumpre agenda no Sertão de Pernambuco

A deputada federal Maria Arraes (SD) voltou ao Sertão de Pernambuco para ouvir os eleitores da região. A agenda ocorre após os três primeiros de mandato da legisladora. Ela esteve em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, na sexta-feira (28), cumprindo compromissos também com a imprensa.

LEIA MAIS

Na última sessão de abril, vereadores de Petrolina votarão concessão de honrarias

Foto: Ascom CMP

Os vereadores de Petrolina se reúnem às 9h desta quinta-feira (27) para mais uma sessão ordinária no ano. Será a última do mês de abril e na pauta constam apenas projetos de lei do Poder Legislativo. As matérias versam sobre concessão de honrarias, a exemplo de Título de Cidadão e Medalha de Honra ao Mérito.

Antes da votação das matérias, os parlamentares discutirão o pequeno expediente. Entre os pontos listados na pauta estão a segurança pública e infraestrutura. Confira a seguir os projetos a ser apreciados pela Câmara Municipal:

LEIA MAIS

Congresso Nacional aprova criação da CPMI do 8 de janeiro

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (26) a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista sobre os atos do 8 de janeiro. A leitura do pedido foi feita pelo presidente do Senado e do Congresso, o Rodrigo Pacheco.

Pacheco solicitou aos líderes partidários que indiquem os integrantes da comissão, conforme a regra da proporcionalidade partidária, que ainda será divulgada.

LEIA MAIS

Petrolina: vereador solicita audiência pública para discutir segurança nas escolas

A onda de ataques a escolas preocupa pais e responsáveis em todo país. E para debater o tema com maior profundidade em Petrolina, o vereador Ruy Wanderley (PSC) apresentará na sessão desta terça-feira (25), um pedido para realização de uma audiência pública sobre essa problemática.

LEIA MAIS

Prestação de contas da gestão Lóssio referente ao ano de 2016 volta à pauta na Câmara de Petrolina

(Foto: Arquivo)

O julgamento da prestação de contas do ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, voltará à pauta na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (25). O projeto de decreto legislativo deveria ter sido analisado na última quinta-feira (20), mas foi retirado de pauta para que os vereadores tivessem acesso ao parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

LEIA TAMBÉM

Após desrespeito ao Regimento Interno, Câmara de Vereadores retira votação de contas do ex-prefeito Júlio Lossio de pauta

O projeto de decreto seguirá a recomendação do TCE, que é aprovar com ressalvas as contas referentes ao ano de 2016. O texto foi debatido na Comissão de Finanças e Orçamento, formada pelos vereadores Osório Siqueira (presidente), Josivaldo Barros (relator) e César Durando (secretário).

Onde estava Lula no dia 08 de Janeiro

Depois de câmeras de segurança mostrarem o presidente Lula caminhando no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, quando ocorreram as invasões às sedes dos Três Poderes, muita especulação passou a ser feita sobre onde Lula estava no dia dos atos.

Como se sabe, é falsa a informação que Lula estaria no Palácio do Planalto no mesmo momento em que os criminosos invadiam a sede da presidência da República. Muitos vídeos adulterados foram compartilhados nas redes sociais dando a entender uma suposta participação do petista nos atos.

Porém, Lula só chegou no local à noite, depois que os manifestantes já haviam sido removidos do local pela polícia. Entenda como foi o dia de Lula no fatídico 8 de janeiro de 2023. O presidente Lula não estava em Brasília no período da tarde do dia 8 de janeiro, quando aconteceram as invasões dos manifestantes bolsonaristas. Lula estava na cidade de Araraquara, em São Paulo, para verificar os estragos provocados pelas fortes chuvas na cidade.

De acordo com a agenda oficial da presidência, Lula embarcou no Aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, às 14h, antes do estopim das manifestações. Ele aterrissou em Araraquara às 14h30, onde percorreu a cidade e visitou a prefeitura do município. Na época, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), publicou nas redes sociais várias imagens de Lula visitando os locais atingidos pelas chuvas na cidade.

Às 15h45 daquele domingo, Lula emitiu um comunicado oficial sobre os atos, que já haviam tomado a capital federal. Ele fez o pronunciamento ainda na cidade de Araraquara. Ainda de acordo com a agenda oficial divulgada pela presidência, Lula embarcou para Brasília somente às 19h30, e chegou no Palácio do Planalto às 21h24, segundo as imagens de câmeras de segurança divulgadas pelo Governo Federal. Quando Lula chegou, o espaço já havia sido esvaziado. O presidente e sua comitiva caminharam pelos corredores avaliando o rastro de vandalismo deixado pelos manifestantes.

Agenda oficial de Lula no dia 8 de janeiro
Confira a agenda oficial de Lula no dia 8 de janeiro de 2023, divulgada pela Presidência da República.

14h: Embarque no Aeroporto de Congonhas;
14h30: Visita de apoio à cidade de Araraquara em decorrência das enchentes;
14h50: Visita à Prefeitura de Araraquara;
15h45: Pronunciamento sobre os atos de vandalismo em Brasília e leitura do Decreto (ainda em Araraquara);
19h30: Embarque para Brasília;
20h50: Desembarque em Brasília;
21h40: Visita e vistoria no Palácio do Planalto;
22h20: Visita ao Supremo Tribunal Federal, com a ministra Rosa Weber e os ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli.

JC Online