Lula visitará Bahia e Pernambuco na próxima semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará o Nordeste na próxima semana. A informação foi apurada pelo site Metrópoles e indica que Lula passará pela Bahia e Pernambuco. A agenda pernambucana prevê uma visita ao município de Araripina, no Sertão do Araripe.

LEIA MAIS

Vereador critica valor de passagens de ônibus até Recife: “A gente precisa rever esse contrato de concessão”

Passagens custam entre R$ 244 a R$ 565

Capitão Alencar (Patriota) criticou o valor das passagens de ônibus da linha Petrolina – Recife e cobrou o fim do monopólio da Viação Progresso, que opera na cidade. Durante a sessão desta quinta-feira (1°), ele defendeu que novas empresas tenham direito a concessão, já que concorrência pode significar passagens mais baratas.

LEIA MAIS

Lula sinaliza que vai melhorar diálogo com Câmara Federal

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou, na manhã desta quarta-feira (31), para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O contato ocorre um dia após o governo Lula sofrer mais uma derrota no parlamento: a votação do Marco Temporal das Terras Indígenas.

LEIA MAIS

Petrolina: vereador sugere elaboração de projeto para isentar pessoas com câncer das tarifas no transporte público

Um projeto de lei para a conceder a isenção das tarifas do transporte público coletivo para pessoas com câncer em Petrolina. Essa é a solicitação do vereador Gaturiano Cigano (MDB) para o prefeito Simão Durando (UB). O pedido consta na pauta da sessão desta quinta-feira (1°).

LEIA MAIS

Prefeitos querem adicional de 1,5% para pagar Piso Nacional da Enfermagem

Prefeitos de todo país defenderam, nesta terça-feira (30) em agenda na capital nacional Brasília (DF), o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios para o pagamento do piso da enfermagem.

Na visão da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o acréscimo resultará na arrecadação dos R$ 10,5 bilhões necessários para garantir o pagamento do piso da categoria de forma permanente.

LEIA MAIS

Diogo Moraes toma posse como deputado na Alepe

Diogo Moraes (PSB) tomou posse como deputado estadual nesta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Este é o quarto mandato do socialista, que assume uma cadeira após a renúncia de Rodrigo Novaes (PSB), eleito para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A solenidade de posse contou com as presenças do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB) e convidados. Diogo era suplente imediato do PSB, mas acabou tendo que esperar para assumir uma cadeira depois de uma celeuma envolvendo o deputado Lula Cabral.

Maio Furta-Cor, campanha sobre a saúde mental materna, passa a integrar calendário oficial de Petrolina

A campanha do Maio Furta-Cor agora integra o calendário oficial de eventos de Petrolina. Nesta sexta-feira (26), o prefeito Simão Durando (UB) sancionou a Lei Municipal n° 3.627/2023, que “institui e inclui no calendário de eventos do município de Petrolina, o mês Maio Furta-Cor, dedicado às ações de conscientização e promoção da saúde mental materna”.

LEIA MAIS

Rodrigo Novaes oficializa renúncia ao mandato de deputado estadual e toma posse como conselheiro do TCE

Um dia após ser nomeado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Rodrigo Novaes (PSB) renunciou ao seu mandato de deputado estadual. O ofício da sua renúncia foi publicado na edição desta sexta-feira (26), do Diário Oficial do Estado.

LEIA MAIS

Prefeita de Sento Sé tem dez dias para responder denúncia de rachadinha

A professora da rede municipal do município de Sento Sé (BA), Rejane de Souza Barros, fez uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) sobre supostas práticas de crimes cometidos pela prefeita de Sento Sé (BA), Ana Passos. O MPF, através do ofício nº 63/2023, deu um prazo de dez dias para a gestora esclarecer os fatos.

De acordo com a professora, todas as provas estão registradas e impressas. “Tenho todas as provas, tenho como provar, tenho todas as folhas de 2022 baixadas e impressas. Na reunião virtual, a gente descobriu através de um dos coordenadores da APLB, que citou na reunião que isso era um esquema de formação de quadrilha”.

Além disso, a denunciante afirmou que um dos coordenadores da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) disse que “professores que estivessem recebendo dinheiro em suas contas para passarem para outras pessoas por acordos políticos (…) poderia até perder o concurso”.

LEIA MAIS

Lula prega paciência em negociações sobre estrutura ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou as mudanças em atribuições de dois de seus ministérios aprovadas por uma comissão do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória (MP) que definiu a estrutura administrativa do seu governo. Em discurso durante evento do dia nacional da indústria promovido pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, nesta quinta-feira (25), ele assegurou que há prazo para negociar as modificações.

“Quando eu li a imprensa [hoje], a impressão que eu tive era que o mundo tinha acabado. ‘Lula foi derrotado pelo Congresso, acaba-se ministério disso, acaba-se ministério daquilo’. Eu fui ler e o que estava acontecendo era a coisa mais normal”, comentou o presidente

Na noite de quarta-feira (24), a Comissão Mista do Congresso Nacional aprovou o relatório do deputado Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) sobre a estrutura do governo com a retirada de diversas funções do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e também do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

LEIA MAIS

Gilmar Mendes será ministro substituto no TSE

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu hoje (25) o ministro Gilmar Mendes para a cadeira de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições.

A eleição foi realizada de forma simbólica. A atuação de membros do Supremo no tribunal eleitoral é feita pelo sistema de rodízio, e Mendes é o próximo da fila a assumir o posto.

Além de Gilmar, os ministros Dias Toffoli e André Mendonça também compõem as vagas de ministros substitutos oriundos do STF.

LEIA MAIS

Em audiência, Allan Jones lista investimentos da Saúde no primeiro quadrimestre do ano

O secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones foi até a Câmara de Vereadores para prestar contas sobre as ações promovidas pela pasta no primeiro quadrimestre de 2023. O encontro desta quinta-feira (25) é um cumprimento à prestação de informações por parte do Executivo.

LEIA MAIS

Ministra da Ciência e Tecnologia cumpre agenda em Juazeiro nesta sexta-feira

Luciana foi vice-governadora de Pernambuco na gestão de Paulo Câmara (PSB)

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB) estará em Juazeiro nesta sexta-feira (26). Luciana desembarca durante a manhã e seguirá no município baiano até esta tarde. Entre os compromissos estão visitas técnicas na Moscamed Brasil, Uneb e IF-BA.

A vinda da ministra foi uma articulação política do deputado estadual Zó (PCdoB). Também são esperados o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro e o titular do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães.

Confira a seguir a agenda da ministra:

LEIA MAIS

“Ou salva vida ou não deixa multar”, afirma Zenildo do Alto do Cocar para justificar ambulância de Petrolina com 110 multas

Vereador afirmou que muitos veículos levam multas por conta das emergências e urgências (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

Apesar de rápida, a sessão desta quinta-feira (25) na Câmara de Vereadores de Petrolina foi marcada pela defesa do Zenildo do Alto do Cocar à Prefeitura de Petrolina. A fala do parlamentar – que é da base governista – foi direcionada ao episódio envolvendo uma ambulância com 110 multas, apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta semana.

“Só pra informar ao companheiro Ronaldo Silva, essas ambulâncias, muitas delas são multadas porque às vezes, o socorro e a urgência, o motorista precisa chegar urgentemente aos hospitais. Ou salva vida ou não deixa multar. Quantas e quantas vezes essas ambulâncias não salvaram vidas? Então, o mais importante é a vida do paciente”, afirmou.

LEIA MAIS