Projeto de Lei que institui mês dedicado à promoção de saúde mental materna é aprovado na Câmara de Petrolina

Foi aprovado na Sessão desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Petrolina, o Projeto de Lei nº 023/2023, de autoria do Poder Legislativo, que institui e inclui no calendário de eventos do município de Petrolina o mês Maio Furta-Cor, dedicado às ações de conscientização e promoção da saúde mental materna. O Projeto foi aprovado pelos vereadores por unanimidade, por 16 votos.

A matéria propõe que sejam desenvolvidas durante todo o mês de maio ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção do tema, por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo e outras iniciativas. O mês de maio foi escolhido devido à celebração nacional do Dia das Mães e a cor em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe.

A proposta tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental materna e incentivar órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema.

Na justificativa da proposição, a autora do Projeto, a vereadora Samara da Visão (PSD), afirma que esse é um assunto de grande importância, pois, segundo estimativas, uma em cada quatro mulheres sofre de depressão pós-parto no Brasil. “Nós sabemos que a maternidade é romantizada, mas a cobrança sobre a mulher é muito forte, pois se trata da chegada de um bebê totalmente dependente da mãe. A gente precisa conscientizar a população a amparar as mulheres, criar redes de apoio para ajudar no cuidado e tirar esse peso, precisamos acolher essas mães para que elas não se sintam sozinhas”, acrescentou. O Projeto de Lei segue para sanção do Poder Executivo.

Fonte CMP

Deixe um comentário