Deputado Fernando Rodolfo propõe criação obrigatória de banheiros neutros em espaços públicos e privados

Proposta prevê ao menos um banheiro neutro em órgãos públicos, shoppings, universidades, hospitais e hotéis

O deputado federal Fernando Rodolfo (PRD-PE) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2.117/2026, que torna obrigatória a instalação de banheiros de uso neutro em estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo em todo o país.

Pela proposta, os banheiros neutros deverão ser individuais, com porta de fechamento total e sem identificação de gênero. Esses espaços funcionarão de forma independente dos sanitários masculinos, femininos e dos destinados a pessoas com deficiência, que deverão ser mantidos.

O texto prevê que órgãos públicos, centros comerciais, instituições de ensino superior, terminais de transporte, espaços de eventos, unidades de saúde e hotéis disponibilizem ao menos um banheiro neutro. A estrutura deverá oferecer as mesmas condições de conforto, higiene e acessibilidade dos demais sanitários.

Em caso de descumprimento, o projeto estabelece multa mensal de R$ 5 mil até que a adequação seja realizada.

LEIA MAIS

Homens fazem ‘duelo de facas’ e parentes trocam socos após briga de trânsito

Dois homens fizeram um “duelo” de facas durante uma briga de trânsito em João Alfredo, no Agreste de Pernambuco. Eles discutem e trocam golpes ao lado de um carro e uma moto parados no meio da rua .

A confusão aconteceu no sábado (9), no Centro da cidade. É possível ver pessoas que estavam no local tentando intervir para conter o confronto, que só é interrompido com a chegada da Polícia Militar. Ainda durante a ocorrência, dois familiares dos envolvidos passaram a discutir e trocar socos, sendo novamente contidos pela PM.

O “duelo” começou depois que um dos homens, que pilotava uma moto, teria avançado sobre o carro ao dobrar um cruzamento.

LEIA MAIS

Náutico goleia o América-MG nos Aflitos e entra no G-6 da Série B

Com dois golaços de Vinícius e erro bizarro do goleiro mineiro, Timbu superou o Coelho por 4 a 0

O Náutico deu o presente perfeito para sua torcida neste domingo (10) de Dia das Mães. Com autoridade e volume de jogo, o Timbu goleou o América-MG por 4 a 0, em duelo válido pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A vitória, construída com golaços de Vinícius (duas vezes), Wenderson e uma falha bizarra do goleiro Gustavo que resultou no gol de Dodô, levou o Alvirrubro aos 13 pontos, saltando para a quarta posição na tabela.

O confronto marcou o reencontro da dupla Hélio e Guilherme dos Anjos com o técnico Roger Silva, comandante do Coelho e ex-Sport. No campo, a resposta alvirrubra foi de domínio diante da pior defesa do campeonato, que segue como a única equipe sem vencer no torneio.

O próximo compromisso do Náutico será no sábado (16), quando o Timbu viaja até Ponta Grossa para encarar o Operário-PR, no Estádio Germano Krüger.

LEIA MAIS

Justiça de Pernambuco condena proprietário de serviço ilegal de IPTV a cinco anos de prisão

Decisão da Vara Única de Carnaíba aponta crimes de violação de direito autoral e lavagem de capitais; plataforma contava com mais de 100 mil conteúdos irregulares.

A Justiça de Pernambuco condenou o proprietário da plataforma “SkyFlix” a uma pena de cinco anos de reclusão em regime semiaberto. A sentença, proferida pelo juiz Erasmo José da Silva Neto, da Vara Única de Carnaíba, no Sertão do estado, tipificou as atividades do site como violação de direito autoral e lavagem de capitais.

LEIA MAIS

Renda em Pernambuco foi de R$ 2.827, abaixo da média nacional em 2025

Em Pernambuco, o rendimento médio ficou R$ 949 abaixo da média nacional no período (R$ 3.776) (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A renda média em Pernambuco foi de R$ 2.827 em 2025, abaixo do rendimento recorde registrado no país, que foi de R$ 3.776, mas acima do registrado no Nordeste (R$ 2.605). Os dados foram divulgados ontem pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, esse padrão também se repete em outros recortes. Em relação ao valor médio mensal (rendimento de aposentadoria e pensão), Pernambuco chegou a R$ 2.374, ficando R$ 113 acima da média regional (R$ 2.261), mas ainda abaixo do valor nacional, estimado em R$ 2.697.

LEIA MAIS

Polícia Civil de Pernambuco implementa plataforma digital para atendimento a vítimas de violência doméstica

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) oficializou o lançamento do 197 Mulher, uma plataforma virtual destinada a ampliar o suporte a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Coordenada pelo Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), a ferramenta permite o atendimento inicial remoto, eliminando a obrigatoriedade do deslocamento imediato a uma delegacia física.

O sistema foi desenvolvido em parceria entre a startup Super Nina, a Diretoria de Tecnologia da Informação da PCPE e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O objetivo central é reduzir barreiras geográficas e sociais que dificultam a denúncia, como o controle exercido por agressores ou a falta de mobilidade das vítimas.

LEIA MAIS

Filho denuncia troca de corpos e descobre que mãe foi enterrada em cemitério errado em Pernambuco

Ao abrir o caixão pouco antes do sepultamento, o empresário André Malafaia percebeu que o corpo velado não era o de sua mãe, Railda Mendes Malafaia, de 77 anos. A idosa havia sido enterrada por engano em Carpina, após uma suposta falha na identificação realizada pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO)

O que deveria ser um momento de despedida e recolhimento para a família de Railda Mendes Malafaia, de 77 anos, transformou-se em um verdadeiro pesadelo. A idosa, encontrada sem vida em sua residência no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, acabou sendo enterrada por engano em outro município após uma suposta troca de corpos.

O caso foi relatado pelo filho da vítima, o empresário André Malafaia, que definiu a situação como uma “odisseia”.

Railda foi encontrada morta no último sábado, 3 de maio, sentada no sofá de casa, com a televisão ligada. Segundo André, ele costumava visitar a mãe regularmente para ajudá-la e cuidar dos dois cães que ela mantinha. Ao perceber o falecimento, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que orientou o encaminhamento do corpo ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

LEIA MAIS

Raquel Lyra rebate críticas sobre entregas em ano eleitoral e alfineta adversários políticos

Raquel Lyra participou de solenidade no Recife Antigo nesta sexta-feira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, rebateu nesta sexta-feira (8) as críticas sobre a intensificação de entregas e anúncios de obras em período pré-eleitoral.

A declaração foi feita durante solenidade de autorização das obras de requalificação do Armazém 11, localizado no Marco Zero, no Recife Antigo.

Durante o discurso, Raquel afirmou que as ações do governo não começaram agora e destacou as dificuldades burocráticas enfrentadas pela gestão estadual.

“Tem gente que fala que isso é por conta do ano de eleição, mas vocês sabem que desde o primeiro dia estamos buscando construir esse momento. O tempo que a gente tem é muito curto em um mandato e a burocracia é gigantesca”, declarou.

LEIA MAIS

Mulher é presa em Pernambuco suspeita de vender canetas emagrecedoras ilegalmente

Polícia Civil apreendeu 20 ampolas dos medicamentos e investiga origem dos produtos e possíveis envolvidos no esquema

Uma mulher de 39 anos foi presa em Gravatá, no Agreste pernambucano, suspeita de comercializar ilegalmente ampolas das chamadas canetas emagrecedoras. A ação foi realizada pela Polícia Civil de Pernambuco.

De acordo com a polícia, a suspeita foi localizada logo após realizar uma entrega dos medicamentos. As investigações tiveram início após informações indicarem que ela seguiria para o bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, onde faria uma nova entrega clandestina dos produtos.

Durante a operação, os agentes apreenderam cinco caixas contendo 20 ampolas das chamadas canetas emagrecedoras.

LEIA MAIS

Mulher é assassinada na manhã desta quinta-feira no bairro Quati I, em Petrolina

Crime aconteceu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira e causou comoção entre moradores da comunidade

A vítima, identificada como Maria do Socorro Cleonice de Oliveira, foi morta dentro de casa, na manhã desta quinta-feira (7) no bairro Quati I, em Petrolina. O crime gerou grande comoção entre os moradores da comunidade, assustados com a violência registrada logo nas primeiras horas do dia.

Em nota, a Polícia Civil informou que investiga o caso como feminicídio. A suspeita é que a vítima tenha sido assassinada com golpes de pauladas.
“Um inquérito policial foi instaurado e outras informações poderão ser repassadas após a completa elucidação dos fatos”, informou a nota da PC.
Segundo a Polícia Militar, “o suspeito, companheiro da vítima, fugiu antes da chegada do policiamento e, até o momento, não foi localizado. A PM realizou o isolamento da área até a chegada das autoridades competentes”.

TRE-PE encerra prazo para cadastro eleitoral com mais de 1 milhão de atendimentos

Filas marcam último dia para regularizar título de eleitor(Foto: Rafael Vieira / DP Foto)

Com movimento intenso no último dia, TRE-PE registra alta procura por revisões cadastrais e biometria para as Eleições 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) finalizou o período de cadastro eleitoral para as Eleições 2026 nesta quarta-feira (6). Segundo balanço parcial, foram realizados 1.065.256 atendimentos em todo o estado de novembro de 2024 até hoje.

De acordo com o TRE-PE, os dados mostram um crescimento na procura pelos serviços eleitorais, especialmente nos últimos meses. Entre 1º de novembro de 2025 e 6 de maio de 2026, foram registrados 587.155 atendimentos, superando o volume do período anterior, de 1º de novembro de 2024 a 31 de outubro de 2025, que contabilizou 478.101 atendimentos.

LEIA MAIS

Saque do FGTS é liberado para cidades da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

O Governo de Pernambuco, em articulação com a Caixa Econômica Federal, viabilizou a liberação do Saque Calamidade do FGTS para trabalhadores de 11 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata. A medida é uma resposta aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado na última semana.

LEIA MAIS

Pernambuco registra menos de mil homicídios no primeiro quadrimestre pela primeira vez em 22 anos

Estado registrou 942 homicídios entre janeiro e abril

Pernambuco registrou, entre janeiro e abril de 2026, menos de mil homicídios pela primeira vez em mais de 20 anos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, foram contabilizados 942 assassinatos no período, o menor índice desde o início da série histórica.

Segundo a SDS, o número representou uma redução de 31% em comparação ao ano de 2004, quando começaram os levantamentos oficiais e foram registrados 1.336 homicídios nos quatro primeiros meses do ano.

Os dados também apontaram queda nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Pernambuco registrou 9.702 ocorrências no período, considerado o melhor resultado desde o início da série histórica desse indicador. A redução foi de 43,4% em relação a 2011 e de 76,9% quando comparada ao pico registrado em 2017.

LEIA MAIS

Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem maior aprovação em Pernambuco, com 61%

Levantamento ouviu eleitores em dez estados brasileiros

Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) apontou que Pernambuco foi o estado com maior índice de aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre dez estados pesquisados no país.

Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados em Pernambuco aprovaram a gestão federal. O estado também registrou a melhor avaliação positiva do governo, com 47% dos eleitores classificando a administração como positiva, enquanto 25% consideraram regular e 26% negativa.

A pesquisa mostrou ainda que os estados da Bahia, Ceará e Pará também apresentaram níveis de aprovação superiores aos de desaprovação. Já os maiores índices de rejeição ao governo foram registrados em Goiás, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

LEIA MAIS

Operação Cortina de Fumaça combate esquema de fraude fiscal em Pernambuco

Mandados foram cumpridos em Recife e interior do estado

Uma ação conjunta deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6), a Operação Cortina de Fumaça, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A operação ocorreu em cidades como Recife, Camaragibe, Caruaru e Bezerros.

Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além de ações fiscais simultâneas realizadas pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco em empresas ligadas ao grupo investigado. A operação contou com a atuação integrada do Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social, Procuradoria-Geral do Estado e outros órgãos que compõem o CIRA/PE.

LEIA MAIS