TSE confirma fraude de cota de gênero e cassa mandatos de vereadores do PT em Sobradinho

A sessão desta quinta-feira (4) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu – de forma unânime – fraude à cota de gênero praticada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao lançar candidata para concorrer ao cargo de vereadora nas Eleições Municipais de 2020, em Sobradinho (BA).

A decisão no Plenário decretou nulidade dos votos recebidos pela legenda, cassação dos diplomas e registros a ele vinculados, recálculo dos quocientes eleitoral e partidário e, por fim, a inelegibilidade da candidata envolvida na fraude, Cintia Costa Cordeiro.

A denúncia foi apresentada pelo PCdoB de Sobradinho, contra Cintia e outros, por abuso de poder. O caso já havia sido analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que concluiu pela insuficiência de provas robustas para comprovar a fraude. Mas no TSE, foi criado um outro entendimento.

Na eleição de 2020, Cintia obteve apenas um voto e mesmo assim, ficou na suplência. Em decorrência da decisão do TSE, os vereadores petistas de Sobradinho, Geovan Santos e Adilson Ribeiro perdem seus mandatos.

Deixe um comentário